As 10 melhores praias da Arrábida

A menos de uma hora de Lisboa, encontramos um refúgio paradisíaco que combina perfeitamente a imponência da serra com a beleza do mar. As praias localizadas na região da Serra da Arrábida são verdadeiros tesouros naturais e se tornam destinos perfeitos para a temporada de verão.

O encontro harmonioso entre a majestosa serra e as águas cristalinas do oceano resultou em algumas das praias mais incríveis do país, algumas delas conhecidas mundialmente, enquanto outras permanecem praticamente intocadas e secretas: são as praias da Arrábida.

Embora não sejam facilmente acessíveis na maioria dos casos, é justamente essa característica que as torna tão especiais. A dificuldade de acesso, seja por trilhas ou estradas sinuosas, cria uma sensação de exclusividade e aventura para aqueles que se aventuram a conhecê-las.

1. Praia do Ribeiro do Cavalo

@visit.sesimbra

Localizada próxima ao Cabo Espichel, a Praia do Ribeiro do Cavalo é um verdadeiro tesouro escondido na região da Arrábida. Durante muitos anos, essa praia manteve-se quase selvagem, longe do alcance da maioria das pessoas.

No entanto, nos últimos tempos, tem despertado o interesse de banhistas e curiosos, dispostos a enfrentar o desafiante acesso até lá, seja por terra ou por mar, utilizando barcos.

O que torna a Praia do Ribeiro do Cavalo especial é o fato de que ela não sofreu intervenção humana. Não há construções, comércio ou barracas de sorvete.

A praia permanece em seu estado natural, preservada e intocada. Esse ambiente puro e livre de interferências é um verdadeiro presente para os amantes da natureza e para aqueles que procuram praias tranquilas.

Ao visitar a Praia do Ribeiro do Cavalo, os visitantes são brindados com uma experiência única de conexão com a natureza.

As suas águas cristalinas convidam ao mergulho, proporcionando um espetáculo de cores e vida marinha. A praia em si é cercada por falésias e formações rochosas impressionantes. Embora o acesso possa ser desafiador, a recompensa ao chegar à Praia do Ribeira do Cavalo é imensurável.

A ausência de intervenção humana e a tranquilidade que prevalece nesse ambiente são apreciadas pelos visitantes que desejam fugir das multidões e desfrutar de um momento de paz em meio à natureza.

É um verdadeiro refúgio para aqueles que procuram um lugar especial e preservado, onde podem se desconectar do mundo e se conectar com a beleza natural ao seu redor.

2. Praia dos Penedos

@2aidafelicidade

A Praia dos Penedos, localizada no concelho de Sesimbra, é um tesouro escondido na região da Arrábida. É uma praia conhecida por seus acessos bastante desafiadores, o que a torna um refúgio tranquilo e sereno.

Devido às dificuldades de acesso, a Praia dos Penedos é principalmente procurada por pescadores, nudistas e por aqueles que desejam desfrutar de um ambiente de paz absoluta.

Ao chegar à praia, os visitantes irão encontrar uma paisagem única. Embora a quantidade de areia seja limitada, a praia é composta por uma abundância de seixos e pedras, criando uma atmosfera natural e rústica. Essa característica singular confere à Praia dos Penedos uma beleza peculiar.

É importante mencionar que, devido à sua localização, as águas da Praia dos Penedos podem ser agitadas em algumas ocasiões. No entanto, isso também traz um encanto especial para os amantes da natureza e da praia, oferecendo uma experiência diferente das praias de águas mais calmas.

O ambiente tranquilo e isolado da Praia dos Penedos é perfeito para aqueles que procuram fugir das multidões e desfrutar de momentos de introspecção. A ausência de infraestrutura comercial e turística contribui para a sensação de paz e tranquilidade que permeia o local.

Para os apreciadores de natureza e paz, a Praia dos Penedos é um verdadeiro paraíso. A harmonia entre as formações rochosas, a vegetação circundante e o mar agitado cria uma atmosfera única e inesquecível. Os visitantes têm a oportunidade de se conectar com a natureza em seu estado mais selvagem, absorvendo a energia e a serenidade que esse ambiente proporciona.

Resumindo, a Praia dos Penedos é uma joia escondida na Arrábida, conhecida por seus acessos desafiadores, pouca areia, mas muitos seixos e pedras. É um local frequentado por pescadores, nudistas e por aqueles que buscam um refúgio de tranquilidade absoluta. Apesar das águas agitadas em determinados momentos, essa praia oferece uma experiência única e uma conexão profunda com a natureza.

3. Praia do Alpertucho

@paulo.maxim

A Praia de Alpertucho é um verdadeiro tesouro escondido na região da Arrábida. Situada em meio ao verde exuberante da serra, é uma praia de tamanho reduzido, com uma abundância de pedras e seixos e uma área de areia escassa. No entanto, o que falta em tamanho é compensado pela sua beleza natural.

As águas da Praia de Alpertucho são límpidas e transparentes, proporcionando uma visão clara do fundo do mar. No entanto, é importante destacar que as temperaturas das águas geralmente não ultrapassam os 18º Celsius. Essa característica pode ser refrescante em dias quentes, mas requer atenção para aqueles que preferem águas mais quentes.

O acesso à praia é feito por um discreto caminho de terra batida, localizado antes do Museu Hidrográfico. Essa trilha sutil acrescenta um ar de mistério e exclusividade à Praia de Alpertucho, tornando-a um segredo bem guardado conhecido por poucos.

O ambiente sereno e intocado da Praia de Alpertucho atrai aqueles que desejam escapar das multidões e apreciar a natureza em sua forma mais tranquila. Rodeada pelo verde exuberante da serra, a praia oferece uma atmosfera relaxante e um refúgio perfeito para quem busca momentos de paz e contemplação.

É importante ressaltar que a Praia de Alpertucho pode não ser ideal para aqueles que procuram uma grande faixa de areia ou uma infraestrutura turística completa. No entanto, para os amantes da natureza, é um destino perfeito. A praia é um convite para explorar suas formações rochosas, colecionar pedras e seixos únicos e desfrutar de um mergulho revigorante nas águas claras.

4. Praia do Portinho da Arrábida

Foto por @mylo-kaye

A Praia do Portinho da Arrábida é uma das imagens mais icônicas da região da Arrábida, e rapidamente se compreende por quê. Cercada pelas majestosas montanhas da serra, essa praia impressiona com seu extenso areal e águas cristalinas, criando um cenário deslumbrante. Além disso, alguns casas pitorescas e alguns restaurantes contribuem para a atmosfera charmosa do local.

A beleza da Praia do Portinho da Arrábida foi amplamente reconhecida quando, em 2010, foi selecionada como uma das Sete Maravilhas de Portugal. Esse título ressalta a grandiosidade e a singularidade desse destino turístico, elevando sua reputação como um lugar verdadeiramente especial.

Ao visitar a Praia do Portinho da Arrábida, os visitantes são presenteados com um cenário de tirar o fôlego. A ampla faixa de areia convida a caminhadas relaxantes à beira-mar, enquanto as águas límpidas e refrescantes são perfeitas para um mergulho revigorante.

A presença de algumas casas típicas e restaurantes adiciona uma atmosfera encantadora e possibilita desfrutar de uma refeição deliciosa à beira-mar.

Essa praia é um verdadeiro cartão-postal, encantando turistas e moradores locais. A combinação harmoniosa entre a imponência da serra, o longo areal e as águas cristalinas forma uma paisagem verdadeiramente memorável. É um local que oferece uma atmosfera relaxante, onde se pode apreciar a natureza e se maravilhar com a sua beleza.

5. Praia do Creiro

© Diogoworld

A Praia do Creiro, localizada nas proximidades do Portinho da Arrábida, é uma praia encantadora situada aos pés da imponente serra. Suas águas claras e frias são características da região.

Uma das características distintivas da Praia do Creiro é a sua proximidade com um antigo complexo romano utilizado para a salga de peixe. Essa proximidade histórica confere à praia um elemento cultural e arqueológico adicional, proporcionando aos visitantes uma experiência enriquecedora.

Além disso, a Praia do Creiro é um local raro na região, pois dispõe de um parque de estacionamento para maior comodidade dos visitantes. Essa comodidade facilita o acesso à praia e torna a experiência ainda mais agradável, especialmente para aqueles que desejam passar um dia relaxante à beira-mar.

Ao visitar a Praia do Creiro, os banhistas têm a oportunidade de se refrescar nas águas claras, caracteristicamente frias dessa região. Essas águas proporcionam uma experiência única e revigorante, perfeita para mergulhos refrescantes nos dias quentes de verão.

A paisagem ao redor da Praia do Creiro é deslumbrante, com a majestosa serra como pano de fundo. A combinação das águas cristalinas com a natureza exuberante cria um cenário de tirar o fôlego, convidando os visitantes a desfrutarem de momentos de relaxamento e contemplação.

6. Praia dos Coelhos

@rgcbatista

A Praia dos Coelhos é outro tesouro selvagem na região da Arrábida, que requer um acesso um pouco desafiador, mas que vale totalmente o esforço. Ao chegar lá, você encontrará um recanto paradisíaco em forma de concha, com areia fina e águas cristalinas.

A combinação da paisagem montanhosa com a praia cria uma atmosfera única e envolvente, convidando os visitantes a se desconectar do mundo e aproveitar a tranquilidade e a beleza natural ao seu redor.

É importante mencionar que o acesso à Praia dos Coelhos pode ser um pouco difícil, pois é uma praia quase selvagem. No entanto, a recompensa por enfrentar o desafio é a descoberta desse verdadeiro paraíso escondido.

Quando a maré está baixa, é possível chegar à praia através da vizinha Praia do Creiro, o que proporciona uma experiência adicional de aventura.

Resumindo, a Praia dos Coelhos é um verdadeiro tesouro selvagem na região da Arrábida. Apesar do acesso desafiador, a beleza deslumbrante e intocada da praia compensa o esforço.

7. Praia de Galapinhos

Foto por @Pemanuelp

A Praia de Galapinhos, embora tenha sido reconhecida como uma das melhores praias da Europa por diversas publicações estrangeiras, ainda é um segredo bem guardado para muitos portugueses.

Embora os acessos não sejam tão fáceis, a recompensa ao chegar lá embaixo é simplesmente deslumbrante. A praia oferece um cenário incrível, com o verde exuberante da serra contrastando com os tons intensos do mar, criando um enquadramento visualmente impressionante.

O cenário da Praia de Galapinhos é tão encantador que poderia facilmente ser considerado “instagramável”, perfeito para tirar fotos dignas de postagens nas redes sociais. Além disso, as águas calmas e cristalinas convidam os visitantes a mergulharem e desfrutarem de um refrescante banho de mar.

Embora seja aclamada internacionalmente, a Praia de Galapinhos ainda mantém seu charme tranquilo e preservado. A relativa falta de conhecimento local sobre essa joia da natureza só contribui para a sua atmosfera exclusiva e intocada.

Aqueles que a descobrem têm a oportunidade de desfrutar de um local privilegiado, com uma beleza natural incomparável e uma sensação de paz e tranquilidade.

8. Praia de Galapos

© Câmara Municipal de Setúbal

A Praia de Galapos, ao ser observada em uma fotografia, poderia facilmente ser confundida como uma praia distante, talvez no Oceano Índico. No entanto, ela está localizada bem próxima à Serra da Arrábida e, assim como suas vizinhas, oferece águas límpidas e cristalinas, além de um areal relativamente extenso para a região.

Ao visitar a Praia de Galapos, é fácil esquecer dos degraus que precisaram ser subidos para chegar até lá, pois o cenário é simplesmente incrível. A combinação da beleza natural da praia com o mar convidativo cria uma atmosfera mágica e envolvente. Os banhistas são atraídos pelas águas cristalinas, que convidam a mergulhos refrescantes e momentos de relaxamento à beira-mar.

Apesar de estar situada em uma região próxima à serra, a Praia de Galapos não deixa nada a desejar em relação a praias tropicais. A paisagem exuberante, as águas claras e o areal extenso contribuem para a sensação de estar em um verdadeiro paraíso à beira-mar.

A Praia de Galapos é um tesouro escondido que oferece uma experiência única e inesquecível para os visitantes. Aqueles que a descobrem são recompensados com um cenário deslumbrante, onde a beleza natural se funde com a serenidade do mar. Esquecer os degraus e aproveitar a atmosfera incrível torna-se uma tarefa fácil quando se está cercado por tanta beleza.

9. Praia da Figueirinha

© Município de Setúbal

A Praia da Figueirinha é um dos destinos mais populares na região da Arrábida, sendo muito procurada tanto por estar próxima de Setúbal quanto por oferecer o areal mais extenso da região.

O principal motivo para a popularidade da Praia da Figueirinha são suas águas claras e cristalinas, que convidam os banhistas a se refrescarem em um mergulho revigorante.

Além disso, suas areias finas proporcionam uma experiência agradável ao caminhar pela praia e relaxar ao sol. A boa infraestrutura da  praia, como restaurantes, bares e instalações sanitárias, também são um atrativo adicional para os visitantes.

Devido à sua localização estratégica e à qualidade de suas instalações, a Praia da Figueirinha costuma receber um grande número de visitantes durante a temporada de verão. É um local animado e vibrante, onde pessoas de todas as idades podem desfrutar de momentos de lazer e diversão à beira-mar.

No entanto, mesmo com sua popularidade, a Praia da Figueirinha mantém sua beleza natural e consegue oferecer espaços amplos para os banhistas aproveitarem sem se sentirem apertados. A atmosfera acolhedora e agradável da praia a tornam um destino atraente para famílias, grupos de amigos e amantes da natureza.

10. Praia de Albarquel

© Município de Setúbal

A Praia de Albarquel é privilegiada por estar localizada nos limites da cidade de Setúbal, permitindo que os visitantes cheguem a pé a partir do centro da cidade. Essa proximidade com a área urbana é uma grande vantagem para aqueles que desejam desfrutar da praia sem se deslocarem muito.

Além da conveniência de estar próxima da cidade, a Praia de Albarquel também oferece um areal relativamente grande, proporcionando espaço suficiente para os banhistas relaxarem e aproveitarem o sol. A extensão da praia permite que as pessoas encontrem um lugar tranquilo para estender suas toalhas e desfrutar de um dia agradável à beira-mar.

Outra característica atrativa da Praia de Albarquel é sua proximidade com o encantador Parque de Albarquel. Os visitantes podem aproveitar a combinação perfeita entre praia e natureza, desfrutando de momentos relaxantes na praia e explorando as áreas verdes do parque. Essa proximidade oferece uma opção adicional de lazer e entretenimento para aqueles que desejam diversificar sua experiência na região.

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *