As 20 joias escondidas de Portugal

Nos últimos anos, as cidades de Lisboa e Porto se tornaram os destinos preferidos dos viajantes de todo o mundo e registraram o maior crescimento turístico da Europa.

Se você já teve a oportunidade de visitar estas duas cidades incríveis e quer conhecer o lado menos conhecido de Portugal, venha descobrir alguns dos tesouros mais bem guardados deste belo país à beira mar plantado.

Muitas vezes escondidos, pouco conhecidos dos viajantes, estes lugares são verdadeiras joias e merecem uma visita.

Praia da Costa Nova, Aveiro

A praia da Costa Nova é conhecida pela beleza das suas casas coloridas e do seu mercado de peixe.

As casas ao longo da avenida principal, a Avenida José Estevão, são a principal atração turística desta pequena vila ligada a Aveiro por uma ponte.

Estas casas já foram utilizadas para armazenar equipamentos de pesca e com o tempo se tornaram casas de veraneio.

Alguns delas podem ser alugadas aos interessados. Se você gostou da ideia, se apresse! Essas lindas casinhas coloridas às vezes são reservadas com meses de antecedência.

Casa do Penedo, Moreira do Rei

Esta estranha casa está localizada na freguesia de Moreira do Rei, no concelho de de Fafe, no norte de Portugal. Ela foi construída no meio de 4 grandes rochas e parece ter saído direto de um episódio de “Os Flintstones”.

Os seus proprietários construíram-na em meados dos anos 1970 e ainda a utilizam como casa de férias. É tudo muito rústico: não há eletricidade no lugar.

Quer conhecer esta casa de pedra? É fácil. Basta escrever “Rua Rally de Portugal n.º1610, 4800-000 Fafe” no Google Maps e seguir as indicações.

Azenhas do Mar

A apenas 50 minutos de Lisboa, experimente uma mudança total de cenário. Esta pequena vila de pescadores, “dependurada” no flanco das falésias, vai deixar você de queixo caído.

Depois de tirar as fotografias do lugar e publicá-las nas suas redes sociais, guarde o celular na mochila, vista o “fato de banho” e mergulhe na piscina natural de água do mar.

Ah, está com fome? Pois a típica cozinha portuguesa e restaurantes de frutos do mar estão à sua espera nesta autêntica vila portuguesa.

Quinta da Regaleira, Sintra

Em Sintra, você vai encontrar os mais belos palácios e os mais belos castelos da Europa que parecem saídos de um conto de fadas e encantam viajantes de todo o mundo.

A cantora Madonna, que viveu 3 anos em Lisboa, comprou também uma “quinta” em Sintra, seduzida pela beleza desta vila medieval bem pertinho de Lisboa.

Porém, por capricho, a diva pop foi embora de Sintra, pois a prefeitura local lhe recusou o acesso a cavalo a um palácio histórico para a realização de um dos seus videoclipes. Furiosa, Madonna deixou Portugal.

Palácio da Pena

Madonna já se foi, mas as belezas de Sintra permanecem. Não deixe de visitar o Palácio da Pena, que parece ter saído de um filme da Disney.

Arquipélago das Berlengas, Peniche

A cidade de Peniche, com o seu forte histórico, já é uma joia  escondida por si só. Mas Portugal é um país generoso e oferece sempre mais aos seus visitantes. Pois o arquipélago das Berlengas é outra cereja em cima do bolo.

Situado a apenas uma hora de carro de Lisboa (e a 10 minutos de barco de Peniche), o Arquipélago das Berlengas é uma maravilha da natureza.

Basta um passeio de 30 minutos de barco para chegar à Berlenga Grande, a principal ilha do arquipélago, e a paisagem é tão deslumbrante que você não vai esquecer jamais.

O arquipélago possui fauna e flora únicas no mundo, o que levou a ser transformado em reserva natural. Por isso, é um exclusivo e tranquilo refúgio da costa portuguesa, que recebe um número limitado de visitantes diários.

Só é possível visitar as Berlengas nos meses mais quentes do ano, entre maio e setembro.

Santana, Madeira

Santana é um município da ilha da Madeira que é conhecido mundialmente por suas tradicionais casas triangulares e coloridas.

O concelho de Santana tem também diversos pontos naturais de interesse turístico, como o Calhau de São Jorge, a Rocha do Navio, o Caldeirão Verde e o Pico Ruivo.

A floresta laurissilva da Madeira é um dos 17 patrimônios mundiais da Unesco em Portugal

A região agrega grande parte da floresta de laurissilva, como é conhecida a floresta da Madeira, uma relíquia do período Terciário que já existia quando os navegadores portugueses chegaram ao local.

Sistelo, Arcos de Valdevez

Localizada no Parque Nacional Penada Gerês, a 1,5 horas de carro do Porto, Sistelo é uma das joias mais escondidas de Portugal, que ganhou a alcunha de “o pequeno Tibete português”.

Com cerca de 270 habitantes, a pacata aldeia ganhou fama ao ser eleita, em 2018, uma das aldeias vencedoras do concurso 7 Maravilhas de Portugal.

Tal como no Vale do Douro, os socalcos verdes de Sistelo foram moldados por mãos humanas: as partes planas são utilizadas para cultivo de milho.

Durante a sua estadia em Sistelo, não perca o miradouro “Chã da Armada” que oferece as melhores vistas de Sistelo.

Se você gosta de caminhadas na natureza, Sistelo está à sua espera. O trilho das Brandas de Sistelo, com 11km de trajeto, começa na aldeia e vai levar você aos mais belos recantos naturais desta incrível região.

Castelo de Sistelo

Para quem gosta de história e patrimônio arquitetônico, o Castelo de Sistelo é o ex-libris da aldeia e foi construído em finais do século 19 pelo Visconde de Sistelo.

Ilhéu de Vila Franca do Campo, São Miguel, Açores

De frente para a ilha de São Miguel, a principal ilha do Arquipélago dos Açores, o Ilhéu de Vila Franca do Campo será a cereja no topo do bolo da sua estadia nos Açores.

A apenas 1 quilômetro da costa, esta pequena ilha é na verdade a parte visível de um incrível vulcão subaquático. Águas cristalinas e uma pequena praia esperam por você neste cantinho único do paraíso.

Odeceixe, Algarve

A freguesia de Odeceixe se localiza na topografia de forte declive que divide as regiões do Algarve e do Alentejo; a margem sul da Ribeira de Seixe que atravessa esta freguesia é a linha divisória desta fronteira.

A freguesia inclui a Praia de Odeceixe na foz da Ribeira de Seixe, uma das poucas praias naturistas oficiais em Portugal!

Ferragudo, Algarve

Esta bonita vila de pescadores faz parte do concelho de Lagoa e é um dos mais belos cartões postais do Algarve.

Com praias de beleza natural fantástica, a povoação foi crescendo com o passar dos anos e atualmente oferece muitas opções de alojamento nas redondezas.

Ferragudo possui um dos melhores parques de campismo do Algarve, com excelente infraestrutura e inclusive piscinas.

Praia Grande, de Ferragudo, no concelho de Lagoa, Algarve

Ao visitar Ferragudo, não deixe de conhecer a bela praia da Praia Grande, que é conhecida nacional e internacionalmente como uma praia de nudistas desde os anos 1970.

Ilha das Flores, Açores

Poço Ribeira do Ferreiro, um dos locais mais icônicos da Ilha das Flores

A ilha das Flores situa-se no extremo norte do arquipélago dos Açores. Por esta razão a ilha é menos visitada por turistas e é um verdadeiro paraíso na terra para os amantes da natureza e caminhantes.

Piscinas Naturais de Santa Cruz das Flores

A não perder na Ilha das Flores, aconselhamos conhecer o Miradouro do Portal, que oferece uma das vistas mais maravilhosas da ilha, e as piscinas naturais de Santa Cruz das Flores.

Santuário de Bom Jesus do Monte, Braga

A beleza do Santuário do Bom Jesus do Monte é de cortar a respiração. A escadaria de 573 degraus começou a ser construída em 1723 e possui, ao longo dela, diversas capelas.

No entanto, se você não tiver coragem de subir a escadaria, há um funicular que leva até  o santuário que é considerado dos mais belos da Europa e foi construído no século 19, sendo o primeiro a ser instalado em toda a Península Ibérica.

A entrada no santuário é gratuita, mas, para subir no funicular, é preciso pagar bilhete (2,5 euros subida e descida).

Ilha da Culatra, Olhão, Algarve

Se você viajou de avião até  Faro, é capaz que tenha visto a Ilha da Culatra pela janela da aeronave. Esta ilha é uma pequena joia escondida acessível apenas por barco ou catamarã a partir da cidade de Olhão.

A ilha é livre de carros, o ar é puro, a vida é pacífica. As águas cristalinas da Ilha da Culatra convidam ao banho e ao mergulho.

Monsanto, centro de Portugal

Monsanto é uma vila histórica de Portugal que recebeu o título de “Mais Bela Aldeia Portuguesa” em 1938.

Esta pequena aldeia é repleta de edifícios religiosos e históricos construídos pelos cavaleiros Templários, como o seu castelo. Se você não é apaixonado por história, isso não é problema, só o panorama merece uma visita.

Carvoeiro, Algarve

Carvoeiro é uma bonita vila piscatória situada em plena costa algarvia, entre Sagres e Olhão. Com suas falésias douradas banhadas por um mar verde-esmeralda, ainda é um lugar pouco conhecido pelos brasileiros.

Motivos para conhecer o local não faltam: praia para mergulho, passeios pelos montes, restaurantes com peixe fresco e frutos do mar e até um hotel encravado no topo de uma das falésias mais bonitas, a Vale Covo.

De carro, quem parte de Lisboa demora menos de 3 horas de viagem. Os passeios mais bacanas e que não demoram mais de 20 minutos de carro, a partir do centro da aldeia do Carvoeiro, são os que levam ao Farol de Alfanzina.

Piodão, Serra do Açor

Reconhecida como uma das mais belas aldeias de Portugal, Piodão fica na Serra do Açor, no centro de Portugal, perto da Serra da Estrela.

Piodão é a prova da incrível capacidade de adaptação dos portugueses à natureza. A aldeia faz parte desta paisagem incrível e as casas estão inseridas neste cenário natural de forma sóbria e natural.

Parque Natural da Arrábida, Setúbal

Você vai se apaixonar por Setúbal! Situada a apenas 40 minutos de carro de Lisboa, Setúbal tem de tudo: mar, praias incríveis, um centro histórico charmoso e autêntico, restaurantes tradicionais, cafés e bares movimentados.

Para chegar lá, atravesse a magnífica ponte 25 de Abril –  a mais alta ponte suspensa da Europa – ou a incrível e interminável ponte Vasco da Gama (12km de extensão) e chegue a Setúbal. Definitivamente vale a pena uma visita.

Praia dos Galapinhos, considerada em 2017 a melhor praia da Europa pelo site European Best Destinations,

Ah, não deixe de visitar a Praia dos Galapinhos, galardoada com o título de praia mais bonita da Europa!

Ponta da Piedade, Lagos, Algarve

A Ponta da Piedade poderia ser classificada entre as 7 maravilhas do mundo e certamente entre as 7 maravilhas de Portugal. Rochas cortadas por milênios de ondas formam um incrível rendilhado de excepcional beleza.

Lagos é um destino popular para viajantes que procuram atividades ao ar livre, praia, bares e restaurantes, centro histórico e animada vida noturna.

Marvão, Alentejo

Marvão, suspensa no alto da Serra de Sapoio (900m de altitude), é uma bela vila fortificada que se localiza na região do Alentejo, na fronteira espanhola, e a 2h30 de Lisboa.

Não deixe de visitar a cidade de Évora com as suas tradicionais casas caiadas de branco e a catedral gótica (um dos símbolos da cidade).

Gruta de Benagil, Carvoeiro, Algarve

Moldada pelas ondas, esta gruta espetacular é iluminada pela luz do sol que entra por um buraco na rocha. As águas são claras, a areia é fina, a praia é secreta: só se chega de barco ou caiaque.

Veja também: Os 10 melhores roteiros para viagens de 1 dia a partir de Lisboa

Veja também: 10 lugares para ouvir um bom fado em Lisboa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *