Conheça a Mouraria, o bairro mais multicultural de Lisboa

A Mouraria é um bairro histórico e culturalmente diverso situado em Lisboa, Portugal. Sua história remonta ao ano de 1147, quando os mouros se estabeleceram na região após a conquista da cidade por D. Afonso Henriques.

Durante quatro séculos, a Mouraria foi um importante centro cultural e comercial em Lisboa, mas em 1497, os mouros foram expulsos de Portugal durante a Inquisição.

Apesar de sua história tumultuada, o bairro da Mouraria tem uma presença vibrante e acolhedora até os dias atuais. Hoje, é um dos bairros mais multiculturais de Lisboa, com mais de 50 nacionalidades diferentes vivendo em harmonia.

Entre as maiores comunidades do bairro estão a chinesa, a indiana, a bangladeshiana, a paquistanesa e a moçambicana. Essas comunidades criaram uma atmosfera rica e diversificada, com uma grande variedade de restaurantes, lojas e eventos culturais.

A Mouraria é um exemplo de como a diversidade cultural pode ser celebrada e valorizada em uma comunidade. É uma região vibrante, onde as pessoas de diferentes origens culturais se unem para criar um ambiente acolhedor e inclusivo.

Ao visitar a Mouraria, é possível experimentar uma mistura única de tradições culturais e culinárias, além de descobrir a rica história do bairro e sua importância na cultura portuguesa.

Entrada no bairro da Mouraria, a partir do Martim Moniz
Uma das muitas lojas das comunidades de imigrantes no bairro da Mouraria

Durante um dos nossos passeios recentes pelo bairro da Mouraria, notamos que, apesar da sua diversidade cultural, o bairro ainda mantém a sua essência lisboeta, com as suas características únicas, tradições e costumes, bem como com a sua população singular.

Ao adentrar neste bairro localizado entre o Martim Moniz e o Castelo de São Jorge, é possível notar imediatamente a presença de uma grande variedade de dialetos e crenças, mas, sobretudo, o típico sotaque lisboeta que caracteriza as pessoas e as comunidades dos bairros mais antigos da cidade.

É uma experiência única que exige toda a nossa atenção para ser realmente apreciada, mas quando a sentimos, é uma sensação maravilhosa. Estamos no coração de Lisboa, onde a história da cidade é mais presente e vibrante.

A Mouraria é um exemplo vivo do legado cultural e histórico que Lisboa carrega e valoriza, e que é transmitido por meio das suas gentes e das suas tradições únicas.

A loja Adriano Duque tem mais de 100 anos e alguns dos produtos que pensávamos que já não existiam no mercado
Rua Marquês Ponte de Lima, considerada por muitos uma das mais bonitas do bairro
Escadinhas do Marquês de Ponte de Lima

Mais segurança depois de 2009

Antes da requalificação em 2009, a Mouraria não era um dos lugares mais seguros da cidade. Na verdade, era um bairro problemático e degradado.

No entanto, com o crescimento da cidade e o foco no turismo com uma oferta mais consistente e melhorada, a situação rapidamente mudou. Hoje, a Mouraria é um dos lugares mais acolhedores e uma das principais atrações turísticas da capital.

A Mouraria, juntamente com outros bairros como Alfama, faz parte de um roteiro turístico “obrigatório” para quem quer conhecer as raízes da cidade e a sua cultura.

A requalificação de algumas áreas do bairro, como o Largo da Achada, um lugar para desfrutar alguns momentos no meio da Mouraria, é um exemplo claro das mudanças pelas quais a área passou.

Essas mudanças tornaram a Mouraria mais “visitável” e atraente tanto para turistas estrangeiros quanto para os nacionais.

Largo da Achada, um dos “esconderijos” na Mouraria

Localizado próximo à Igreja de São Cristóvão, o Largo da Achada é cercado por uma das casas mais antigas da cidade, que remonta ao tempo do terramoto de 1755 e possui portas e janelas que são raros de se encontrar em Lisboa atualmente.

Veja também: Guia cultural por Alfama: o que você não pode perder no bairro mais castiço de Lisboa

Esta é uma das casas mais antigas da cidade, ainda do tempo do terramoto de 1755
Este prédio é mais recente que o anterior, mas também é considerado um dos mais antigos de Lisboa

Na sua visita, você vai ainda encontrar recantos como este, junto à Calçada da Rosa, onde pode fazer uma pausa no passeio enquanto escuta  as lavandeiras lavando a roupa no lavadouro ali perto.

Pequeno parque com lavadouro junto à Calçada da Rosa

Não deixe de explorar as dezenas de pequenas esquinas e ruelas da Mouraria durante a sua visita, vale a pena dedicar o tempo necessário para conhecer tudo. Ao se aventurar por esses locais, você terá a oportunidade de sentir Lisboa de uma forma única.

É uma viagem única passear pelas esquinas esguias da Mouraria

Outra atração das ruas estreitas e becos do bairro da Mouraria são as instalações nas paredes que homenageiam alguns dos residentes mais conhecidos.

Camilla Watson é a artista por trás dessas exposições ao ar livre, oferecendo um museu gratuito e aberto para todos os visitantes, permitindo que aprendam sobre as histórias de cada morador do bairro homenageado.

Uma dessas histórias curiosas é a de Fabia Loreti, que teve 21 filhos, sendo 12 deles ainda vivos, tornando-a uma personalidade famosa no bairro.

Mouraria: o berço do fado?

Existem dois bairros em Lisboa que são conhecidos por serem o “berço do Fado”: Alfama, onde está situado o Museu do Fado, e a Mouraria, onde nasceu e viveu Severa, considerada a primeira fadista portuguesa.

A história diz que esta cantora do século 19 se apaixonou por um aristocrata, e a partir daí, o fado tornou-se popular em eventos de elite da época.

Outros fadistas famosos que viveram na Mouraria incluem o aclamado “rei do Fado da Mouraria”, Fernando Maurício, e Mariza, a fadista portuguesa mais conhecida internacionalmente nos dias de hoje, que cresceu nesta zona histórica da cidade.

Largo da Severa, onde está localizada a Sala Severa

Se você está planejando uma viagem a Lisboa, não deixe de incluir a Mouraria no teu roteiro. Este bairro histórico tem muito a oferecer, desde a sua diversidade cultural, passando pelas suas tradições e costumes, até as suas gentes únicas e acolhedoras.

A Mouraria é um dos bairros mais emblemáticos de Lisboa e merece ser visitado. Permita-se encantar por este bairro que é o coração de Lisboa, onde a história e a modernidade se encontram, que não irá se arrepender.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *