O que pensam os portugueses sobre os brasileiros: mitos e verdades

Falar sobre a opinião dos portugueses acerca dos brasileiros é um assunto delicado e controverso, uma vez que envolve questões pessoais e subjetivas.

No entanto, devido ao interesse que essa questão desperta em muitas pessoas, realizamos uma pesquisa com o objetivo de produzir um texto sobre o tema.

É possível encontrar tanto mitos quanto verdades, porém é importante lembrar que opiniões são individuais e cada pessoa tem a sua própria visão a respeito.

Saiba a opinião dos portugueses sobre os brasileiros

Se você reside ou planeja morar em Portugal, é natural ter curiosidade sobre a opinião dos portugueses acerca dos brasileiros que vivem no país. Essa questão é uma das que mais gera discussões entre brasileiros que moram em Portugal.

Neste texto, buscaremos esclarecer essa dúvida, mas é importante ressaltar que as opiniões aqui expostas não representam a totalidade da população portuguesa.

Para escrever esse artigo, nos baseamos em conversas com amigos e conhecidos, além de apresentarmos nossa própria perspectiva.

Vale lembrar que a opinião de um português sobre os brasileiros pode variar de acordo com a idade e a geração a que pertence. A cultura e mentalidade portuguesas têm passado por mudanças significativas nos últimos anos, e a aceitação de novas culturas tem crescido.

Entretanto, ainda existem pessoas que não evoluíram em relação a essa questão e demonstram uma atitude menos positiva em relação à imigração de outros povos.

Opinião dos portugueses sobre os brasileiros: mitos

Ao discutir a opinião dos portugueses em relação aos brasileiros, é importante distinguir fatos de mitos. Muitas opiniões ultrapassadas ainda fazem parte do pensamento de pessoas de gerações passadas.

A seguir, destacaremos alguns mitos comuns sobre a opinião dos portugueses acerca dos brasileiros.

Mito 1: as brasileiras são todas prostitutas

No passado, muitas imigrantes brasileiras em Portugal trabalhavam em prostíbulos, o que gerou a crença equivocada de que todas as brasileiras eram profissionais do sexo.

Embora essa visão tenha sido presente por um longo período na mentalidade portuguesa, hoje em dia ela não faz mais parte do pensamento predominante.

Apesar de que algumas pessoas ainda possam manter essa crença, especialmente indivíduos mais velhos, os portugueses mais jovens têm uma compreensão mais ampla da realidade e não compartilham dessa visão estereotipada.

Mito 2: os brasileiros são malandros

O personagem Zé Carioca, criado por Walt Disney, ajudou a difundir o estereótipo do ‘brasileiro malandro’

Outro mito comum sobre a opinião dos portugueses em relação aos brasileiros é que eles são malandros e não podem ser confiáveis.

No entanto, essa é uma visão ultrapassada que não é compartilhada pelo pensamento predominante atualmente, especialmente entre os portugueses mais jovens.

Atualmente, os portugueses têm reconhecido que os brasileiros são trabalhadores e estão em Portugal em busca de uma melhor qualidade de vida.

Mito 3: as brasileiras querem roubar os maridos das portuguesas

Embora antigamente fosse comum os portugueses frequentarem prostíbulos onde conheciam muitas brasileiras, e eventualmente alguns se apaixonavam por elas e deixavam suas esposas portuguesas, isso não significa que todas as brasileiras queriam roubar maridos portugueses.

Esse mito é resultado de uma generalização feita pelas esposas portuguesas que se sentiram traídas e acabaram associando todas as brasileiras à essa prática.

No entanto, atualmente, essa ideia não é mais tão difundida entre os portugueses, e a maioria considera esse mito como ultrapassado e não condizente com a realidade.

As “mães de Bragança”

O episódio das ‘Mães de Bragança’ virou série televisiva em Portugal

Em 2003, na cidade de Bragança, no norte de Portugal, surgiu o movimento “Mães de Bragança”. O objetivo desse movimento era expulsar cerca de 300 prostitutas brasileiras que haviam se instalado na cidade de repente.

Naquela época, a população da cidade era de menos de 28.000 habitantes. As prostitutas brasileiras se prostituíam ou faziam companhia a homens em bares locais, muitos dos quais casados e com filhos.

As esposas desses homens organizaram o movimento “Mães de Bragança” com o objetivo de expulsar as recém-chegadas que, segundo elas, ameaçavam acima de tudo o sustento de seus filhos.

O caso ganhou destaque na mídia da época e foi capa da revista Time, com o título “O novo bairro da prostituição europeu”, o que gerou o temor na população de que o nome da cidade ficasse permanentemente associado à prostituição.

A polícia realizou dezenas de operações para mediar o caso, resultando no fechamento de 4 casas de prostituição, 6 pessoas condenadas a penas de prisão e dezenas de prostitutas brasileiras repatriadas por estarem em situação ilegal em Portugal.

Opinião dos portugueses sobre os brasileiros: verdades

Agora que abordamos os mitos acerca da opinião dos portugueses sobre os brasileiros, podemos passar para a parte mais interessante: as verdades.

1. Opinião dos portugueses sobre os brasileiros: alegria

Ao perguntar aos portugueses o que pensam dos brasileiros, é comum ouvir que somos um povo extremamente alegre. O senso de humor é uma característica marcante e raramente somos vistos reclamando da vida.

Quando questionados sobre como estão, geralmente respondemos com um “tudo bem” entusiasmado. Para os portugueses, essa nossa disposição para alegria pode ser um pouco surpreendente, já que eles tendem a ser mais reservados e sérios em comparação aos brasileiros.

2. Os brasileiros são barulhentos

Uma das opiniões mais comuns dos portugueses sobre os brasileiros é que somos muito barulhentos. Isso pode ser atribuído em parte à nossa cultura, que tende a ser mais expansiva e expressiva.

Os brasileiros tendem a falar com gestos e entonações de voz elevadas, o que pode ser visto como um comportamento exagerado para os portugueses, que geralmente têm um estilo mais contido e discreto.

Embora a nossa natureza barulhenta possa ser encarada como algo engraçado e positivo em algumas situações, ela pode ser um problema quando estamos em lugares públicos ou em ambientes compartilhados, como prédios residenciais.

Isso pode causar desconforto para os outros moradores ou até mesmo conflitos, especialmente se não houver um senso comum sobre como respeitar o espaço e a privacidade de cada um.

Infelizmente, essa reputação de sermos barulhentos pode gerar preconceito e discriminação em algumas situações, como na busca por um apartamento para alugar.

Alguns proprietários de imóveis podem ter receio de alugar para brasileiros, acreditando que eles causarão problemas com barulho e perturbarão a tranquilidade dos vizinhos.

3. Muita energia

Segundo a opinião dos portugueses, os brasileiros possuem uma energia invejável. Estamos sempre prontos para encarar qualquer desafio e não nos deixamos abalar facilmente pelas dificuldades.

Essa característica pode ser vista no nosso jeito de ser, onde valorizamos muito o otimismo e a positividade.

Os brasileiros também são conhecidos por serem muito prestativos e solidários. Estamos sempre dispostos a ajudar as pessoas, mesmo que isso signifique fazer um trabalho que não gostamos tanto.

Para nós, o importante é contribuir de alguma forma para o bem-estar da comunidade.

Essa energia contagiante dos brasileiros pode ser vista em diversas situações, desde as comemorações mais animadas até nos momentos mais difíceis. É comum vermos brasileiros dançando, cantando e se divertindo em festas e eventos, espalhando alegria para todos ao redor.

No entanto, essa energia pode ser vista de maneira negativa pelos portugueses em alguns momentos.

Isso porque, em alguns casos, os brasileiros podem ser considerados excessivamente agitados e barulhentos, o que pode gerar incômodo para os demais moradores.

É importante, portanto, que os brasileiros se adaptem ao novo ambiente e respeitem as regras e normas locais.

4. Os brasileiros são divertidos

Os brasileiros são frequentemente descritos como um povo animado e alegre, tanto em Portugal quanto em muitas outras partes do mundo.

Para os brasileiros, qualquer ocasião é uma oportunidade para se divertir, festejar e aproveitar a vida. Eles são ótimos anfitriões e adoram organizar reuniões e celebrações sempre que possível.

Essa mentalidade difere um pouco do estilo de vida português, que pode ser visto como mais reservado e sério em comparação com os brasileiros.

Essa diferença cultural costuma surpreender os portugueses de forma positiva, e muitas vezes acaba sendo motivo de admiração e respeito pela alegria e entusiasmo dos brasileiros.

5. Os brasileiros não falam português

É comum entre os portugueses a percepção equivocada de que os brasileiros não falam português, mas sim uma língua distinta que eles se referem como “brasileiro”.

Essa crença é muitas vezes reforçada pela imitação do sotaque brasileiro, o que pode ser percebido como um gesto de desprezo ou chacota por alguns brasileiros.

Embora as diferenças regionais entre o português falado no Brasil e em Portugal existam, ambas as formas de língua são igualmente válidas e reconhecidas internacionalmente como variações do português.

Infelizmente, essa percepção incorreta pode prejudicar a comunicação entre os falantes de português do Brasil e de Portugal, e é importante trabalhar na educação e na conscientização para eliminar esses estereótipos linguísticos.

6. Muito religiosos

Embora Portugal seja um país bastante religioso, muitos portugueses se surpreendem com a devoção religiosa dos brasileiros e costumam descrever os brasileiros como um povo extremamente religioso.

A religião tem uma presença forte na cultura brasileira, que é marcada por diversas manifestações religiosas, como a celebração da Semana Santa e o culto a santos populares.

A influência da religião também é evidente em muitos aspectos da vida diária dos brasileiros, como nas crenças e valores pessoais, nas práticas sociais e na linguagem cotidiana.

Essa devoção religiosa pode parecer exagerada ou incompreensível para alguns portugueses, mas para os brasileiros, a religião é uma parte importante de sua identidade e uma forma de expressar sua fé e devoção.

7. O brasileiro é “desenrascado”

Os brasileiros são conhecidos por sua habilidade em lidar com situações difíceis e encontrar soluções rápidas para os problemas. Eles são considerados desenrolados, ou seja, têm a capacidade de se virar em qualquer situação. Em português lusitano, o “desenrolado” se traduz por “desenrascado”.

Essa habilidade é vista tanto no discurso quanto nas ações dos brasileiros. Ao contrário dos portugueses, que muitas vezes gastam muito tempo planejando antes de agir, os brasileiros são mais propensos a agir imediatamente para alcançar seus objetivos.

Embora possa parecer falta de planejamento para alguns, essa ação imediata muitas vezes traz resultados positivos. Os portugueses podem se surpreender com a forma como os brasileiros resolvem rapidamente as coisas, mas geralmente ficam impressionados com os resultados alcançados.

Em suma, a habilidade dos brasileiros em lidar com situações difíceis e encontrar soluções criativas pode ser vista como um exemplo a ser seguido pelos portugueses.

8. O brasileiro podia se incluir mais na sociedade portuguesa

Alguns brasileiros em Portugal, por opção ou talvez por receio, têm dificuldade em se integrar completamente na sociedade portuguesa ou em se relacionar com membros de outros países, e tendem a criar grupos que se apoiam mutuamente, assim como os chineses fazem.

Isso pode ser resultado da cultura portuguesa, que pode não ser tão receptiva à internacionalização e ainda mantém muito orgulho de seus costumes, hábitos, gastronomia, valores e festas, especialmente entre os mais velhos.

Há um sentimento de que a cultura portuguesa é superior a outras culturas, o que não é verdade. É importante lembrar que a integração na sociedade local pode enriquecer a experiência de viver em um país estrangeiro, oferecendo oportunidades de aprendizado cultural e crescimento pessoal.

9. Dificuldade em confiar no médico e na saúde em Portugal

De acordo com um amigo que é profissional de saúde, muitos brasileiros têm dificuldade em confiar nos médicos e farmacêuticos em Portugal.

Em vez disso, preferem que um médico no Brasil envie uma receita ou recomendação de medicamento. Em geral, os brasileiros são desconfiados e, em alguns casos, pesquisam alternativas na internet.

Uma situação difícil ocorre quando um médico no Brasil prescreve um medicamento com um nome que não existe em Portugal. Leva tempo para convencer o paciente de que o medicamento é o mesmo.

Apesar desses desafios, os brasileiros são pacientes muito simpáticos. É possível que essa desconfiança seja resultado de diferenças culturais na forma como a saúde é tratada no Brasil e em Portugal.

Os brasileiros podem ter mais familiaridade com determinados medicamentos e tratamentos, e podem não confiar facilmente em algo que não conhecem.

10. Jogador de futebol

O futebol é uma paixão em comum entre Brasil e Portugal, e os brasileiros têm uma forte presença no cenário futebolístico português. Isso se deve não só à qualidade dos jogadores, mas também à fama de habilidosos e criativos que os brasileiros possuem quando se trata de futebol.

Muitos jogadores brasileiros são contratados por clubes portugueses e se destacam nas competições, sendo reconhecidos pela torcida e pelos adversários.

Essa presença também é vista na seleção portuguesa, com a naturalização de alguns jogadores brasileiros que se destacaram no país. Além disso, é comum ver a torcida brasileira presente nos estádios portugueses, acompanhando os jogos dos clubes e da seleção brasileira.

Dificuldade em mudar de país é geral

A dificuldade em mudar de país não é exclusiva dos brasileiros, mas sim um desafio enfrentado por qualquer pessoa que se mude para um novo lugar.

É natural querer levar consigo um pouco de sua cultura e tradições, já que elas fazem parte de sua identidade. Porém, a mudança para outro país é uma tarefa complicada e exige muita adaptação e paciência.

Mesmo que alguém se planeje bem, tenha economias e até trabalho garantido no novo destino, ainda assim levará tempo para se adaptar à nova cultura e rotina.

É preciso aprender uma nova língua, fazer novas amizades e se acostumar com as diferenças culturais, o que pode ser um desafio emocional e mental.

Portanto, a dificuldade em mudar de país é um desafio compartilhado por todas as pessoas que passam por essa experiência, independentemente de sua nacionalidade.

É importante ter em mente que a adaptação é um processo gradual, e que é possível superar os obstáculos e se integrar com sucesso em um novo lugar.

Os portugueses gostam dos brasileiros

É indiscutível que os portugueses nutrem uma certa simpatia e admiração pelos brasileiros em diversos aspectos. Embora haja opiniões negativas sobre alguns comportamentos e hábitos dos brasileiros, no geral os portugueses apreciam a presença e a influência cultural brasileira em seu país.

A vinda dos brasileiros para Portugal tem sido vista de forma positiva por muitos portugueses, principalmente por contribuírem para a economia local, além de trazerem uma diversidade cultural enriquecedora para a sociedade portuguesa.

A presença de brasileiros em Portugal também tem gerado oportunidades de negócios e investimentos em diversos setores.

De fato, a relação entre brasileiros e portugueses tem seus altos e baixos, como em qualquer relação entre diferentes culturas e povos.

Porém, a convivência entre esses dois países tem sido marcada por uma troca cultural intensa e uma influência mútua que tem beneficiado ambas as partes.

O que mudou com o passar dos anos na opinião dos portugueses sobre os brasileiros

Com o passar dos anos, a opinião dos portugueses sobre os brasileiros mudou bastante. No passado, existia um preconceito enraizado na cultura portuguesa, que via as brasileiras como prostitutas e os brasileiros como malandros.

No entanto, com o tempo e a migração de brasileiros para Portugal em busca de novas oportunidades e uma melhor qualidade de vida, a opinião dos portugueses começou a mudar.

Hoje em dia, os brasileiros que migram para Portugal estão mais focados e preparados, com um trabalho ou estudo já em vista, o que contribuiu para uma melhor imagem dos brasileiros no país.

Além disso, os brasileiros são vistos como pessoas simpáticas, alegres e trabalhadoras, características que os portugueses admiram.

A convivência entre brasileiros e portugueses também contribuiu para a mudança de opinião, pois as diferenças culturais foram sendo compreendidas e valorizadas.

A presença de brasileiros em Portugal também ajudou a enriquecer a cultura do país, com influências na gastronomia, música e outras áreas.

Portanto, é possível afirmar que a opinião dos portugueses sobre os brasileiros mudou bastante ao longo dos anos, devido a diversos fatores como a migração, a convivência e o enriquecimento cultural.

Conclusão da opinião dos portugueses sobre os brasileiros

Em resumo, como em qualquer lugar do mundo, a opinião sobre os brasileiros em Portugal pode variar de pessoa para pessoa, e é influenciada por uma série de fatores, como experiências pessoais, valores culturais e grupo social.

No entanto, no geral, há uma percepção positiva sobre os brasileiros em Portugal, especialmente em relação à sua contribuição para a economia e cultura do país.

É importante lembrar que generalizações e estereótipos não devem ser aplicados a todos os indivíduos de um determinado grupo. É essencial tratar cada pessoa como um indivíduo único, com sua própria personalidade, história e vivências.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *