Praia do Ribeiro do Cavalo – Sesimbra

O verdadeiro paraíso terrestre. Em plena Serra da Arrábida, uma praia exótica e completamente selvagem. Lá você não encontra casas, barraquinhas na areia nem tampouco salva-vidas.

Na Praia do Ribeiro do Cavalo você só encontra uma pequena faixa de areia branquíssima ladeada por um mar de azul-turquesa de águas cristalinas e calmas, num cenário de cartão-postal.

O mais incrível de tudo isso é que fica bem pertinho de Lisboa, a capital portuguesa.

A Praia do Ribeiro do Cavalo ou simplesmente Praia do Cavalo é, sem dúvida alguma, uma das praias mais belas do planeta, que não perde em nada para a famosa praia do filme com Leonardo Di Caprio.

De acesso difícil, só para os aventureiros e corajosos, o nome da praia tem origem numa das rochas enormes na praia, que lembra a cabeça de um cavalo.

Não é por acaso que muita gente compara a Ribeiro do Cavalo às praias do Caribe ou da Tailândia. A beleza do local supera qualquer expectativa e o azul do mar é realmente deslumbrante.

Você só vai perceber que não está nos trópicos quando colocar o pé na água. Afinal, como quase toda praia do litoral português, a água é fria!

Muito próxima à vila de Sesimbra, a praia fica a cerca de 40 km de Lisboa. Porém, não é possível ir de carro até lá. Por isso, é preciso optar em fazer o percurso por uma pequena trilha ou de barco.

Se você escolher a trilha, não se esqueça de se vestir adequadamente. Use tênis ou calçado apropriado para trilhas. Para quem está habituado a fazer caminhadas, a trilha tem uma dificuldade média, por causa das pedras e do declive acentuado em algumas partes.

Obviamente, a solução mais rápida e segura é o acesso por transporte de barco, recomendado sobretudo para quem tem crianças, dificuldades de locomoção, idade mais avançada ou gosta de ir “carregado” para a praia, com guarda-sol e o farnel completo para um dia de praia.

Como chegar à Praia do Ribeiro do Cavalo

De barco ou de caiaque

Inegavelmente, a maneira mais fácil e rápida de chegar à praia Ribeiro do Cavalo é pelo mar. Algumas empresas fazem o percurso a partir de Sesimbra em barcos a motor. A viagem dura cerca de 10 minutos e a partida dos barcos é no cais Espadarte no Porto de Recreios de Sesimbra, a partir das 9h00 e a cada 30 minutos.

Para quem está em boa forma e gosta de aventuras, é possível fazer o percurso de caiaque, com algumas empresas fornecendo o equipamento completo para alugar. A vantagem dessa opção é que dá para visitar outras praias, enseadas e grutas pelo caminho.

A pé

Como já referimos, os mais aventureiros e amantes das caminhadas podem optar por fazer o caminho a pé até a praia. Porém, é preciso estar em boa forma física, pois a descida é sinuosa e íngreme, enquanto a subida é, da mesma  forma, bem acentuada.

Por isso, se você optar por esse caminho, é preciso estar atento pois, ao menor descuido, pode cair e se machucar. Sem esquecer que, no regresso da praia, vai ter que encarar uma boa subida.

Como chegar ao início da trilha que dá acesso à Praia do Ribeiro do Cavalo?

Quando chegar em Sesimbra, pegue a EN 378 em direção ao Porto de Abrigo e ao Clube Naval. Na rótula (rotunda em português lusitano), continue em direção ao Forte do Cavalo. Quando passar o Forte, a estrada de asfalto vai acabar. Siga pela estrada de terra batida, por cerca de 800 metros, até chegar a uma pedreira onde há um espaço para estacionar o carro.

A partir daí, você terá que caminhar. Mas não se preocupe que não é preciso caminhar muito, pois você estará com os pés na areia da praia em menos de um quilômetro de caminhada.

Se tomarmos Sesimbra como local de partida, o início da trilha que leva à praia fica no lado oposto ao estacionamento, ou seja, do lado esquerdo da estrada. Não se preocupe pois há uma placa que indica o caminho. Basta seguir as linhas verdes nas rochas que você vai chegar à praia.

A beleza da trilha é tamanha, com o mar de um lado e a vegetação intocada do outro que, quando menos esperar, você vai chegar a esse pequeno paraíso português.

Dicas

#1. Como a praia é totalmente selvagem, leve com você em uma mochila com tudo o que seja necessário para o tempo que vai passar lá. Por exemplo, lanche, água, toalhas e guarda-sol (em português lusitano, chapéu-de-sol).

#2. Não se esqueça do protetor solar nem da água, principalmente se a temperatura estiver muito alta.

#3. Leve um saco para recolher o seu lixo. A natureza vai agradecer.

#4. Não se esqueça da máquina fotográfica.

#5. Antes de voltar para Lisboa, passe pelo Cabo Espichel, que tem um pôr-do-sol inesquecível.

Confira a Praia do Ribeiro do Cavalo em panorâmica 2×360º


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *