Os 10 castelos mais belos de Portugal

Espalhados pelo país, no alto de colinas rochosas, os castelos portugueses são uma pequena porém importante parte do vasto patrimônio histórico de Portugal. A não perder, os 10 mais belos e encantadores castelos portugueses.

Palácio Nacional da Pena

© Luis Elvas / Alamy Stock Photo

Devido à sua aparência colorida e localização imponente no topo da colina mais alta da vila de Sintra, o Palácio Nacional da Pena é o castelo mais famoso de Portugal.

A história do belo palácio remonta à Idade Média, quando foi construída uma capela dedicada à Senhora  da Pena. A fachada do palácio é notável, mesclando detalhes dos estilos de arquitetura mourisca e manuelina.

O design inteligente do edifício garante que seja visível de qualquer lugar das florestas e jardins circundantes.

Torre de Belém

© Fabiano Mesquita / Alamy Stock Photo

Datada do século 16, a Torre de Belém se tornou uma prisão durante a invasão espanhola de Portugal, mantendo nas suas masmorras dissidentes políticos e criminosos de alta classe.

Adornada com os símbolos da casa de D. Manuel I, a Torre de Belém protegia a capital portuguesa dos ataques dos piratas e estados vizinhos, sendo hoje uma grata recordação do antigo poder dos portugueses nos oceanos e mares.

Castelo dos Mouros

© Sean Hsu / Alamy Stock Photo

Uma escadaria de pedra íngreme leva ao Castelo dos Mouros no topo da colina, que é uma das fortalezas mais antigas preservadas em Portugal.

Essa fortificação moura no topo de uma colina íngreme foi construída para sobreviver a longos cercos dos inimigos, com um reservatório de água potável no seu interior.

Suba até o alto de suas muralhas para se deliciar com as vistas impressionantes para os belos vales que se estendem em direção ao Oceano Atlântico.

Castelo de Guimarães

© Michel & Gabrielle Therin-Weise / Alamy Stock Photo

Uma das mais importantes fortalezas medievais do norte de Portugal, o castelo de Guimarães foi construído no século 10, se tornando mais tarde a residência oficial de Henrique de Borgonha, Conde de Portugal, pai do primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques.

O castelo sobreviveu à batalha de São Mamede, em 1128, que deu a vitória a Afonso Henriques, significando o ponto de partida de um Portugal independente e tendo sido apelidado de “berço da nação portuguesa”.

Castelo de Almourol

© Image Professionals GmbH / Alamy Stock Photo

Datado do século 12, essa castelo de arenito é uma das fortalezas mais pitorescas de Portugal, situado no topo de uma pequena ilha rochosa no meio do rio Tejo. É amplamente aceito que o nome do castelo deriva da palavra “almorolan”, que em árabe significa “pedra alta”.

Castelo de Tomar

© dbimages / Alamy Stock Photo

Outrora pertencente à Ordem dos Cavaleiros Templários, o castelo de Tomar foi edificado com a missão original de proteger as terras portuguesas das invasões mouriscas. Com a dissolução da ordem pelo papa Clemente V, em 1312, o castelo acabou se tornando a residência de Manuel I, no século 15, quando foram acrescentadas aos castelo graciosas decorações em estilo manuelino.

Castelo de Óbidos

© Sofia Pereira / StockPhotosArt – Castelos / Alamy Stock Photo

O Castelo de Óbidos um belo exemplo de fortificação bem preservada, com uma construção que remonta à presença dos romanos em Portugal.

Hoje, é possível pernoitar no castelo, que virou um romântico hotel numa das vilas medievais mais bonitas do país, totalmente cercada por muralhas.

Castelo de Belver

© Witold Skrypczak / Alamy Stock Photo

Situado no Alentejo, o Castelo de Belver é um dos castelos mais completos da arquitetura militar medieval, que simboliza a luta pela independência do país e a conquista do território aos mouros, na chamada Reconquista Cristã.

Ao longo dos séculos, a fortaleza manteve-se inalterada, mantendo a sua construção militar arcaica do período medieval.

Castelo de Évora Monte

© Zoonar GmbH / Alamy Stock Photo

Situada no alto de uma montanha no Alentejo, Évora Monte é uma pitoresca vila histórica, com o seu imponente castelo sendo visto de longe, localizado no centro de uma vila fortificada com mais de 7 séculos de história.

O Castelo de Évora Monte foi utilizado como residência de verão por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, que lá descansava ao lado de sua esposa, a rainha Mafalda de Saboia.

Castelo de Viana do Alentejo

© CS-PT / Alamy Stock Photo

Uma das fortalezas mais bonitas de Portugal, o castelo de Viana do Alentejo é ainda pouco conhecido dos turistas. Considerado uma das mais importantes fortificações do final do período gótico, o castelo funciona como o ponto principal de onde irradiam as várias ruas da vila.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *