O Comboio Real Português, no Museu do Entroncamento

Quem for visitar o Convento de Cristo, em Tomar, pode dar uma passadinha no Entroncamento para conhecer o Comboio Real Português, a locomotiva a vapor dos reis portugueses que está exposta no Museu Nacional Ferroviário.

Este trem (comboio em português lusitano) do século 19 é “uma das grandes referências da história ferroviária nacional e uma peça única a nível mundial”, como se pode ler na ficha informativa da CP – Comboios de Portugal sobre esta peça de museu.

O Comboio Real serviu a família real portuguesa entre 1862 e 1910 e era formada e dois luxuosos vagões que recordam a suntuosidade dos antigas carruagens reais.

Um pouco de história

A história dos caminhos de ferro portugueses teve início na segunda metade do século 19, com a primeira viagem se realizando em 28 de outubro de 1856, quando foi inaugurado o troço entre Lisboa e o Carregado, num percurso de 37 Km.

Entre o material exposto no museu ferroviário, o Comboio Real merece especial destaque. Símbolo da evolução e do progresso, bem como pela segurança e rapidez na deslocação, todos os monarcas ou chefes-de estado europeus tinham o seu comboio real – ou presidencial. Portugal não era exceção.

O trem real português é composto por quatro veículos: a locomotiva D. Luiz e o respectivo tender; o Salão D. Maria e o Salão do Príncipe. A locomotiva e o tender são uma peça única, que foi construída em 1862 para a Exposição  Internacional de Londres, tendo sido agraciada com a medalha de ouro.

Fabricada em Manchester, na Inglaterra, pelo fabricante Beyer Peacock & Co., em 1862, a locomotiva foi frequentemente utilizada pela família real portuguesa nas deslocações a Vila Viçosa, onde ficava a residência real de férias.

Em setembro de 1863, a locomotiva rebocou o comboio inaugural da Linha do Leste, entre Lisboa e a fronteira com a Espanha, perto de Elvas.

Depois da implantação da república, a locomotiva efetuou comboios suburbanos na Linha do Sul, estando em serviço até 1923.

O Salão D. Maria Pia foi concluído em 1858 pelo fabricante belga Compagnie Générale de Matériels de Chemin de Fer, Bruxelas, e oferecido pelo rei Vitor Emanuel, de Itália, pai de  D. Maria, como dote de casamento da filha com o rei D. Luís I, em 1861.

O Salão do Príncipe foi concluído em 1877 pela Ibbotson Brothers & Co. Limited, Sheffield, Inglaterra, e foi oferecido pela rainha D. Maria Pia ao príncipe D. Carlos por ocasião do seu 14º aniversário. A primeira viagem ocorreu nesse mesmo ano por ocasião da inauguração da Ponte Maria Pia, no Porto.

Esses dois vagões foram frequentemente utilizados pela família  real portuguesa. Após a implantação da república, em 1910, e o fim da monarquia, foram resguardados para evitar a sua destruição.

Em 1852, no âmbito do Centenário da Inauguração dos Caminhos de Ferro Portugueses, o Comboio Real foi submetido a profunda intervenção de conservação e restauro nas Oficinas Gerais do Barreiro.

Em 1979, foi transferido para o Núcleo Museológico de Santarém, tendo sido deslocado para o Entroncamento em 2010.

Naquele mesmo ano, após novos trabalhos de restauro e conservação, integrou a exposição de Viagens Reais Europeias no Museu Ferroviário de Utrecht, Holanda, onde foi a vedeta da exposição, tendo depois regressado ao Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.

Como chegar ao Entroncamento

O Entroncamento é uma cidade localizada a cerca de 120 km a norte de Lisboa, em Portugal. Existem várias maneiras de chegar ao Entroncamento a partir de Lisboa, dependendo de onde você está vindo.

  • Trem: a maneira mais fácil de chegar ao Entroncamento a partir de Lisboa é de trem. A cidade é um importante hub ferroviário em Portugal, com conexões para outras cidades do país. Os trens partem da estação de comboios do Oriente, que fica no Parque das Nações, em Lisboa. A viagem de trem leva cerca de 1 hora e 15 minutos e os bilhetes podem ser comprados online ou nas bilheterias da estação.
  • Carro: você pode chegar ao Entroncamento de carro pela autoestrada A1, que liga Lisboa a Porto. A viagem leva cerca de 1 hora e 15 minutos, dependendo do trânsito. É preciso pegar a saída para o Entroncamento e seguir as placas indicativas.
  • Ônibus: também é possível chegar ao Entroncamento de ônibus a partir de Lisboa. As empresas de ônibus Rede Expressos e Rodoviária do Tejo operam linhas regulares que ligam as duas cidades. A viagem de ônibus leva cerca de 1 hora e 30 minutos e os bilhetes podem ser comprados online ou nas bilheterias das empresas.

Independentemente do meio de transporte que escolher, é importante lembrar que o Entroncamento é uma cidade pequena e não tem muitas opções de transporte público. Por isso, é melhor planejar sua viagem com antecedência para evitar contratempos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *