Os 10 pratos mais típicos de Lisboa que você precisa provar

Lisboa é uma cidade não só bela, mas também rica em sabores e aromas. A fusão de diferentes ingredientes ao longo do tempo deu origem a uma grande variedade de gastronomias, capazes de satisfazer até os paladares mais exigentes.

Na capital portuguesa, a cozinha tradicional é muito apreciada, e pratos como pastéis de bacalhau, pataniscas e sardinhas assadas são presença habitual nas mesas locais. Para acompanhar, nada melhor que um vinho português, como os produzidos nas regiões do Douro ou do Alentejo.

Neste artigo, apresentaremos 10 dos pratos mais típicos de Lisboa, que foram criados na cidade. E, é claro, começamos com o famoso pastel de nata.

1. Pastel de Belém

@pasteisbelem

O pastel de Belém é uma verdadeira instituição em Lisboa e em Portugal. Criado em 1837 pela casa Pastéis de Belém, este doce tornou-se um ícone gastronômico da cidade e uma parada obrigatória para todos os que visitam Belém.

A receita do pastel de Belém é guardada a sete chaves e vem do vizinho Mosteiro dos Jerónimos. É um doce de textura única, com um recheio cremoso e suave, envolto em uma massa folhada crocante e dourada.

A receita original contém ingredientes simples, como açúcar, leite, farinha e ovos, mas a forma como esses ingredientes são combinados é o segredo do sucesso deste doce.

Embora muitas pessoas confundam o pastel de Belém com o pastel de nata, esses dois doces são diferentes. Enquanto o pastel de Belém é produzido apenas pela casa Pastéis de Belém, o pastel de nata pode ser encontrado em muitas confeitarias e pastelarias em todo o país.

Além disso, o recheio do pastel de nata é mais firme e consistente do que o do pastel de Belém, e a massa folhada é mais fina e crocante.

Apesar das diferenças, o pastel de Belém e o pastel de nata são dois dos doces mais famosos de Lisboa e de Portugal.

Ambos são sabores essenciais da culinária portuguesa e representam a doçaria tradicional do país. Para quem visita Belém, uma visita à casa Pastéis de Belém e a prova deste doce é obrigatória.

2. Pataniscas de Bacalhau

As pataniscas de bacalhau são um prato icônico de Lisboa, e há muito tempo fazem parte da culinária local. Este petisco é originário da zona da Estremadura, em Portugal, e é uma verdadeira delícia para os amantes de bacalhau.

As pataniscas de bacalhau são feitas com bacalhau desfiado, cebola, salsa e uma massa de ovos com farinha, que é frita em óleo quente. O resultado é um bolinho crocante e saboroso, que pode ser servido como aperitivo ou como prato principal, acompanhado de arroz de feijão.

A forma mais tradicional de servir as pataniscas em Lisboa é em círculos achatados, mas também é comum encontrá-las em forma esférica irregular, de acordo com o gosto do cozinheiro e a tradição da casa.

A história das pataniscas remonta aos tempos em que o bacalhau era um alimento barato e acessível em Portugal. As pataniscas eram uma maneira popular de usar o bacalhau de forma criativa, e rapidamente se tornaram um prato muito apreciado pela população.

Atualmente, as pataniscas de bacalhau são uma iguaria muito procurada pelos turistas que visitam Lisboa, e fazem parte da identidade culinária da cidade.

3. Amêijoas à Bulhão Pato

@pixabay

As amêijoas à Bulhão Pato têm origem em Lisboa, mas a sua receita já foi amplamente difundida por todo o país. Este prato-petisco é tão popular que é difícil encontrar um restaurante que não o tenha no seu cardápio.

A sua história remonta ao século 19, quando o escritor, poeta e político Raimundo António de Bulhão Pato, ficou famoso por preparar uma receita de amêijoas que levava coentros, alhos, azeite, limão, sal e pimenta.

A popularidade da receita fez com que as Amêijoas à Bulhão Pato se tornassem uma das principais iguarias da culinária portuguesa. O prato é feito com amêijoas frescas, que são cozidas com os ingredientes acima mencionados, resultando em um sabor único e delicioso.

A sua preparação é simples, mas exige um pouco de cuidado na escolha dos ingredientes, especialmente no que diz respeito às amêijoas, que devem ser frescas e bem limpas antes de serem utilizadas.

Hoje em dia, as amêijoas à Bulhão Pato são servidas em todo o país, seja como petisco, acompanhadas de uma cerveja bem gelada, ou como prato principal, acompanhadas de batatas fritas e salada.

É um prato versátil e muito apreciado pelos portugueses e turistas que visitam o país.

4. Iscas com elas

@24kitchenpt

Iscas com elas é um prato típico da cozinha portuguesa, especialmente popular em Lisboa. O nome é uma referência às finas tiras de fígado (iscas) e às batatas fritas em cubos (elas), que são os principais ingredientes da receita.

A história do prato remonta ao século 19, quando a classe operária de Lisboa precisava de uma refeição rápida, econômica e reconfortante.

Nessa época, as iscas de fígado eram uma opção barata de proteína e as batatas eram um acompanhamento acessível e saboroso. Foi assim que nasceu a receita de iscas com elas.

Com o tempo, o prato ganhou popularidade entre os lisboetas e tornou-se um dos símbolos da gastronomia local. A preparação pode variar ligeiramente de um lugar para outro, mas geralmente consiste em cortar o fígado em tiras finas e temperá-lo com alho, sal e pimenta.

As batatas são cortadas em cubos e fritas em óleo quente. Em seguida, as iscas são fritas na mesma frigideira das batatas, adicionando-se cebola e temperos para fazer o molho.

Hoje em dia, é possível encontrar iscas com elas em muitos restaurantes e tascas de Lisboa, sendo servido como petisco ou prato principal. É um prato simples, mas saboroso, que representa a tradição e a cultura culinária da cidade.

5. Bacalhau à Brás

O bacalhau à Brás é um prato português, com origem incerta, que ficou famoso em Lisboa e em todo o país. Acredita-se que o seu nome seja uma homenagem a um negociante de bacalhau, com o apelido Brás, que criou a receita no século 19.

O prato é feito com bacalhau desfiado, batatas fritas em palitos finos, cebola, alho, azeitonas pretas e ovos. A preparação começa com o bacalhau a ser dessalgado e desfiado, e as batatas são fritas até ficarem crocantes.

Em seguida, a cebola e o alho são refogados em azeite até ficarem dourados, e o bacalhau é adicionado, seguido das batatas fritas. Por fim, os ovos são batidos e misturados no preparado, que deve ser servido quente, com salsa picada e azeitonas pretas por cima.

O bacalhau à Brás é um prato muito popular em Lisboa e é servido em muitas tascas e restaurantes pela cidade.

Além disso, é também um dos pratos mais conhecidos da cozinha portuguesa em todo o mundo, sendo uma opção bastante requisitada em restaurantes e eventos que oferecem comida típica portuguesa.

6. Peixinhos da Horta

@teleculinaria

Os peixinhos da horta são um petisco típico de Portugal, e apesar de não ter uma origem bem definida, muitos afirmam que são originários do norte do país. No entanto, os lisboetas adotaram este prato como se fosse seu.

Esta iguaria é feita com feijão verde, que é mergulhado em polme de farinha e ovo e frito em óleo quente. O resultado são pequenos pedaços crocantes e dourados, que lembram pequenos peixinhos fritos, daí o nome “Peixinhos da Horta”.

Esta receita é considerada uma comida de origens humildes, uma vez que usa ingredientes simples e acessíveis, mas o seu sabor é inconfundível e irresistível.

Muitos acreditam que foi a partir desta receita que os japoneses desenvolveram a sua própria versão, a tempura, que é também feita com legumes e frita em polme. Os peixinhos da horta são geralmente servidos como um petisco ou uma entrada em restaurantes portugueses.

7. Meia Desfeita

@teleculinaria

A meia desfeita é um prato típico do bairro da Mouraria em Lisboa, que remonta a tempos de pobreza e escassez alimentar. É feito com bacalhau desfiado, grão-de-bico cozido, cebola, alho, salsa, azeite e ovo cozido.

A receita surgiu como uma forma de aproveitar as sobras de bacalhau e grão-de-bico, e tornou-se popular entre a população mais humilde da Mouraria.

O nome do prato surgiu porque os clientes pediam apenas meia dose para saciar a fome, o que também pode ser atribuído à escassez de alimentos na época.

A meia desfeita é um prato simples, fácil de fazer e que pode ser servido quente ou frio. É um exemplo da cozinha tradicional portuguesa que aproveita ingredientes simples para criar pratos saborosos e reconfortantes.

8. Meia-Unha

@teleculinaria

Meia-unha, também conhecida como mão de vaca com grão, é um prato tradicional português que tem origem humilde e era considerado uma comida de pobre.

Acredita-se que o prato surgiu em tempos de escassez, em que a população utilizava partes do animal que não eram tão valorizadas na época, como a mão de vaca.

O nome meia-unha vem do fato de que apenas metade da mão de vaca é servida no prato, que é geralmente acompanhado por grão-de-bico, cenoura, cebola, alho e outras especiarias.

Embora seja um prato simples, é muito saboroso e nutritivo, sendo bastante apreciado pelos portugueses, especialmente em Lisboa.

Sendo um prato bastante popular nas tabernas e restaurantes portugueses, a meia-unha também é muito valorizada por ser uma refeição confeccionada com ingredientes acessíveis e baratos, tornando-se assim uma opção econômica para aqueles que procuram um bom petisco.

9. Ovos Verdes

@zomatopt

Os ovos verdes são uma iguaria tradicional portuguesa, especialmente popular em Lisboa. O prato é composto por ovos cozidos cortados ao meio, acompanhados por uma mistura de espinafre, alho e cebola refogados em azeite, e decorados com algumas folhas de coentro.

A história do prato não é muito clara, mas é possível que ele tenha surgido como uma forma de aproveitar os restos de espinafre que sobravam em épocas de colheita abundante.

Além disso, é uma forma criativa de servir ovos, que são um ingrediente básico da culinária portuguesa.

O prato pode ser servido como uma entrada ou como um prato principal, acompanhado de salada ou arroz. É muito apreciado pela sua simplicidade e sabor delicioso, além de ser uma opção saudável e nutritiva.

Os ovos verdes podem ser encontrados em muitas tascas e restaurantes tradicionais em Lisboa e em outras partes de Portugal, e ainda são uma opção popular em muitos lares portugueses.

10. Fava Rica

@24kitchenpt

A fava rica é uma sopa típica de Lisboa que se destaca por ser uma refeição simples, barata e muito nutritiva. Segundo a história, até ao início do século 20, era vendida nas ruas da capital por mulheres que apregoavam “fava riiiica!”.

É uma sopa feita com favas secas cozidas e refogadas com azeite, alho e pimenta. A sua popularidade deve-se ao facto de ser um alimento muito barato e fácil de confeccionar, sendo muito apreciado pelos lisboetas mais pobres.

Apesar de ter origens humildes, a fava rica é uma sopa muito deliciosa e saciante, e ainda hoje é possível encontrá-la nos restaurantes típicos de Lisboa.

Por que você deve provar a culinária lisboeta

Pataniscas de bacalhau são deliciosas

Os pratos típicos de Lisboa são uma verdadeira festa para os sentidos. A combinação de sabores, aromas e texturas é algo que fica na memória de qualquer viajante que se aventura pela gastronomia da capital portuguesa.

Desde os petiscos mais simples, como as pataniscas de bacalhau e peixinhos da horta, até aos pratos mais elaborados como o bacalhau-à-Brás e o pastel de nata, a culinária lisboeta oferece uma experiência única e inesquecível.

Além de ser uma verdadeira viagem pela cultura local, os pratos típicos de Lisboa são uma excelente maneira de conhecer a história da cidade.

Muitos destes pratos típicos de Lisboa têm origens humildes e são fruto da criatividade dos portugueses que souberam aproveitar ao máximo os ingredientes disponíveis.

Por isso, se você está planejando uma viagem para Lisboa, não deixe de experimentar esses pratos maravilhosos. As tasquinhas, tascas e restaurantes de Lisboa oferecem uma variedade incrível de opções para todos os gostos e bolsos.

Não importa se você é um viajante gourmet ou um aventureiro culinário, há sempre algo novo e delicioso para descobrir em cada esquina.

Portanto, não perca tempo e vá explorar a gastronomia lisboeta. Tenha certeza de que será uma experiência que ficará gravada na sua memória, e que deixará saudades e vontade de voltar.

Aproveite a viagem, saboreie os pratos típicos e descubra os segredos culinários de Lisboa.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *