Onde comer na cidade do Porto

Ao visitar a cidade do Porto, é impossível não se deliciar com sua gastronomia. Além dos pratos clássicos portugueses, como o bacalhau, frutos do mar, vinhos e doces famosos em todo o mundo, a região Norte oferece a famosa “mesa farta” típica de Portugal.

Embora seja possível encontrar pratos portugueses clássicos em tascas e restaurantes na cidade, o foco aqui é destacar algumas delícias típicas da região norte.

Onde comer comida tradicional no Porto

O Porto é um destino imperdível para os amantes da culinária tradicional portuguesa. Quando se trata de pratos típicos, o caldo verde é um dos mais populares e é frequentemente servido como entrada em tascas portuenses. É uma sopa preparada com couve, batatas e chouriço, e vale a pena experimentar especialmente em dias mais frios.

A comida no norte de Portugal é geralmente mais substanciosa devido ao clima. Pratos como Cozido à Portuguesa, Galo à Bordalesa, Galinha à Cabidela, Tripas à Moda do Porto, rojões e assado de cabrito são alguns exemplos de pratos típicos da região.

A Francesinha, um prato à base de pão recheado com carne, linguiça, queijo e molho, é outro item obrigatório para experimentar.

Há muitos restaurantes na Ribeira do Porto

Para saborear essas iguarias, os visitantes podem escolher entre os muitos restaurantes tradicionais no Porto. O Rápido, próximo à Estação São Bento, Adega São Nicolau, (junto à Ribeira), Taberna D’Avó, O Buraco, Cozinha do Manel, Taberna Santo António e Casa Nanda são algumas opções altamente recomendadas.

Em Gaia, a Taberninha do Manel é conhecida pelos pratos bem servidos e está localizada próxima ao Douro. É aconselhável fazer reserva para garantir uma mesa, ou chegar cedo, especialmente na alta temporada, para evitar filas.

Existem outros estabelecimentos clássicos na cidade do Porto que oferecem especialidades únicas e muito conhecidas entre turistas e locais. Entre eles, destacam-se a Casa Guedes e a Cervejaria Gazela.

A Casa Guedes, localizada na Praça dos Poveiros, é famosa pelo seu sanduíche de pernil, que é feito com pão quentinho, fatias de pernil desfiado e queijo Serra da Estrela derretido.

Já na Cervejaria Gazela, o destaque é o “cachorrinho”, um pão baguete recheado com linguiça, salsicha, queijo e molho apimentado. Essas duas opções são ideais para saciar a fome em um lanche rápido.

Onde comer frutos do mar no Porto

Se você é um apreciador de frutos do mar, o Porto é o lugar perfeito para você. Afinal, a cidade está situada bem próxima ao Oceano Atlântico e é conhecida por sua excelente gastronomia.

O cardápio local oferece uma grande variedade de pratos preparados com peixes e frutos do mar, incluindo o polvo, o bacalhau e a lampreia, que é um peixe com uma aparência semelhante à da enguia.

Um lugar que você não pode deixar de visitar é a Adega São Nicolau, localizada perto da Praça da Ribeira, uma área movimentada com uma vista maravilhosa para o Rio Douro.

Essa adega é famosa por seus bolinhos de bacalhau, filetes de polvo com arroz de polvo e o Polvo à Lagareiro, além do Galo à Bordalesa, que é um dos seus pratos mais populares. Vale a pena reservar com antecedência para garantir sua mesa.

Arroz de polvo com pataniscas de polvo

No restaurante Taberna D’Avó, tivemos a oportunidade de experimentar o Bacalhau à Zé do Pipo, que consiste em um prato de bacalhau acompanhado por um delicioso purê de batatas.

Podemos dizer com ousadia que foi o melhor prato de bacalhau que já comemos em Portugal. As pataniscas de Bacalhau (bolinhos feitos com lascas de bacalhau) acompanhadas de arroz e tomate também são um clássico desta casa, que recomendamos sem hesitação.

Bacalhau à Zé do Pipo

No Golden Catch, em Vila Nova de Gaia, é possível encontrar um cardápio moderno e repleto de delícias do mar, além de uma vista privilegiada para a Ponte D. Luís I e o rio Douro.

O destaque da casa é a mariscada, um prato generoso e farto, perfeito para compartilhar com amigos e família. Entre as opções de frutos do mar, estão ostras, camarão, mexilhão, lagostins e molhos variados.

O restaurante está localizado dentro do complexo de museus WOW e também oferece lugares na esplanada.

Se estamos falando de frutos do mar, não podemos deixar de mencionar Matosinhos, uma cidade litorânea perto do Porto. Lá, muitos dos pratos são preparados na brasa, nas calçadas em frente aos restaurantes, como acontece em O Valentim. Outros destinos praianos clássicos incluem O Lusitano e O Gaveto, famoso pelo seu ensopado de lampreia.

Onde comer Francesinha no Porto

A Francesinha é um prato típico do Porto que os visitantes não podem deixar de provar. Embora seja um sanduíche, é capaz de saciar a fome de um leão. É encontrada em quase todos os restaurantes da cidade e sua receita é uma versão adaptada do croque monsieur francês, acrescida de vários ingredientes.

A Francesinha consiste em um sanduíche recheado com diversos tipos de carne, como presunto, salsicha, linguiça, bife, e queijo derretido por cima. É servido com muito molho (às vezes um pouco picante) ao redor e geralmente acompanhado de batatas fritas.

Embora os restaurantes que servem a melhor Francesinha do Porto não revelem suas receitas, cada um tem um toque especial, como um ovo frito por cima. Entre os lugares mais procurados pelos locais para degustar a iguaria estão o O Golfinho, Café Santiago, O Afonso, Cervejaria Brasão e Lado B Café.

Restaurantes contemporâneos no Porto

O Porto é conhecido por sua gastronomia tradicional, mas também possui uma ampla variedade de restaurantes contemporâneos, internacionais e autênticos.

O Boa-Bao é especializado na culinária do Sudeste Asiático, com muitos sabores picantes. Se você está procurando pizza napolitana com ingredientes de qualidade, o Antonio Mezzero é uma ótima opção.

Para petiscos japoneses, o Shiko é uma escolha certa. O Il Basilico é um restaurante italiano com um cardápio delicioso e variado. Se você estiver com vontade de um bom churrasco, o restaurante argentino Belos Aires é uma excelente escolha.

No complexo WOW em Vila Nova de Gaia, há diversas opções gastronômicas. O PIP oferece pratos simples, como hambúrgueres, pizzas e saladas, enquanto o Root&Vine é voltado para vegetarianos.

O T&C oferece clássicos da culinária portuguesa, incluindo a famosa francesinha. O 1828 tem um cardápio repleto de carnes de alta qualidade e vistas deslumbrantes da cidade do Porto.

O Barão Fladgate serve pratos autorais com um menu sofisticado que inclui ovas, espumas, caviar e outros ingredientes requintados.

Majestic Café e outras confeitarias no Porto

Nada melhor do que fazer uma pausa na programação para tomar um café e se deliciar com um doce. Afinal, estamos de férias! A cafeteria mais famosa e turística do Porto é, sem dúvida, o Majestic Café. Lá, a dupla mais pedida é a rabanada com um cimbalino, como é chamado o café expresso no Porto.

Mas se você quiser adoçar seus dias ao estilo portuense e economizar um pouco, há pelo menos mais duas opções que recomendamos. A primeira é a Leitaria Quinta do Paço, famosa por ter “a melhor éclair de Portugal”. A éclair, de origem francesa, é a famosa bomba recheada com os mais diversos sabores. Vale a pena experimentar!

Localizada ao lado da Leitaria Quinta do Paço, encontra-se a Padaria Ribeiro (imagem acima), uma das mais antigas do Porto.

Sua vitrine é repleta de doces e salgados irresistíveis, que podem facilmente tirar qualquer um da dieta: empada de vitela, sanduíches, croissants, pastéis de nata, rabanadas, biscoitos tradicionais, tortas e bolos.

E o melhor de tudo é que seus preços são muito mais acessíveis do que os lugares mais turísticos da cidade. E quanto ao sabor, nem precisamos dizer nada!

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *