Um dia em Coimbra: 10 coisas incríveis para ver e fazer

É bem provável que Coimbra seja a maior joia escondida de Portugal. Embora as cidades de Lisboa e do Porto sejam certamente mais famosas, se você estiver visitando Portugal, recomendamos conhecer Coimbra.

Coimbra é famosa por sua universidade, que serviu de inspiração para a autora J.K. Rowling escrever a sua série de romances que narra as aventuras de Harry Potter. A escritora inglesa viveu em Portugal no início dos anos 1990 e foi lá que escreveu os 3 primeiros livros da saga juvenil.

Um dia em Coimbra: 10 coisas incríveis para ver e fazer

É possível visitar Coimbra em uma viagem de um dia a partir de Lisboa ou do Porto. A cidade também é excelente base para explorar os três mosteiros do centro de Portugal, listados como Patrimônio Mundial da Unesco: Alcobaça, Batalha e Tomar.

Se você tem disponibilidade, fique pelo menos uma noite em Coimbra, senão duas ou três, pois a cidade tem muito mais a oferecer do que parece à primeira vista!

Chegando em Coimbra

Vista sobre os telhados de Coimbra.

É fácil chegar a Coimbra, tanto a partir de Lisboa como do Porto. De Lisboa, a viagem  leva cerca de 2 horas.  Do Porto, é uma viagem rápida de 1 hora, o que torna torna Coimbra uma excelente opção de passeio de um dia saindo do Porto.

O centro de Portugal também é uma excelente região para explorar de carro. Além dos 3 mosteiros já mencionados, você pode facilmente fazer uma viagem de carro a partir de Coimbra até o litoral, às vilas de pescadores, até a cidade medieval de Óbidos ou ao Santuário de Fátima.

Roteiro de um dia em Coimbra

Rapidamente, você vai se dar conta que, para aproveitar tudo o que Coimbra tem para oferecer, vai precisar de mais do que um dia na região.

Porém, se não tiver mais do que um dia para Coimbra, fica aqui a nossa sugestão de roteiro:

Manhã cedo: visita à Universidade de Coimbra.

Meio da manhã: infelizmente aqui é onde você terá que escolher entre o Jardim Botânico de Coimbra e Aqueduto Romano, ou uma visita ao Museu de História Natural.

Almoço: almoço buffet ou a la carte no Loggia, restaurante do Museu Nacional Machado de Castro.

Após o almoço: visite as Ruínas Romanas do Parque Nacional Machado de Castro ou o Museu de História Natural (caso tenha escolhido o Jardim Botânico antes). Meio da tarde: visite a Sé Velha de Coimbra.

Noite: jantar no Zé Manel dos Ossos

O que fazer em Coimbra

Há muito para ver em Coimbra e nós listamos abaixo as coisas que você pode fazer em apenas um dia e também um bônus caso tenha mais tempo!

1. Visite a Universidade de Coimbra

A universidade é uma das grandes atrações, se não a maior, da cidade de Coimbra. Para visitar o interior da universidade, com seus edifícios majestosos, será preciso pagar entrada.

A Biblioteca Joanina, do século 18, é das mais espetaculares bibliotecas barrocas da Europa

Existe a opção de bilhete com ou sem a Biblioteca Joanina que, sem dúvida alguma, é do que há de mais assombroso e belo no lugar – talvez seja a hora de não economizar seus euros.

Altar da Capela de S. Miguel na Universidade de Coimbra

Infelizmente, você não vai poder tirar fotos na biblioteca. Passeios pelos principais edifícios da universidade, incluindo a linda Capela de São Miguel, são cronometrados e guiados.

Ao comprar seu ingresso, você receberá um cronograma. Passe algum tempo apreciando o belo pátio da Universidade de Coimbra e, em seguida, vá para o início do passeio.

Se você visitar Coimbra no período letivo, é bem capaz de encontrar os estudantes andando em grupos e vestindo… fantasias de Harry Potter? Não mesmo! Estas sempre foram as vestes dos estudantes de Coimbra muito antes de Harry Potter.

O presidente Lula sendo recebido pelos estudantes de Coimbra, com suas capas negras, quando recebeu o título de doutor honoris causa da universidade

A Universidade de Coimbra é das mais antigas do mundo, tendo sido criada em 1290. O hábito dos trajes e capas pretas foi historicamente criado pelos estudantes de Coimbra, mas que as demais universidades e institutos politécnicos do país vieram a adotar também, mas foi em Coimbra que tudo se iniciou.

2. Passeie pelo Jardim Botânico de Coimbra

Depois de mergulhar na beleza arquitetônica e na cultura histórica da Universidade de Coimbra, você pode estar procurando um lugar para relaxar um pouco para absorver tudo. O Jardim Botânico de Coimbra é uma próxima parada maravilhosa!

Se tiver apenas um dia em Coimbra, vai (infelizmente!) ter de escolher entre visitar o Jardim Botânico ou o Museu de História Natural… Nós nos inclinaríamos para o museu, mas cada um é cada um.

Claro que o Jardim Botânico é um excelente local para fotos do Instagram em Coimbra – com as suas belas fontes e uma encantadora escadaria dupla.

O Jardim Botânico de Coimbra foi fundado em 1772. A entrada é gratuita e funciona das 8h às 17h no inverno e até as 20h no verão.

Aqueduto Romano de Coimbra

Existem áreas distintas no parque (não se preocupe – há mapas em todos os lugares!) representando diferentes latitudes e climas. Em frente ao jardim botânico, você vai se deparar com o Aqueduto Romano de Coimbra.

3. Visite o (um pouco assustador) Museu da Ciência de Coimbra

O Museu da Ciência de Coimbra é… simplesmente fantástico. Também um pouco assustador, mas no bom sentido. Se você já fantasiou em ser um explorador-naturalista em 1800, então este é o lugar ideal para você!

O Museu da Ciência está distribuído em dois edifícios. Se não comprou o seu bilhete ao mesmo tempo que comprou o bilhete para a Universidade de Coimbra, compre o seu bilhete e comece o seu passeio no edifício da Química.

Todos os passeios são guiados, mas você também terá algum tempo independente quando o passeio terminar para as exposições interativas (também no prédio da Química).

Visitar o museu de ciências de Coimbra com crianças, principalmente a sessão de história natural, é das melhores coisas para fazer em Coimbra.

Esqueleto de baleia na sessão de história natural

Leve o seu tempo para explorar os tesouros surpreendentes do museu. Sinta-se por um momento como Harry Potter no laboratório de Poções!

E quando estiver com os olhos cheios de tanta coisa incrível, prepare-se para as duas igrejas inacreditáveis de Coimbra.

4. Visite a Sé Nova de Coimbra

Coimbra tem igrejas incríveis. Uma boa maneira de começar o dia é apreciar a incrível arquitetura religiosa da Sé Nova de Coimbra, que foi originalmente a igreja dos jesuítas de Coimbra.

Depois que a ordem jesuíta foi banida de Portugal e a sede do bispado mudou da Sé Velha de Coimbra para este edifício maior e espaçoso, ele se tornou a Sé Nova de Coimbra.

Dentro da Sé Nova de Coimbra, as características mais impressionantes são dois altares maciços de talha dourada em estilo barroco muito ornamentado.

A Sé Nova de Coimbra é muito fácil e rápida de visitar porque fica junto à Universidade e mesmo ao lado do Museu Nacional Machado de Castro, um dos mais importantes museus de belas-artes de Portugal.

Da Sé Velha, continue o passeio em uma curta caminhada descendo uma das muitas ladeiras de Coimbra até a românica Sé Velha.

5. Mergulhe na deslumbrante Sé Velha de Coimbra

A Sé Velha de Coimbra começou a ser construída 1139 – muito provavelmente pelo mesmo arquiteto que construiu a bela Sé românica de Lisboa: mestre Roberto.

Ao contrário de muitas catedrais românicas de Portugal, a Sé Velha de Coimbra manteve-se relativamente intacta. Toda o edifício, do lado de fora, tem janelas estreitas e dá a impressão de fortaleza tanto quanto de catedral!

O portal renascentista da Sé Velha de Coimbra

6. Visite o incrível Convento de Santa Clara-a-Velha

O costeiro já foi uma próspera casa religiosa, mas sofreu por estar muito (muito!) perto do rio Mondongo. Depois de muitas cheias, as irmãs subiram a colina até onde hoje é o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. Este mosteiro é visível a partir do antigo mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Hoje, as ruínas do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha — excepcionalmente bem preservado sob a lama do rio — está aberto à visitação. Se você é fã de lugares abandonados ou ruínas, este lugar é para você! É certamente um dos mosteiros mais bonitos do mundo.

7. Explore as Ruínas Romanas no Museu Nacional Machado de Castro

Uma dupla camada de arcos om o museu à direita. Através dos arcos avista-se uma varanda e uma vista sobre os telhados de Coimbra.

O Museu Machado de Castro é um dos museus nacionais de Portugal. O próprio museu é de classe mundial e a vista do seu terraço é talvez um dos melhores lugares para passear por Coimbra.

Do terraço tem uma bela vista da Sé Velha de Coimbra e dos telhados alaranjados pelos quais Coimbra é famosa.

O próprio museu foi construído acima das ruínas romanas de Coimbra, maravilhosamente preservadas. Depois de entrar no museu, você pode descer a este mundo legal e misterioso da história para explorar os túneis antigos.

8. Almoçar ou tomar um café com a melhor vista de Coimbra

A vista do restaurante Loggia do museu é deslumbrante

Seja antes ou depois da sua visita ao Museu Machado de Castro, aproveite a cafeteria integrada com a esplanada do museu. Com um buffet de almoço razoável, e opções de café e à la carte durante todo o dia, o Loggia tem boa comida, preços justos e uma vista excepcional!

Depois de subir muitas ladeiras para visitar a Sé Velha de Coimbra e depois subir ao museu Machado de Castro, desfrute de um bom copo de vinho na esplanada da Loggia.

As vistas do lugar são verdadeiramente impressionantes: uma vista perfeita da Sé, do rio Mondego e até dos dois mosteiros de Santa Clara, o velho e o novo.

9. Visite a Fonte do Claustro da Manga

O Jardim da Manga, também conhecido como Claustro da Manga e Claustro da Manga do Mosteiro de Santa Cruz, está aninhado atrás do Mosteiro de Santa Cruz, do século 16 (outra das grandes coisas para fazer em Coimbra!).

Este logradouro público é uma das primeiras obras inteiramente renascentistas feitas em Portugal e diz-se que, em certo dia em que o rei João III visitava o mosteiro, e se deparando com um amplo espaço desaproveitado, esboçou na manga do seu casaco um claustro e jardim circundante, que depois mandou executar.

10. Faça uma das melhores refeições da sua vida no Zé Manel dos Ossos

Uma parede com algumas chaleiras penduradas no topo e um teto vermelho e centenas de pedaços de papel rasgado colados na parede com anotações e desenhos cobrindo completamente a parede.

Uma refeição no Zé Manel dos Ossos pode ser sem dúvida uma das melhores experiências gastronômicas da sua viagem a Coimbra ou até mesmo da sua vida!

Primeiro: esteja preparado para esperar na fila e partilhar uma mesa com portugueses nativos do local! Segundo: vale muito a pena!

Os “Ossos” são o prato mais pedido (o espinhaço do porco ou do boi cozido, servido como petisco), mas há um igualmente famoso “Lombo de javali assado no forno”, “Polvo na brasa com molho especial”, “Arroz de feijão malandro com costeletas de porco” e a “Feijoada de javali”.

O Zé Manel dos Ossos é um restaurante tradicional de Coimbra com capacidade para apenas 16 pessoas e é muito querido na comunidade local. Chegue pelo menos 30 minutos antes da abertura!

Como se locomover em Coimbra

Praça do Comércio, Coimbra

A melhor forma de se deslocar por Coimbra é a pé! Dito isto, é preciso esclarecer que Coimbra é uma cidade com muitas ladeiras. O que parece ser uma distância próxima no Google Maps pode ser muito maior, ainda mais se for ladeira acima.

Dê a si mesmo muito mais tempo do que você pensa que precisará para ir de um lugar para outro em Coimbra, mesmo que seja o indicado pelo aplicativo.

Viagens de um dia saindo de Coimbra

Muitos turistas fazem uma viagem de um dia a Coimbra a partir de Lisboa ou do Porto. O nosso conselho é: fique em Coimbra, onde é mais barato e aconchegante, e faça passeios de um dia para os muitos lugares encantadores perto de Coimbra!

Viagem de um dia de Coimbra ao Porto

Você pode facilmente fazer uma viagem de um dia para a adorável cidade do Porto, no norte, que abriga muitas belas igrejas e mosteiros!

O trem  mais rápido, o Alfa Pendular, demora apenas 1 hora e 5 minutos! Há trens locais mais lentos que fazem mais paradas e podem levar até duas horas, mas custam menos.

Viagem de um dia de Coimbra aos mosteiros Patrimônio Mundial da Unesco: Batalha, Alcobaça e Tomar

Mosteiro da Batalha

Se alugar um carro em Coimbra, é muito possível visitar um ou dois dos Mosteiros Património Mundial da Unesco no centro de Portugal num dia de viagem a partir de Coimbra.

São cerca de 50 minutos de condução fácil de carro de Coimbra a Batalha, e depois mais 25 minutos do Mosteiro da Batalha até o de  Alcobaça. Se escolher pelo incrível Convento de Cristo, em Tomar, ele fica a apenas 50 minutos de Coimbra.

Mosteiro de Alcobaça

O tempo que leva para visitar e apreciar esses mosteiros tornaria difícil, mas não impossível, ver todos os três em um dia, mas você pode facilmente ver todos os três em dois passeios separados de Coimbra.

A nossa sugestão é combinar Batalha e Alcobaça em um dia e visitar Tomar no dia seguinte, pois a cidade de Tomar é realmente linda! Nesse dia, você também pode  adicionar uma parada no Santuário de Fátima – um dos maiores locais de peregrinação da Europa!

Convento templário de Cristo, Tomar

Se você não está alugando um carro e prefere ir de trem, o único trem vai de Coimbra a Tomar fazendo dessa uma excelente viagem de um dia saindo de Coimbra (tempo total cada sentido = 1 hora e 50 minutos).

Viagem de um dia de Coimbra a Nazaré: vila piscatória costeira

Você tem que ter um carro para chegar à Nazaré como uma viagem de um dia saindo de Coimbra, mas vale a pena se você fizer isso!

A apenas uma hora e 10 minutos de carro, Nazaré é conhecida por sua praia, suas ondas gigantes, deliciosos frutos do mar e cultura tradicional.

Não é raro encontrar na Nazaré pescadores e mulheres que ainda usam saias e outras roupas tradicionais. Se procura um pouco de sol, água salgada e o melhor arroz de marisco que pode imaginar, vá até à Nazaré!

Viagem de um dia de Coimbra a Óbidos

A apenas 1 hora e 25 minutos de carro fica a popular cidade medieval de Óbidos, Portugal: uma cidade que muitos descrevem como um “conto de fadas”.

Óbidos é famosa por seu castelo e por suas casas caiadas de branco com detalhes em amarelo e flores buganvílias em cascata. Há também igrejas maravilhosas em Óbidos: o Santuário do Senhor Jesus da Pedra, a Igreja de Santa Maria, a Igreja Santa Casa da Misericórdia de Óbidos e muito mais!

Nos arredores de Óbidos fica uma espécie de lagoa ou lago de Óbidos que vale a pena uma viagem de um dia saindo de Coimbra.

Veja também: As 20 joias escondidas de Portugal

Veja também: Os 10 melhores roteiros de viagens de 1 dia a partir de Lisboa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *