As 10 cidades portuguesas que podem ser descritas como “o paraíso na Terra”

Portugal tem algumas das mais belas cidades costeiras do mundo, e estas estão no topo da lista de visita obrigatória para quem deseja conhecer o país.

A localização de Portugal entre o Mediterrâneo e o norte da Europa influenciou fortemente sua cultura diversificada e colorida.

O país à beira-mar plantado, que já foi um rico império marítimo, mantém o seu amor pelo mar oceano nas cidades e aldeias espalhadas de norte a sul.

A arquitetura histórica e o charme vibrante tornam Portugal o lugar perfeito para viajantes que procuram um refúgio tranquilo e charmoso.

Sério, o país é incrível em todos os  sentidos e as melhores cidades portuguesas são uma pequena amostra do que se pode esperar da cultura, estilo de vida, culinária e vistas de cartão postal

Enquanto vale a pena explorar as regiões menos povoadas, as cidades portuguesas permitem que os visitantes absorvam a cultura local junto a um povo amigável e hospitaleiro.

Com uma gastronomia local estupenda, praias magníficas e paisagens deslumbrantes, estas 10 cidades portuguesas são a resposta para os viajantes mais exigentes, com destino a Portugal, na busca das férias perfeitas.

Confira 10 cidades imperdíveis neste país deslumbrante de sol, areia, mar e gastronomia de alto nível.

10. Lisboa

Na capital portuguesa, os edifícios históricos se mesclam com a arquitetura moderna por toda a cidade, criando uma  mistura diversificada de passado e presente, que combinam harmoniosamente.

O imponente e histórico Castelo de São Jorge fica no topo de uma colina e tem vista para um paraíso em tons pastel, com edifícios decorados com azulejos coloridos centenários.

Uma variedade de lojas, restaurantes e comércio se alinham nas ruas de paralelepípedos que proporcionam o ambiente perfeito para harmonizar o seu dia ao som do fado apaixonado pelo qual Portugal é conhecido.

Devido ao seu status de cidade, há muitas opções de restaurantes populares para desfrutar os deliciosos frutos do mar e a culinária local.

Visite os monumentos históricos durante o dia e depois dance a noite toda em uma das famosas discotecas lisboetas.

9. Sintra

Para quem desejaria desfrutar das maravilhas de Portugal em um ambiente de menores dimensões, Sintra é o local ideal.

Os visitantes certamente ficarão encantados com palácios e castelos que parecem tirados de um conto de fadas. O colorido Palácio da Pena, construído no século 19, combina vários tipos de arquitetura, estando cercado por um belo parque de floresta verde.

Em alguns dias, o palácio fica rodeado por nuvens baixas, e essa visão fará com que os visitantes se belisquem para certificarem-se que não é um sonho que estão vivendo.

Toda a região é protegida, o que significa que os turistas não terão dificuldade em encontrar lugares serenos para contemplar toda a magnífica arquitetura local.

A eclética vila de Sintra é um perfeito exemplo de como Portugal foi influenciado por muitas culturas, que fazem deste país um lugar único no mundo.

8. Lagos

Lagos se localiza no belo barlavento algarvio, que oferece uma costa deslumbrante de praias com enseadas isoladas, falésias de arenito impressionantes e vegetação verdejante.

A cidade em si é movimentada e divertida, com uma grande variedade de bares, restaurantes e atrações turísticas fascinantes.  É também é a base ideal para explorar a região oeste do Algarve com passeios fantásticos como  Sagres, Silves e Portimão.

Os visitantes que gostam de praia não ficarão desapontados, pois o lugar oferece lugares incríveis, como a Praia do Pinhão e a Praia Dona Ana, consideradas uma das melhores do país.

O sul de Lagos também abriga o incrível promontório de Ponte de Piedade, que é um lugar imperdível para os amantes da fotografia ou de lugares naturais intocados.

7. Nazaré

A Nazaré é o destino de quem se sente atraído pelo mar. Suas praias imaculadas fazem da Nazaré um popular destino turístico tanto no verão como no inverno.

As suas ondas gigantes fizeram da Nazaré o destino ideal para os surfistas durante o inverno europeu. No entanto, embora seja famosa por suas praias, há muito mais para ver além do oceano.

Na beira-mar, é possível experimentar o famoso peixe seco da Nazaré, curado no sol, enquanto os madrugadores têm a oportunidade de apreciar a chegada de barcos coloridos com a pesca do dia.

Os habitantes do local vestem trajes tradicionais, criando uma atmosfera de sonho, com especial atenção para as “sete saias” que usam as mulheres nazarenas

A Nazaré é outra joia portuguesa que combina na perfeição o passado com o presente, tudo com uma bela visão do mar oceano descrito em versos por Luis de Camões.

6. Tavira

Muitas cidades algarvias “sofrem” com a invasão dos turistas estrangeiros em grandes quantidades, mas não é o caso de Tavira, que permanece intocada pelas influências modernas, mantendo a sua personalidade portuguesa.

Situada na tranquila zona leste do Algarve, Tavira foi uma importante cidade comercial e porto no século 15. Os seus vestígios históricos podem ser contemplados nas suas pitorescas ruas calcetadas, pequenas praças e muralhas do castelo, que se misturam com belas casas com paredes de azulejos.

As praias de Tavira estão localizadas na costa protegida do Parque Natural da Ria Formosa, com algumas das areias mais finas de toda a região do Algarve.

Com as suas fascinantes raízes piscatórias, Tavira alberga alguns restaurantes de frutos do mar que servem uma deliciosa cozinha regional, muitas das quais situadas no deslumbrante centro histórico da cidade.

5. Guimarães

É difícil saber por onde começar o passeio em Guimarães, pois parece que cada esquina está repleta de algo espetacular que vale a pena conferir.

Guimarães foi a primeira capital portuguesa, motivo de orgulho para os habitantes locais. O centro da cidade ganhou o título de patrimônio mundial da UNESCO, sendo reconhecido pela impressionante preservação dos edifícios que remontam aos tempos medievais.

O deslumbrante e ornamentado Castelo de Guimarães, no topo da colina, oferece uma visão deslumbrante de toda a cidade.

Uma visita ao Paço dos Duques de Bragança proporcionará ao visitante conhecer o edifício em estilo borgonhês, que albergou a residência oficial do ditador António Salazar, e suas ruas estreitas e becos escondidos farão com que sintam que foram levados de volta no tempo.

4. Braga

Braga é o lugar ideal para aqueles que são fascinados pela forma como a religião molda a cultura. As várias igrejas da cidade exibem a sua rica história espiritual, sendo considerada o centro religioso de Portugal.

Especialmente notável é a capela do Bom Jesus do Monte, marcada por uma impressionante (e desafiadora) escadaria sinuosa que leva à estrutura ornamentada. A cidade de Braga continua a ser, desde tempos imemoriais, um destino de peregrinação popular para os cristãos do mundo inteiro.

Apesar da valer a pena conhecer Braga apenas pelas suas igrejas, os visitantes poderão apreciar também o colorido centro histórico da cidade com suas praças, lojas e restaurantes de caráter familiar.

Os jardins do histórico Palácio dos Biscainhos são um excelente local para absorver algumas vibrações do tempo dos reis e rainhas. A cidade é facilmente explorável a pé, sendo um local perfeito para passear.

3. Porto

O Porto é mais uma cidade portuguesa com uma história suficientemente rica para merecer um lugar na lista do patrimônio mundial da UNESCO.

Os amantes do vinho terão uma excelente produção da região para saborear, entre eles o famoso vinho do Porto, um vinho adocicado que era o favorito do personagem principal nas aventuras do detetive inglês Sherlock Holmes

As colinas magnificamente verdes ao longo do rio Douro estão cobertas de vinhas, que podem ser visitadas  de barco ou de bicicleta. Durante a época da colheita, os turistas podem até pisar as uvas, como manda a tradição da confecção do vinho.

Embora seja fácil passar dias inteiros visitando vinhas e adegas, existem muitas maneiras acessíveis de absorver a cultura que permeia todas as ruas calcetadas e becos estreitos do Porto.

Iguarias portuguesas podem ser degustadas no Mercado do Bolhão, um lugar para apreciar a cultura local, enquanto a Livraria Lello, de fachada neogótica, é considerada a livraria mais bonita do mundo.

2. Faro

Muitos viajantes só conhecem Faro por causa do seu aeroporto, que é o pontapé de saída para conhecer outros destinos mais populares de Portugal.

No entanto, quem quiser conhecer a cidade encontrará uma abundância de atrações únicas. Muralhas medievais circundam o núcleo urbano mais antigo da cidade, onde se localiza o Palácio do Bispo, de arquitetura gótica do século 16.

A cidade é perfeita para quem deseja evitar as movimentadas zonas turísticas da região. Nas redondezas, os amantes da natureza podem explorar os diversos ecossistemas encontrados no Parque Natural da Ria Formosa.

1. Funchal

 

A cidade do Funchal, no arquipélago da Madeira, é um lugar repleto de história e cultura portuguesas. O centro da cidade da ilha é marcado por uma deslumbrante vegetação que cerca os edifícios centenários muito bem preservados.

A sua belíssima catedral, famosa pelos seus tetos de madeira esculpidos, se ergue no centro da cidade e continua sendo um local de culto popular.

No centro histórico, o destaque vai para a Rua de Santa Maria, a rua dos restaurantes, dos poetas e dos pintores  que fizeram das portas dos edifícios verdadeiras obras de arte.

Várias adegas servem vinho doce pela qual a região é conhecida, enquanto produtos frescos e exóticos enchem as bancadas no Mercado dos Lavradores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *