Os melhores arraiais de Lisboa

Em Lisboa, os arraiais de Santo António são celebrados nos tradicionais festivais de bairro, mas também há opções alternativas em diferentes pontos da cidade. Vamos explorar cada um deles!

A atmosfera dos arraiais começa a se formar com os grelhadores e barris de cerveja instalados nas ruas, enquanto os músicos populares afinam suas gargantas e os palcos ganham vida em diversos bairros da cidade. Prepare-se para conhecer os melhores arraiais de Lisboa!

Se você seguir o delicioso aroma das sardinhas assadas, certamente encontrará uma boa parte dos arraiais, mas também preparamos um roteiro para guiá-lo pelas festividades.

Escolha seus bairros favoritos (ou explore todos eles) e esteja preparado para o mês mais animado da capital.

Os arraiais de Lisboa proporcionam uma experiência única, repleta de comida saborosa, música tradicional e muita diversão. Aproveite a energia contagiante dessa época festiva e mergulhe na cultura popular portuguesa.

O que são os arraiais

Os arraiais são festas populares tradicionais em Portugal, especialmente na época dos santos populares, como o Santo António, São João e São Pedro.

Essas festividades celebram a cultura e tradições do país, reunindo as comunidades locais em torno de atividades festivas, comidas típicas, música, danças e muita animação.

Durante os arraiais, as ruas dos bairros são decoradas com bandeirinhas coloridas, balões e outros enfeites festivos.

As tradicionais barraquinhas vendem comidas e bebidas típicas, como sardinhas assadas, bifanas, caldo verde, doces e bebidas refrescantes, como vinho verde e sangria.

Além disso, são montados palcos onde se apresentam artistas locais e músicos populares, tocando fados, música tradicional portuguesa e outros estilos animados.

Os arraiais são momentos de confraternização e alegria, onde as pessoas se reúnem para dançar, cantar e desfrutar da companhia umas das outras.

É uma oportunidade para vivenciar a cultura portuguesa de forma autêntica, participando das tradições locais e se divertindo em um ambiente festivo e acolhedor.

Arraiais nos bairros de Lisboa

Nos bairros de Lisboa, são realizados arraiais durante todo o mês de junho em celebração ao Santo António e aos Santos Populares.

Essas festividades são uma oportunidade para desfrutar ao máximo dos eventos e tradições em diferentes bairros da cidade. Prepare-se para aproveitar ao máximo os arraiais nos bairros de Lisboa!

Arraial da Misericórdia, no Bairro Alto

Fotos por @jf_misericordia

O Arraial da Misericórdia, localizado no Bairro Alto, é um dos eventos mais esperados durante as festividades de Santo António em Lisboa.

Com uma programação repleta de atrações musicais, o arraial atrai moradores e turistas que desejam celebrar e se divertir ao som de artistas renomados.

Neste evento, os visitantes podem desfrutar de apresentações de músicos famosos, como Quim Barreiros, Micaela, Kássio e Toy, que trazem muita animação ao Arraial da Misericórdia.

O miradouro de São Pedro de Alcântara, situado no coração do Bairro Alto, é o local escolhido para sediar essa festa, que acontece entre os dias 1 de junho e 2 de julho.

Além da música ao vivo, os visitantes têm a oportunidade de desfrutar da típica gastronomia portuguesa, com barracas que oferecem deliciosos petiscos, bebidas tradicionais e doces típicos.

O ambiente festivo e descontraído do Arraial da Misericórdia proporciona momentos memoráveis e a chance de vivenciar a cultura local em meio à alegria e diversão.

Portanto, se estiver em Lisboa durante as festividades de Santo António, não deixe de conferir o Arraial da Misericórdia no Bairro Alto.

Prepare-se para se envolver na animação, dançar ao som de músicas tradicionais e aproveitar uma experiência única nesse icônico arraial lisboeta.

Endereço: Miradouro de São Pedro de Alcântara (Bairro Alto)
Dias: de 1 de junho a 2 de julho

Grande Arraial de Benfica

Fotos por @jfbenfica

O Grande Arraial de Benfica é um dos destaques das festividades de Santo António em Lisboa. Neste evento animado, os visitantes são envolvidos por uma atmosfera festiva contagiante, onde a gastronomia e a música popular são os grandes protagonistas.

Realizado anualmente, o Grande Arraial de Benfica proporciona uma experiência única, reunindo moradores e turistas em torno de uma celebração tradicional.

O ambiente é repleto de barracas e quiosques que oferecem uma variedade de pratos típicos, petiscos deliciosos e bebidas refrescantes. É o momento ideal para saborear iguarias da culinária portuguesa, como sardinhas assadas, caldo verde, bifanas e muito mais.

Além da gastronomia, a música popular ganha destaque no arraial, com artistas locais e grupos folclóricos se apresentando ao vivo. Os ritmos tradicionais portugueses, como o fado e os bailaricos, enchem o ambiente de alegria e convidam os presentes a dançar e se divertir.

O Grande Arraial de Benfica é uma excelente oportunidade para vivenciar a cultura e tradição de Lisboa durante as festas de Santo António. É um evento que reúne pessoas de todas as idades, proporcionando momentos de confraternização, entretenimento e celebração.

Se estiver em Lisboa durante as festividades de Santo António, não deixe de participar do Grande Arraial de Benfica. Desfrute da deliciosa comida, aproveite a música ao vivo e deixe-se envolver pela atmosfera festiva deste arraial memorável.

Endereço: Alameda Padre Álvaro Proença (Benfica)
Horário: de 22 a 25 de junho

Santos à Campolide

@jfcampolide

O Santos à Campolide é um dos eventos mais aguardados no centro de Lisboa durante as festividades de Santo António. Neste ano, o arraial acontecerá de 2 a 17 de junho, trazendo consigo toda a animação característica para a Quinta do Zé Pinto, em Campolide.

Conhecido como “o grande arraial do centro de Lisboa”, o Santos à Campolide oferece uma programação musical de alto nível.

O cartaz inclui alguns dos melhores artistas da música popular portuguesa, como Romana, Toy, Ágata e Quim Barreiros, além de muitas outras surpresas que prometem encantar o público.

Durante o evento, os visitantes poderão desfrutar de momentos memoráveis ao som de grandes sucessos da música portuguesa. A atmosfera festiva será complementada com barracas de comes e bebes, onde será possível saborear pratos tradicionais e petiscos deliciosos.

Não faltarão opções gastronómicas típicas, como sardinhas assadas, caldo verde e bifanas, para acompanhar as festividades.

O Santos à Campolide é uma oportunidade imperdível para mergulhar na cultura e tradição das festas de Santo António em Lisboa. Com sua programação musical de luxo e ambiente animado, o arraial promete oferecer momentos de diversão e entretenimento para todas as idades.

Se estiver em Lisboa durante o período do Santos à Campolide, não deixe de aproveitar esse evento único. Venha desfrutar da boa música, da comida saborosa e da atmosfera contagiante deste arraial que celebra a cultura portuguesa de forma autêntica e vibrante.

Endereço: Rua de Campolide (Quinta do Zé Pinto), em frente ao parque de estacionamento da EMEL
Horário: de 2 a 17 de junho

Arraial da Vila Berta

@vila_berta

O arraial da Vila Berta, localizado no bairro da Graça, é conhecido por sua tradição que já dura há mais de 10 anos.

O evento teve início como uma brincadeira entre vizinhos para celebrar o centenário da vila, e desde então, tem sido um sucesso, trazendo muita animação, comida, bebida e o melhor da música popular portuguesa.

O arraial da Vila Berta é conhecido por criar uma atmosfera contagiante, repleta de música, dança e alegria. Os participantes terão a oportunidade de desfrutar da melhor música popular portuguesa, que certamente animará a todos os presentes.

Além disso, o evento sempre oferece diversas opções de comes e bebes, garantindo uma experiência gastronómica deliciosa.

Se você estiver em Lisboa durante as festividades de Santo António, não deixe de visitar o arraial da Vila Berta.

Venha celebrar com a comunidade local e desfrutar de momentos memoráveis ao som de grandes artistas e da autêntica cultura portuguesa. Prepare-se para uma festa animada, cheia de energia e diversão.

Endereço: Vila Berta (Graça)
Horário: 2 a 12 de junho

Arraiais alternativos de Lisboa

Além dos tradicionais arraiais nos bairros de Lisboa, existem também opções alternativas para celebrar o Santo António na cidade. Desde rooftops a jardins, há lugares surpreendentes onde é possível desfrutar das maiores festas da capital.

Arraial da Associação Renovar a Mouraria

O Arraial da Associação Renovar a Mouraria é uma marca registrada dos Santos Populares de Lisboa, especialmente por ser realizado no bairro multicultural da Mouraria. Esse arraial se destaca por sua diversidade e inclusão, oferecendo um cartaz cultural único e diferente das demais festas na cidade.

Morada: Largo da Rosa (Mouraria)
Horário: de 1 a 17 de junho

Veja também: Conheça a Mouraria, o bairro mais multicultural de Lisboa

Santos no Tejo

Os Santos no Tejo irão concentrar todas as atenções no início do mês de junho, em um espaço à beira do rio Tejo, conhecido como “Santódromo”, para celebrar os Santos Populares em Lisboa.

A organização do projeto Santos no Tejo promete uma festa de Santo António diferente e única, proporcionando o máximo de conforto e segurança que Lisboa terá este ano.

Endereço: Avenida Infante D. Henrique A (Doca da Marinha)
Horário: de 1 a 12 de junho, a partir das 17h
Bilhetes: 5 euros até 23 e maio (com direito a bebida) e 7,5 euros a partir de 24 de maio (com direito a bebida), à venda no site; 10 euros à porta (sem direito a bebida)

Rossio Gastrobar

No Rossio Gastrobar, localizado no rooftop do Altis Avenida, haverá um programa especial para a noite de 12 de junho, das 19h30 à 01h da manhã, oferecendo aos clientes a oportunidade de celebrar os Santos Populares com um toque requintado, acompanhados de cocktails especiais.

Com uma capacidade limitada de 150 pessoas, o Rossio Gastrobar será o local perfeito para os entusiastas dos Santos Populares desfrutarem de um menu especial preparado pelo chef João Correia.

Para encerrar a noite em grande estilo, será servido, à meia-noite, caldo verde, pão com chouriço e pastéis de nata para satisfazer o paladar

Endereço: Rua 1º de Dezembro 118 (Baixa)
Horário: 12 de junho

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *