Os 12 pontos turísticos de Faro que são imperdíveis

Faro é a maior cidade do Algarve e a porta de entrada para o sul de Portugal, pois é lá que fica o aeroporto internacional Gago Coutinho.

Chamada de Ossonoba pelos  romanos, que ocuparam a região, Faro é um destino turístico de grande riqueza cultural e localização privilegiada.

Apesar dos resquícios da presença romana, os maiores monumentos históricos datam dos séculos 16 e 17, e se localizam dentro das muralhas do centro histórico.

Orgulhosa do seu patrimônio marítimo, Faro continua a ser um porto movimentado até os dias de hoje. A partir da marina, barcos de pesca e embarcações de recreio percorrem os estreitos canais em direção ao mar aberto, passando por densos mangues e ilhas desertas.

A região está entre os habitats naturais mais importantes da Europa e atrai uma deslumbrante variedade de aves marinhas e outros animais selvagens.

Os turistas, por sua vez, são atraídos pela escolha eclética de atrações turísticas da cidade e restaurantes tradicionais.

Os cafés e restaurantes ao longo da esplanada do porto são os locais de passeio preferidos, e os campos de golfe da região e algumas praias belíssimas são opções de lazer irresistíveis.

1. Centro Histórico

Explorar o compacto centro histórico de Faro é uma das coisas mais legais para fazer e a melhor maneira de conhecer a capital do Algarve.

Cercado por muralhas medievais construídas sobre fundações romanas, a vizinhança é um verdadeiro compêndio de história de atrações turísticas.

O Arco da Vila oferece uma entrada convenientemente grandiosa, uma porta do século 19, cujo pórtico é de origem árabe.

Ruas de paralelepípedos perfumadas pelas suas laranjeiras tornam o Centro Histórico o lugar ideal para se explorar a pé, com todos os caminhos levando ao Largo da Sé, onde a robusta catedral de Faro ocupa  o centro do palco.

Em frente na mesma praça encontramos o Paço Episcopal, o palácio dos bispos que, infelizmente, não está aberto ao público.

A uma curta distância, porém, se localiza o Museu Municipal, cujo cenário conventual só aumenta seu fascínio.

Acessível, também, há uma parte da muralha com vista para o Parque Natural da Ria Formosa. E espalhados por todo este bairro histórico, muitos cafés e restaurantes onde é possível apreciar a gastronomia local.

2. Sé (Catedral)

Construída no local de uma mesquita árabe, a Catedral de Faro foi consagrada no final do século 13, mas sucessivas reformas adicionaram características góticas, renascentistas e barrocas que conferem ao exterior do edifício uma aparência bastante casual.

O interior da catedral chama a atenção por uma capela-mor reluzente revestida com painéis de azulejos e a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, uma capela ornamentada repleta de talha dourada e mármore embutido.

Você poderá encontrar a catedral inexplicavelmente fechada, geralmente com um bilhete manuscrito pregado na porta, onde é possível ler-se: “Por favor, respeite nossa privacidade – estamos orando!”

3. Museu Municipal

Essa premiada e notável mostra cultural é beneficiada pela sua integração no antigo convento de Nossa Senhora da Assunção, do século 16. Vale a pena conhecer o belo claustro renascentista!

Organizada cronologicamente, a coleção permanente abrange desde a pré-história, passando pelos períodos romano, mouro e medieval, além dos séculos 18 e 19.

Artefatos romanos desenterrados nas proximidades de Milreu recebem destaque adequado mas, enquanto você percorre silenciosamente as galerias, não deixe de notar as lâmpadas a óleo árabes delicadamente trabalhadas, algumas das quais são bem parecidas com o cachimbo de Popeye.

A estatuária manuelina finamente esculpida irá deleitar os visitantes, mas o que não de pode deixar de ver é o enorme mosaico romano do piso, que tem um Netuno de aparência feroz que data aproximadamente do século 3 dC.

4. Parque Natural da Ria Formosa

A cidade de Faro foi abençoada com um incrível patrimônio natural, a bela e intocada reserva natural da Ria Formosa.

Com 60 quilômetros de costa desde a Praia de Faro atá a praia de Cacela Velha, o parque abrange 18 mil hectares de lagoas e mangue, salinas, ilhéus e canais.

Tudo isso é protegido do mar aberto por várias “ilhas” que formam uma barreira natural, mas que, na verdade, são enormes dunas de areia que foram esculpidas pelo vento.

Este frágil e valioso ecossistema é um dos mais importantes habitats de zonas úmidas da Europa.

Vários cruzeiros turísticos partem diariamente de Faro, percorrendo as águas da lagoa até a Ilha Deserta. As embarcações conduzem os visitantes por um ambiente repleto de avifauna, onde é possível avistar espécies como flamingo e colhereiro, uma ave que se destaca pela cor rosada das penas e pelo porte elegante

Em terra firme, ciclovias e trilhas naturais serpenteiam a oeste da Ilha de Faro através de lagos, pinhais e campos de golfe.

Se você tiver sorte, poderá conhecer alguns dos habitantes do parque, como o indescritível camaleão mediterrâneo ou a galinha d’água roxa, símbolo do parque.

5. Trenzinho turístico

O comboio turístico é uma outra maneira de descobrir Faro. Partindo do Jardim Manuel Bivar, em frente à marina, o trenzinho levara o visitante aos mais belos e intrigantes pontos turísticos de Faro

O percurso circular leva cerca de 45 minutos para ser concluído e passa pelo centro histórico antes de permitir aos passageiros um vislumbre de lugares como as imponentes igrejas do Carmo e São Pedro, o mercado municipal e a parte moderna da cidade.

6. Igreja de Nossa Senhora do Carmo

O centro da cidade de Faro é marcado pela Igreja do Carmo, do século 18, com a sua impressionante fachada de torres gêmeas em estilo barroco, sendo um local de devoção para os habitantes locais.

Um passeio pelo seu interior revela uma sacristia ornamentada e um impressionante retábulo, que brilha com folhas de ouro do Brasil. No entanto, por trás da igreja há uma atração um pouco macabra, que é a Capela dos Ossos.

Construída no século 19, o interior da capela é forrado com os restos de quase 1.250 crânios de monges e outros ossos dispostos em simetria bizarra que decoram as paredes e até o teto abobadado.

Os ossos foram retirados do cemitério dos frades em 1816, uma prática comum em toda a Europa católica na época em que os esqueletos eram usados ​​para embelezar os ossários.

A maior e mais conhecida capela de ossos de Portugal encontra-se em Évora, no Alentejo.

7. Milreu e Estoi

Milreu se localiza a pouco mais de 10 km a norte de Faro, sendo um dos mais importantes sítios arqueológicos romanos do Algarve.

Numa colina rodeada de laranjeiras, as ruínas, que datam do século 1 ou 2 da nossa era, pertencem a um antigo complexo de vilas romanas, construído em torno de um pátio central.

O proprietário romano da propriedade terá sido uma pessoa com evidente riqueza e alto nível social, tendo em vista o tamanho da vila e os vários prédios que a compunham.

As fundações são decoradas com alguns mosaicos geométricos incrivelmente detalhados enquanto duas colunas de mármore são tudo o que resta da colunata que sustentava o telhado da vila, embora ainda sejam aparentes os seus contrafortes.

Bem mais visíveis são as grossas paredes de um templo em ruínas com vista para o local, que foi posteriormente convertido em uma basílica cristã por volta do século 5.

Embora os artefatos mais interessantes e valiosos estejam alojados no Museu Municipal de Faro, é possível contemplar no local uma série de bustos de mármore que foram desenterrados durante as escavações arqueológicas.

O Milreu se localiza na saída da pacata aldeia de Estoi que, apesar do seu caráter tradicional e ritmo sonolento, ostenta uma notável atração turística, que é o Palácio de Estói.

Construído em meados do século 10, o palácio em estilo rococó foi a antiga residência de um rico latifundiário e hoje é uma deslumbrante pousada.

Enquanto os visitantes podem comer no restaurante, o resto da propriedade é acessível apenas aos hóspedes, com exceção dos jardins, que são abertos ao público em geral.

8. Centro Ciência Viva do Algarve

Se você está viajando com crianças, pode ter certeza que elas vão adorar esse centro que é voltado para promover a conscientização tecnológica e científica de uma forma divertida.

Os mais pequenos podem participar de jogos e experimentos interativos fáceis de jogar, como subir em um observatório para uma viagem ao redor do universo e experimentar o simulador de terremotos.

Do lado de fora, um jardim com estufa foi projetado para destacar as soluções de energia renovável. Há também um parque infantil para as crianças

Com a supervisão de uma equipe entusiasmada (e paciente) de professores qualificados, a maioria dos quais fala vários idiomas, os jovens se divertirão por horas, aprendendo mais sobre o meio ambiente de uma maneira cativante e altamente original. Ah, e os pais podem participar também.

9. Centro Histórico Judaico de Faro

O cemitério judaico do século 19 é a peça central desta atração turística incomum, sendo o único vestígio remanescente da presença judaica pós-Inquisição em Portugal.

Localizado junto ao Estádio de São Luís, o cemitério esteve ativo entre 1838 e 1932, tendo sido restaurado em 1992, onde foi instalado um centro interpretativo.

No interior do cemitério, para além de um pequeno museu, é possível visitar uma sinagoga onde é recriado um casamento judaico.

O museu abriga itens que ilustram a herança judaica da cidade, como móveis que foram recuperados de uma das antigas sinagogas.

Uma das atrações é o um fac-símile do Pentateuco em hebraico, de Samuel Gacon, de 1487, que foi o primeiro manuscrito impresso produzido em Portugal.

10. Teatro Lethes

Os visitantes ficarão impressionados com esta pequena joia italiana de teatro, que já foi um colégio jesuíta e se transformou uma sala de música e concertos em 1845.

O auditório foi alargado na década de 1860 de forma a receber mais espectadores. Descrito como um “La Scala em miniatura, o teatro pode ficar fechado por meses devido à uma diminuição das atividades teatrais por falta de financiamento.

No entanto, os visitantes podem tocar a campainha da porta da frente do teatro e, se tiverem sorte, serão convidados pelo zelador para conhecer o teatro por dentro.

11. Parque Ribeirinho de Faro

Com vista para a Ria Formosa, o Parque Ribeirinho de Faro proporciona a visitantes e residentes uma pausa agradável da agitação urbana da cidade.

Acessível a pé a partir do parque de estacionamento em frente ao centro comercial Fórum Algarve ou por trás da estação ferroviária, o parque possui uma ciclovia e um percurso pedonal que circundam toda a área.

Por sua vez, os entusiastas da vida selvagem irão apreciar as plataformas de observação de aves que foram instaladas em vários pontos ao longo da beira da água.

Para as crianças, há um parque infantil de aventura, e todos podem aproveitar o café do parque, que tem sanitários.

O circuito de 45 minutos para quem quer manter a forma oferece vistas encantadoras do estuário e seus diversos ecossistemas.

12. Ilha de Faro

A Ilha de Faro é a primeira das ilhas-barreira que separam o mar da Ria Formosa e está integrada no Parque Natural.

A praia fica muito próxima do aeroporto internacional e é acessível de carro através de uma ponte estreita que faz a ligação à estrada de Faro.

Como é uma ilha habitada, o visitante encontra muitos restaurantes onde é possível saborear o delicioso arroz de lingueirão e completas infraestruturas que dão apoio ao imenso areal.

Esta é a ilha mais ocidental do Rio Formosa e a praia mais próxima da cidade, sendo um destino muito popular de windsurf e kitesurf.

Uma única estrada corta a ilha e é ladeada por casas de veraneio, uma variedade de cafés, quiosques e restaurantes aromatizados com o aroma tentador de sardinhas grelhadas.

O outro lado da ilha é voltado para uma lagoa rasa e mais abrigada, sendo a preferida dos canoístas.

Um calçadão na ponta leste da ilha leva a um aglomerado de cabanas de pescadores em ruínas, onde as dunas são mais isoladas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *