Os 5 melhores restaurantes de bacalhau em Lisboa

Os amantes da culinária portuguesa sabem que o bacalhau é uma iguaria irresistível. Com uma versatilidade incrível, este peixe pode ser preparado e servido de inúmeras maneiras deliciosas.

Desde as clássicas pataniscas e os bolinhos, aos requintados risotos e açordas, sem esquecer os tradicionais Bacalhau à Brás ou à Minhota, o bacalhau conquista o paladar de todos.

Em Lisboa, uma cidade conhecida pela sua rica gastronomia, não faltam opções de restaurantes dedicados ao bacalhau. Para ajudar você a escolher os melhores, selecionamos o nosso top 5:

1. Clube do Bacalhau

@clubedobacalhau

O Clube do Bacalhau é um verdadeiro tesouro escondido na pitoresca Travessa do Cotovelo, próxima à rua do Arsenal, famosa por suas lojas especializadas em bacalhau.

Neste restaurante e associação cultural, o bacalhau é a estrela indiscutível do menu. Os clientes podem desfrutar de uma variedade de petiscos e refeições elaboradas, algumas preparadas de forma mais tradicional, enquanto outras recebem toques contemporâneos.

Ao adentrar o Clube do Bacalhau, os visitantes são imediatamente envolvidos por um ambiente encantador, com paredes em pedra e arcadas pombalinas, que combinam perfeitamente com o toque artístico proporcionado pelas obras de arte que decoram o espaço.

Além da experiência gastronômica, o Clube do Bacalhau também é uma associação cultural, que promove eventos e atividades relacionadas à cultura e tradições portuguesas.

É um local onde os amantes do bacalhau e entusiastas da cultura têm a oportunidade de se reunir, desfrutar de boa comida e mergulhar nas raízes culturais do país.

Seja para um almoço descontraído entre amigos, um jantar romântico ou uma celebração especial, o Clube do Bacalhau oferece uma experiência única e autêntica, onde o sabor e a cultura se encontram em perfeita harmonia.

Endereço: Travessa do Cotovelo 12 (Cais do Sodré)

2. Laurentina, o Rei do Bacalhau

@restaurantelaurentina

Há quase meio século, o Laurentina – O Rei do Bacalhau tem sido o local de eleição para os amantes do bacalhau na Avenida Conde Valbom, nas Avenidas Novas, em Lisboa.

Fundado em 1976, este restaurante tornou-se conhecido como o verdadeiro rei do bacalhau na cidade. Ao longo dos anos, tem conquistado os corações e os paladares dos clientes com as mais diversas e deliciosas preparações de bacalhau.

Desde a versão clássica em lascas, até às irresistíveis combinações com natas e espinafre, passando pelas tradicionais pataniscas, o famoso bacalhau à Brás e a inigualável couvada.

No Laurentina, a tradição é levada a sério, e isso reflete-se não apenas nos pratos servidos, mas também na atmosfera acolhedora e familiar que se vive no local.

O restaurante é um negócio de família, que já passou por duas gerações, e a paixão pelo bacalhau é transmitida de pai para filho, garantindo a autenticidade e a qualidade dos pratos.

Ao entrar no Laurentina, os clientes são recebidos com um ambiente acolhedor e um serviço caloroso. O destaque vai para o sabor incomparável do bacalhau, que é cuidadosamente preparado e servido com maestria.

Seja para uma refeição em família, um encontro entre amigos ou um jantar romântico, o Laurentina – O Rei do Bacalhau é o local perfeito para desfrutar de uma experiência gastronómica única, onde o bacalhau é o protagonista indiscutível.

Prepare-se para ser conquistado pela tradição, sabor e paixão que fazem deste restaurante uma referência incontornável da culinária portuguesa em Lisboa.

Endereço: Avenida Conde Valbom 71 A (Avenidas Novas)

3. A Casa do Bacalhau

@a_casa_do_bacalhau

Situada no pitoresco bairro do Beato, em Lisboa, a Casa do Bacalhau é um destino imperdível para os amantes deste peixe tão apreciado na gastronomia portuguesa.

Este famoso restaurante especializado em bacalhau atrai clientes de todos os cantos da cidade e até mesmo de fora, que fazem questão de se deslocar até lá apenas para desfrutar das suas deliciosas iguarias.

Ao no restaurante, os visitantes são recebidos por um ambiente charmoso e acolhedor, que guarda consigo a história das antigas cavalariças do Palácio do Duque de Lafões.

A carta da Casa do Bacalhau é um verdadeiro tesouro para os amantes deste peixe, oferecendo mais de 25 pratos diferentes, todos preparados com maestria e respeito pela tradição.

Desde os clássicos como o bacalhau à Gomes de Sá, à Brás e com natas, até às criações mais contemporâneas, o difícil será escolher apenas um. Cada prato é cuidadosamente elaborado, ressaltando os sabores únicos e a textura irresistível do bacalhau.

Além da incrível variedade de pratos, a Casa do Bacalhau também se destaca pelo serviço atencioso e pela atmosfera acolhedora. Os clientes são tratados com dedicação e profissionalismo, garantindo uma experiência gastronómica memorável.

Seja para um almoço em família, um jantar romântico ou uma reunião de amigos, a Casa do Bacalhau é o lugar perfeito para apreciar a riqueza culinária do bacalhau.

Prepare-se para embarcar numa verdadeira viagem gastronômica, onde cada garfada revelará os segredos e os sabores únicos deste peixe tão adorado em Portugal.

Endereço: Rua do Grilo 54 (Beato)

4. D’ Bacalhau

@restaurantebacalhauexpo

Localizado no encantador bairro do Parque das Nações, em Lisboa, o D’ Bacalhau é um verdadeiro paraíso para os apreciadores de bacalhau.

Com uma variedade impressionante de pratos, é impossível resistir às tentações culinárias oferecidas por este restaurante.

Desde as clássicas pataniscas de bacalhau e a reconfortante sopa de bacalhau com ovo escalfado, até aos pratos mais elaborados como o bacalhau à minhota, o risoto de bacalhau e a saborosa açorda de bacalhau, há opções para todos os gostos.

A ementa do D’ Bacalhau orgulha-se em apresentar mais de 15 formas diferentes de preparar o fiel amigo, cada uma delas ressaltando os sabores únicos e a versatilidade deste peixe tão apreciado na culinária portuguesa.

Seja em lascas suculentas, fritas douradas, cozidas em molhos irresistíveis ou integradas em pratos tradicionais reinventados, a criatividade culinária está em pleno vigor neste restaurante.

Ao adentrar o D’ Bacalhau, os clientes são recebidos por um ambiente acolhedor e uma equipa dedicada, pronta para tornar a sua experiência gastronómica memorável.

Cada prato é preparado com cuidado e atenção aos detalhes, resultando em refeições que combinam perfeitamente sabor, textura e apresentação.

Independentemente da tua preferência pessoal, o D’ Bacalhau garante uma experiência gastronómica inigualável, onde cada garfada é uma verdadeira celebração do sabor do bacalhau.

Desfrute de uma refeição deliciosa, acompanhada por uma seleção de vinhos portugueses cuidadosamente escolhidos para complementar os sabores intensos e complexos do prato principal.

No D’ Bacalhau, prepare-se para uma viagem culinária repleta de sabores irresistíveis e tradição gastronómica. Descubra a tua forma preferida de saborear o bacalhau e renda-se ao encanto deste restaurante dedicado a um dos ícones da cozinha portuguesa.

Endereço: Rua da Pimenta 45 (Parque das Nações)

5. Solar do Bacalhau

@solardobacalhaulisboa

O Solar do Bacalhau é um restaurante localizado na zona do Rossio que se destaca pela sua especialidade em pratos de bacalhau. Embora seja conhecido por isso, este estabelecimento oferece uma variedade de opções no seu menu, para satisfazer todos os gostos.

Além dos pratos de bacalhau, o Solar do Bacalhau também serve peixe grelhado, cataplanas de marisco, bifes, espetadas e saladas. Isso significa que, mesmo que você não seja fã de bacalhau, ainda encontrará deliciosas opções de frutos do mar, carnes e pratos mais leves, como saladas.

Se você está procurando uma refeição saborosa e diversificada, o Solar do Bacalhau é uma excelente escolha.

Sua oferta de pratos vai além do bacalhau, proporcionando opções para todos os paladares e preferências alimentares. Você pode experimentar diferentes sabores e explorar a culinária portuguesa em um ambiente acolhedor e tradicional.

Além disso, a localização privilegiada do restaurante, na zona do Rossio, permite que você desfrute de uma refeição enquanto aprecia a atmosfera vibrante e histórica de Lisboa.

Endereço: Rua do Jardim do Regedor 30 (Rossio)

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *