O que fazer no Porto: as 17 melhores atrações da cidade

A segunda maior cidade de Portugal possui uma grande variedade de atrações, que vão desde degustações de vinhos e visitas a palácios até cruzeiros fluviais e escapadelas na praia.

Tão charmosa quanto criativa, a cidade oferece um sabor distintamente diferente da capital do país, Lisboa, onde quase tudo se encontra em um núcleo relativamente compacto de construções que são patrimônio mundial referendado pela Unesco.

Cafeterias onde se pode degustar o famoso ‘cimbalino’ (café expresso), galerias de arte contemporânea e cervejarias artesanais independentes convivem com vinícolas vintage, jardins vitorianos e uma arquitetura antiga fantástica, que cria uma mistura de clássico e moderno tão deliciosa quanto seus vinhos.

Quer pretenda se perder no labirinto de ruas íngremes da cidade, se aventurar na região vinícola mais antiga do mundo ou atender ao apelo das praias do Oceano Atlântico, estas são as melhores coisas para fazer no Porto.

1. Caminhe pelas margens do rio Douro e pela Ponte Dom Luís I

Vista do rio com a Ponte Dom Luís I

O bairro mais emblemático do Porto é a Ribeira, um labirinto de ruas estreitas, prédios coloridos, janelas emolduradas por roupas esvoaçantes e muitos restaurantes e cafés animados, sendo a primeira parada perfeita em um passeio pela cidade – especialmente ao longo da margem do rio.

Vista das margens do rio

A partir da Praça da Ribeira, uma das mais históricas da cidade, é possível traçar a curva do rio Douro ao longo da barragem. Os terraços dos restaurantes se estendem nos andares inferiores das casas geminadas em tons pastel, proporcionando o local perfeito para jantar com vista para o rio e a obra-prima da engenharia da cidade, a Ponte Dom Luís I.

Esta travessia dupla e arqueada é ideal para chegar às caves do Vinho do Porto de Vila Nova de Gaia, a cidade da margem oposta. Enquanto o andar inferior oferece a rota mais rápida, você pode desfrutar de algumas das melhores vistas do Porto atravessando o nível superior da ponte.

Se você não não estiver com vontade de escalar a subida íngreme para chegar ao topo, opte pelo funicular próximo para uma experiência menos cansativa.

2. Maravilhe-se com o Palácio da Bolsa

Vista do Palácio da Bolsa

Talvez a festa arquitetônica mais esplêndida da cidade, o Palácio da Bolsa é uma atração imperdível.

Este edifício neoclássico não foi construído como um palácio, mas para albergar a Associação Comercial do Porto, uma associação comercial local.

Construídos ao longo de mais de 60 anos a partir de meados do século 19, os cômodos no seu interior se inspiram em vários estilos, com grande destaque para o Salão Árabe.

Salão Árabe

Levando quase 20 anos para ser construído, o salão de inspiração islâmica brilha com o seu dourado altamente ornamentado e esculturas de estuque impecavelmente detalhadas.

Dos vitrais aos pilares lindamente pintados, é impossível apreciar todos os detalhes nas curtas visitas guiadas. Ainda assim, vale a pena fazer o passeio, pois este esplêndido salão de baile e as outras salas imponentes são alguns dos tesouros mais valiosos de Portugal.

3. Prove e visite as casas de vinho do Porto

Taças de vinho do Porto

Nenhuma visita ao Porto estaria completa sem provar ou aprender sobre o famoso vinho da cidade, o preferido de Sherlock Holmes, e onde melhor fazê-lo do que em uma das antigas casas de vinho do Porto ao longo da margem sul do rio?

Embora Vila Nova de Gaia (muitas vezes chamada simplesmente de Gaia) seja na verdade uma cidade diferente, sua história se confunde com a do Porto. Durante séculos, barris de vinho do Porto desceram o rio Douro até estas caves, onde fermentaram, repousaram e envelheceram antes de serem engarrafados.

Com muitas opções para passeios e degustações,  a experiência pode durar de uma introdução de 30 minutos a uma experiência de várias horas, descoberta em profundidade.

4. Visite o “Mundo dos Vinhos”

Uma das mais recentes atrações inauguradas no Porto, o World of Wine (WOW) é uma espécie de parque de diversões do vinho do Porto.

Longe de ser uma experiência tradicional, como visitar as casas portuárias, o vasto edifício construído para esse fim é mais um distrito cultural, abrigando sete museus e uma variedade de restaurantes requintados.

Do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia, o  empreendimento abrange 55.000 m2 de armazéns restaurados e é uma das principais atrações turísticas e centro cultural daquela cidade portuguesa.

Quer pretenda desfrutar de uma degustação guiada dos ricos vinhos do Douro, banhar-se em uma piscina de bolas cor-de-rosa enquanto saboreia um copo de Rosé no caprichoso “Pink Palace,” ou aprender mais sobre a extensa indústria da cortiça em Portugal, os espaços temáticos de exposição estão cheios de surpresas.

5. Descubra o Douro num cruzeiro fluvial

Se prefere provar os vinhos da região entre vinhas do que em museus, fazer um cruzeiro fluvial a montante é uma das coisas mais inesquecíveis para fazer no Porto.

Uma variedade de cruzeiros de meio dia e dia inteiro partem da cidade ao longo do rio Douro. Alguns oferecem degustações de vinhos a bordo, muitas vezes acompanhados de almoço, enquanto outros podem fazer uma pequena parada em um vinhedo para uma visita.

Independentemente da opção que escolher, você será mimado com deliciosos vinhos e vistosas paisagens, tudo cortesia dos encantadores vinhedos que se erguem abruptamente das margens do rio, serpenteando pelos contornos das colinas.

6. Suba a Torre dos Clérigos

Torre dos Clérigos

Para uma visão (quase) panorâmica do Porto, suba a torre de 245 pés de design italiano adjacente à Igreja dos Clérigos.

Este marco do horizonte da cidade, visível de quase todos os cantos, é a joia barroca do Porto. No entanto, você precisará enfrentar a escada interna aparentemente interminável para apreciar as vistas de longo alcance.

Tudo é recompensado no topo, com a cidade ainda mais bonita vista de cima, graças ao horizonte pontilhado de telhados ocres e ao rio mais além.

De volta ao solo, a igreja do século 18 também está aberta à visitação. Embora não seja tão luxuosa quanto alguns dos outros monumentos religiosos do Porto, vale a pena dar uma olhada no teto abobadado e no interior em tons pastéis.

7. Admire os icónicos azulejos azuis do Porto

Vista da rua da estação ferroviária de São Bento

Os belos azulejos de Portugal (pintados à mão) fazem parte da cultura do país desde o século 13, e o estilo azul e branco característico do Porto é uma maravilha de se ver.

Embora você encontre essas decorações artísticas de parede em toda a cidade, vale a pena visitar dois prédios apenas por seus azulejos artísticos.

No hall de entrada da estação ferroviária de São Bento, mais de 20.000 azulejos de Jorge Colaço retratam a história real do país e, mesmo que você não pretenda andar de trem, vale a pena agendar uma visita para conhecer essa obra-prima.

Depois, siga para a Igreja do Carmo, onde a fachada lateral é revestida por outro mosaico hipnotizante.

8. Visite a Igreja de São Francisco

Exterior da Igreja de São Francisco

A arquitetura do Porto ajudou a cidade a ganhar a designação de Patrimônio Mundial da Unesco do centro histórico, e a Igreja de São Francisco, do século 14, certamente contribuiu para o prêmio.

Imponentemente gótica por fora, os interiores barrocos carregados de ouro da igreja estão bem escondidos. Depois de passar pela grande entrada, você irá se deslumbrar com um “festival” dourado.

De alto a baixo, a decoração é suntuosa: o vistoso retábulo, as esculturas de mestres italianos e a arte sacra do museu adjacente. É uma combinação cativante de elegância.

9. Relaxe nos Jardins do Palácio de Cristal

Paisagem exuberante dos Jardins do Palácio de Cristal, Porto

Com uma variedade de espaços verdes espalhados por toda a cidade, você nunca vai estar longe de um parque no Porto. Um dos mais belos de Portugal pode ser encontrado nos Jardins do Palácio de Cristal, de estilo vitoriano, uma coleção de jardins paisagísticos e botânicos entrelaçados.

Com pavões soltos, gramados bem cuidados, fontes ornamentadas e uma infinidade de flores, de tulipas sazonais a rosas perfumadas, você vai se sentir longe da cidade, mesmo estando no coração dela.

Nos jardins mais altos, vistas esplêndidas sobre o rio Douro até Gaia aumentam o fascínio, enquanto a casa de um antigo rei, agora um museu, oferece uma visão histórica.

10. Experimente o sanduíche exclusivo do Porto

A famosa “francesinha”

Os portuenses são conhecidos como tripeiros (comedores de tripas) há séculos, desde a época dos descobrimentos marítimos de Portugal. Felizmente, para quem não é fã de tripas, o famoso prato do Porto é hoje ofuscado pelo sanduíche de assinatura da cidade, a Francesinha – permitindo um prato típico mais agradável ao público.

Embora você encontre este sanduíche em quase todos os restaurantes, para a receita original, vá até a sala de jantar em tons de salmão do restaurante A Regaleira. Neste local, o proprietário inventou a Francesinha após uma visita à França na década de 1950.

Ansioso para trazer um prato inspirado no Croque Monsieur para os portuenses, ele adicionou bife, linguiça, ainda mais queijo e um molho levemente picante ao prato, que rapidamente se tornou um atrativo da cena culinária da cidade.

Certamente não é uma refeição leve, mas vai dar muita energia para subir as amplas ruas íngremes do Porto. Recentemente, uma enxurrada de versões vegetarianas começou a aparecer nos cardápios da cidade, oferecendo uma alternativa sem carne um pouco menos pesada.

11. Compre um livro na Livraria Lello

Muitas vezes considerada a pequena livraria mais bonita do mundo, uma visita à Livraria Lello é uma das coisas mais populares para fazer no Porto, com filas muitas vezes sinuosas ao redor do quarteirão.

A livraria opera com um sistema de tickets para tentar controlar o número de visitantes, o que significa que é preciso planejar uma parada na livraria, com o ticket servindo  como um vale para qualquer livro comprado.

Embora sejam as paredes decoradas com painéis escuros, a magnífica escadaria dupla com carpete vermelho e o teto de vitrais que atraem as multidões, a coleção de clássicos em miniatura da loja é uma lembrança ou presente maravilhoso para colocar na estante.

12. Dê uma escapadela até a praia

Praia dos Ingleses

Os dias de praia ensolarados são um marco na vida dos portugueses. Embora você precise se aventurar além da cidade para trechos de areias intocadas, a praia urbana da Praia dos Ingleses é uma praia perfeita do Porto.

Situada no abastado bairro da Foz do Douro, é aqui que o Rio Douro se encontra com o Oceano Atlântico. Ao longo da foz do rio, um trecho de areia com calçadão oferece um local de sonho para se bronzear, enquanto as águas oferecem um mergulho refrescante nos dias mais quentes.

Após o banho, a multiplicidade de marisqueiras premium nas proximidades é ideal para um almoço de peixe fresco, acompanhado por um cálice de Douro branco ou um Vinho Verde, um vinho ligeiramente espumante característico do país.

13. Conheça o Parque de Serralves

Calçadão de madeira do Parque de Serralves

A meio caminho entre a Ribeira e a costa, o Parque de Serralves, um exuberante espaço de 18 hectares de jardins, museus e bosques, promete uma fuga maravilhosa sem sair da cidade.

Com dois museus, um museu de arte contemporânea e o mais clássico art déco Casa de Serralves, os apreciadores de arte irão apreciar as exposições permanentes e temporárias alojadas nos espaços bem curados.

Nos jardins, flores perfumadas e lagoas de lírios encantam, pontilhadas com esculturas modernas, enquanto todo o espaço oferece muitas oportunidades de se conectar com a natureza.

Quer opte por seguir os trilhos sombreados por baixo da copa das árvores ou por cima no passadiço pelas copas das árvores – uma tranquila plataforma elevada de madeira – Serralves é um local perfeito para um passeio tranquilo.

14. Passeio pelo Mercado do Bolhão

Mercado do Bolhão

Servindo como a peça central do vibrante bairro do Bolhão desde 1914, o Mercado do Bolhão tem sido o local para estocar os produtos mais frescos da cidade.

Mesmo antes da inauguração do grandioso edifício neoclássico, comerciantes e agricultores locais já se reuniam neste local – em 1839 – para vender especialidades locais, como bacalhau salgado e frutas da estação.

Embora o mercado tenha passado recentemente por um vasto projeto de restauração, reabrindo apenas em 2022, o espaço mantém muito de seu burburinho e carisma originais, oferecendo uma espiadela na vida cotidiana da cidade.

Passeie pelas fileiras de comerciantes e prove as deliciosamente doces frutas cítricas locais, compre as famosas sardinhas enlatadas de Portugal como lembrança ou se acomode em um dos restaurantes para saborear pratos típicos.

A restauração tornou grande parte do mercado permanentemente coberto, tornando a visita numa das melhores coisas para fazer no Porto num dia de chuva.

15. Catedral da Sé do Porto

Exterior da Sé do Porto

Situada no ponto mais alto da zona da Ribeira, as vistas da Sé do Porto são tão esplêndidas quanto a imponente fachada do edifício.

Originalmente construída no século 12, a catedral passou por muitas transformações, ganhando uma mistura de estilos românico, gótico e barroco. No entanto, é preciso entrar no templo para apreciar o design pré-século 18.

O claustro – adornado com azulejos azuis e brancos pintados à mão representando cenas bíblicas – é particularmente impressionante.

Se você quiser ainda mais emoções depois de visitar a catedral e subir nas torres para contemplar panoramas deslumbrantes, faça um tour pelo Palácio Episcopal ao lado.

Além da fachada branca da antiga residência do bispo, salas imponentes de belas pinturas, tapetes tecidos à mão detalhados e móveis reais aludem ao status da cidade no século 18.

16. Prove a cena da cerveja local

Fábrica da Nortada

Durante muitos anos, os menus de bebidas do Porto foram dominados pelos vinhos do Porto e pelos vinhos do Douro pelos quais Portugal é famoso. Porém, nos últimos tempos, uma cena alternativa vem se formando: a cerveja artesanal.

A crescente coleção de cervejarias independentes significa que entrar em uma das cervejarias para conhecer as pessoas que impulsionam essa mudança é uma das maneiras mais refrescantes de experimentar a cena cervejeira sempre em evolução do Porto.

Das mais badaladas, como a ensolarada cervejaria da Letraria, fundada por amigos universitários ansiosos para compartilhar sua paixão pela fabricação de cerveja, à magnificamente decorada Fabrica da Nortada, uma cervejaria e bar sofisticado no bairro do Bolhão, as cervejarias independentes do Porto que estão surgindo pela cidade são perfeitas para uma pausa entre os passeios.

17. Pausa para um Pastel de Nata

O doce mais famoso  de Portugal, o Pastel de Nata recheado com creme, vem originalmente de um mosteiro em Lisboa. Mas os famosos doces não são menos saborosos no Porto, especialmente num dos estabelecimentos mais grandiosos da cidade, o Café Majestic.

Situado na principal via comercial da cidade, a Rua Santa Catarina, este restaurante em estilo Belle Époque é uma mistura opulenta de portas de vaivém de madeira escura, espelhos amplos e piso de mármore.

Café Majestic

Vá até o Café Majestic depois de visitar os pontos turísticos da cidade e se acomode em uma das poltronas com encosto de couro.

Saboreie um café em louça ornamentada, devore um pastel de nata quentinho e se deixe envolver pelo ambiente requintado de uma das mais elegantes salas de jantar do Porto. É um deleite verdadeiramente real.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *