7 doces que você precisa comer em Portugal

Portugal é o destino queridinho dos brasileiros hoje em dia, tanto para viver como visitar. Porém, os turistas e visitantes se encantam com a arquitetura colorida de Lisboa e seus bondes, ou com as praias incríveis com grande potencial para a prática do surf que pontilham a costa do país.

Acontece que uma das características mais subestimadas do país é sua culinária e, mais especificamente, os seus doces, muitos de origem conventual.

Embora a França e a Itália sejam os países europeus mais associados aos produtos de confeitaria e panificação, Portugal é um sério concorrente, pode ter toda a certeza.

Há padarias e confeitarias de norte a sul do país e, por isso, se deixe seduzir pelos seus sabores e experimente um dos sete deliciosos doces que nós sugerimos neste artigo.

1. Pastel de Belém

Foto: Andrés Garcia Martin/Shutterstock

Esse é provavelmente uma das maiores estrelas da doçaria portuguesa. Com fama internacional, o pastel de Belém é também conhecido como “pastel de nata” (uma massa folhada crocante com um creme de ovos com canela), sendo originário do bairro de Belém, em Lisboa.

A receita secreta do doce foi criada por monges católicos em 1837 e ainda hoje é utilizada na pastelaria Pastéis de Belém, em Lisboa, onde você come o verdadeiro pastel de nata, embora possa ser apreciado em sua versão “pirata” em todo o país. Aconselha-se junto com o pastel de Belém uma xícara de café expresso forte ao lado.

2. Bola de Berlim

Foto: Viena/Shutterstock

A Bola de Berlim é a versão portuguesa do Berliner, um donut alemão sem o furo no meio. E que no Brasil recebeu o nome de “sonho”. Diz-se que a melhor bola de Berlim de Portugal se encontra na Pastelaria-Confeitaria Manuel Natário, em Viana do Castelo, mas você encontra esse doce por todo o país.

3. Ovos Moles

Foto: RossHelen/Shutterstock

Os ovos moles são guloseimas tipicamente portuguesas feitas com hóstias de igreja, recheadas com uma cremosa mistura de gemas com açúcar que escorre na boca ao morder.

O quitute é uma invenção das monjas da vila de Aveiro, a 45 minutos ao sul da cidade do Porto, e possuem o título de Indicação Geográfica Protegida, atribuído pela União Europeia, que garante a autenticidade da pastelaria e a qualidade dos seus ingredientes.

O famoso doce é moldado pelos pasteleiros locais na forma de conchas, peixes ou amêijoas, inspirados na  cultura piscatória da localidade.

4. Salame de Chocolate

Foto: Vincenzo De Bernardo/Shutterstock

Embora tenha cara de morcela, esse “salame” crocante de chocolate com biscoitos triturados é o  deleite favorito das crianças portuguesas.

É feito com bolacha de tipo Maria quebrada, cacau, ovos e manteiga, em forma de salame, podendo ainda ser incrementado com avelãs, amêndoas ou pistaches, que são adicionados para dar crocância e sabor.

O doce pode parecer meio rústico, com pouca sofisticação, mas é tão gostoso que ninguém se importa com sua aparência.

5. Travesseiro de Sintra

Foto: Casa Piriquita/Facebook

É uma massa folhada em forma de palito recheada com creme de ovos e amêndoas. Como o próprio nome indica, você encontra o doce na vila de Sintra, situada a 30 minutos de Lisboa. A pastelaria Casa Piriquita, em Sintra, é considerada o melhor local para saborear o famoso “travesseiro” de Sintra.

6. Pão de Ló

Foto: Natalia Mylova/Shutterstock

Tipicamente preparado nos feriados católicos, é um doce com ingredientes bem simples, como farinha, ovos e açúcar, mas cujo resultado é delicioso. Muitas vezes, o pão de ló é mal cozido para proporcionar aquela cremosidade por dentro que se pode comer de colher.

7. Pampilho

Foto: Alex Bresler

O Pampilho é um bolo doce originário de Santarém, cidade que fica a uma hora de Lisboa e que já foi a segunda cidade do reino.

Esse doce característico lembra um “pampilho”, que é a vara com que os vaqueiros portugueses (os campinos) utilizam seus rebanhos pelos campos da região.

Esse doce tradicional é uma espécie de pão de ló fino enrolado em uma forma alongada e com um recheio doce de gema de ovo, açúcar e canela.

Embora você encontre pampilhos em Lisboa, os melhores e mais tradicionais você encontra na pastelaria Bijou, que fica no coração da cidade, no Largo do Seminário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *