5 lugares inesquecíveis para um dia de viagem a Sintra

Uma viagem de um dia a Sintra é como visitar um lugar onde os castelos mais bonitos da Europa foram espremidos no topo de uma colina, com uma pitada de Disney e uma pitada generosa das mais fantásticas ideias de Gaudi, o famoso arquiteto catalão.

O Palácio da Pena parece ter sido tirado de um conto de fadas. Essa é apenas uma das razões pelas quais Sintra é um destino tão popular dos viajantes a partir de Lisboa. Mas há muito mais!!!

Essa vila numa encosta portuguesa é na verdade o lar de muitos palácios e maravilhas arquitetônicas. A história de Sintra remonta ao período neolítico e, por causa do seu clima mais ameno, foi sempre um retiro de verão para os monarcas portugueses ao longo dos séculos.

Localizada a apenas 30 minutos de trem de Lisboa, é uma visita imperdível se você estiver passando alguns dias na capital portuguesa. Nesse artigo, vamos indicar os lugares imperdíveis para conhecer em uma dia de viagem a Sintra.

Para uma dia de visita a Sintra

#1. Palácio da Pena 

No século 19, o rei Fernando transformou um antigo mosteiro no Palácio da Pena. O monarca também mandou plantar, no Parque da Pena, mais de quinhentas espécies de árvores e plantas originárias de todo o mundo. O palácio foi designado Monumento Nacional em 1910 e faz parte da Paisagem Cultural de Sintra, classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial desde 1995.

Você pode optar por visitar o palácio e o parque, ou apenas comprar o ingresso para o parque. O ingresso do palácio levará você ao seu interior, onde terá acesso aos cômodos onde os reis pernoitavam. A não ser que você tenha um interesse especial por palácios e castelos, só a visita ao parque do palácio já está valendo a pena.

Para visitar a área principal do palácio, você vai precisar de pelo menos uma hora e, mais tempo, se entrar no edifício. Mas provavelmente você também irá querer dar um passeio pelo parque, com seus caminhos sinuosos e bancos de pedra. Muito disso fica atrás do palácio e, para explorar completamente, poderá levar meio dia ou mais.

#2. Quinta da Regaleira

Se você gostou da igreja da Sagrada Família, em Barcelona, vai adorar a Quinta da Regaleira. Construída no final do século 19, ela mistura fantasia e romantismo em um paraíso de parque que vai deixar as crianças enlouquecidas.

A residência principal se distribui por cinco pisos e a fachada exterior está repleta de torreões, gárgulas e outros elementos ornamentados. Você pode visitar a casa, embora apenas alguns dos quartos estejam abertos ao público.

O interior da casa é interessante de se ver mas, se estiver com tempo limitado, pode se concentrar apenas nos jardins que já vale a pena o passeio, pois os jardins arborizados e os caminhos à sombra oferecem um descanso da luz do sol e uma ótima maneira de passar a tarde.

Mas o que não pode faltar à sua visita é o Poço Iniciático e o Lago da Cascata. O poço, composto por um conjunto de galerias subterrâneas, leva esse nome porque se acredita que ali tinham lugar os rituais de iniciação à maçonaria. Da entrada, você desce uma escada em espiral até as profundezas da terra. O caminho é estreito, escuro e um pouco lamacento.

Por isso, você vai precisar de manter as crianças do lado de dentro na hora da descida, pois as grades de proteção entre as escadas e buraco do poço não são muito altas, não sendo difícil imaginar uma queda terrível. Mas não deixe esse pormenor lhe assustar, pois o lugar é realmente maravilhoso.

Chegando ao fundo do poço, você pode pegar um túnel (nessa hora, ajuda ligar a função de lanterna do celular) até um esconderijo secreto atrás da cachoeira do Lago da Cascata. Uma saída irá levá-lo por pedras cobertas de musgo através do “lago” para o caminho do outro lado. É uma aventura e tanto!

#3. Palácio de Setais

O Palácio de Setais fica a cinco minutos a pé da Quinta da Regaleira e merece uma visita, nem que seja para tirar uma foto com vista para o vale abaixo. No entanto, se você quiser uma boa pausa no seu passeio, é um bom lugar para um almoço de luxo.

A Tivoli Hotels tem um acordo para operar no local hotel cinco estrelas, o Tivoli Palácio de Setais. Há apenas 30 quartos disponíveis e, com as lindas tapeçarias e móveis, não é recomendado para crianças pequenas. Mas mesmo que não tenha tempo para pernoitar, ainda pode reservar um almoço no Restaurante Seteais.

O terraço do restaurante tem vista para os laranjais e a piscina. A comida é deliciosa e o ambiente é tão calmo que é fácil perder a noção do tempo, ainda mais  saboreando um bom vinho português. Não demore muito se quiser ver mais coisas, mas reserve um tempo para passear pelo labirinto nos fundos.

#4. Castelo dos Mouros

Um dos monumentos mais importantes e emblemáticos de Sintra. Do alto de suas muralhas, a vista é simplesmente deslumbrante. Para ter acesso ao castelo, você pode comprar antecipadamente o ingresso pela internet ou diretamente na bilheteria no dia da visita.

Para fazer esse passeio, você vai precisar de calçados confortáveis pois, para chegar até as muralhas do Castelo dos Mouros, será preciso encarar uma boa caminhada entre pequenos animais e espécies botânicas raras.

A mais alta de todas as torres do castelo é a chamada Torre Real, que pode ser acessada depois de subir 500 degraus!!! O acesso às cinco torres do castelo são feitos a partir de rampas e escadarias, sinalizadas com bandeiras de Portugal.

Também vale a pena procurar pela necrópole medieval e pela Igreja de São Pedro, escondidas nas curvas do Castelo dos Mouros.

Para uma visita calma e bem aproveitada, é bom levar um lanche e uma garrafa de água na mochila. Se você acha que não dá para incluir uma visita ao Castelo dos Mouros no seu roteiro, pode pelo menos capturar uma bela vista do castelo dos terraços externos do Palácio da Pena.

#5. Cascais

Se sair de Sintra ao final do dia, uma boa dica é parar na vila costeira de Cascais para ver o pôr-do-sol e jantar antes do regresso à Lisboa.

Apesar da grande quantidade de lojas turísticas e pubs irlandeses, esta cidade de férias ainda mantém o seu encanto. Talvez seja pelas ruas pedonais revestidas de azulejos ou pela sua arquitetura encantadora. Ou talvez seja a marina e a pequena praia que permite mergulhar os pés no lado oriental do Atlântico.

Dois dias em Sintra

Se você pernoitar na cidade, há duas outras atrações que vale a pena visitar.

Parque e palácio de Monserrate

O Palácio de Monserrate era o tradicional palácio de verão da corte portuguesa. O palácio combina influências góticas, indianas e mouras. O parque é um dos mais ricos jardins botânicos de Portugal. Como a maioria dos palácios de Sintra, o palácio de Monserrate oferece aquela combinação de romantismo e fantasia que torna toda a cidade tão mágica.

Palácio Nacional de Sintra

No centro da vila medieval, encontra-se o Palácio Nacional de Sintra. Sua arquitetura mourisca é perceptível da estrada, com suas estruturas cônicas brancas que chamam a atenção.

Como chegar a Sintra

Chegar a Sintra a partir de Lisboa é realmente muito fácil, enquanto se locomover em Sintra irá exigir um pouco mais de esforço. O trem a partir de Lisboa é a opção mais fácil, pois evita o inevitável trânsito que serpenteia a colina até Sintra.

A viagem de trem demora, em média, 40-45 minutos e a partida pode ser na estação do Rossio (com ligação ao metrô Restauradores) ou na estação Oriente.

Ao chegar em Sintra, você pode pegar um eco-táxi (tuk tuk), um táxi tradicional ou um ônibus para subir até o topo da vila. Não é apenas uma boa caminhada desde o centro de Sintra até o Palácio da Pena, no topo da colina, mas é que as estradas são muito estreitas (eram caminhos medievais) e os carros passam bem perto dos pedestres.

A opção mais barata ainda é o ônibus 434, que sai da própria estação de trem e vai até o Palácio da Pena. É com esse mesmo transporte que você vai visitar o Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional e o centro histórico.

Uma boa dica para conhecer Sintra é pegar o ônibus para ir ao topo e depois ir descendo. Mas lembre-se que esses palácios e castelos foram construídos em uma colina e cada um deles tem os seus próprios terrenos, cercados por bosques.

Existem algumas trilhas para caminhada que conectam diferentes atrações, como uma que vai do Palácio da Pena até o Castelo dos Mouros, mas tudo isso significa muita caminhada íngreme. Infelizmente, as atrações não estão agrupadas umas ao redor das outras como você pode encontrar em uma cidade.

Ir de carro até Sintra pode parecer uma opção muito melhor, mas na realidade não é. Não só é preciso enfrentar o  trânsito, com automóveis e ônibus em marcha lenta percorrendo os estreitos ziguezagues para a cidade de Sintra, mas também há muito pouco espaço para estacionar.

Há um pequeno estacionamento depois da entrada do Palácio da Pena mas, para além disso, há muito pouco espaço para estacionar nas ruas de Sintra.

Dicas para visitar Sintra

  • Comece cedo!! Há muito para ver e, se você não pode pernoitar na vila, não vai poder conhecer todos os lugares que mencionamos sem um  bom planejamento da visita.
  • Evite feriados e finais de semana e verifique o calendário com antecedência, pois o seu passeio pode coincidir com um feriado nacional e aí Sintra estará repleta de visitantes, nacionais e estrangeiros.
  • Leve um casaquinho, pois o ar será mais fresco em Sintra do que em Lisboa ou Cascais
  • Use sapatos confortáveis! Mesmo alugando um carro, você fará muitas caminhadas em superfícies irregulares.
  • Um ônibus para a entrada do Palácio da Pena custa cerca de 3,5 euros, se você quiser economizar nas escaladas.
  • Compre os ingressos online com antecedência para economizar tempo na fila de ingressos. Se você comprar ingressos no local, os quiosques do Palácio da Pena só aceitam cartões de crédito com chip e PIN (e não American Express). Para economizar, você pode comprar os ingressos combinados, mas só faça isso se souber que tem tempo para visitar as duas atrações.

Confira Sintra em panorâmica 2×360°

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *