13 tascas em Lisboa para provar o melhor da cozinha portuguesa

Os sabores tradicionais de Lisboa estão bem representados nas suas tascas. Com uma cozinha portuguesa autêntica, azulejos com provérbios e doses generosas, estas tascas são verdadeiras embaixadoras da cultura gastronómica da cidade.

Apesar da crescente oferta de restaurantes de topo, as tascas em Lisboa continuam a ser destinos obrigatórios para quem quer desfrutar da autêntica comida portuguesa e do ambiente descontraído e acolhedor que só esses lugares conseguem proporcionar.

Com uma boa dose de bagaço caseiro e uma toalha de papel na mesa, os convivas podem desfrutar de uma refeição completa e satisfatória em um ambiente animado, onde a boa disposição e a conversa fluem livremente.

É fácil entender por que esses lugares são tão populares e mantêm-se como uma tradição viva na cidade.

A nossa lista das melhores tascas em Lisboa oferece uma verdadeira viagem pelos sabores e tradições da cidade, incluindo locais históricos e outros menos conhecidos, mas igualmente imperdíveis.

Se você quer experimentar o melhor que a cozinha tradicional portuguesa tem para oferecer, estas tascas são um destino incontornável. Deixe-se levar pelos aromas e sabores, e descubra por que as tascas em Lisboa continuam a ser um tesouro da cidade.

O que é uma tasca?

Tasca é um termo usado em Portugal para se referir a um pequeno restaurante ou bar de estilo tradicional, onde se serve comida caseira simples e onde os clientes geralmente encontram um ambiente informal e descontraído.

As tascas são muito comuns em Lisboa e em outras cidades de Portugal, e costumam ser frequentadas tanto por locais quanto por turistas em busca de experiências gastronômicas autênticas.

1 – O Fernandinho

@Dejan Jug

Localizada em Lisboa, O Fernandinho é uma tasca que se destaca pela sua simpatia e qualidade de serviço. Com capacidade para 30 pessoas, oferece pratos do dia e petiscos saborosos que fazem jus à cozinha tradicional portuguesa.

Um dos grandes destaques é o bagaço, que encerra cada refeição com chave de ouro. O menu oferece opções de carne, peixe e petiscos para lanche ou fim de tarde, e pratos como o bife ou bacalhau à Fernandinho são especialmente saborosos.

Se você está procurando um lugar com comida deliciosa e atendimento acolhedor, não deixe de visitar O Fernandinho.

Endereço: Rua do Duque 15 (Chiado)

DICA: bagaço é uma bebida alcoólica muito popular em Portugal e é feita a partir da destilação das sobras da produção do vinho, como as cascas e as sementes da uva.

É uma bebida forte, geralmente com um teor alcoólico entre 40% e 50%, e pode ser servida pura ou utilizada como base para outros drinks e coquetéis. Além disso, o bagaço também é utilizado como ingrediente na culinária portuguesa, como em molhos e sobremesas.

2 – O Zé da Mouraria

@O Zé da Mouraria

Localizado na típica Mouraria, o O Zé da Mouraria é um tasca que não decepciona quando o assunto é comida portuguesa. Com uma cozinha que se destaca pela sua generosidade, este restaurante só serve doses que facilmente saciam dois ou três comensais.

Ao escolher os seus pratos favoritos, pode apostar em sabores típicos como o Chocos ao Alhinho ou o Bife à Casa com Molho de Café. Aberto para o almoço e fechado apenas aos domingos, O Zé da Mouraria é conhecido por oferecer uma excelente relação qualidade-preço, além de ser um ambiente descontraído e simpático.

Endereço: Rua João do Outeiro 24 (Mouraria)

3 – Casa da Índia

@Casa da Índia

A Casa da Índia é uma tasca em Lisboa que se destaca pela especialidade de frango assado, mas que oferece muito mais do que isso. Com uma cozinha tradicional portuguesa, é possível encontrar desde peixe assado na brasa até bife especial para duas pessoas.

Além disso, há os pratos do dia, com ênfase nos grelhados, e uma variedade de sobremesas deliciosas que podem ser acompanhadas com um café e um bagaço.

Localizada no bairro do Chiado, a Casa da Índia é um típico tasco lisboeta que oferece comida farta e saborosa. O ambiente é descontraído e acolhedor, com toalhas de papel e decoração simples, mas autêntica.

Se você procura por uma experiência gastronômica portuguesa tradicional em Lisboa, não deixes de visitar a Casa da Índia.

Endereço: Rua do Loreto 49-51 (Chiado)

4 – Solar dos Mouros

@zomatopt

Se está à procura de uma tasca em Lisboa que sirva os melhores pratos da cozinha tradicional portuguesa, então você precisa conhecer o Solar dos Mouros, localizado na Penha de França.

Este restaurante está aberto diariamente das 11h às 22h, exceto aos domingos, e é conhecido por servir doses generosas em travessas de alumínio.

Aqui, a comunicação entre o empregado de mesa e a cozinheira faz parte do ambiente, juntamente com o crepitar do grelhador, que é de onde saem a maioria dos pratos deliciosos, como as Bochechas de Porco Preto.

Além disso, o menu inclui uma variedade de opções como peixe assado na brasa e pratos do dia, como grelhados.

O ambiente é acolhedor e convidativo, com uma decoração tradicional portuguesa que te transporta para outra época. Se está procurando uma verdadeira experiência de tasca em Lisboa, o Solar dos Mouros é uma excelente opção.

Endereço: Calçada Poço dos Mouros 83 (Penha de França)

5 – A Tasquinha do Lagarto

@tasquinhadolagarto

Se você busca por um lugar especial em Campolide, que sirva pratos tradicionais portugueses de comer e chorar por mais, então precisa conhecer A Tasquinha do Lagarto.

Este é um típica tasca em Lisboa que oferece diversas iguarias que só se encontram em lugares como este, onde a cozinha portuguesa é a grande estrela.

A especialidade da casa é o Cozido à Portuguesa, que é considerado o melhor da região. Porém, há muitas outras opções de pratos deliciosos, como as Tripas à Moda do Porto, a Feijoada, as Migas Alentejanas, entre outras opções.

O ambiente é agradável e acolhedor, ideal para desfrutar de uma boa refeição em família ou com amigos.

Endereço: Rua de Campolide 258 (Campolide)

6 – Super Mário

@Super Mário

Super Mário é uma tasca tipicamente lisboeta onde se pode desfrutar de pratos deliciosos a preços acessíveis. A atmosfera é caracterizada pelo barulho de almoços e mesas próximas umas das outras.

Os pratos servidos são autênticos e tradicionais, como Joaquinzinhos Fritos com Arroz de Tomate, Caras de Bacalhau ou Feijoada à Transmontana, disponíveis em porções médias ou grandes.

Uma das especialidades da casa é o Cozido, que é servido às terças-feiras em uma travessa de inox que é perfeita para duas pessoas. No entanto, para conseguir uma porção, é preciso chegar cedo, pois o lugar é muito procurado por trabalhadores da região.

O Super Mário é uma tasca autêntica que oferece comida saborosa e farta a preços acessíveis. Se você está procurando uma experiência gastronômica genuína em Lisboa, este é um lugar a considerar.

Endereço: Rua do Duque 7-9 (Chiado)

7 – Restaurante Cabaças

@Restaurante Cabaças

O Restaurante Cabaças é um local bastante disputado pelos frequentadores e pode ser difícil conseguir uma mesa sem uma espera prolongada, pois eles não aceitam reservas.

Mas, se você conseguir, será recompensado com uma refeição deliciosa, especialmente se pedir um naco de carne na pedra – que muitos consideram ser o melhor de Lisboa.

O ambiente é bastante acolhedor e lembra as antigas tascas do Bairro Alto, onde a comida é saborosa e os amigos se reúnem para jantar e conversar.

Este tipo de restaurante proporciona uma experiência única, permitindo que os clientes desfrutem de uma refeição de qualidade em um ambiente descontraído e acolhedor.

Endereço: Rua das Gáveas 8 (Bairro Alto)

8 – O Velho Eurico

@ovelhoeurico

O Velho Eurico é um restaurante tradicional português que se assemelha a uma Casa de Pasto, onde a qualidade e a quantidade da comida são satisfatórias e o preço é justo.

O menu oferece todos os pratos clássicos da culinária portuguesa, desde a chanfana até ao bacalhau, acompanhados por um bom vinho e rematados com sobremesa e café.

É uma daquelas refeições que deixam você satisfeito e pronto para uma caminhada pela Mouraria, com o cinto um pouco mais folgado e o coração bem cheio.

Nota: uma casa de pasto é um estabelecimento que serve refeições simples e tradicionais, geralmente em porções generosas e a preços acessíveis. A origem das casas de pasto remonta ao século 15, em Portugal, onde eram locais onde os pastores podiam encontrar comida e bebida ao longo das suas viagens.

Com o tempo, as casas de pasto tornaram-se populares entre a classe trabalhadora, que procurava um lugar onde pudesse comer bem sem gastar muito dinheiro. Embora tenham sido substituídas por outros tipos de restaurantes, ainda existem algumas casas de pasto tradicionais em Portugal, que mantêm o ambiente acolhedor e a comida caseira.

Endereço: Largo São Cristóvão 3-4 (Mouraria)

9 – O Trigueirinho

@otrigueirinho

O Trigueirinho é um restaurante que serve comida tradicional portuguesa a preços muito convidativos, com menus do dia. Localizado na Mouraria, é um restaurante familiar que oferece um ambiente espetacular e um atendimento simpático.

Os pratos típicos são preparados com temperos e cheiros perfeitamente conjugados, o que resulta em uma experiência gastronômica autêntica.

Além disso, a localização escondida entre as ruelas adiciona uma sensação de descoberta e aventura à experiência. O Trigueirinho é um lugar perfeito para quem quer experimentar a culinária portuguesa de forma autêntica, sem gastar muito dinheiro.

Endereço: Largo dos Trigueiros 17 (Mouraria)

10 – Tasca do Gordo

@Tasca do Gordo

Na Tasca do Gordo, um restaurante fundado em 1982, os clientes podem desfrutar do melhor da culinária portuguesa a preços acessíveis. Além disso, para aqueles que apreciam refeições ao ar livre, há uma bela esplanada disponível nos dias mais quentes.

Entre as especialidades da casa, destacam-se pratos como a Mão de Vaca, o Naco à Gordo e a Espetada de Vaca, que são altamente recomendados e fazem a alegria dos clientes que visitam o restaurante.

Endereço: Rua Cordoeiros a Pedrouços 33 (Belém)

11 – Zé do Pinto

@brazucanazoropa

O restaurante Zé do Pinto é conhecido por sua especialidade em grelhados, mas o prato que se destaca é o arroz de feijão, preparado no momento e com uma espera de 20 minutos que vale a pena.

Além disso, o entrecosto especial é outra opção que não pode ser ignorada, já que é extremamente saboroso. Este restaurante é um excelente lugar para experimentar pratos tradicionais portugueses, com um toque especial na preparação dos alimentos.

Endereço: Largo General Sousa Brandão 2 (Benfica)

12 – Maçã Verde

@macaverde

A Maçã Verde é uma típica tasca portuguesa que oferece refeições simples e deliciosas. Com todos os elementos essenciais de uma boa tasca, o ambiente é descontraído e acolhedor.

Destaque para o bacalhau assado na brasa com azeite e salsa, servido com batatas a murro, um prato que não pode faltar na tua lista de pedidos.

Endereço Rua dos Caminhos de Ferro 84 (Santa Apolónia)

13 – Restaurante Das Flores

@vleandro

O Restaurante Das Flores é uma tasca pequena e acolhedora, localizada perto do Largo de Camões em Lisboa. Apesar de não ter um nome extravagante, a qualidade da comida é excepcional, sendo altamente recomendada pelos seus clientes.

Para quem deseja visitar o Restaurante Das Flores, é essencial fazer uma reserva com antecedência, já que o espaço é limitado e costuma estar cheio.

O cardápio oferece opções deliciosas, com destaque para as Iscas, que podem ser servidas com batatas cozidas ou fritas, e as Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão, uma combinação perfeita para os amantes de frutos do mar.

Se procura uma entrada saborosa, experimente os croquetes de carne, que são feitos com ingredientes de alta qualidade e são uma verdadeira tentação. O Restaurante Das Flores é uma tasca que certamente irá proporcionar uma experiência gastronómica única e memorável.

Endereço: Rua das Flores 76 (Chiado)

Por que você deve conhecer as Tascas de Lisboa

Em resumo, as tascas portuguesas são um tesouro gastronómico que você não pode deixar de experimentar se visitar Portugal. Estes espaços típicos são uma verdadeira ode à cozinha portuguesa, com pratos simples e tradicionais que nos transportam para outra época.

As tascas são muito mais do que um simples restaurante, são um espaço onde se pode viver e sentir a alma da cidade, onde podemos encontrar pessoas e histórias únicas que nos fazem sentir em casa.

Não importa se o que você busca é um almoço rápido, um jantar com amigos ou uma experiência gastronômica única, as tascas portuguesas têm comida para todos os gostos.

Desde o famoso arroz de feijão até ao bacalhau com batatas a murro, passando pelas iscas e pataniscas, as opções são variadas e deliciosas.

Por isso, não perca a oportunidade de visitar algumas das tascas portuguesas mais emblemáticas e experimentar a verdadeira cozinha tradicional portuguesa. Com certeza você vai sair bem satisfeito, feliz e com vontade de voltar sempre que puder.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *