30 lugares que você precisa conhecer em Portugal

Porto e Lisboa são, sem dúvida, dois dos destinos mais famosos de Portugal, com uma riqueza cultural e histórica impressionante, além de atrações turísticas imperdíveis.

No entanto, o país oferece muito mais do que essas duas cidades. Portugal é um destino turístico completo, com uma variedade de possibilidades que atendem aos mais diversos gostos.

Além dos centros urbanos de Porto e Lisboa, o país possui uma grande quantidade de vilarejos históricos, que preservam a cultura e as tradições portuguesas, com casinhas de pedra, ruas de paralelepípedos e igrejas antigas.

As praias portuguesas são consideradas algumas das mais bonitas do mundo, com águas cristalinas, areia branca e uma variedade de atividades aquáticas.

Portugal também é famoso por sua produção de vinho, com regiões vinícolas como o Vale do Douro, que oferece uma experiência incrível para os amantes do vinho.

Além disso, existem diversos outros destinos peculiares, como as aldeias de xisto no centro do país, os castelos e fortalezas espalhados por todo o território e as paisagens naturais deslumbrantes.

Para quem quer conhecer Portugal além de Porto e Lisboa, existem muitas opções de destinos que são verdadeiros tesouros turísticos. Foi pensando nisso que elaboramos essa lista com 30 lugares que você precisa conhecer em Portugal.

1. Piódão

Piódão é um pequeno e charmoso vilarejo, localizado na região central de Portugal, mais especificamente na Serra do Açor. Com uma população de menos de cem pessoas, essa vila é um verdadeiro tesouro escondido nas montanhas.

O que mais chama a atenção em Piódão é a sua arquitetura singular, composta por casinhas de pedra com telhados de ardósia em tons de azul e cinza, formando uma espécie de colmeia em meio às montanhas.

Essa arquitetura típica é conhecida como “casa de xisto” e é um exemplo da construção tradicional portuguesa.

Além da arquitetura, Piódão oferece aos visitantes a oportunidade de explorar as trilhas da região, que passam por rios, cachoeiras e mirantes com vistas incríveis das montanhas.

Um dos pontos turísticos mais populares é a igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída no século 18 e considerada um marco histórico da região.

A vila também é conhecida pela sua produção artesanal de queijos e pelo famoso licor de medronho, uma bebida típica da região. É possível visitar as queijarias e as destilarias locais para conhecer o processo de produção e degustar essas iguarias.

Piódão é uma opção de destino para quem busca paz e tranquilidade em meio à natureza, além de uma oportunidade de conhecer uma vila histórica e preservada.

Como chegar a Piódão

Para chegar a Piódão a partir de Lisboa ou do Porto, é preciso seguir de carro ou transporte público.

De carro: saindo de Lisboa, siga pela A1 em direção a Coimbra. Em Coimbra, pegue a saída para a A25 em direção a Viseu/Guarda. Depois, pegue a saída para a A25 em direção a Celorico da Beira/Gouveia e continue até Piódão. O percurso tem aproximadamente 330 km e dura cerca de 3h30min.

Saindo do Porto, siga pela A1 em direção a Coimbra. Em Coimbra, pegue a saída para a A25 em direção a Viseu/Guarda. Depois, pegue a saída para a A25 em direção a Celorico da Beira/Gouveia e continue até Piódão. O percurso tem aproximadamente 180 km e dura cerca de 2h.

De transporte público: a partir de Lisboa, é possível pegar um trem ou ônibus até Coimbra e depois pegar um ônibus até Piódão. A viagem de trem ou ônibus de Lisboa até Coimbra dura cerca de 2h e a viagem de ônibus de Coimbra até Piódão dura cerca de 2h30min.

A partir do Porto, é possível pegar um trem ou ônibus até Coimbra e depois pegar um ônibus até Piódão. A viagem de trem ou ônibus do Porto até Coimbra dura cerca de 1h30min e a viagem de ônibus de Coimbra até Piódão dura cerca de 2h30min.

2. Óbidos

Óbidos é uma charmosa vila medieval localizada a cerca de 80 quilômetros de Lisboa, em Portugal. A cidade é um verdadeiro tesouro histórico, com um belo conjunto arquitetônico que remonta aos séculos 13 e 14, quando era uma fortaleza medieval.

Durante cinco séculos, Óbidos fez parte do dote das rainhas portuguesas, o que significa que era um presente dado aos maridos dessas rainhas, geralmente reis de Portugal. I

sso garantiu a Óbidos um status especial e muitos recursos para a construção de edifícios e monumentos importantes.

Um dos pontos turísticos mais famosos de Óbidos é a sua impressionante muralha, que circunda toda a cidade e oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da região.

É possível caminhar sobre a muralha, apreciando a paisagem e explorando os mirantes que oferecem vistas incríveis.

Além disso, a vila também é conhecida por suas ruas de pedra estreitas e sinuosas, suas casas brancas com flores coloridas nas janelas e a famosa Igreja de Santa Maria, uma das mais antigas e importantes da cidade.

Óbidos também é famosa por seu festival de chocolate, que acontece todos os anos durante a Páscoa, atraindo milhares de visitantes para provar deliciosas iguarias de chocolate e participar de várias atividades relacionadas ao tema.

A vila medieval de Óbidos é um destino único e encantador, cheio de história e charme, e que vale a pena ser visitado por quem busca conhecer a história e a cultura portuguesa.

Como chegar a Óbidos

Existem várias opções para chegar a Óbidos a partir de Lisboa:

De carro: a viagem leva cerca de 1 hora. Basta seguir pela autoestrada A8 em direção a Leiria e sair na saída para Óbidos.

De ônibus: há ônibus diários da empresa Rodoviária do Oeste saindo da rodoviária do Campo Grande, em Lisboa. A viagem leva cerca de 1h20min.

De trem: não há uma estação de trem em Óbidos, mas é possível pegar um trem da empresa Comboios de Portugal (CP) até a cidade de Caldas da Rainha e, de lá, pegar um ônibus ou táxi até Óbidos. A viagem de trem leva cerca de 1h30min.

De excursão turística: há empresas de turismo que oferecem passeios de um dia para Óbidos, com transporte e guia turístico incluídos. É uma opção conveniente para quem não quer se preocupar com o transporte e quer conhecer outros lugares próximos a Óbidos.

3. Serra da Arrábida

A Serra da Arrábida é uma cordilheira montanhosa situada na região de Setúbal, a menos de 50 quilômetros de Lisboa, em Portugal.

Além de ser um destino popular entre os portugueses, a Serra da Arrábida é um tesouro praticamente escondido dos turistas estrangeiros, o que faz dela um destino ainda mais especial e único.

Um dos principais atrativos da Serra da Arrábida são suas praias paradisíacas, com águas cristalinas e areia branca. Entre elas destacam-se a Praia de Galapinhos, eleita a melhor praia da Europa em 2017, e a Praia do Portinho da Arrábida, considerada uma das mais belas do país.

Além das praias, a Serra da Arrábida também oferece trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta em meio à natureza, proporcionando vistas deslumbrantes do mar e da paisagem serrana.

Outro ponto turístico importante na Serra da Arrábida é o Convento da Arrábida, um antigo convento franciscano fundado no século 16, que hoje abriga um museu e oferece visitas guiadas.

A Serra da Arrábida é ainda uma região de grande importância ambiental e possui uma rica diversidade de fauna e flora. A área é protegida pelo Parque Natural da Arrábida, que abrange uma área de cerca de 11 mil hectares e é um dos principais refúgios da fauna e flora portuguesa.

Como chegar à Serra da Arrábida

O Parque Nacional da Arrábida tem muitas praias quase secretas, como a de Galapinhos

Para chegar à Serra da Arrábida a partir de Lisboa, você pode seguir algumas opções:

De carro: a maneira mais fácil é seguir pela Ponte 25 de Abril e pegar a autoestrada A2 em direção a Setúbal. Depois, siga as indicações para a Serra da Arrábida.

De ônibus: a empresa TST (Transportes Sul do Tejo) oferece linhas de ônibus saindo da estação de ônibus de Sete Rios, em Lisboa, com destino a Setúbal e Sesimbra, que são cidades próximas à Serra da Arrábida. De lá, é possível pegar um táxi ou ônibus local para chegar à Serra.

De trem: você pode pegar um trem da linha do Sul da empresa Comboios de Portugal (CP) na estação de comboios de Lisboa – Sete Rios ou na estação de comboios de Lisboa – Oriente até à estação de Setúbal. Depois, é necessário pegar um táxi ou ônibus local para chegar à Serra.

De excursão turística: há empresas de turismo que oferecem passeios de um dia para a Serra da Arrábida, com transporte e guia turístico incluídos. É uma opção conveniente para quem não quer se preocupar com o transporte e quer conhecer outros lugares próximos à Serra.

4. Serra da Estrela

Posto da GNR, Guarda Nacional da Republicana, no ponto mais alto de Portugal na Serra da Estrela

A Serra da Estrela é a maior cadeia montanhosa de Portugal continental, situada no centro do país. Com uma altitude máxima de 1.993 metros, a serra é um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, oferecendo vistas deslumbrantes e uma grande variedade de atividades ao ar livre.

Durante o inverno, a Serra da Estrela se transforma em um destino muito procurado pelos portugueses, quando a neve toma conta do local e é aberta a única pista de esqui do país.

Com condições climáticas ideais, a serra oferece excelentes condições para a prática do esqui e snowboard, atraindo visitantes de todo o país e também do exterior.

Mas a Serra da Estrela não é apenas um destino para os amantes de esportes de inverno. No verão, a serra se transforma em um paraíso para quem gosta de caminhadas, escaladas, mountain bike, entre outras atividades ao ar livre. A paisagem é marcada por montanhas, vales e rios, formando um cenário único e surpreendente.

Entre os principais pontos turísticos da Serra da Estrela está a Torre, o ponto mais alto de Portugal continental, de onde é possível ter uma vista panorâmica incrível da região.

Além disso, a serra abriga diversas aldeias históricas, como Belmonte, Sortelha e Linhares da Beira, que preservam a arquitetura e a cultura da região.

Outro destaque da Serra da Estrela é a gastronomia local, que inclui pratos tradicionais como o famoso queijo da serra, feito com leite de ovelha, e o cozido à portuguesa, uma deliciosa combinação de carnes e legumes cozidos em um caldo farto.

A Serra da Estrela é um destino imperdível para quem busca natureza, esportes ao ar livre, cultura e gastronomia. Com sua beleza natural única e sua atmosfera tranquila, a serra é um verdadeiro tesouro português que merece ser explorado e descoberto.

Como chegar à Serra da Estrela

Na Serra da Estrela está a única estação de esqui de Portugal

De carro: a distância entre Lisboa e a Serra da Estrela é de cerca de 300 km. É possível alugar um carro em Lisboa e seguir pela autoestrada A1 até Coimbra e depois pela A25 até à Serra da Estrela.

De ônibus: existem várias empresas de ônibus que fazem o trajeto entre Lisboa e a Serra da Estrela, como a Rede Expressos e a Rodoviária do Tejo. O tempo de viagem é de cerca de 5 horas e os preços variam conforme a época do ano.

De trem: Não existe uma linha direta de trem entre Lisboa e a Serra da Estrela. A opção seria pegar um trem até Coimbra e depois seguir de ônibus até a Serra da Estrela.

Para chegar à Serra da Estrela a partir do Porto, as opções são:

De carro: a viagem de carro leva em média 2h30. É preciso seguir pela autoestrada A1 em direção a sul e depois pegar a A25 em direção a Viseu e Guarda, até chegar à Covilhã.

De ônibus: a empresa de ônibus Rede Expressos também faz o trajeto entre o Porto e a Covilhã. A viagem leva em média 3 horas e o preço varia de acordo com a antecedência da compra.

De trem: você deve pegar um trem na Estação de Campanhã em direção à Covilhã. Existem trens regulares da companhia ferroviária CP – Comboios de Portugal que fazem esse trajeto diariamente.

Ao chegar na estação de Covilhã, você pode pegar um ônibus ou táxi até a Serra da Estrela. É importante verificar os horários dos ônibus com antecedência, já que eles podem ter horários limitados e menos frequentes nos fins de semana e feriados.

5. Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres é uma antiga fortificação localizada na cidade de Sagres, no extremo sul de Portugal. É um dos locais mais emblemáticos da história das navegações portuguesas, sendo considerada por muitos como o berço da navegação portuguesa.

Construída no século 15, a fortaleza foi uma importante base de apoio para as expedições marítimas portuguesas que buscavam novas rotas comerciais e exploravam novas terras.

O local também foi utilizado como escola de navegação, onde eram ensinadas técnicas e estratégias de navegação para os marinheiros portugueses.

Como chegar à Fortaleza de Sagres

Para chegar à Fortaleza de Sagres a partir de Lisboa, você pode optar por duas opções: carro ou ônibus.

De carro: a Fortaleza de Sagres fica a cerca de 300 km de Lisboa, e a viagem dura aproximadamente 3 horas. O caminho mais comum é pela rodovia A2 em direção a sul, até a cidade de Lagos, em seguida, pela rodovia N125 em direção a oeste até Sagres.

De ônibus: também é possível pegar um ônibus da empresa Rede Expressos na rodoviária de Lisboa com destino a Sagres. A viagem dura aproximadamente 4 horas e há várias opções de horários disponíveis ao longo do dia.

Ao chegar em Sagres, a Fortaleza fica a uma curta distância de caminhada ou de táxi.es interessados em história e cultura. Lá é possível conhecer as antigas construções militares, além de admirar a bela vista do mar e dos penhascos.

A fortaleza também abriga um museu, onde são exibidos artefatos e objetos relacionados à navegação portuguesa.

Infelizmente, não há conexão direta de trem entre Lisboa e Sagres. A melhor opção de transporte público é o ônibus, como mencionado anteriormente.

No entanto, se você preferir viajar de trem, pode pegar um trem da estação de comboios de Lisboa até a estação de Lagos, que fica a cerca de 30 km de Sagres.

De Lagos, você pode pegar um ônibus local para Sagres ou alugar um carro. A viagem de trem de Lisboa para Lagos dura aproximadamente 3 horas, e há várias opções de horários disponíveis ao longo do dia.

6. Ponta da Piedade

A Ponta da Piedade é um dos lugares mais bonitos e icônicos de Portugal, localizado no extremo sul do Algarve, na cidade de Lagos.

É um conjunto de falésias impressionantes que foram esculpidas pelo mar e pelo vento ao longo dos anos. As formações rochosas impressionantes incluem arcos naturais, grutas, pilares e torres, criando um cenário espetacular.

A Ponta da Piedade pode ser acessada por um caminho que desce as falésias, mas a melhor maneira de explorar a região é em um passeio de barco.

Vários operadores turísticos oferecem passeios de barco a partir do porto de Lagos, levando os visitantes para um passeio em torno das formações rochosas, permitindo que eles apreciem a vista panorâmica do mar e descubram as cavernas e grutas.

Além da paisagem natural de tirar o fôlego, a Ponta da Piedade também é um local histórico, com um farol do século 19 que pode ser visitado. Há também um pequeno museu que apresenta a história da região e do farol.

A Ponta da Piedade é um destino popular entre turistas que visitam o Algarve, e é facilmente acessível a partir de Lagos ou de outras cidades próximas. É definitivamente um lugar que você não vai querer perder durante sua visita a Portugal.

Como chegar à Ponta da Piedade

Para chegar à Ponta da Piedade a partir de Lisboa, a opção mais conveniente é alugar um carro e dirigir até Lagos, que fica a cerca de 300 km de distância. O trajeto pode ser feito pela A2, saindo de Lisboa em direção a Algarve/Portimão, e depois seguindo pela A22 em direção a Lagos.

Também é possível pegar um ônibus ou trem de Lisboa até Lagos, mas a viagem é mais longa e pode ser cansativa. A duração da viagem de ônibus é de aproximadamente 4h30, e a de trem é de cerca de 5 horas, com conexão em Tunes.

Já em Lagos, é possível contratar um passeio de barco para visitar a Ponta da Piedade, que fica a cerca de 2 km da costa. Algumas empresas oferecem passeios partindo do Porto de Lagos ou da Praia da Batata. Também é possível caminhar até a Ponta da Piedade a partir do centro de Lagos, seguindo a trilha que leva até as falésias.

7. Praia de Dona Ana

A Praia da Dona Ana é uma das praias mais icônicas do Algarve, conhecida por suas águas cristalinas e formações rochosas impressionantes.

Com acesso por meio de uma escadaria que desce a falésia, a praia é cercada por formações rochosas que criam pequenas enseadas, proporcionando uma atmosfera tranquila e relaxante.

Durante o verão, a praia fica lotada de turistas que buscam o sol e o mar quente do sul de Portugal, mas mesmo assim é possível encontrar um lugar para estender a toalha e aproveitar o dia.

Fora da temporada de verão, a praia é menos movimentada, mas não perde o charme e beleza natural.

Como chegar à Praia de Dona Ana

Para chegar à Praia da Dona Ana a partir de Lisboa, você pode optar por ir de carro ou de transporte público. A forma mais prática e rápida é de carro, pois a viagem dura cerca de 2 horas e 30 minutos pela A2 e A22.

Se preferir utilizar o transporte público, a opção é pegar um trem ou ônibus de Lisboa para Lagos. A viagem de trem dura cerca de 4 horas e a de ônibus cerca de 3 horas e meia.

Chegando em Lagos, é possível utilizar um táxi ou transporte público local para chegar à praia, que fica a cerca de 3 km do centro da cidade.

Se você estiver hospedado em Lagos, pode chegar à praia a pé em cerca de 30 minutos de caminhada. Para quem vem de outras cidades próximas, como Portimão ou Albufeira, a melhor opção é de carro, seguindo pela Estrada Nacional 125 ou pela A22.

Também há ônibus que fazem o trajeto entre as cidades, com parada em Lagos. Uma vez em Lagos, você pode pegar um táxi ou um ônibus local para chegar à praia.

A Praia da Dona Ana é uma das praias mais populares de Lagos, então há estacionamentos próximos, mas eles podem ficar lotados durante a alta temporada.

8. Gruta de Benagil

A Gruta de Benagil é uma das atrações mais populares do Algarve, famosa por sua beleza natural única e sua localização escondida em uma caverna de rochas. O acesso à gruta é limitado apenas por barco, caiaque ou stand-up paddle, o que a torna ainda mais exclusiva.

Uma das melhores formas de chegar à gruta é através de um passeio de barco, que é oferecido em muitos pontos ao longo da costa algarvia.

Durante o passeio, os visitantes podem desfrutar de vistas incríveis das falésias e praias da região, além de entrar na gruta e apreciar a vista de dentro da caverna.

Outra opção popular é fazer um passeio de caiaque, que permite explorar a gruta e as áreas circundantes com mais tranquilidade e independência.

Os caiaques podem ser alugados em muitas praias ao longo da costa, e são uma ótima opção para quem prefere uma experiência mais íntima e personalizada.

Independentemente da opção escolhida, a visita à Gruta de Benagil é uma experiência inesquecível para quem visita o Algarve.

A combinação de paisagens naturais deslumbrantes e o mistério e beleza da caverna fazem dela um destino imperdível para os amantes da natureza e da aventura.

Como chegar à Gruta de Benagil

Gruta de Benagil vista de cima

A Gruta de Benagil está localizada na costa do Algarve, a cerca de 280 km de Lisboa. Existem várias maneiras de chegar lá:

Carro: a maneira mais fácil de chegar a Benagil é de carro, seguindo pela autoestrada A2 e depois pela A22. O trajeto leva cerca de 2h40min. No entanto, é importante lembrar que o acesso ao estacionamento próximo à gruta é limitado, especialmente na alta temporada.

Ônibus: também é possível chegar a Benagil de ônibus, mas pode ser um pouco complicado. Você precisaria pegar um ônibus de Lisboa até Portimão, e de lá pegar um táxi ou ônibus local até Benagil.

Excursões: existem várias empresas que oferecem excursões de um dia a partir de Lisboa até a Gruta de Benagil. Essas excursões geralmente incluem transporte, um passeio de barco para a gruta e tempo livre para explorar a área circundante.

É importante verificar os horários e as disponibilidades de cada opção antes de planejar sua viagem.

9. Praia do Carvalho

A Praia do Carvalho é um verdadeiro tesouro escondido na região do Algarve, no sul de Portugal. Com suas águas cristalinas e areias finas, é um destino popular entre os turistas que buscam praias mais tranquilas e menos movimentadas.

A praia é cercada por falésias íngremes e rochosas, que oferecem uma vista deslumbrante para o mar e são ideais para caminhadas e trilhas.

Apesar de não ter uma infraestrutura muito desenvolvida, a Praia do Carvalho oferece algumas opções de restaurantes e bares à beira-mar, que servem pratos típicos da região e bebidas refrescantes para os dias quentes de verão.

Além disso, é possível alugar cadeiras e guarda-sóis para passar o dia com mais conforto.

Para quem gosta de aventura, uma opção é fazer um passeio de barco ou de caiaque para explorar as cavernas marinhas e formações rochosas que cercam a praia.

Também é possível fazer uma caminhada sobre as falésias para ter uma vista panorâmica da região e tirar fotos incríveis.

A Praia do Carvalho fica localizada a cerca de 7 km de Lagoa, no Algarve, e pode ser acessada de carro ou de transporte público.

É recomendado chegar cedo para conseguir um lugar na praia, pois o estacionamento é limitado e costuma lotar rapidamente nos dias de maior movimento.

Como chegar à Praia do Carvalho

Para chegar à Praia do Carvalho a partir de Lisboa, é necessário seguir de carro ou ônibus pela A2 em direção ao sul, em direção ao Algarve. A Praia do Carvalho fica na região de Lagoa, cerca de 280 km de Lisboa.

A viagem leva cerca de 2h30 a 3 horas, dependendo das condições do tráfego. Uma opção é pegar um ônibus ou alugar um carro em Lisboa e seguir em direção ao Algarve.

É possível fazer o trajeto em um dia, mas também é recomendável reservar hospedagem na região para aproveitar mais a praia e as outras atrações locais.

10. Trilha dos Sete Vales Suspensos

A trilha dos Sete Vales Suspensos é um dos mais belos passeios do Algarve. Com início na Praia da Marinha, a trilha se estende por 5,7 km ao longo da costa rochosa, passando por sete vales naturais que descem abruptamente até o mar.

O cenário é de tirar o fôlego, com formações rochosas impressionantes, águas cristalinas e praias de areia dourada.

Ao longo da trilha, é possível avistar as grutas e cavernas marinhas que pontilham a costa algarvia, além de diversas espécies de flora e fauna típicas da região.

É importante lembrar que a trilha possui um nível de dificuldade moderado e exige certo preparo físico, principalmente em dias de muito calor.

No final da trilha, os visitantes chegam à Praia do Vale Centeanes, onde é possível relaxar e tomar um banho de mar.

A trilha dos Sete Vales Suspensos é sem dúvida uma experiência imperdível para quem visita o Algarve e deseja explorar o seu belíssimo litoral de forma mais intensa.

Como chegar à Trilha dos Sete Vales Suspensos

A Trilha dos Sete Vales Suspensos começa na Praia da Marinha, que está localizada a cerca de 250 km de Lisboa. Existem algumas opções para chegar lá:

Carro: é possível alugar um carro em Lisboa e dirigir até a Praia da Marinha. A viagem dura cerca de 2h30. É importante lembrar que a trilha é circular, então você vai terminar o passeio de volta na Praia da Marinha.

Ônibus: há ônibus diretos saindo de Lisboa em direção a Lagoa (onde está localizada a Praia da Marinha) com a empresa EVA Transportes. O tempo de viagem é de cerca de 3h30. Depois, será necessário pegar um táxi ou ônibus local para chegar à praia.

Transfer: outra opção é contratar um transfer privado de Lisboa até a Praia da Marinha. Algumas empresas de turismo oferecem esse serviço.

Lembre-se de que a trilha é de nível médio a difícil e exige preparo físico. Além disso, é importante estar preparado com água, protetor solar, calçado apropriado e roupas confortáveis.

11. Faro

Faro é uma cidade situada na região do Algarve, no sul de Portugal, e é a capital da província do Algarve. Com cerca de 65 mil habitantes, é uma das maiores cidades da região e um importante centro histórico e cultural.

A cidade possui uma rica história que remonta ao tempo dos romanos, que fundaram uma cidade chamada Ossonoba na área onde hoje se situa Faro.

Durante a Idade Média, a cidade foi governada pelos mouros, que deixaram sua marca em sua arquitetura, cultura e tradições. Em 1249, a cidade foi conquistada pelos portugueses e tornou-se parte do reino de Portugal.

Hoje, Faro é uma cidade moderna e vibrante, com uma mistura única de história, cultura e vida contemporânea.

A cidade é conhecida por suas belas praias, como a Praia de Faro, uma extensa praia de areia branca que se estende por cerca de 5 km ao longo da ilha de Faro. As águas calmas e claras são ideais para nadar, tomar sol e praticar esportes aquáticos.

Além disso, Faro possui um centro histórico encantador, com muitas atrações para explorar. A cidade velha, cercada por muralhas medievais, é o lar de muitos edifícios históricos, incluindo a Catedral de Faro, que remonta ao século 13.

A cidade também tem um grande número de museus e galerias de arte, incluindo o Museu Regional do Algarve, que conta a história da região desde os tempos pré-históricos até o presente.

Faro é uma cidade cosmopolita, com muitos restaurantes, bares e lojas, tornando-a um ótimo lugar para passear e desfrutar de uma atmosfera animada.

A cidade é conhecida por sua comida deliciosa, incluindo peixe fresco, frutos do mar e doces regionais, como o bolo de amêndoa.

Em termos de transporte, o Aeroporto de Faro é o principal aeroporto do Algarve e recebe voos de várias cidades europeias. Além disso, a cidade tem uma estação de trem e ônibus, facilitando o acesso a outras cidades da região e do país.

Como chegar a Faro

Existem várias opções para chegar a Faro a partir de Lisboa:

Carro: a viagem de carro de Lisboa a Faro leva cerca de 2h30, seguindo pela autoestrada A2 em direção ao sul. O aluguel de carros é uma opção popular em Portugal e há várias empresas de aluguel de carros disponíveis em Lisboa.

Ônibus: há ônibus diários saindo de Lisboa para Faro, operados pelas empresas Rede Expressos e Eva Bus. A viagem leva cerca de 3h30 e os ônibus partem da estação rodoviária de Sete Rios em Lisboa.

Trem: há trens diários saindo de Lisboa para Faro, operados pela empresa Comboios de Portugal. A viagem leva cerca de 3 horas e os trens partem da estação de comboios de Oriente em Lisboa.

Avião: Faro tem um aeroporto internacional, o Aeroporto de Faro, que recebe voos diretos de Lisboa com frequência. A viagem de avião leva cerca de 1 hora.

12. Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas e prestigiadas universidades de Portugal, fundada em 1290 pelo rei D. Dinis. Localizada na cidade de Coimbra, no centro do país, é considerada Patrimônio Mundial da Unesco desde 2013.

Com uma história rica e fascinante, a universidade de Coimbra é uma das principais referências em Portugal e no mundo, com uma comunidade acadêmica vibrante, incluindo estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.

Atualmente, oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas, como Direito, Medicina, Engenharia, Artes, Letras e Ciências.

A universidade é composta por diversos edifícios históricos, que abrigam salas de aula, bibliotecas, museus e outros espaços acadêmicos e culturais.

O edifício principal é o Paço das Escolas, que possui uma arquitetura impressionante, com destaque para a Sala dos Capelos, onde ocorrem as cerimônias de graduação, e a Biblioteca Joanina, considerada uma das mais belas bibliotecas do mundo.

A Universidade de Coimbra tem uma forte tradição acadêmica, sendo reconhecida por suas pesquisas e publicações científicas de alto nível, além de ter produzido diversos renomados professores e cientistas ao longo de sua história.

É um importante centro de referência em Portugal e um dos principais destinos para estudantes internacionais que desejam estudar em uma universidade de prestígio e renome internacional.

Como chegar à Universidade de Coimbra

Interior da Biblioteca Joanina

Para chegar à Universidade de Coimbra a partir de Lisboa, a opção mais prática é tomar um trem na estação de comboios de Santa Apolónia ou Oriente até a estação de Coimbra-B, que fica perto da Universidade.

A viagem leva cerca de 1h30min a 2 horas, dependendo do tipo de trem que escolher.

A partir do Porto, também é possível chegar à Coimbra de trem, tomando o trem na estação de São Bento ou na estação de Campanhã. A viagem dura cerca de 1h20min a 2 horas, dependendo do tipo de trem que escolher.

Também é possível chegar a Coimbra de ônibus, com diversas empresas que oferecem este serviço a partir de Lisboa e Porto. A viagem de ônibus costuma ser mais barata, mas pode levar um pouco mais de tempo do que o trem.

Uma vez em Coimbra, é possível caminhar ou pegar um táxi ou ônibus até a Universidade, que fica no topo da colina.

Também é possível subir a pé até a Universidade de Coimbra a partir do centro histórico da cidade. A subida pode ser um pouco íngreme em algumas partes, mas é um passeio agradável que oferece vistas panorâmicas da cidade.

A subida leva em torno de 20-30 minutos, dependendo do ritmo de caminhada e do ponto de partida. Há também a opção de utilizar os serviços de transporte público ou táxi, caso prefira.

13. Capela dos Ossos de Évora

A Capela dos Ossos de Évora é uma das atrações turísticas mais famosas da cidade portuguesa de Évora, localizada na região do Alentejo.

A capela foi construída no século 16, dentro da Igreja de São Francisco, com o intuito de ser um espaço para reflexão sobre a transitoriedade da vida e a inevitabilidade da morte.

O interior da capela é revestido por cerca de 5.000 ossos humanos, provenientes de sepulturas abandonadas ao longo dos séculos.

As paredes e pilares são decorados com esses ossos, dispostos em formas geométricas, com destaque para as abóbadas que foram feitas com crânios humanos. Além disso, há inscrições em latim que reforçam a mensagem de reflexão sobre a mortalidade.

A ideia de construir uma capela com ossos humanos não era incomum na Europa na época, mas a Capela dos Ossos de Évora se destaca por sua beleza e grandiosidade.

Ela é um exemplo notável do chamado “barroco macabro”, estilo que buscava chocar o espectador com imagens de morte e decadência.

Hoje em dia, a Capela dos Ossos é um ponto turístico popular em Évora, atraindo visitantes de todo o mundo. A entrada é gratuita e é possível visitá-la todos os dias da semana, exceto em feriados religiosos.

No entanto, é importante lembrar que se trata de um espaço de culto e respeito, por isso é necessário manter a postura e o silêncio adequados durante a visita.

Como chegar à Capela dos Ossos

Para chegar à Capela dos Ossos de Évora a partir de Lisboa, é possível pegar um trem ou ônibus até Évora. A viagem de trem dura cerca de 1h30 e os bilhetes podem ser comprados antecipadamente online ou na estação de trem.

Já o ônibus leva em média 2 horas e os bilhetes também podem ser comprados online ou na rodoviária de Lisboa.

Uma vez em Évora, a Capela dos Ossos está localizada no centro histórico da cidade, na Igreja de São Francisco. É possível chegar lá a pé ou de táxi a partir da estação de trem ou rodoviária. A caminhada leva cerca de 15 minutos e permite uma bela vista da cidade.

A Capela dos Ossos está aberta para visitação todos os dias da semana, com exceção de algumas datas comemorativas. Os horários de funcionamento variam ao longo do ano, mas geralmente vão das 9h às 17h. É importante verificar os horários atualizados antes de visitar.

14. Catedral de Évora

A Catedral de Évora, também conhecida como Sé de Évora, é uma das mais importantes e imponentes construções religiosas de Portugal.

Sua construção teve início no século 12, durante o período da Reconquista Cristã, e sua fachada principal apresenta características do estilo gótico, renascentista e barroco.

Uma das características mais marcantes da catedral é sua torre sineira, que tem cerca de 60 metros de altura e pode ser vista de longe.

No seu interior, a catedral conta com várias capelas laterais, um coro com belíssimas cadeiras entalhadas em madeira, um altar-mor em estilo barroco e diversas obras de arte sacra.

Outro destaque da catedral é o claustro, construído no século 14 e considerado um dos mais belos de Portugal. Ele apresenta elementos do estilo gótico e renascentista, e conta com um jardim central com fonte.

A Catedral de Évora é um importante ponto turístico da cidade e um local de grande importância histórica e religiosa para os portugueses. Além disso, sua beleza arquitetônica e cultural faz dela um dos locais mais visitados pelos turistas que passam pela cidade.

Como chegar à Catedral de Évora

Para chegar à Catedral de Évora a partir de Lisboa, você pode optar por um trajeto de carro ou de transporte público.

De carro, a distância entre Lisboa e Évora é de aproximadamente 135 km, o que leva cerca de 1h30 a 2 horas de viagem, dependendo das condições do tráfego. Você pode seguir pela A2 em direção a Évora, tomando a saída 6 para a N114.

Já de transporte público, a opção mais comum é utilizar o trem. Existem vários horários disponíveis diariamente, partindo da estação de trem de Lisboa Oriente em direção à estação de Évora.

A viagem dura cerca de 1h30. Após chegar em Évora, você pode caminhar cerca de 15 minutos até a Catedral de Évora.

Também é possível chegar a Évora de ônibus, com diversas empresas que fazem a ligação entre as duas cidades. Os horários e duração da viagem variam de acordo com a empresa escolhida.

15. Monsaraz

Monsaraz é uma charmosa vila histórica situada no Alentejo, uma região de Portugal conhecida por suas paisagens deslumbrantes, história rica e tradições culturais únicas. A cidade fica a cerca de 22 km a leste de Évora, a capital da região do Alentejo.

Monsaraz é uma cidade fortificada, cercada por muralhas medievais que datam do século 14. O castelo da cidade é uma das principais atrações turísticas, e oferece uma vista incrível do campo circundante e do rio Guadiana.

A cidade é também famosa por suas casas brancas tradicionais, muitas delas construídas em pedra local.

Monsaraz tem uma rica história, com vestígios de ocupação humana que remontam à Idade do Bronze. No século 13, Monsaraz foi conquistada pelos mouros, e somente em 1232 foi retomada pelos cristãos.

Durante a Idade Média, a cidade tornou-se um importante centro comercial e cultural, e suas fortificações foram expandidas para proteger a cidade de invasões.

Hoje em dia, Monsaraz é um destino popular entre os turistas que visitam o Alentejo. A cidade oferece uma variedade de atividades, como caminhadas, passeios a cavalo, passeios de barco e degustações de vinhos em vinícolas locais.

Os visitantes também podem desfrutar de deliciosos pratos da culinária alentejana em restaurantes locais, e participar de festivais e eventos culturais que ocorrem na cidade ao longo do ano.

Como chegar a Monsaraz

Há algumas opções para chegar a Monsaraz a partir de Lisboa. Aqui estão algumas sugestões:

Carro: a maneira mais conveniente e flexível de chegar a Monsaraz a partir de Lisboa é de carro. A viagem leva cerca de 2 horas e meia, e você pode alugar um carro em Lisboa ou usar um serviço de transferência privada.

O trajeto mais comum é seguir pela autoestrada A2 em direção a Évora, e depois pegar a estrada N256 até Monsaraz.

Transporte público: há também a opção de viajar de ônibus de Lisboa para Évora, e depois pegar um ônibus local para Monsaraz. A empresa de ônibus Rede Expressos oferece serviços regulares de Lisboa para Évora, com duração de aproximadamente 1 hora e meia.

Depois de chegar a Évora, você pode pegar um ônibus local (operado pela empresa Rodoviária do Alentejo) para Monsaraz. Os horários dos ônibus podem variar, por isso é importante verificar as opções disponíveis com antecedência.

Excursão: outra opção é reservar uma excursão a partir de Lisboa que inclua uma visita a Monsaraz. Existem muitas empresas de turismo que oferecem passeios de um dia ou excursões que partem de Lisboa e visitam a região do Alentejo, incluindo Monsaraz.

Esta pode ser uma opção mais fácil para quem não quer se preocupar com transporte ou itinerário.

16. Marvão

Marvão é uma pequena e pitoresca vila situada no topo de uma colina na região do Alentejo, no sul de Portugal. É considerada uma das mais belas vilas portuguesas devido à sua arquitetura medieval bem preservada, suas vistas panorâmicas deslumbrantes e sua rica história.

A cidade é cercada por muralhas medievais e oferece vistas impressionantes do vale do Rio Sever. O castelo de Marvão é uma das principais atrações da cidade, tendo sido construído no século 13 durante a Reconquista Cristã, para proteger a região contra os ataques muçulmanos. Hoje, o castelo é um museu e um local popular para eventos culturais e festivais.

Além do castelo, Marvão também possui uma catedral gótica do século XIII, uma igreja barroca e vários edifícios históricos notáveis.

A cidade também é conhecida por suas ruas de paralelepípedos pitorescas e suas casas brancas tradicionais, que oferecem um ambiente acolhedor e encantador.

A região ao redor de Marvão é conhecida por suas paisagens naturais deslumbrantes, com montanhas, vales e rios que oferecem oportunidades para caminhadas, passeios a cavalo, ciclismo e outras atividades ao ar livre.

A cidade também é famosa por sua gastronomia local, incluindo pratos como o cozido à portuguesa, o bacalhau e o queijo da Serra de São Mamede.

Como chegar a Marvão

Há algumas maneiras de chegar a Marvão a partir de Lisboa, sendo as mais comuns:

Carro: a maneira mais conveniente e flexível de chegar a Marvão a partir de Lisboa é de carro. A viagem leva cerca de 2 horas e meia, e você pode alugar um carro em Lisboa ou usar um serviço de transferência privada.

A rota mais comum é seguir pela autoestrada A1 em direção a Norte, sair na saída nº 7 em direção a Portalegre, e depois seguir pela estrada N245 até Marvão.

Ônibus: a empresa de ônibus Rede Expressos oferece serviços regulares de Lisboa para Portalegre, com duração de aproximadamente 3 horas.

Depois de chegar em Portalegre, você pode pegar um ônibus local (operado pela empresa Rodoviária do Alentejo) para Marvão. É importante verificar os horários dos ônibus com antecedência, pois eles não são tão frequentes.

Trem: há também a opção de viajar de trem de Lisboa para Portalegre, com uma conexão em Entroncamento. A viagem de trem leva cerca de 4 horas e é operada pela Comboios de Portugal. Depois de chegar em Portalegre, você pode pegar um ônibus local para Marvão.

Excursão: outra opção é reservar uma excursão a partir de Lisboa que inclua uma visita a Marvão. Existem muitas empresas de turismo que oferecem passeios de um dia ou excursões que partem de Lisboa e visitam a região do Alentejo, incluindo Marvão.

Esta pode ser uma opção mais fácil para quem não quer se preocupar com transporte ou itinerário.

17. Elvas

Elvas é uma cidade histórica localizada na região do Alentejo, no sul de Portugal, a poucos quilômetros da fronteira com a Espanha. Ela é frequentemente chamada de “Rainha da Fronteira” devido à sua importância estratégica na defesa da fronteira durante os séculos 17 e 18I.

A cidade é cercada por uma muralha medieval bem preservada, que foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 2012.

Esta muralha inclui o Forte de Santa Luzia, um dos maiores e mais bem preservados fortes do mundo, que foi construído no século 17 para proteger a cidade e a região contra os invasores espanhóis.

Além disso, a cidade é rica em história e cultura, com vários edifícios notáveis, incluindo a Catedral de Elvas, uma catedral renascentista do século 16 com uma fachada barroca impressionante; o Aqueduto da Amoreira, uma obra-prima de engenharia do século 16 que ainda fornece água à cidade; e a Praça da República, um ponto central da cidade, com vários edifícios históricos notáveis e cafés com terraços.

Elvas também é famosa por sua gastronomia local, com pratos típicos da região, como o ensopado de borrego (ensopado de cordeiro), o bacalhau à Elvas e o queijo de ovelha amanteigado. A cidade também é conhecida por seus vinhos regionais, como o vinho tinto Alentejo.

Como chegar a Elvas

Forte de Santa Luzia e Museu Militar

Existem várias maneiras de chegar a Elvas a partir de Lisboa:

Carro: a maneira mais conveniente e flexível de chegar a Elvas é de carro. A viagem leva cerca de 2 horas e meia, e você pode alugar um carro em Lisboa ou usar um serviço de transferência privada. A rota mais comum é seguir pela autoestrada A6 em direção ao leste, saindo na saída nº7 para Elvas.

Ônibus: a empresa de ônibus Rede Expressos oferece serviços regulares de Lisboa para Elvas, com duração de aproximadamente 3 horas. É importante verificar os horários dos ônibus com antecedência, pois eles não são tão frequentes.

Trem: embora não haja uma linha de trem direta de Lisboa para Elvas, você pode pegar um trem de Lisboa para a cidade vizinha de Badajoz, na Espanha, e depois pegar um ônibus ou táxi para Elvas. A viagem de trem leva cerca de 3 horas e é operada pela Comboios de Portugal.

Excursão: outra opção é reservar uma excursão a partir de Lisboa que inclua uma visita a Elvas. Existem muitas empresas de turismo que oferecem passeios de um dia ou excursões que partem de Lisboa e visitam a região do Alentejo, incluindo Elvas.

18. Guimarães

Guimarães é uma cidade histórica localizada na região norte de Portugal, na província do Minho. Ela é frequentemente considerada o berço da nação portuguesa, pois foi lá que o primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, nasceu e estabeleceu sua capital no século 12.

A cidade é rica em história e cultura, com vários edifícios notáveis, como o Castelo de Guimarães, um castelo medieval do século X que foi restaurado no século 20 e agora abriga um museu; o Paço dos Duques de Bragança, um palácio do século 15 que foi restaurado e agora é um museu que exibe mobiliário antigo e arte; e o Santuário de Nossa Senhora da Penha, um santuário religioso do século 18 que oferece vistas deslumbrantes da cidade.

Além disso, a cidade é conhecida por sua arquitetura histórica bem preservada, suas ruas de paralelepípedos e seus terraços ao ar livre, que são populares entre os visitantes para apreciar a vista e desfrutar da culinária local.

Guimarães é também um centro de artesanato tradicional, com muitas lojas que vendem produtos feitos à mão, como bordados, rendas e objetos de cerâmica.

A cidade também é famosa por sua culinária regional, com pratos como o cozido à portuguesa, o bacalhau com broa e o arroz de cabidela.

Como chegar a Guimarães

Castelo de Guimarães, o berço da nacionalidade portuguesa

Para chegar a Guimarães a partir de Lisboa, existem duas opções principais:

Carro: a viagem de Lisboa até Guimarães de carro dura aproximadamente 3 horas e meia. Você pode seguir pela autoestrada A1 em direção ao norte até Porto, e em seguida pegar a autoestrada A7 até Guimarães.

Trem: a maneira mais conveniente de chegar a Guimarães de trem é pegar um trem de Lisboa para Porto (duração de cerca de 2h30m), e em seguida, pegar outro trem de Porto para Guimarães (duração de cerca de 1 hora).

A estação ferroviária de Guimarães fica a cerca de 10-15 minutos a pé do centro histórico da cidade.

Para chegar a Guimarães a partir do Porto, existem também duas opções principais:

Carro: a viagem de carro do Porto até Guimarães dura aproximadamente 40 minutos. Você pode seguir pela autoestrada A7 em direção ao leste até Guimarães.

Trem: a maneira mais conveniente de chegar a Guimarães de trem é pegar um trem de Porto para Guimarães (duração de cerca de 1 hora). Os trens saem da estação ferroviária de São Bento ou Campanhã, no Porto, e a estação ferroviária de Guimarães fica a cerca de 10-15 minutos a pé do centro histórico da cidade.

19. Santuário de Bom Jesus do Monte

O Santuário do Bom Jesus do Monte é uma das atrações mais visitadas de Braga, cidade localizada no norte de Portugal. O Santuário é conhecido por sua impressionante escadaria barroca, que conta com 573 degraus e é um marco arquitetônico notável.

O Santuário foi construído no século 18 e é dedicado a Jesus Cristo. Ele está localizado em um monte com vista para a cidade de Braga, proporcionando vistas deslumbrantes de toda a região. A escadaria que leva ao topo do monte é uma obra de arte em si mesma, com várias capelas e fontes ao longo do caminho.

No topo do monte, os visitantes podem explorar a igreja do Bom Jesus, que é conhecida por sua bela arquitetura barroca e seus afrescos decorativos. O santuário também abriga um museu, que exibe uma coleção de arte religiosa e objetos litúrgicos.

Além do Santuário do Bom Jesus do Monte, a cidade de Braga é rica em história e cultura, com muitos outros monumentos e edifícios notáveis, como a Catedral de Braga, uma catedral românica do século 12, e o Palácio do Arcebispo, um palácio do século 18 que agora abriga o Museu de Arte Sacra.

Braga também é conhecida por sua gastronomia regional, com pratos como o cozido à portuguesa, o bacalhau à Braga e as papas de sarrabulho. A cidade também é famosa por seus vinhos verdes, que são produzidos na região.

Como chegar ao Santuário de Bom Jesus do Monte

Para chegar a Braga a partir de Lisboa, existem duas opções principais:

Carro: a viagem de carro de Lisboa até Braga dura aproximadamente 3 horas. Você pode seguir pela autoestrada A1 em direção ao norte até Porto, e em seguida pegar a autoestrada A3 até Braga.

Trem: a maneira mais conveniente de chegar a Braga de trem é pegar um trem de Lisboa para Porto (duração de cerca de 2h30m), e em seguida, pegar outro trem de Porto para Braga (duração de cerca de 1 hora). A estação de trem de Braga fica a cerca de 15-20 minutos a pé do centro histórico da cidade.

Para chegar a Braga a partir do Porto, existem também duas opções principais:

Carro: a viagem de carro do Porto até Braga dura aproximadamente 45 minutos. Você pode seguir pela autoestrada A3 em direção ao norte até Braga.

Trem: a maneira mais conveniente de chegar a Braga de trem é pegar um trem do Porto para Braga (duração de cerca de 1 hora). Os trens saem da estação ferroviária de São Bento ou Campanhã, no Porto, e a estação de trem de Braga fica a cerca de 15-20 minutos a pé do centro histórico da cidade.

20. Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima é um importante centro de peregrinação cristã localizado na cidade de Fátima, em Portugal. O santuário é dedicado a Nossa Senhora de Fátima, e é um dos locais de peregrinação mais visitados do mundo, atraindo milhões de fiéis e turistas todos os anos.

O santuário foi construído no local onde três crianças pastoras afirmaram ter visto aparições da Virgem Maria em 1917. Desde então, a devoção a Nossa Senhora de Fátima se espalhou pelo mundo, e o santuário se tornou um importante centro de peregrinação para católicos de todo o mundo.

O complexo do Santuário de Fátima inclui a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Basílica da Santíssima Trindade, uma capela das aparições, várias capelas menores e um museu.

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário é a mais antiga do santuário e abriga os túmulos dos três pastorinhos que viram as aparições, Francisco, Jacinta e Lúcia.

A Basílica da Santíssima Trindade é uma estrutura moderna e imponente, com capacidade para 8.500 pessoas sentadas.

O santuário também é conhecido pelas celebrações anuais em 13 de maio e 13 de outubro, quando muitos fiéis peregrinam a Fátima para celebrar as aparições de Nossa Senhora. Essas celebrações incluem procissões, missas e outros rituais religiosos.

Fátima também é uma cidade encantadora, com muitas lojas de souvenirs e restaurantes que servem pratos típicos portugueses.

Como chegar ao Santuário de Fátima

Para chegar a Fátima a partir de Lisboa, existem várias opções de transporte disponíveis:

De carro: a viagem de Lisboa a Fátima leva cerca de 1h30m, seguindo pela rodovia A1 até a saída de Fátima. Existem vários estacionamentos disponíveis no santuário.

De ônibus: existem ônibus regulares que partem da estação rodoviária de Lisboa (Sete Rios) para Fátima, operados pela empresa Rede Expressos. A viagem leva cerca de 1h30m.

De trem + ônibus: é possível pegar um trem na estação de Lisboa (Santa Apolónia) até a cidade de Entroncamento, e depois pegar um ônibus até Fátima. A viagem leva cerca de 2 horas.

Já para chegar a Fátima a partir do Porto, as opções de transporte são as seguintes:

De carro: a viagem do Porto a Fátima leva cerca de 2 horas, seguindo pela rodovia A1 até a saída de Fátima.

De ônibus: existem ônibus regulares que partem da estação rodoviária do Porto (Batalha) para Fátima, operados pela empresa Rede Expressos. A viagem leva cerca de 2 horas.

De trem + ônibus: é possível pegar um trem na estação de Campanhã até a cidade de Entroncamento, e depois pegar um ônibus até Fátima. A viagem leva cerca de 2 horas e 30 minutos.

21. Mosteiro da Batalha

O Mosteiro de Batalha, também conhecido como Mosteiro de Santa Maria da Vitória, é um dos monumentos mais impressionantes de Portugal.

Localizado na cidade de Batalha, no centro do país, o mosteiro foi construído em homenagem à vitória dos portugueses sobre os espanhóis na Batalha de Aljubarrota, em 1385.

As obras do mosteiro começaram em 1386, sob a ordem do rei português D. João I, como forma de celebrar a vitória na batalha e a independência de Portugal. No entanto, a construção levou quase 200 anos para ser concluída, passando por diversas fases e estilos arquitetônicos.

O Mosteiro de Batalha é considerado um exemplo excepcional da arquitetura gótica tardia em Portugal, com influências do estilo manuelino.

Seu interior é decorado com esculturas, pinturas e vitrais impressionantes, e abriga túmulos de reis e figuras importantes da história de Portugal.

Em 1983, o Mosteiro de Batalha foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e em 2007 foi eleito uma das Sete Maravilhas de Portugal.

Hoje, o mosteiro é um dos monumentos mais visitados do país e uma atração turística imperdível para quem viaja para a região centro de Portugal.

Como chegar ao Mosteiro da Batalha

Para chegar ao Mosteiro da Batalha a partir de Lisboa, o meio mais prático é utilizar o transporte público, como ônibus ou trem.

A partir da estação de trem Oriente, em Lisboa, há trens regulares com destino a Batalha, com uma duração média de 1 hora e 40 minutos. Da Batalha, pode-se caminhar cerca de 10 minutos até chegar ao Mosteiro.

Outra opção é pegar um ônibus na rodoviária de Lisboa com destino a Batalha, o que leva em torno de 2 horas e 30 minutos. O ônibus faz diversas paradas pelo caminho, sendo a mais próxima do Mosteiro a parada da Batalha.

A partir do Porto, a opção mais prática é pegar um trem para a cidade de Coimbra e, de lá, pegar outro trem ou ônibus para Leiria e, em seguida, para Batalha. O tempo total de viagem pode variar entre 2h30 e 3 horas, dependendo do meio de transporte escolhido.

Também é possível alugar um carro no Porto e seguir pela autoestrada A1 em direção a Lisboa, e depois pegar a saída para a rodovia IC2 em direção a Batalha. A viagem pode levar cerca de 2 horas, dependendo do trânsito.

22. Mosteiro de Alcobaça

O Mosteiro de Alcobaça, também conhecido como Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, é um monumento histórico localizado na cidade de Alcobaça, no centro de Portugal.

Foi fundado em 1153 por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, e tornou-se um dos mais importantes mosteiros cistercienses da Europa.

O mosteiro é um exemplo notável da arquitetura gótica, e seu estilo influenciou muitas outras construções ao longo dos séculos. Sua construção levou mais de um século, sendo finalizada em 1262.

O mosteiro foi projetado para ser um lugar de oração e trabalho, seguindo os princípios da Ordem Cisterciense.

O mosteiro é formado por vários edifícios, incluindo a igreja, o claustro, o refeitório, a sala do capítulo, a biblioteca e a cozinha. A igreja é uma das maiores e mais impressionantes da Europa, com mais de 100 metros de comprimento e um teto abobadado suportado por colunas elegantes.

O altar-mor é adornado com esculturas de madeira e prata, enquanto as paredes laterais da nave apresentam túmulos ricamente decorados de membros da realeza portuguesa.

O claustro é outro destaque do mosteiro, com suas arcadas elegantes e um jardim central tranquilo. As paredes do claustro são decoradas com azulejos azuis e brancos, que retratam cenas da vida monástica e histórias bíblicas.

Como chegar ao Mosteiro de Alcobaça

Há várias maneiras de chegar a Alcobaça a partir de Lisboa e do Porto, dependendo das preferências de transporte e do tempo disponível.

De Lisboa para Alcobaça:

Carro: pegue a A8 em direção a Leiria e saia na saída 13 para Alcobaça. A viagem leva cerca de 1 hora e meia.

Ônibus: pegue o ônibus da Rede Expressos na estação rodoviária de Sete Rios em Lisboa em direção a Alcobaça. A viagem leva cerca de 2 horas.
Trem: pegue o trem na estação do Rossio em Lisboa em direção a Coimbra, faça conexão em Coimbra e pegue o trem em direção a Alcobaça. A viagem leva cerca de 3 horas.

Do Porto para Alcobaça:

Carro: pegue a A1 em direção a Lisboa, depois pegue a A8 em direção a Leiria e saia na saída 13 para Alcobaça. A viagem leva cerca de 2 horas e meia.

Ônibus: pegue o ônibus da Rede Expressos na estação rodoviária do Porto em direção a Alcobaça. A viagem leva cerca de 3 horas.

Trem: pegue o trem na estação de São Bento no Porto em direção a Coimbra, faça conexão em Coimbra e pegue o trem em direção a Alcobaça. A viagem leva cerca de 4 horas.

Também é possível contratar serviços de táxi ou alugar um carro em Lisboa ou Porto para chegar a Alcobaça.

23. Sintra

Palácio da Pena

Sintra é uma vila portuguesa localizada no distrito de Lisboa, a cerca de 30 km a oeste da capital. A cidade é cercada por montanhas e florestas exuberantes, que lhe conferem um ar de conto de fadas.

Devido à sua beleza e riqueza histórica, Sintra foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1995.

Uma das principais atrações turísticas de Sintra é o Palácio Nacional da Pena, um castelo extravagante construído no século 19 pelo rei D. Fernando II.

O palácio é um exemplo notável da arquitetura romântica, combinando elementos de vários estilos arquitetônicos, como o gótico, o renascentista e o mourisco.

Os jardins do palácio são igualmente impressionantes, com trilhas sinuosas, fontes, estátuas e vistas deslumbrantes da cidade e do mar ao longe.

Outro ponto turístico popular é o Castelo dos Mouros, um castelo em ruínas construído pelos mouros no século 8. O castelo está localizado no topo de uma montanha e oferece vistas panorâmicas da região circundante. É possível percorrer as muralhas do castelo e sentir a história e a grandiosidade deste lugar.

O Palácio Nacional de Sintra também é uma atração imperdível. Construído em estilo gótico, o palácio tem um interior luxuoso, com azulejos decorativos, pinturas, tapeçarias e móveis requintados.

Destaque para a Sala dos Cisnes, uma sala de banquetes decorada com azulejos azuis e brancos que representam cisnes.

Além disso, Sintra tem muitas outras atrações interessantes, como o Palácio de Monserrate, o Convento dos Capuchos e o Quinta da Regaleira, uma mansão extravagante com jardins secretos e um poço iniciático.

Como chegar a Sintra

Centro histórico de Sintra

Para chegar a Sintra a partir de Lisboa, a opção mais prática é pegar um trem na estação de comboios do Rossio, no centro de Lisboa. A viagem dura cerca de 40 minutos e há trens frequentes ao longo do dia. Também é possível pegar um ônibus ou táxi em Lisboa até Sintra.

Do Porto, a opção mais prática é pegar um trem para Lisboa e, em seguida, seguir as instruções acima para chegar a Sintra. A viagem total pode levar cerca de 3 horas.

Além disso, é possível alugar um carro em Lisboa ou Porto e dirigir até Sintra, mas é importante estar ciente de que as estradas podem ser estreitas e sinuosas, especialmente nas montanhas.

24. Cascais

Cascais é uma encantadora cidade costeira localizada a cerca de 30 minutos de carro de Lisboa. Conhecida pela sua beleza natural, história e cultura, Cascais é uma das mais populares cidades turísticas de Portugal.

A cidade oferece uma grande variedade de atividades e atrações turísticas, desde praias deslumbrantes a museus e palácios históricos. A Praia do Guincho é uma das praias mais famosas de Cascais, conhecida por suas ondas perfeitas para surfistas e windsurfistas.

Já a Praia da Conceição é uma das praias mais populares entre as famílias, com águas calmas e uma vasta faixa de areia para relaxar e aproveitar o sol.

Além das praias, Cascais possui um centro histórico encantador, com ruas de paralelepípedos e edifícios coloridos. O centro histórico de Cascais é repleto de lojas, cafés, bares e restaurantes, onde os visitantes podem saborear a deliciosa culinária portuguesa e desfrutar de uma atmosfera animada.

Os pontos turísticos mais famosos de Cascais incluem o Farol de Santa Marta, a Fortaleza da Nossa Senhora da Luz, o Palácio Cidadela, o Parque Marechal Carmona e o Museu Condes de Castro Guimarães. O Farol de Santa Marta, construído em 1868, oferece uma vista panorâmica incrível da cidade e da costa.

Já a Fortaleza da Nossa Senhora da Luz, construída no século 17, é um exemplo impressionante de arquitetura militar e foi projetada para proteger a cidade dos ataques inimigos.

Como chegar a Cascais

Praça 5 de Outubro, no centro histórico de Cascais

Há várias formas de chegar a Cascais a partir de Lisboa, dependendo das suas preferências e orçamento. Algumas opções são:

De trem: a forma mais fácil e barata de chegar a Cascais a partir de Lisboa é de trem. A linha de trem que liga Lisboa a Cascais é a linha de Cascais. A viagem leva cerca de 30 minutos e os trens partem regularmente da estação de Cais do Sodré, no centro de Lisboa. A estação de trem em Cascais fica perto do centro histórico e da praia.

De ônibus: outra opção é pegar um ônibus da empresa Scotturb. Eles partem da estação de ônibus de Lisboa, a rodoviária de Sete Rios, e levam cerca de 40 minutos até Cascais. Os ônibus também param perto do centro histórico e da praia.

De táxi ou Uber: se você prefere mais conforto e privacidade, pode pegar um táxi ou Uber em Lisboa e ir até Cascais. A viagem dura cerca de 30 minutos, mas o preço pode ser mais elevado do que as outras opções.

De carro: se você tem um carro ou pretende alugar um, pode ir até Cascais dirigindo. A viagem dura cerca de 30 minutos e é bem sinalizada. Há estacionamentos públicos no centro de Cascais, mas eles podem ser bastante concorridos em época de alta temporada.

25. Cabo da Roca

Localizado a cerca de 40 km de Lisboa, o Cabo da Roca é um dos pontos turísticos mais populares de Portugal. Trata-se do ponto mais ocidental da Europa continental, marcado por um farol imponente e uma placa indicativa que marca a latitude e longitude do local.

O Cabo da Roca é um lugar impressionante, com falésias íngremes que se elevam a mais de 100 metros acima do mar. O cenário é de tirar o fôlego, especialmente ao pôr do sol, quando o sol se põe no horizonte e pinta o céu com tons de vermelho e laranja.

Além da vista deslumbrante, o Cabo da Roca oferece trilhas para caminhada, que levam até o farol ou até a praia da Ursa, uma das praias mais bonitas da região. No entanto, é importante lembrar que as trilhas são íngremes e podem ser perigosas em dias de vento forte ou chuva.

Na área do Cabo da Roca, também há um pequeno centro de visitantes com informações sobre a história e a geologia da região. Há também uma loja de souvenirs e um café com vista para o mar.

Como chegar ao Cabo da Roca

Existem várias formas de chegar a Cascais a partir de Lisboa, sendo as principais:

De trem: a maneira mais fácil e econômica de chegar a Cascais a partir de Lisboa é de trem. A linha de trem que liga Lisboa a Cascais é a linha de Cascais.

Os trens partem regularmente da estação de Cais do Sodré, no centro de Lisboa, e levam cerca de 30 minutos até a estação de trem de Cascais, que fica próxima ao centro histórico e à praia.

De ônibus: a empresa de ônibus Scotturb oferece transporte regular de Lisboa para Cascais. Os ônibus partem da Estação de Ônibus de Sete Rios, em Lisboa, e levam cerca de 40 minutos até o centro de Cascais.

É importante verificar os horários e itinerários dos ônibus antes de embarcar.

De carro: se você tiver um carro ou alugar um, pode dirigir de Lisboa para Cascais pela autoestrada A5, que liga as duas cidades. O percurso leva cerca de 30 minutos, dependendo do trânsito.

É importante lembrar que pode ser difícil encontrar estacionamento no centro de Cascais em épocas de alta temporada.

De táxi ou Uber: se você prefere mais conforto e privacidade, pode pegar um táxi ou Uber em Lisboa e ir até Cascais. A viagem dura cerca de 30 minutos, mas o preço pode ser mais elevado do que as outras opções.

26. Vale do Douro

O Vale do Douro é uma região vinícola única localizada no norte de Portugal, reconhecida mundialmente pela produção do vinho do Porto. É uma área montanhosa e escarpada que segue o curso do rio Douro, com suas encostas cobertas de vinhas, oliveiras e amendoeiras, além de pequenas aldeias e quintas históricas.

A região do Douro é conhecida por seu microclima e solo único, que ajudam a produzir uvas de alta qualidade para a produção de vinhos finos.

As vinhas são cultivadas em terraços, chamados socalcos, construídos nas encostas íngremes do vale. As principais uvas cultivadas são a Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinto Cão, além de outras variedades de uvas brancas.

As vinícolas do Vale do Douro oferecem muitas atividades para os visitantes, incluindo degustações de vinhos, passeios pelas vinhas e visitas às adegas históricas, algumas com mais de 300 anos.

Algumas das principais vinícolas incluem a Quinta do Vallado, Quinta do Crasto, Quinta do Portal e a famosa Quinta do Noval.

Além da produção de vinho, o Vale do Douro também oferece belas paisagens naturais, como o Parque Natural do Douro Internacional, a Serra do Marão e o Parque Natural do Alvão.

A região também é rica em história e cultura, com muitas aldeias e cidades históricas, como Lamego, Vila Real, Pinhão e Peso da Régua.

Outra atração popular na região do Douro é a viagem de trem pela Linha do Douro, que percorre as margens do rio e passa por belas paisagens e vilas históricas. É uma maneira incrível de conhecer a região e desfrutar das vistas panorâmicas.

O Vale do Douro é uma região vinícola única e fascinante que oferece muitas atrações para os visitantes, desde degustações de vinhos até paisagens naturais deslumbrantes e cidades históricas encantadoras. É um destino imperdível para os amantes do vinho e da cultura portuguesa.

Como chegar ao Vale do Douro

Para chegar ao Vale do Douro a partir de Lisboa, você pode escolher entre diferentes opções de transporte, tais como:

De carro: a maneira mais fácil de chegar ao Vale do Douro a partir de Lisboa é de carro, pela autoestrada A1. O percurso dura cerca de 3 horas e é importante lembrar que as estradas podem ser sinuosas e íngremes na região do Vale do Douro.

De ônibus: a empresa de ônibus Rede Expressos oferece transporte de Lisboa para cidades como Lamego e Vila Real, próximas ao Vale do Douro. As viagens duram cerca de 6 a 7 horas e é importante verificar os horários e itinerários antes de embarcar.

De trem: para chegar ao Vale do Douro de trem a partir de Lisboa, é necessário fazer uma conexão em Porto. O percurso total leva cerca de 4 horas, e o trem sai da Estação de Comboios de Santa Apolónia, em Lisboa, com destino à Estação de São Bento, no Porto.

Para chegar ao Vale do Douro a partir do Porto, existem várias opções:

De carro: a maneira mais fácil de chegar ao Vale do Douro a partir do Porto é de carro. Basta seguir pela rodovia A4 em direção a Vila Real e depois pegar a estrada N2 que segue pelo Vale do Douro. O percurso leva cerca de 1 hora e meia e é uma oportunidade para apreciar as belas paisagens da região.

De trem: outra opção é pegar o trem da linha do Douro, que sai da estação São Bento no centro do Porto e segue pelo Vale do Douro até a cidade de Pocinho, na fronteira com a Espanha. A viagem de trem é uma das mais belas da Europa, passando por vinhedos, montanhas e vilas históricas. A duração da viagem pode variar dependendo do itinerário escolhido, mas geralmente leva cerca de 2 a 3 horas.

De ônibus: também é possível chegar ao Vale do Douro a partir do Porto de ônibus. A empresa de ônibus Rede Expressos oferece serviço regular entre Porto e Vila Real, com conexões para outras cidades do Vale do Douro, como Peso da Régua e Pinhão. A duração da viagem pode variar de acordo com o itinerário escolhido, mas geralmente leva cerca de 2 horas.

27. Viana do Castelo

Viana do Castelo é uma cidade portuguesa situada no litoral norte de Portugal, na região do Minho. É uma cidade encantadora, com uma arquitetura histórica bem preservada, praias maravilhosas e uma cultura rica.

Uma das principais atrações de Viana do Castelo é o Santuário de Santa Luzia, que fica no topo de uma colina e oferece uma vista panorâmica incrível da cidade e do rio Lima.

Além disso, a cidade possui várias igrejas históricas, como a Igreja de São Domingos e a Igreja de Nossa Senhora da Agonia.

Outra atração popular em Viana do Castelo é a Praia do Cabedelo, que é uma das melhores praias do norte de Portugal para a prática de windsurf e kitesurf.

Viana do Castelo também é conhecida por seu artesanato, incluindo os famosos lenços de Viana, que são feitos à mão e possuem um design único.

A gastronomia de Viana do Castelo é também algo a destacar, com pratos típicos como o arroz de lampreia, o bacalhau à Gomes de Sá e o arroz de sarrabulho. A cidade também é conhecida por seus vinhos, especialmente o vinho verde, que é produzido na região.

Como chegar a Viana do Castelo

Santuário de Santa Luzia

existem várias opções para chegar a Viana do Castelo a partir de Lisboa e do Porto.

De Lisboa para Viana do Castelo:

De avião: existem voos diretos de Lisboa para o Aeroporto de Vigo, na Espanha, que fica a cerca de 50 km de Viana do Castelo. Após chegar ao aeroporto, pode-se pegar um táxi ou alugar um carro para chegar à cidade.

De trem: a viagem de trem de Lisboa a Viana do Castelo leva cerca de 5 horas, com uma troca em Porto. A estação de trem em Viana do Castelo fica a cerca de 2 km do centro da cidade.

De carro: a viagem de carro de Lisboa a Viana do Castelo leva cerca de 5 horas, com um percurso de aproximadamente 400 km.
Do Porto para Viana do Castelo:

De trem: a viagem de trem de Porto a Viana do Castelo leva cerca de 1 hora. Os trens partem da estação de São Bento, no centro do Porto, e chegam na estação de Viana do Castelo.

De ônibus: existem ônibus regulares que saem do Terminal Rodoviário do Porto em direção a Viana do Castelo, com uma duração de cerca de 1 hora e 30 minutos.

De carro: a viagem de carro de Porto a Viana do Castelo leva cerca de 1 hora, com um percurso de aproximadamente 80 km.

28. Aveiro

Aveiro é uma cidade portuguesa situada na região central de Portugal, a cerca de 70 km ao sul do Porto.

A cidade é conhecida como a “Veneza de Portugal” devido aos seus canais que cortam o centro histórico e os seus barcos típicos, os moliceiros, que são usados para passeios turísticos. Além disso, Aveiro é famosa por sua arquitetura única, gastronomia deliciosa e praias incríveis.

Uma das principais atrações de Aveiro é o seu centro histórico, que é composto por ruas estreitas e sinuosas, edifícios coloridos e igrejas antigas.

O Canal Central é um dos pontos mais movimentados da cidade, com diversos bares e restaurantes que oferecem vista para os moliceiros passando. O Museu de Aveiro, que fica no antigo Mosteiro de Jesus, é outra atração imperdível, com uma coleção de arte sacra e pinturas.

A gastronomia de Aveiro é outra atração a ser destacada, com pratos típicos como a caldeirada de enguias, o arroz de tamboril e o bacalhau à lagareiro.

A cidade também é famosa pelos seus doces conventuais, como os ovos moles, que são uma sobremesa típica da região e podem ser encontrados em várias lojas e confeitarias.

Além disso, Aveiro possui várias praias próximas, como a Praia da Barra, a Praia da Costa Nova e a Praia de São Jacinto, que oferecem ótimas condições para a prática de esportes aquáticos, como o surf e o kitesurf.

A cidade também é um ótimo ponto de partida para explorar a região de Aveiro, com seus canais, moinhos e paisagens naturais. A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é uma das áreas naturais mais populares da região, com uma grande variedade de espécies de aves e outras formas de vida selvagem.

Como chegar a Aveiro

Casas típicas da praia da Costa Nova, em Aveiro

Existem diversas opções para chegar a Aveiro a partir de Lisboa e do Porto.

De Lisboa para Aveiro:

De avião: o Aeroporto de Lisboa é o principal aeroporto de Portugal e oferece voos diários para o Aeroporto de Porto. Após chegar no Porto, pode-se seguir para Aveiro de trem ou ônibus (ver opções abaixo).

De trem: a viagem de trem de Lisboa para Aveiro leva cerca de 2 horas e 30 minutos, com trens saindo da estação de Santa Apolónia. Os trens são operados pela empresa Comboios de Portugal (CP) e há várias opções de horários ao longo do dia.

De ônibus: existem várias empresas de ônibus que fazem o trajeto entre Lisboa e Aveiro, com uma duração de cerca de 3 horas e 30 minutos.

Do Porto para Aveiro:

De trem: a viagem de trem de Porto para Aveiro leva cerca de 45 minutos, com trens saindo da estação de São Bento ou da estação de Campanhã. Os trens são operados pela empresa Comboios de Portugal (CP) e há várias opções de horários ao longo do dia.

De ônibus: existem várias empresas de ônibus que fazem o trajeto entre Porto e Aveiro, com uma duração de cerca de 1 hora e 15 minutos.

De carro: a viagem de carro de Porto para Aveiro leva cerca de 1 hora, com um percurso de aproximadamente 75 km.

Em Aveiro, é possível se locomover a pé ou de bicicleta, já que a cidade é relativamente pequena e com uma boa infraestrutura cicloviária. Há também táxis e serviços de transporte privado disponíveis para aqueles que preferem uma opção mais confortável.

29. Amarante

Amarante é uma cidade pitoresca localizada na região norte de Portugal, situada às margens do Rio Tâmega. A cidade é famosa por sua arquitetura histórica, sua gastronomia saborosa e pelas suas belas paisagens naturais.

Amarante é um destino turístico popular entre os portugueses, mas muitas vezes é ignorada pelos turistas internacionais, o que torna a cidade um local mais autêntico e menos movimentado.

A cidade é cercada por montanhas verdes, com o rio correndo pelo centro da cidade, criando um ambiente tranquilo e relaxante para os visitantes.

O centro histórico de Amarante é um dos seus principais destaques, com suas ruas estreitas e empedradas, pontes antigas e igrejas históricas. A Igreja de São Gonçalo é uma das principais atrações da cidade, com sua fachada de pedra e sua torre sineira majestosa.

A igreja é dedicada a São Gonçalo, o santo padroeiro da cidade, e é um dos locais de peregrinação mais populares de Portugal.

Amarante também é conhecida por sua gastronomia saborosa, com pratos tradicionais como o cabrito assado, o cozido à portuguesa e o arroz de pato.

Os vinhos da região são igualmente famosos, com a produção de vinho verde e vinhos tintos sendo uma das principais atividades econômicas da cidade.

Além disso, Amarante possui várias atrações naturais, como o Parque Florestal do Rio Tâmega, onde os visitantes podem desfrutar de caminhadas tranquilas, piqueniques e passeios de bicicleta.

A cidade também está próxima do Parque Nacional da Peneda-Gerês, que é uma das áreas naturais mais incríveis de Portugal, com montanhas escarpadas, lagos cristalinos e trilhas desafiadoras.

Amarante é uma cidade charmosa e acolhedora, que oferece aos visitantes uma experiência autêntica de Portugal. Com sua arquitetura histórica, gastronomia saborosa e belas paisagens naturais, a cidade é um destino imperdível para aqueles que procuram uma fuga tranquila do agito das grandes cidades.

Como chegar a Amarante

Amarante está localizada a cerca de 60 km do Porto e a aproximadamente 330 km de Lisboa, e existem várias opções para chegar à cidade a partir dessas duas cidades principais.

De Lisboa para Amarante:

De avião: o Aeroporto Internacional de Lisboa é o principal aeroporto de Portugal, oferecendo voos nacionais e internacionais. Após chegar em Lisboa, é possível pegar um voo para o Aeroporto do Porto e, a partir de lá, seguir para Amarante de carro ou transporte público (ver opções abaixo).

De carro: a viagem de carro de Lisboa para Amarante leva aproximadamente 3 horas e 30 minutos, seguindo pela A1 até o Porto e, em seguida, pela A4 até Amarante.

De ônibus: existem várias empresas de ônibus que fazem o trajeto entre Lisboa e Amarante, com uma duração de cerca de 6 horas.

Do Porto para Amarante:

De carro: a viagem de carro de Porto para Amarante leva aproximadamente 50 minutos, seguindo pela A4 em direção ao leste.

De ônibus: existem várias empresas de ônibus que fazem o trajeto entre o Porto e Amarante, com uma duração de cerca de 1 hora.

De trem: embora não haja uma estação de trem em Amarante, é possível pegar um trem da estação de Porto-São Bento até a estação de Livração, que fica a cerca de 20 km de Amarante. A partir da estação de Livração, pode-se pegar um táxi ou alugar um carro para chegar a Amarante.

Em Amarante, a maioria das atrações turísticas estão localizadas no centro histórico da cidade, portanto, a melhor maneira de explorar a cidade é a pé.

Há também várias empresas de aluguel de bicicletas na cidade, o que é uma ótima maneira de explorar as áreas naturais ao redor de Amarante.

30. Passarela de Arouca

A Passarela de Arouca, também conhecida como 516 Arouca, é uma das mais novas e emocionantes atrações de Portugal. Localizada no município de Arouca, na região norte do país, a passarela é considerada a maior do mundo, com 516 metros de extensão e altura de 175 metros.

Inaugurada em 2021, a passarela foi construída com o objetivo de oferecer aos visitantes uma vista deslumbrante da paisagem natural da região, que é caracterizada por montanhas, vales e rios.

A passarela é feita de aço e vidro, e foi projetada para suportar ventos fortes e outras condições climáticas adversas.

Além da própria passarela, os visitantes também podem aproveitar outras atividades na região, como caminhadas em trilhas, visitas a pequenas vilas e degustação de vinhos locais.

A Passarela de Arouca é definitivamente uma atração imperdível para aqueles que gostam de aventura e apreciam a natureza deslumbrante de Portugal.

Como chegar à Passarela de Arouca

Para chegar à Passarela de Arouca a partir de Lisboa e Porto, existem várias opções de transporte:

De Lisboa para a Passarela de Arouca:

De avião: o Aeroporto Internacional de Lisboa é o principal aeroporto de Portugal, oferecendo voos nacionais e internacionais. Após chegar em Lisboa, é possível pegar um voo para o Aeroporto do Porto e, a partir de lá, seguir para Arouca de carro ou transporte público (ver opções abaixo).

De carro: a viagem de carro de Lisboa para Arouca leva aproximadamente 3 horas e 45 minutos, seguindo pela A1 até o Porto e, em seguida, pela A32 até Arouca. Ao chegar em Arouca, siga as placas para a Passarela de Arouca.

De ônibus: existem várias empresas de ônibus que fazem o trajeto entre Lisboa e Arouca, com uma duração de cerca de 7 horas. Ao chegar em Arouca, siga as placas para a Passarela de Arouca.

Do Porto para a Passarela de Arouca:

De carro: a viagem de carro do Porto para Arouca leva aproximadamente 50 minutos, seguindo pela A32 em direção ao sul. Ao chegar em Arouca, siga as placas para a Passarela de Arouca.

De ônibus: existem várias empresas de ônibus que fazem o trajeto entre o Porto e Arouca, com uma duração de cerca de 1 hora. Ao chegar em Arouca, siga as placas para a Passarela de Arouca.

De trem: embora não haja uma estação de trem em Arouca, é possível pegar um trem da estação de Porto-São Bento até a estação de Espinho, que fica a cerca de 45 minutos de carro de Arouca. A partir de Espinho, pode-se pegar um táxi ou alugar um carro para chegar à Passarela de Arouca.

Uma vez em Arouca, a Passarela de Arouca está localizada a cerca de 10 km do centro da cidade, e pode ser acessada de carro ou transporte público. Há estacionamento disponível perto da passarela para aqueles que chegam de carro.

Além desses 30 lugares incríveis, podemos afirmar com toda a certeza que Portugal tem muito mais lugares incríveis para serem explorados. Acompanhe as novidades do blog para ficar por dentro das maravilhas de Portugal.

Veja também: Santarém, a capital do Gótico em Portugal

Veja também: A praia da Nazaré

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *