Quem viajar a Portugal irá encontrar o Galo de Barcelos em qualquer lugar, especialmente nas lojas turísticas de norte a sul do país.
Mas, afinal, o que é esse famoso galo e por que razão ele está em todos os lugares? Conheça a lenda por trás do Galo de Barcelos e o que ele simboliza.
A Lenda do Galo de Barcelos
Existem muitas versões sobre como o Galo de Barcelos se tornou um símbolo nacional. Porém, há uma lenda que vem sendo transmitida de geração em geração. Vamos à ela.
Nos tempos medievais, um crime foi cometido na cidade de Barcelos e os culpados não foram encontrados.
No entanto, por volta da mesma época, um peregrino da província espanhola da Galiza estava passando pelo lugar. Apesar de suas alegações de inocência, o peregrino foi acusado de ter cometido o crime, tendo sido condenado à forca.
Pouco antes de ser enforcado, o homem implorou para ser levado ao juiz que o havia sentenciado.
Perante o juiz, o peregrino mais uma vez alegou sua inocência. Clamando por sua vida, o pobre homem chegou ao ponto de apontar para um galo assado que estava em uma travessa na mesa à sua frente, alegando que o galo voltaria à vida e cantaria sua inocência.
As alegações do peregrino foram recebidas com risos zombeteiros e o homem foi imediatamente levado ao cadafalso.
No entanto, para a surpresa de todos os presentes, o galo morto ressuscitou a começou e cantar. O juiz saiu correndo em direção à forca, acreditando finalmente na inocência do peregrino, que foi assim posto em liberdade.
Muitos anos se passaram e um dia o peregrino regressou à vila de Barcelos, onde erigiu um monumento em cruz de pedra dedicado à Virgem Maria e São Tiago, chamado de “Cruzeiro do Senhor do Galo”, e que hoje é a principal peça no museu arqueológico da cidade.
Como o galo se tornou símbolo nacional?
Diz-se que o artesão Domingos Côto foi o primeiro a transformar em objeto a lenda do galo de Barcelos. O seu primeiro galo foi feito de barro, mas, com o sucesso de sua obra, outros artesão passaram a copiar o seu trabalho, imortalizando o galo em cerâmica, madeira e gravado em suvenires.
Curiosamente, um dos principais responsáveis pela divulgação do galo de Barcelos como símbolo nacional de Portugal foi o ditador António Salazar, que foi primeiro-ministro de Portugal de 1932 a 1968. Foi o ditador quem declarou o galo de Barcelos como símbolo oficial de Portugal.
O que o galo de Barcelos simboliza?
Diz-se que o galo simboliza: fé, honestidade, justiça e sorte. Acredita-se que ter um galo destes em casa irá atrair boa sorte e felicidade.
5 suvenires do Galo de Barcelos que você pode comprar em Portugal
De chaveiros, toalhas de mesa a utensílios de cozinha, é possível adquirir o versátil galo de todas as formas e tamanhos.
Confira abaixo algumas dos suvenires mais populares do Galo de Barcelos que você irá encontrar em Portugal.
1. Estatueta clássica
A estatueta do Galo de Barcelos é o suvenir mais comum. Pintada em cores vivas, você encontra a estatueta em todos os tamanhos, sendo essa uma boa recordação para levar para casa.
2. Toalha de mesa
Outra forma muito popular de incorporar o Galo de Barcelos nos suvenires é através de bordados.
Você vai encontrar o galo bordado tanto em toalhas de mesa como também em lenços, toalhas, guardanapos e pegadores de panela.
3. Caixa de madeira
Embora o galo seja comumente esculpido em madeira ou cerâmica, uma das maneiras de levar uma destas lembranças para casa é no formato de caixas de madeira, utensílios de cozinhas ou quebra-cabeças.
4. Azulejos
Os azulejos com o Galo de Barcelos estampado são também uma boa pedida. Como muitas casas e edifícios portugueses são cobertos com azulejos pintados à mão, a tendência se espalhou para outros objetos, como imãs e toda sorte de itens decorativos.
5. Bijuterias
O Galo de Barcelos marca presença em todo tipo de bijuterias, desde colares, anéis e pulseiras. Uma boa dica de presente feminino são brincos ou braceletes com todo tipo de símbolos portugueses, onde o galo marca a sua presença.
Onde fica Barcelos?
Barcelos é uma cidade da província do Minho, no norte de Portugal, sendo frequentemente procurada por turistas que procuram desfrutar de uma vila medieval com muito charme, história e cultura.
Conhecida por seu artesanato, especialmente a cerâmica, as lembranças do galo são abundantes nas sinuosas ruas calcetadas da cidade.
Além dos tradicionais galos pintados à mão, os caçadores de suvenires podem encontrar muitos outros itens cobiçados, incluindo as cestas de junco regional e figuras religiosas.
Além do artesanato, Barcelos é conhecida pelo seu patrimônio histórico, pois é um lugar que existe desde o tempo de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.
Torre do Cimo da Vila
Edificada no século 15, esta é a última das três torres da primitiva muralha que protegia a povoação. Essa enorme torre se encaixava em vários edifícios, tendo sido usada inicialmente proteger a cidade. Na década de 1930, foi transformada em prisão, mas hoje é um centro de artesanato local.
Museu de Olaria
Além das famosas estatuetas do Galo de Barcelos, a cidade é também conhecida pelas suas figurinhas cômicas, com características exageradas, que representam figuras religiosas, músicos folclóricos e trabalhadores do campo.
Este museu abriga muitas das figuras criadas ao longo dos anos, incluindo os trabalhos da famosa ceramista Rosa Ramalho, que viveu em Barcelos toda a sua vida até falecer em 1977.
Igreja Matriz de Barcelos
A igreja matriz remonta ao século 11, tendo sido construída durante a transição do estilo românico para o gótico. A principal característica do templo é um grande arco, que fica sob uma enorme rosácea com belos vitrais que representam Jesus e os doze apóstolos.
Além disso, você irá encontrar uma enorme estátua do Galo de Barcelos no gramado do lado de fora da igreja.