10 coisas incríveis pelas quais Portugal é conhecido no mundo inteiro

Para provar que Portugal é muito mais que o fado, o vinho do Porto e Cristiano Ronaldo, reunimos aqui 10 coisas fantásticas que Portugal deu ao mundo.

1. Licor de m@#*%

Isso mesmo que você está lendo no rótulo – e que não vamos escrever aqui para não receber punição do Google. Na verdade, o dito licor não é feito com o ingrediente mencionado. O famoso licor contém cidra, baunilha, cacau, canela e, ao lado Licor Beirão e da Ginjinha de Óbidos, é dos licores portugueses mais conhecidos.

2. 365 maneiras de comer bacalhau…

A começar pelo bacalhau salgado seco (a famosa ‘punheta’ de bacalhau), temos ainda o bacalhau com ovos cozidos (bacalhau à Brás), o bacalhau com natas (o preferido dos brasileiros), e inúmeras variações do bacalhau assado, na grelha ou no forno de pedra.

Mas não é só o bacalhau que faz a alegria dos visitantes. A Francesinha do Porto é considerada um dos mais saborosos sanduíches do mundo, assim como a famosa Sopa da Pedra, de Almeirim, ou os incríveis Pastéis de Nata, os Pastéis de Belém, que você encontra no país inteiro.

3. Vinho Verde

Na verdade, o tal vinho “verde” se traduz como vinho “jovem”. Os visitantes podem se desapontar com o fato do vinho verde não ser realmente verde. Ou até podem se surpreender com a variedade de vinhos verdes à escolha: há vinho verde branco, vinho verde tinto, vinho verde rosé e até o vinagre de vinho verde, para uso na culinária.

4. Praticamente tudo pode ser feito de cortiça

Inicialmente, usava-se a cortiça apenas para rolhas de garrafas de vinho. Mas atualmente o design da cortiça foi levado às últimas consequências.

As mulheres podem comprar bolsas ecológicas de cortiça, enquanto os homens podem comprar até gravatas de cortiça. Quem quiser uma casa sustentável, pode decorá-la completamente com móveis de cortiça, com designs premiados mundialmente.

5. 365 dias de surf

Há sempre uma onda à espera de ser surfada ao longo de 943 km de costa portuguesa. Pode ser um lugar privilegiado escondido ou um destino reconhecido internacionalmente que faça parte do circuito da World Surf League.

Embora surfistas famosos como Garret McNamara tenham colocado Portugal no mapa do surf mundial,  as ondas portuguesas não são apenas para profissionais. Você pode aprender a surfar nas suas praias mesmo que nunca tenha segurando numa prancha antes.

E, sim, você pode surfar numa prancha feita de, adivinhe… cortiça.

6. “Pintos” de cerâmica

Em Portugal, além do famoso Galo de Barcelos, um símbolo do país que você encontra na maioria das lojas de suvenires, há ainda a cerâmica em forma de “pênis”, uma tradição das Caldas da Rainha.

Nas Caldas da Rainha, você encontra essas cerâmicas em todos os formatos e tamanhos, desde canecas, copos e pratos para uso diários até peças decorativas humorísticas, como frades e pistolas. É uma tradição em cerâmica com quase 200 anos de história.

7. Azulejos portugueses

Não foram os portugueses que deram ao mundo os azulejos. Mas foram os portugueses que transformaram os azulejos em páginas da história penduradas dentro de palácios, igrejas e todo o tipo de edifícios residenciais.

Durante 500 anos – talvez porque fosse barato de fazer, ou porque fosse uma maneira de sobreviver aos longos e frios invernos – os artesãos portugueses retrataram cenas do quotidiano, como um pescador saindo para o mar, vaqueiros portugueses (os campinos) pastoreando o gado na planícies (lezíria), e elaboradas cenas de acontecimentos históricos.

8. Estilo manuelino

A famosa janela manuelina do Convento de Cristo, em Tomar

D. Manuel I foi um rei apaixonado pelo mar que financiou a construção de edifícios usando âncoras, correntes, esferas armilares, conchas, algas marinhas e muitos outros itens relacionados ao mar como elementos decorativos.

Embora muitas das suas criações tenham sido destruídas durante o terremoto que Lisboa sofreu em 1755, ainda se pode caminhar por debaixo das arcadas manuelinas que parecem remeter para um reino subaquático esquecido.

9. A Serra de Sintra

A Serra de Sintra é um lugar imperdível em Portugal, pontilhada de palácios, mosteiros e castelos. Parece um lugar mágico porque realmente é.

Também conhecida como “Monte da Lua”, alguns dos mais famosos monumentos históricos se encontram nela. Como o Palácio da Pena, o seu cartão postal, e o Palácio de Monserrate, mandado construir por Sir Francis Cook, um rico comerciante inglês, para veranear com sua família.

10. A língua portuguesa

Portugal presenteou-nos com a língua que é hoje falada por mais de 260 milhões de pessoas ao redor do mundo. É a língua de Luis de Camões, o poeta que escreveu os Lusíadas e a do do Prêmio Nobel da Literatura, o escritor José Saramago, entre tantos outros.

O português é uma língua românica com raízes celtas e influências gregas e árabes, que se espalhou pelo mundo pelos navios portuguesas durante a Era dos Descobrimentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *