10 viagens de um dia a partir de Lisboa: os melhores roteiros

Lisboa é uma cidade encantadora, mas também é o ponto de partida para muitas outras descobertas. Se você está em Lisboa de férias, é possível fazer diversas viagens de um dia para destinos deslumbrantes, todos localizados a menos de duas horas de carro.

Neste artigo, apresentamos algumas sugestões de viagens de um dia que você pode realizar a partir de Lisboa, aproveitando sua localização privilegiada.

Arrábida

A Serra da Arrábida é um destino de viagem de um dia imperdível para quem está em Lisboa. O Parque Natural oferece uma vista exuberante, com o azul do mar contrastando com o verde da serra, proporcionando um contato intenso com a natureza.

O ideal é fazer passeios pelas estradas do parque natural, percorrendo trilhos pedestres e experimentando vistas únicas do Atlântico. Além disso, o convento, os fortes e os palacetes abandonados são lugares que merecem uma visita.

Não deixe de reservar um tempo para desfrutar de um mergulho em uma das praias, como a Praia do Portinho da Arrábida ou Praia de Galápos.

O Forte de Santa Maria da Arrábida e o Palácio da Comenda são outros pontos turísticos que não podem ser ignorados.

O Palácio da Comenda, projetado pelo arquiteto Raul Lino, é uma das obras mais impressionantes e foi um refúgio para Jackie Kennedy no passado. Aproveite a proximidade de Lisboa com este destino de tirar o fôlego.

Como chegar lá

Existem várias formas de chegar à Arrábida a partir de Lisboa, sendo que a mais prática é de carro. Abaixo, as opções de transporte disponíveis:

  • Carro: a partir de Lisboa, deve seguir pela Ponte 25 de Abril, em direção a Almada. Depois, siga as indicações para a N10 e, posteriormente, para a N379. A Arrábida fica a cerca de 45 minutos do centro de Lisboa.
  • Transporte público: pode apanhar o trem na estação de Sete Rios, em Lisboa, em direção a Praias do Sado, com parada em Setúbal. A partir daí, pode apanhar um táxi ou um ônibus até à Arrábida.
  • Tours organizados: existem várias empresas que organizam tours guiados à Arrábida a partir de Lisboa. Estes tours incluem normalmente transporte em ônibus ou van, visita a pontos turísticos, e uma parada numa das praias da região.

Independentemente do meio de transporte escolhido, recomendamos que reserve algum tempo para desfrutar da beleza natural da Serra da Arrábida, incluindo as suas praias de areia branca e águas cristalinas, os trilhos pedestres e as vistas panorâmicas sobre o mar e a paisagem verdejante.

Cascais

Altamente recomendável é uma visita a Cascais, um lugar de grande beleza acessível a partir de Lisboa pela Avenida Marginal.

Uma vez em Cascais, há muito para se descobrir: caminhar pelo centro histórico, percorrer o paredão à beira-mar, visitar o Museu Condes de Castro Guimarães, o Mercado da Vila, a Cidadela, o Parque Marechal Carmona e as praias.

Não se deve deixar de visitar a Boca do Inferno, um fenómeno natural de formação rochosa, o Farol de Santa Marta, a Casa da Guia e a Casa das Histórias Paula Rego.

A famosa e extensa Praia do Guincho é um destaque a não perder, permitindo apreciar a natureza em todo o seu esplendor. Ao final do dia, é recomendável desfrutar de uma bebida ao pôr do sol no Núcleo de Interpretação das Dunas da Cresmina.

Como chegar lá

Existem várias formas de chegar a Cascais a partir de Lisboa:

  • De carro: se tiver um carro, pode pegar a A5 em direção a Cascais e seguir as indicações para o centro da cidade. O trajeto dura cerca de 30 minutos, dependendo do tráfego.
  • De trem: a forma mais fácil e econômica de chegar a Cascais é de trem. Existem várias estações em Lisboa que oferecem serviços para Cascais, incluindo a Estação do Cais do Sodré e a Estação de São Bento. O trajeto leva cerca de 30 a 40 minutos e os trens partem com frequência durante todo o dia.
  • De ônibus: também é possível pegar um ônibus de Lisboa para Cascais. A empresa de ônibus que opera essa rota é a Scotturb, que tem vários pontos de partida na cidade. O trajeto leva cerca de 45 minutos a 1 hora, dependendo do tráfego.
  • De táxi ou Uber: se preferir uma opção mais confortável e personalizada, pode pegar um táxi ou Uber do centro de Lisboa para Cascais. O tempo de viagem depende do tráfego e da localização exata do ponto de partida, mas geralmente leva entre 25 e 40 minutos.

Comporta

A Comporta, outrora um dos melhores segredos da costa portuguesa, tornou-se um destino muito popular para passar o dia, fim de semana ou férias.

A vantagem de estar a poucos quilómetros de Lisboa torna-a uma ótima opção para uma viagem de um dia.

Na Comporta, encontrará um areal maravilhoso com o mar a convidá-lo a nadar, bem como restaurantes especializados em peixe e marisco, mas também com opções de hambúrgueres e pratos mais simples.

As lojas trendy de roupa e mobiliário são outro ponto de atração, assim como a região em si, que é famosa pelas suas festas.

Além disso, não pode perder a oportunidade de visitar a Herdade da Comporta e provar os vinhos de elevada qualidade. As Ruínas Romanas de Troia estão relativamente próximas e também valem a visita.

Como chegar lá

  • Carro: a Comporta fica a cerca de 1h30 de carro de Lisboa. Basta seguir pela A2 em direção a Alcácer do Sal, depois seguir as indicações para a Comporta.
  • Transporte público: há ônibus que partem de Lisboa para a Comporta. A empresa Rodoviária do Tejo oferece este serviço e os bilhetes podem ser comprados online.
  • Trem: pegue o trem na estação de Lisboa (Sete Rios ou Entrecampos) em direção a Alcácer do Sal e depois apanhe um táxi ou um ônibus para a Comporta.
  • Transfer privado: É possível contratar um serviço de transfer privado a partir de Lisboa diretamente para a Comporta. Existem várias empresas que oferecem este serviço e os preços variam dependendo do número de pessoas e do tipo de veículo escolhido.

Independentemente do meio de transporte escolhido, recomendamos que verifique sempre os horários e os preços atualizados antes de fazer a sua viagem.

Ericeira

A Ericeira é um destino popular na região costeira próxima de Lisboa, especialmente para surfistas que consideram suas praias como algumas das melhores para a prática da modalidade em toda a Europa.

Além de praias deslumbrantes, a Ericeira oferece uma variedade de restaurantes que servem peixe fresco e uma atmosfera animada nos bares ao final da tarde com vista para o mar.

A Casa da Cultura e o Parque de Santa Marta também são atrações notáveis, com a última oferecendo uma variedade de atividades, como música, teatro, patinação e campos de tênis.

Outra opção interessante é a visita ao Mosteiro Budista de Sumedhãrãma, onde os visitantes podem participar de workshops de meditaçãos. A Ericeira é um destino que vale a pena visitar durante todo o ano.

Como chegar lá

Para chegar à Ericeira a partir de Lisboa, existem algumas opções:

  • De carro: a Ericeira está localizada a cerca de 50 km de Lisboa e pode ser facilmente acessada de carro pela A8 e A21. O trajeto demora cerca de 40 minutos, dependendo do tráfego.
  • De transporte público: há algumas opções de transporte público para chegar à Ericeira a partir de Lisboa. Pode-se pegar um ônibus na estação rodoviária de Lisboa, o que leva cerca de 1 hora. Também é possível pegar um trem até a estação de Sintra e, a partir daí, pegar um ônibus ou táxi para a Ericeira.
  • De transfer: algumas empresas oferecem serviço de transfer direto do aeroporto ou de outros pontos de Lisboa para a Ericeira, com valores a partir de 40 euros por pessoa. É uma opção confortável e conveniente para quem não quer dirigir ou utilizar transporte público.

Lourinhã

A Lourinhã é um destino perfeito para uma viagem de um dia a partir de Lisboa, repleta de história e cultura.

Conhecida como uma referência em matéria de dinossauros, o Dino Parque é o maior museu ao ar livre de Portugal, com cerca de dez hectares, que apresenta mais de 180 modelos de diferentes espécies em escala real.

A região costeira da Lourinhã também oferece ótimas praias, como a Praia da Areia Branca, Areal, Valmitão ou Zimbral.

Além disso, visite a Igreja de Santa Maria do Castelo, do século 14, com características do estilo gótico, o Museu da Lourinhã e o Forte do Paimogo do século 12, de onde se podem apreciar vistas incríveis e descobrir uma zona de nidificação de dinossauros nos arredores.

Para recuperar energias, dê um passeio pelo Parque da Fonte Lima, que oferece uma atmosfera pacífica e rejuvenescedora.

Como chegar lá

Para chegar à Lourinhã a partir de Lisboa, existem diferentes opções de transporte:

  • Carro – a Lourinhã fica a cerca de 70 km de Lisboa, sendo possível chegar lá de carro pela A8 ou pela A21 em cerca de 45 minutos a 1 hora.
  • Transporte público – a empresa de ônibus Mafrense tem várias linhas que ligam Lisboa à Lourinhã, com paradas na cidade e nas suas praias. Também é possível chegar à Lourinhã de trem, pela linha do Oeste, com parada na estação da Lourinhã.
  • Tour – há várias empresas que oferecem tours para a Lourinhã a partir de Lisboa, com guia e transporte incluídos. Essa pode ser uma opção prática e interessante para quem quer conhecer os principais pontos turísticos da região, como o Dino Parque e o Museu da Lourinhã, por exemplo.

Mafra

Mafra oferece uma grande variedade de lugares históricos e espaços naturais para explorar e é um destino que vale a pena visitar.

A Tapada Nacional de Mafra, criada em 1747 como parque de lazer do Rei D. João V, abrange cerca de 819 hectares e possui diversas espécies arbóreas, bem como veados, gamos e javalis em liberdade.

O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, que abriga lobos que não podem ser devolvidos à natureza, é uma oportunidade única para observar de perto esses animais fascinantes.

A Aldeia Típica José Franco é uma recriação em miniatura de uma típica aldeia portuguesa e é um local de visita obrigatória.

Não se pode deixar de visitar o Palácio Nacional e Convento de Mafra, construído no século 18, sendo um dos mais importantes monumentos barrocos de Portugal, com destaque para a biblioteca com mais de 40 mil livros e os seis órgãos.

Como chegar lá

Existem várias maneiras de chegar a Mafra a partir de Lisboa:

  • De carro: a partir de Lisboa, siga pela A8 em direção a Leiria. Saia na saída 5 em direção a Mafra e siga as indicações.
  • De ônibus: existem várias empresas de ônibus que fazem a ligação entre Lisboa e Mafra, como a Mafrense e a Rodoviária de Lisboa. O tempo de viagem é de cerca de 45 minutos.
  • De trem: não há uma estação de trem em Mafra, mas é possível pegar o trem até a estação de Malveira e, de lá, pegar um ônibus ou táxi até Mafra. A viagem de trem dura cerca de 30 minutos e há várias opções de horários ao longo do dia.
  • De táxi ou carro de aluguel: é possível contratar um táxi ou alugar um carro em Lisboa e seguir diretamente para Mafra. O tempo de viagem é de cerca de 30 minutos.

Montargil

Localizada no Alto Alentejo, a apenas cerca de 100 quilómetros de Lisboa, a Barragem de Montargil destaca-se como um refúgio natural onde impera a paz e o sossego, sendo ideal para a prática de banhos, pesca desportiva e desportos náuticos.

Nesta região, encontra-se o Núcleo Regional do Megalitismo, que merece uma visita, e há ainda várias opções de atividades emocionantes, como wakeboard, passeios de balão, passeios de barco e, para aqueles que preferem atividades mais calmas, passeios de bicicleta, a cavalo ou de canoa.

Como chegar lá

  • De carro: A maneira mais conveniente de chegar a Montargil é de carro. A vila fica na margem direita da barragem, a cerca de 1h30 de Lisboa. Pode seguir pela A1 em direção a Norte e sair na saída 7 em direção a Montemor-o-Novo. De lá, siga pela N4 em direção a Portel e vire à direita para Montargil.
  • De transporte público: Infelizmente, não há uma ligação direta de transporte público entre Lisboa e Montargil. A melhor opção seria pegar um trem ou ônibus para Ponte de Sor e, em seguida, pegar um táxi ou alugar um carro para chegar a Montargil. A viagem de trem leva cerca de 2 horas, e o ônibus leva cerca de 3 horas.

Óbidos

Se você está em busca de uma experiência medieval, uma ótima opção é visitar Óbidos. Comece com uma visita ao Castelo, uma terra cercada por muralhas pitorescas, onde é imperdível experimentar a famosa ginginha servida em copo de chocolate.

Próximo ao castelo, a Lagoa de Óbidos oferece vistas deslumbrantes, esportes aquáticos como vela, windsurf, canoagem, kiteboard e stand up paddle, e ainda acesso a praias como a Foz do Arelho, Bom Sucesso e Baleal.

Como chegar lá

Existem várias formas de chegar a Óbidos a partir de Lisboa:

  • De carro: Óbidos fica a cerca de 80 km a norte de Lisboa e é acessível pela autoestrada A8. O percurso demora cerca de uma hora.
  • De trem: a estação ferroviária mais próxima de Óbidos é a de Caldas da Rainha, que fica a cerca de 7 km da vila. A partir de Lisboa, pode apanhar um trem na estação do Oriente ou na estação de Entrecampos e fazer uma ligação em Caldas da Rainha. A viagem de trem demora cerca de uma hora e meia.
  • De ônibus: há ônibus regulares que fazem o percurso entre Lisboa e Óbidos. Pode pegar  um ônibus na estação de autocarros Sete Rios em Lisboa ou na estação rodoviária do Campo Grande. A viagem de ônibus demora cerca de uma hora e meia.
  • De tour: existem diversas empresas que oferecem tours organizados a partir de Lisboa para Óbidos, permitindo uma visita guiada com transporte incluído.

Sintra

Sintra, a vila encantadora, é uma das mais procuradas opções para um dia de viagem a partir de Lisboa. Com uma oferta rica em termos de cultura e natureza, é possível passear pelo centro histórico, desfrutar das florestas e pinhais circundantes e deliciar-se com os típicos travesseiros da Periquita.

A Praia da Ursa, em Colares, é uma das mais belas praias portuguesas e oferece uma aventura desafiante para quem busca diversão. A feira em São Pedro, realizada aos segundos e quartos domingos do mês, é uma oportunidade para adquirir frutas e vegetais de alta qualidade e conhecer as pessoas locais.

Não deixe de visitar o romântico Palácio da Pena, o Palácio da Vila e a Quinta da Regaleira. E não se esqueça de reservar um tempo para visitar o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, descrito por Camões como o ponto “onde a terra se acaba e o mar começa”.

Como chegar lá

Para chegar a Sintra a partir de Lisboa, há diversas opções de transporte:

  • Trem: a partir das estações de comboio de Rossio ou do Oriente, pode apanhar o trem até à estação de Sintra. A viagem dura cerca de 40 minutos e os trens partem com regularidade.
  • Ônibus: a partir do centro de Lisboa, pode apanhar o ônibus da empresa Scotturb que faz a ligação até Sintra. Há diversas paradas ao longo do percurso e a viagem dura cerca de 45 minutos a 1 hora, dependendo do trânsito.
  • Carro: se preferir conduzir, pode seguir pela IC19 ou A5 em direção a Sintra. O tempo de viagem varia de acordo com o trânsito, mas é geralmente cerca de 30 a 45 minutos. É importante lembrar que a vila de Sintra tem ruas estreitas e muitas vezes movimentadas, pelo que pode ser difícil encontrar estacionamento.
  • Tours: há diversas empresas que oferecem tours guiados a partir de Lisboa que incluem a visita a Sintra, bem como outros locais turísticos da região.

Trafaria

A cidade de Trafaria é conhecida por ter abrigado uma leprosaria criada pelo Cardeal D. Henrique e, em 1901, ter sido inaugurada a primeira colônia balnear portuguesa pela Rainha D. Amélia.

Atualmente, a cidade tem um ambiente autêntico e pacífico, e a antiga casa de Rafael Bordalo Pinheiro, na Quinta do Tagus Village, oferece uma vista deslumbrante sobre a capital, a serra de Sintra, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém e a Ponte 25 de Abril.

Na hora da refeição, os pratos de peixe fresco são obrigatórios e refletem a tradição da pesca local. Este é um lugar ideal para descontrair e desfrutar da tranquilidade antes de voltar à agitação de Lisboa.

A cidade fica a cerca de 20 km do centro de Lisboa e é uma ótima opção para quem deseja fugir um pouco da agitação da cidade e desfrutar de um ambiente mais tranquilo e autêntico.

Como chegar lá

  • A forma mais pitoresca de chegar à Trafaria é através de um ferry que sai de Belém, bairro lisboeta. A viagem de ferry é uma experiência em si mesma e oferece uma vista única da costa de Lisboa.
  • Se preferir, pode optar por pegar um ônibus ou carro a partir de Lisboa, seguindo pela ponte 25 de Abril em direção à Costa da Caparica.
  • Para chegar à Trafaria, siga as indicações para a Praia da Trafaria ou para a Quinta do Tagus Village, um turismo de habitação na antiga casa de Rafael Bordalo Pinheiro.
  • A cidade de Trafaria está localizada a cerca de 12 km do centro de Lisboa e é fácil de chegar de transporte público ou privado.
  • Ao chegar à Trafaria, é possível explorar a cidade a pé ou de bicicleta, já que a cidade é pequena e tranquila.

Esperamos que estas sugestões de destinos para viagens de um dia a partir de Lisboa tenham sido úteis e tenham despertado o seu interesse.

Cada um destes locais tem algo especial a oferecer, desde a beleza natural de Sintra até à pitoresca aldeia de Óbidos ou à tranquilidade da cidade de Trafaria.

Há opções para todos os gostos e preferências, e cada uma delas é acessível a partir de Lisboa em uma viagem de um dia. Aproveite a oportunidade para explorar o que Portugal tem de melhor e enriqueça a sua experiência turística neste país cheio de história e tradição.

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Veja também: 18 comidas estranhas para provar em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *