15 cidades incríveis para adicionar ao seu roteiro de viagem em Portugal

Portugal é um país onde não faltam cidades incríveis para visitar. Descubra as 15  cidades mais encantadoras e fascinantes que este belo país à beira mar plantado tem para oferecer.

De cidades antigas listadas pela Unesco e cidades portuárias coloridas, cidades históricas com seus castelos, catedrais e lindos jardins, a metrópoles cosmopolitas com cenários vibrantes de gastronomia e vinhos, Portugal é um país repleto de verdadeiros oásis urbanos.

Esta lista das melhores cidades de Portugal reúne 15 dos melhores destinos urbanos, desde aquelas que são imperdíveis até as menos conhecidas e completamente subestimadas.

1. Lisboa

O icônico bonde amarelo de Lisboa desce uma rua íngreme de calçada portuguesa em direção à orla.

A maior e uma das mais famosas cidades portuguesas, Lisboa dispensa apresentações. Todos os caminhos levam à capital do país e passar pelo menos algumas noites em Lisboa é uma obrigatoriedade para qualquer visitante de primeira viagem a Portugal.

Aquela que é a segunda capital europeia mais antiga depois de Atenas, Lisboa está repleta de história e tradição. Desde os principais marcos históricos, como o Castelo de São Jorge, aos muitos miradouros da cidade, às ruas sinuosas de fascinantes bairros antigos, da Mouraria e Alfama, Lisboa é um deleite para os nossos sentidos.

A capital do país é o lugar ideal para experimentar algumas das melhores coisas para fazer em Portugal: andar no famoso bonde, se empanturrar de pastéis de nata, escutar o  fado ao vivo e percorrer as muitas casas comerciais que vendem desde sardinhas em lata até azulejos pintados para levar para casa como recordação.

2. Coimbra

Campus Universitário de Coimbra, uma das universidades mais antigas da Europa.

A ‘Cidade dos Estudantes’  é conhecida pela sua prestigiosa universidade. Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal e Patrimônio Mundial da Unesco. No campus, estão edificações memoráveis em orgulhoso estilo renascentista, como a Capela de São Miguel e a Biblioteca Joanina.

Além do campus, Coimbra é uma cidade movimentada, a quarta maior de Portugal. Admire os muitos edifícios antigos, alguns dos quais datam da época romana. O Mosteiro de Santa Cruz contém o túmulo de Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.

Coimbra é indiscutivelmente uma das principais cidades de Portugal para os amantes da história. Outros locais a visitar incluem o Museu Nacional Machado de Castro e o parque de miniaturas Portugal dos Pequeninos.

3. Leiria

Vista aérea sobre os telhados vermelhos de Leira, uma das melhores cidades de Portugal.

Na Idade Média, Leiria foi uma cidade de destaque, servindo de sede de cortes feudais e até residência de D. Afonso II. Hoje, o perfil pitoresco da cidade esconde essa grande história.

Uma das cidades mais bonitas de Portugal, Leiria se orgulha do seu charme tranquilo e autenticidade. O seu principal cartão de visita são os seus centros comerciais, que se encontram nas duas principais praças da cidade, Rodriguez Lobo e Sant’Ana.

Ao longo do rio Lis, único entre os rios de Portugal  que flui para o norte e não para o sul, Leiria possui vários museus, entre eles o Museu de Leiria, o Museu da Cerâmica e o Museu do Moinho de Papel.

Há também o famoso castelo de Leiria, que todo mês de agosto atrai tribos góticas do mundo inteiro para celebrar um festival de música chamado Entremuralhas.

4. Funchal

Jardins do Monte Palace Madeira no Funchal.

O Funchal é a capital da Madeira, a região insular autônoma de Portugal. É mais jovem do que muitas das cidades de Portugal propriamente ditas, tendo sido fundada no início do século 14, quando a ilha foi colonizada. Serviu como um importante ponto intermediário entre o novo e o velho mundo.

Hoje, o Funchal é uma encantadora cidade portuária que serve como porta de entrada para a bela ilha da Madeira. O centro histórico possui dezenas de museus, com destaque para o Museu de Arte Sacra.

Não deixe de explorar o Centro Histórico que, além dos pontos turísticos típicos, também apresenta uma grande variedade de de lojas de artesanato e suvenires. Outro destaque é o tropical Jardim Botânico da Madeira, um dos melhores jardins botânicos de Portugal.

5. Guarda

A Catedral da Guarda em Portugal, uma bela igreja histórica.

A Guarda é conhecida como “a cidade dos cinco Fs”: farta, forte, fria, fiel e formosa. Situada ao longo da fronteira oriental com Espanha, na Serra da Estrela, a Guarda é uma das cidade de maior altitude da Península Ibérica (1056m), uma distinção que partilha com a sua homóloga espanhola, a cidade de Ávila.

Devido à sua geografia, a Guarda foi historicamente uma cidade crucial para a defesa de Portugal contra a Espanha. Algumas das antigas fortificações ainda podem ser vistas, com muralhas medievais traçando os limites da cidade.

No centro da Guarda existe uma catedral de estilo gótico e manuelino, bem como um antigo bairro judeu (a Judiaria) que mantém muito da atmosfera do século 14.

6. Aveiro

Um barco moliceiro tradicional, uma embarcação tradicional da Ria de Aveiro, parecida a uma gôndola veneziana, atraca em frente a casas coloridas no porto de Évora. Crédito da foto: Pierre Olivier/DepositPhotos.com.

Os canais idílicos, as pontes pitorescas e os vibrantes barcos moliceiros deram à cidade costeira de Aveiro o apelido de “Veneza de Portugal”.

O Mosteiro de Jesus, atual Museu de Aveiro, é o marco mais famoso da cidade. Foi onde ingressou no ano de 1472 a princesa Joanna, filha de D. Afonso V, onde viveu uma vida modesta de monja até a sua morte, em 1490. Joanna, que foi beatificada pela Igreja Católica, está sepultada no convento.

O  Museu de Aveiro, instalado neste antigo convento da Ordem Dominicana, apresenta um extenso espólio de arte sacra.

7. Évora

O pátio interior da Catedral de Évora rodeado por claustros de pedra abobadados.

Capital da região do Alentejo, no sul de Portugal, Évora é uma cidade com uma longa história. Foi um importante destino ao longo da principal rota comercial com a Espanha e, além disso, serviu como um importante centro religioso.

Muito da arquitetura desse período de prosperidade permanece, e o centro histórico de Évora tem a designação de Patrimônio Mundial da Unesco.

As principais atrações da cidade incluem o Templo Romano, construído nos séculos 2 e 3 da nossa era. Da época medieval, se destaca a Catedral de Évora, bem como a Capela dos Ossos, uma pequena capela franciscana decorada com os crânios e ossos de mais de 5.000 monges que estavam em cemitérios da região.

Conheça mais sobre Évora AQUI.

8. Viana do Castelo

Vista do topo do Santuário de Santa Luzia em Viana do Castelo.

Viana do Castelo é outro dos tesouros escondidos de Portugal. Esta cidade marítima da região norte é famosa por ter servido de ponto de partida para muitas viagens marítimas durante a era das navegações portuguesa do século 14.

Grande parte da famosa arquitetura da cidade data desse período, especialmente na Praça da República, a praça central. Entre os edifícios de destaque, temos os Paços do Concelho e a Sé Catedral, também conhecida como Igreja de Santa Maria Maior.

Viana do Castelo também tem um sabor moderno, com seus edifícios e bairros mais novos projetados por muitos dos arquitetos contemporâneos mais famosos de Portugal. Por esse motivo, a cidade é considerada a ‘Meca da Arquitetura’ em Portugal.

9. Braga

Vista sobre os telhados da cidade de Braga a partir do Santuário do Bom Jesus do Monte.

Sede da arquidiocese mais antiga do país, Braga é considerada a capital religiosa e é uma das cidades mais importantes de Portugal para os fiéis. No centro desse legado está a Sé de Braga, construída no século 12.

Adjacente à catedral fica a Capela dos Reis, que guarda os túmulos de Henrique e Teresa, Conde e Condessa de Portugal e pais do primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques.

A Semana Santa é talvez a melhor época do ano para visitar Braga, quando elaboradas cerimônias e procissões comemorativas da morte e ressurreição de Cristo são realizadas nas ruas de paralelepípedos da cidade.

10. Porto

Um trem atravessa a histórica Ponte Dom Luís, no Porto.

Embora muitas vezes seja considerada o “segundo violino” de Lisboa, a segunda cidade de Portugal não é menos charmosa. Empoleirada ao longo do rio Douro, com uma cascata de casas coloridas, a cidade é um dos cartões postais mais emblemáticos da Europa.

O núcleo histórico do Porto, a Ribeira, foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 1996. Um dia na cidade do Porto é suficiente para conhecer as suas maiores atrações.

Suba a Torre dos Clérigos para apreciar a vista, tome um café em um café no centro histórico, experimente o melhor produto de exportação da cidade, o vinho do Porto, e saia dos limites da cidade para o vizinho Vale do Douro, uma dos melhores regiões vinícolas do planeta.

Ah, não perca o pôr do sol no Jardim do Morro com vista para a ponte Dom Luís.

11. Viseu

Vista sobre os telhados da cidade de Viseu, na Região Centro de Portugal.

Viseu é uma cidade antiga no coração da Região Centro de Portugal. É considerada a casa do lendário guerreiro lusitano Viriato, que liderou uma rebelião contra o domínio romano.

A cidade também tem uma forte ligação com a monarquia portuguesa, servindo várias vezes como residência dos condes D. Teresa e D. Henrique, pais do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henrique, que terá nascido em Viseu a 5 de agosto de 1109,

Vasco Fernandes, um dos mais famosos pintores renascentistas de Portugal, também nasceu em Viseu. O Museu Grão Vasco alberga muitas das suas obras. A cidade tem muita arte sacra entre a Sé de Viseu e o Museu de Arte Sacra que se encontra no segundo andar.

12. Ponta Delgada

Uma mulher vestida de branco caminha entre a bela arquitetura de pedra na cidade portuguesa de Ponta Delgada.

A cidade portuária de Ponta Delgada é a maior cidade e capital dos Açores, o arquipélago português ao largo da costa de Marrocos. Ponta Delgada cresceu exponencialmente no século 19 como um importante centro comercial e marítimo.

Central para a identidade da cidade é a sua ligação à marinha portuguesa. Ao longo da Frente do Porto está o Forte de São Brás, do século 16, que ainda é usado pela marinha portuguesa. A fortaleza alberga o Museu Militar dos Açores.

Noutra zona da cidade se encontra o Convento e Capela de Nossa Senhora da Esperança, que se destaca pela sua arte sacra e celebração anual da Festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

13. Faro

Árvores floridas em frente a uma fachada histórica em Faro, uma das cidades mais incríveis de Portugal para se visitar.

Faro é a capital do Algarve, a região mais a sul do país (excluindo as ilhas), e a melhor cidade de Portugal para aceder às melhores praias do país. Faro é uma cidade resiliente, tendo sofrido ataques de corsários ingleses no século 16, bem como um devastador terremoto e tsunami em 1755.

Hoje, Faro é talvez mais conhecida pelo seu aeroporto, mas a própria cidade tem muito a oferecer. A praça principal, o Largo da Sé, apresenta prédios caiados, ruas de calçada portuguesa e uma antiga catedral.

Ao longo da costa se encontra o Parque Natural da Ria Formosa com lagoas de água salgada e águas tranquilas que podem ser exploradas de caiaque.

14. Santarém

A Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Santarém, Portugal.

Às margens do rio Tejo, em um planalto com 107 m de altura, se encontra a cidade histórica de Santarém, que serviu de residência real e fortaleza.

Relíquias desse passado estão espalhadas pela cidade, embora a maior parte dos edifícios antigos tenha sido destruída por dois terramotos em 1531 e 1775.

Um museu arqueológico preserva as raízes históricas da cidade, com artefatos que datam dos períodos romano e mourisco. Outros locais incluem o Seminário, um antigo colégio jesuíta e os restos de um antigo mosteiro franciscano do período da Borgonha.

Santarém hoje é conhecida pela agricultura. É o palco da Feira Nacional da Agricultura, no início de junho, que promove a economia agrícola da região do Ribatejo, no centro de Portugal.

Conheça mais sobre Santarém AQUI.

15. Castelo Branco

Estátuas revestem uma escadaria de pedra no Jardim do Paço Episcopal em Castelo Branco.

Localizada no centro de Portugal, Castelo Branco tem um clima implacável e suporta alguns dos verões mais quentes do país. Mas não deixe isso dissuadir você de visitá-la: na primavera e no outono, vale a pena conhecer esta pequena cidade histórica.

As muralhas e o castelo da cidade, que leva seu nome, foram construídos por ninguém menos que os Cavaleiros Templários. O Jardim do Paço Episcopal, em Castelo Branco, é considerado o mais belo jardim renascentista-barroco de Portugal.

Alívio fresco da cidade escaldante pode ser encontrado enquanto você explora as estátuas reais e astrológicas situadas entre lagoas, jardins com terraços e escadarias imponentes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *