A praia do Agroal é considerada a melhor praia fluvial da região do Médio Tejo e das melhores de Portugal. De caráter rural, é famosa pelas suas águas com propriedades medicinais.
Localizada na maior nascente do rio Nabão, na freguesia de Formigais, em Ourém, está inserida numa zona verdejante de grande beleza natural. É perfeita para quem quiser dar uma esticada ao local depois de visitar o Santuário de Fátima.
Para além das famosas águas, existe no local um parque de merendas com mesas, uma esplanada e um anfiteatro ao ar livre. Pouco frequentada no inverno, no verão é o destino de muitos portugueses da região e praticamente desconhecida pelos turistas estrangeiros.
Dotada de boas infraestruturas de apoio, a praia do Agroal é muito procurada nos dias quentes de verão por suas águas gélidas, que têm a fama de serem termais.
A piscina fluvial construída para relaxar nas águas da nascente do Agroal tem uma profundidade entre 0,90 e 2,70 metros, com águas límpidas, porém, como já referimos, muito frias:
No local, existe ainda um Parque Natureza, onde é possível conhecer a hidrologia e a geomorfologia do local, assim como a fauna e a flora da região.
No vídeo abaixo uma visão completa sobre a praia do Agroal:
Propriedades medicinais do Agroal
As propriedades medicinais das águas do Agroal são conhecidas de longa data, aconselhadas para doenças gastrointestinais e de pele, de efeito prodigioso no tratamento de enterocolite e das conjuntivites, também sendo conhecidos casos de cura de certas dermatoses, especialmente eritemas, eczemas e psoríase.
A história do Agroal
Fora dos meses de verão, apenas uma família vive na praia fluvial. É a família Pardal e, se existe hoje a praia do Agroal, é por causa dela. Foi o bisavô de José Antônio Pardal o responsável pela dinamização do vale, bem como da descoberta das propriedades terapêuticas da água.
Uma das primeiras referências ao Agroal terá acontecido no “Mapa de Portugal Antigo e Moderno” (1762-63). Mas foi com a família Pardal que o local passou a ser conhecido pelas suas águas medicinais. Antigamente, só existia ali a horta do trisavô Pardal, que regava os seus cultivos com as águas oriundas da rocha calcária do vale.
No entanto, a notícia das águas medicinais foi se espalhando no boca a boca, fazendo com que, na geração seguinte, visitantes em número considerável passassem a procurar o Agroal.
Atualmente, na quinta geração da família Pardal, todo o vale ganhou uma nova vida, com infra-estruturas que procuram receber da melhor forma as mais de 40 mil pessoas que visitam a praia nos meses de verão. Alguns só querem usufruir de um dia de praia, já que o mar fica a mais de 80 km, enquanto outros procuraram o Agroal para tratar suas maleitas.
Até há pouquíssimo tempo, ir à praia do Agroal era isolar-se do mundo. Isso porque somente em 2017 é que foi instalada uma antena de comunicações. Hoje, o visitante já pode tirar selfies no local e postar no Facebook ou Instagram.
Passadiço do Agroal
Ao longo do rio uma estrutura de madeira, conhecida como o Passadiço do Agroal, percorre quase um quilómetro ao longo do rio, proporcionando ao visitante uma caminhada com belas paisagens.
Ao longo do passadiço o visitante também poderá encontrar algumas zonas de descanso, além de mesas e bancos para quem quiser aproveitar para fazer um piquinique com a família e amigos.
Uma vista sobre a paisagem do passadiço:
Algumas imagens do local
Abaixo algumas imagens que mostram como está atualmente a praia fluvial:
Como chegar ao Agroal
Há duas maneiras de chegar à praia fluvial do Agroal: por Formigais, no concelho de Ourém, percorrendo o caminho do rio Nabão, ou pela freguesia da Sabacheira, concelho de Tomar, descendo a serra. É por essa rota que o Agroal se revela de forma mais exuberante, bem lá no fundo do vale.
Como em Portugal a sinalização é muito precária fora das auto-estradas, praticamente não há indicações de zona balnear até chegar ao Agroal. Para quem quiser conhecer esse lugar incrível, aqui estão as coordenadas GPS 39.679065, -8.436291 ou 39°40’44.6″N 8°26’10.7″W. Para descobrir a praia fluvial do Agroal, você também tem o mapa.