Roteiro por aldeias históricas e paisagens naturais na Serra da Estrela até o topo de Portugal

A região das Beiras em Portugal, mais especificamente a Serra da Estrela, é um destino turístico com diversas atrações históricas, geográficas e culturais, tais como montanhas altas, vales profundos, lagoas, glaciares, vistas panorâmicas, vilas históricas e castelos medievais.

Apesar de ser conhecida mundialmente por seu queijo de ovelha e possuir uma grande variedade de atrações, a região ainda é pouco explorada por turistas brasileiros.

A Serra da Estrela é considerada a mais alta cadeia de montanhas de Portugal, abrigando o maior parque natural do país, o Parque Natural Serra da Estrela.

Além disso, a região possui as principais nascentes hidrográficas, incluindo as dos rios Mondego, Zêzere e Alva, assim como os principais vestígios de antigos glaciares e o ponto mais alto do continente, a Torre, que se eleva a quase 2.000 metros de altitude.

A experiência do visitante na Serra da Estrela varia de acordo com a estação do ano. Durante a primavera, o cenário é enriquecido pelo colorido das flores, enquanto no verão o verde domina as colinas.

Esses períodos são ideais para atividades ao ar livre, especialmente para quem deseja praticar trekking.

Andar pelas estradinhas da Serra, com o colorido do outono.
Os tons dourados também dominam as colinas da região…
…criando uma paleta de cores impressionante.
O ambiente bucólico, com ovelhas e pastores nos campos.
O topo da Serra da Estrela, a 1.995 metros

No outono, a Serra da Estrela se transforma em um espetáculo de cores com as folhas das árvores mudando de tonalidade do dourado ao avermelhado.

As pequenas estradas que atravessam a região são emolduradas por uma folhagem colorida, criando uma paisagem exuberante.

A temperatura média varia de 1°C a 18°C, podendo ocorrer alguma neve nas áreas mais altas, mas não o suficiente para atrapalhar a circulação de carros.

Durante o inverno, a Serra da Estrela é um destino bastante procurado pelos entusiastas de esportes de inverno. A paisagem se transforma em um cenário branco com a neve cobrindo toda a região.

O local mais visitado é a Torre de 7 metros, construída em 1807, no ponto mais alto da Serra da Estrela, a 1.995 metros de altitude, em Torres. Próximo a essa área, encontra-se um conjunto de lagoas de origem glaciária, que é único no país.

Entre os passeios mais procurados pelos turistas está a rota dos vales glaciários da Serra da Estrela. O Vale Glaciar do Zêzere, o maior da Serra da Estrela com 13 km de extensão, próximo a Manteigas, é uma atração imperdível.

Ao percorrer a estrada que contorna o vale, é possível apreciar a vista das montanhas que formam uma cúpula com o vale abaixo e os depósitos deixados pelo gelo em movimento.

O Vale do Zêzere tem um formato em U, resultado da ação dos glaciares.
A estradinha que contorna o Vale do Zêzere, oferecendo uma paisagem deslumbrante.
Detalhe dos picos glaciares.
As estradas que vão contornando as colinas.
A presença do ser humano, mesmo em um lugar aparentemente tão isolado.

Opções de hospedagem e alimentação na Serra da Estrela

Para aqueles que desejam visitar a Serra da Estrela, há várias cidades que servem de base para a estadia, como Manteigas (313 km de Lisboa), Covilhã (279 km), Guarda (319 km), Belmonte (296 km) e Linhares (332 km).

A região oferece uma variedade de hotéis e pousadas com preços diversos, mas é um local em que investir em uma boa hospedagem pode valer a pena.

Uma das sugestões é a Casa das Penhas Douradas Design Spa, um hotel de charme com arquitetura típica das montanhas, localizado a 1.500 metros de altitude, em Manteigas.

Construído com materiais naturais, como cortiça, que reveste e isola exteriormente um dos edifícios, e madeira de bétula, que o reveste interiormente, o hotel oferece uma experiência única para os hóspedes.

Outra opção é a Pousada Convento de Belmonte, que faz parte da rede Pousadas de Portugal.

O hotel está situado em uma encosta da Serra da Esperança, a pouco mais de 1 km da vila de Belmonte, e surgiu da recuperação das ruínas do antigo Convento de Nossa Senhora da Esperança, que preservou integralmente a herança histórica do convento.

A Casa das Penhas Douradas, com sua típica arquitetura de montanha.

Na gastronomia, a região é famosa pelo queijo da serra, cabrito e cordeiros assados e truta grelhada. Não deixe de experimentar esses pratos típicos durante sua estadia na Serra da Estrela.

Belmonte

Belmonte é uma cidade portuguesa situada na região das Beiras, no distrito de Castelo Branco. É uma cidade histórica, com uma rica herança cultural e arquitetônica que remonta ao século 13.

O grande destaque de Belmonte é sua relação com a história do Brasil, já que é a cidade natal de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil em 1500.

Castelo onde morou a família Álvares Cabral, em Belmonte.

O Castelo de Belmonte é um dos principais pontos turísticos da cidade e oferece uma vista panorâmica da região. As ruínas parcialmente restauradas do castelo remontam ao século 13, e acredita-se que a família Álvares Cabral tenha vivido lá por algum tempo.

Ao lado do castelo, há uma réplica da cruz de madeira usada na primeira missa em solo brasileiro, que faz referência à importância histórica de Belmonte para o Brasil.

Na frente do castelo, encontram-se duas pequenas capelas: a Capela de Santo Antônio, que remonta ao século 16, e a Capela do Calvário, que remonta ao século 18. Ambas possuem uma bela arquitetura e são exemplos do rico patrimônio religioso de Belmonte.

Além disso, a cidade possui outras atrações turísticas, como o Museu Judaico de Belmonte, que conta a história dos judeus sefarditas que viveram na região, e a Igreja Matriz de São Tiago, um belo exemplo da arquitetura religiosa do século 18.

Belmonte também é conhecida por sua gastronomia, com destaque para pratos como o cabrito e cordeiro assados e o famoso queijo da Serra da Estrela.

É um lugar muito legal para quem quer conhecer mais sobre a história do Brasil e aproveitar as belezas naturais e culturais da região das Beiras.

Sortelha

Sortelha é uma encantadora vila medieval que abriga uma série de características que remontam ao período histórico em que foi construída. A cidade em si é envolvida por uma muralha que oferece uma visão panorâmica de toda a área, bem como proteção aos seus habitantes em tempos de guerra.

Dentro dessa muralha estão ruínas de um castelo, além de casas e ruas de pedra, igrejas e pequenos restaurantes que oferecem iguarias locais para aqueles que visitam a vila.

Sortelha é uma vila medieval com um castelo em ruínas.

A entrada para Sortelha é feita por meio da majestosa Porta da Vila ou da Entrada, uma impressionante estrutura ogival que leva diretamente ao Largo do Corro.

Este espaço é frequentemente usado como um ponto de encontro para os habitantes da cidade, que se reúnem lá para socializar e compartilhar notícias e acontecimentos da vida na cidade.

No ponto mais alto da cidade, localiza-se a Torre do Castelo, uma estrutura impressionante que exibe claramente sua natureza militar. A torre serve como um lembrete da história da cidade e das lutas que ocorreram dentro de suas paredes.

Além disso, a torre oferece uma vista panorâmica da paisagem circundante, permitindo aos visitantes desfrutar das maravilhas naturais da região.

Em suma, Sortelha é uma vila que preserva com cuidado suas características medievais, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar uma parte importante da história e cultura de Portugal.

Trancoso

Trancoso é uma encantadora cidade histórica localizada no Distrito de Guarda, em Portugal, que é famosa por suas belas muralhas que cercam o centro histórico.

Essas muralhas foram construídas para proteger a cidade de invasões e ataques, e oferecem aos visitantes a oportunidade de desfrutar de vistas panorâmicas espetaculares da cidade e da paisagem circundante.

Uma das principais atrações da cidade é a Porta d’El Rei, uma impressionante estrutura construída em homenagem ao rei D. Dinis, que casou em Trancoso com Isabel de Aragão em 1282.

O centro histórico de Trancoso é composto por uma série de monumentos e atrações, incluindo o pelourinho, o castelo e a Igreja de São Pedro.

Área central de Trancoso.

O pelourinho é uma coluna de pedra que servia como símbolo de autoridade na época medieval, e é considerado um dos mais belos exemplos deste tipo de monumento em Portugal.

O castelo de Trancoso é uma antiga fortificação que remonta ao século 9, e oferece aos visitantes uma fascinante visão da história da cidade e de suas lutas passadas.

A Igreja de São Pedro é outra atração imperdível em Trancoso. Esta bela igreja data do século 13 e é considerada uma das mais importantes do período românico em Portugal.

O interior da igreja é decorado com belos afrescos e apresenta uma série de elementos arquitetônicos impressionantes, incluindo um grande arco ogival e um altar de madeira ricamente decorado.

Por que visitar a Serra da Estrela

A Serra da Estrela é uma das surpresas mais deslumbrantes que Portugal tem a oferecer. Com seus picos nevados, trilhas desafiadoras e vistas panorâmicas de tirar o fôlego, a região é um paraíso para os amantes de aventura e natureza.

Além disso, os preços acessíveis fazem da Serra da Estrela uma opção atraente para aqueles que buscam um refúgio da agitação das grandes cidades sem quebrar o banco.

Com seus encantos naturais e cultura local rica, a Serra da Estrela é uma das jóias escondidas mais deslumbrantes de Portugal. A região tem muito a oferecer para aqueles que buscam uma fuga da rotina e um contato mais próximo com a natureza.

Então, se você ainda não teve a chance de explorar este tesouro português, agora é a hora perfeita para começar a planejar sua viagem e descobrir tudo o que a Serra da Estrela tem a oferecer.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *