Guia cultural por Alfama: o que você não pode perder no bairro mais castiço de Lisboa

Uma das melhores experiências que podem acontecer em Alfama é você se perder! Mas não se preocupe, hoje vamos apresentar um mapa dos lugares que você deve visitar.

Alfama é um bairro icônico de Lisboa, um dos mais antigos e com uma infinidade de lugares para conhecer e visitar.

Nesta lista, vamos apresentar um guia cultural por Alfama, mostrando alguns dos locais que, se você ainda não conhece, deve visitar para se tornar um verdadeiro fã do bairro mais tradicional e castiço* de Lisboa.

Uma das melhores coisas a se fazer em Alfama é se perder

Casa dos Bicos

A maioria das pessoas não sabe, mas a Casa dos Bicos, um edifício histórico de Lisboa, abriga um museu totalmente gratuito. Além da Fundação José Saramago, que cobra uma taxa de entrada de 3 euros, o edifício também possui o Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos, que faz parte da rede do Museu de Lisboa.

O Núcleo Arqueológico, localizado no piso térreo, conta a história da cidade desde a época romana até o século 18. Lá, você encontrará vestígios romanos, como cetárias, além de trechos das muralhas tardo-romana e medieval e objetos encontrados durante campanhas arqueológicas, como cachimbos e vasos.

É um passeio imperdível para quem quer conhecer um pouco mais da história de Lisboa. E o melhor de tudo, é gratuito!

Nota: cetárias são tanques romanos feitos de argila ou pedra, utilizados para o armazenamento de moluscos, como o garum, um molho de peixe muito popular na época romana.

Estes tanques eram colocados em áreas costeiras e usados na produção de alimentos enlatados para serem comercializados em outras regiões do império romano. Na Casa dos Bicos, em Lisboa, há vestígios de cetárias romanas, que fazem parte do Núcleo Arqueológico do Museu de Lisboa.

Sé de Lisboa

A Sé de Lisboa, também conhecida como Igreja de Santa Maria Maior, é uma importante referência para a cidade de Lisboa. Ela é considerada a sede do Patriarcado de Lisboa e também abriga a Paróquia da Sé.

Sua construção teve início no final do século 12, após a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.

A arquitetura da Sé de Lisboa é um exemplo de mistura de estilos, com elementos românicos, góticos, barrocos e renascentistas. O resultado é uma igreja imponente e majestosa que é considerada um dos mais importantes monumentos de Portugal.

Em 1910, a Sé de Lisboa foi classificada como Monumento Nacional, o que a torna um patrimônio cultural e histórico preservado pelo país.

Sé de Lisboa | Foto por Claudio Schwarz Purzlbaum

Mural de Amália Rodrigues

Amália Rodrigues foi uma das maiores cantoras portuguesas de todos os tempos, considerada uma embaixadora da cultura portuguesa e do fado. Nasceu em 23 de julho de 1920 em Lisboa, e desde cedo mostrou um grande talento para o canto.

Tornou-se famosa por sua voz emotiva e interpretações intensas, que capturaram a essência do fado, um gênero musical que representa a alma portuguesa.

Durante sua carreira, que durou mais de 40 anos, Amália Rodrigues gravou mais de 170 discos, apresentou-se em inúmeros concertos em todo o mundo e colaborou com muitos dos maiores nomes da música portuguesa.

Seu estilo inovador e sua personalidade marcante ajudaram a popularizar o fado em todo o mundo, tornando-a uma figura de destaque na cultura portuguesa.

O mural em sua homenagem, criado pelo artista urbano Vhils, é uma obra impressionante e única, executada inteiramente em calçada portuguesa, uma técnica tradicional de pavimentação de ruas em Portugal.

A obra retrata Amália em uma pose icônica, imortalizando sua importância na cultura portuguesa. O mural é uma atração imperdível para os fãs da fadista e da arte urbana em geral que visitam Lisboa.

Mural de Vhils, de homenagem à fadista Amália Rodrigues | Foto por @juliopereiramusic

Porta de Alfama

A Porta de Alfama é um marco histórico com muitos séculos de história, remontando aos tempos da ocupação árabe de Portugal.

Localizada na Rua de São João da Praça, em Lisboa, foi construída no século 11 e originalmente conhecida como Bāb al-Hamma, que significa Porta das Termas, devido à sua proximidade a um local termal.

É um dos poucos vestígios da antiga muralha de Lisboa que ainda permanece de pé e é uma atração turística popular na área de Alfama.

A Porta de Alfama é um testemunho da longa e rica história da cidade de Lisboa e uma oportunidade para os visitantes se conectarem com o passado da região.

A Porta de Alfama tem séculos de história | Foto por Valter Leandro

Miradouro e Igreja de Santa Luzia

Localizado em Alfama, um dos bairros mais castiços e encantadores de Lisboa, o Miradouro e a Igreja de Santa Luzia são pontos turísticos muito procurados por visitantes do mundo todo.

Apesar da grande afluência de turistas, o miradouro mantém um ambiente romântico e acolhedor, com vistas deslumbrantes da cidade e uma pérgola adornada com flores.

A Igreja de Santa Luzia, construída no século 18, é outra atração imperdível, destacando-se pelos seus painéis de azulejos que retratam a conquista de Lisboa pelos Mouros na Praça do Comércio antes do grande Terremoto de 1755.

Tanto o miradouro quanto a igreja são testemunhos da rica história e cultura de Lisboa, e uma visita a ambos é altamente recomendada.

O miradouro de Santa Luzia é um dos mais visitados da cidade | Foto por @rubenmneves

Miradouro das Portas do Sol

O Miradouro das Portas do Sol é um dos pontos turísticos mais populares em Lisboa, e isso se deve à sua vista panorâmica espetacular de Alfama.

Como uma autêntica varanda, este miradouro oferece vistas impressionantes do pitoresco casario do bairro, além do Panteão Nacional, do rio Tejo e da margem Sul.

É um lugar ideal para contemplar a beleza da cidade e apreciar o ambiente descontraído do bairro mais tradicional de Lisboa. Não é surpresa que este seja um dos lugares mais procurados pelos turistas que visitam a cidade.

O miradouro de Santa Luzia é um dos mais visitados da cidade | Foto por @rubenmneves

Igreja e Miradouro de Santo Estevão

A Igreja e Miradouro de Santo Estevão oferecem um refúgio tranquilo e escondido no meio da agitação de Alfama.

Embora menos conhecido pelos turistas do que outros miradouros, este local oferece vistas deslumbrantes dos telhados vermelhos e do rio Tejo, tudo isso em um ambiente sossegado e acolhedor.

A igreja adjacente foi construída em 1733 e apresenta um belo estilo barroco português da época. Com sua fachada branca imponente e torres elegantes, a Igreja de Santo Estevão é uma verdadeira jóia arquitetônica de Alfama.

Combinado com as vistas espetaculares do miradouro, este local é uma visita obrigatória para quem procura uma experiência mais autêntica e menos turística no bairro.

Igreja e Miradouro de Santo Estevão | Foto por @millsfc16

Torre de São Pedro

Localizada a poucos minutos a pé da Porta de Alfama, na Rua de São Miguel, a Torre de São Pedro é um ponto turístico interessante a ser visitado no bairro.

É também um local ideal para fazer uma pausa enquanto se percorre as estreitas ruas e ruelas de Alfama. Com vista para o rio Tejo e o casario do bairro, a torre oferece uma vista panorâmica da região e é um lugar tranquilo e pitoresco para relaxar.

Torre de São Pedro | Foto por Valter Leandro

Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora

Localizado entre Alfama e o Campo de Santa Clara, o Mosteiro de São Vicente de Fora é uma impressionante obra religiosa que esconde muitos segredos. Construído a partir de 1582 e concluído em 1629, apresenta um estilo maneirista com elementos góticos e barrocos.

No interior da igreja, há azulejos que retratam as fábulas de La Fontaine, além de um deslumbrante altar-mor. No topo do edifício, encontra-se um miradouro pouco conhecido, mas com vistas incríveis da cidade.

A igreja e mosteiro de São Vicente de Fora é um dos monumentos religiosos mais imponentes de Lisboa, que apresenta um estilo arquitetônico único e detalhes impressionantes, que valem a pena ser explorados.

O miradouro no topo do edifício é um verdadeiro tesouro escondido da cidade, oferecendo uma vista panorâmica de Lisboa que vale a pena ser descoberta.

Mosteiro de São Vicente de Fora | Fotografia de @Deensel

Igreja de São Miguel

A Igreja de São Miguel está localizada no centro de Alfama, em meio a suas ruelas e vielas. Sua construção remonta ao século 12, mas foi reconstruída em 1673, exibindo atualmente uma mistura de estilos maneirista e barroco.

A igreja é conhecida por sua rica decoração em talha dourada, que adiciona um toque de luxo e sofisticação ao seu interior. É um exemplo impressionante da arquitetura religiosa em Lisboa e um local que vale a pena visitar.

Igreja de São Miguel em Alfama Foto por Claudio Schwarz Purzlbaum

Feira da Ladra

Localizada no bairro de Alfama, a Feira da Ladra é um mercado de antiguidades que se destaca por sua história e tradição, sendo um dos mais importantes e reconhecidos em Lisboa.

Originada no século 13, a feira já passou por diversas localizações antes de se estabelecer no Campo de Santa Clara, em 1903.

Além da diversidade de objetos decorativos, roupas, livros e móveis, a Feira da Ladra também é conhecida por apresentar curiosidades e raridades, como óculos graduados e até dentaduras.

A feira é realizada às terças e sábados, e é um ponto de encontro para turistas e locais em busca de peças únicas e interessantes.

Na Feira da Ladra, você vai encontrar um pouco de tudo, desde velharias a tecnologia | Foto por Câmara Municipal de Lisboa

Panteão Nacional – Igreja de Santa Engrácia

Embora não esteja situado exatamente em Alfama, o Panteão Nacional é tão próximo que é uma visita obrigatória para qualquer roteiro cultural na área.

A igreja, originalmente chamada de Igreja de Santa Engrácia, serve como última morada para alguns dos maiores ícones nacionais, incluindo antigos presidentes e escritores.

A igreja foi fundada em 1568, mas devido a várias complicações, incluindo a morte do arquiteto e o terramoto de 1755, só foi concluída no meio do século 20.

Esse atraso nas obras levou à famosa expressão “obras de Santa Engrácia”. O interior da igreja é impressionante, com uma decoração majestosa e uma vista panorâmica deslumbrante da cidade.

Panteão Nacional – Igreja de Santa Engrácia | Foto por @flyingbydaniel

A Baiuca

Destacamos A Baiuca como uma das muitas casas de fado em Alfama, especialmente por sua conexão com o fado vadio tradicional e autêntico, tornando-a um lugar imperdível neste guia cultural do bairro mais castiço de Lisboa

Localizada no coração do bairro, a casa oferece uma atmosfera única e acolhedora, com apresentações de guitarras portuguesas e fados à desgarrada, acompanhados por um copo de vinho.

Além da Baiuca, outras casas de fado notáveis em Alfama incluem a Tasca do Chico e a Mesa de Frades, ambas também dedicadas a celebrar a tradição do fado.

Casa de Fado “A Baiuca” em Alfama

Veja também: 10 lugares para ouvir um bom fado em Alfama

Museu do Fado

Localizado em pleno coração de Alfama, o Museu do Fado é um espaço cultural dedicado à história e à tradição deste género musical tão português.

Inaugurado em 1998, é considerado uma homenagem ao fado e à guitarra, sendo um ponto de paragem obrigatório para os amantes da música e da cultura.

O museu oferece aos visitantes uma viagem no tempo, desde a origem do fado até aos dias de hoje, através de exposições interativas e de uma vasta coleção de objetos, instrumentos musicais, gravações históricas e outros artefatos relacionados com o fado.

É um verdadeiro tesouro para os apaixonados por esta forma de expressão artística, bem como para todos aqueles que querem conhecer mais sobre a cultura portuguesa.

Museu do Fado – Foto de Vítor Oliveira

Museu do Azulejo

O antigo Convento da Madre Deus abriga um dos museus mais fascinantes de Lisboa: o Museu do Azulejo. Este museu é uma referência quando se trata da história dos azulejos em Portugal, que remonta à segunda metade do século 15.

O museu exibe uma coleção impressionante de painéis, murais e até mesmo fachadas de edifícios inteiramente revestidos com essas pequenas obras de arte.

Fundado em 1509 pela Rainha D. Leonor, o convento onde o museu está localizado oferece aos visitantes um ambiente histórico e cultural rico em detalhes.

O acervo do museu destaca a evolução da técnica de produção de azulejos, a variedade de estilos e padrões utilizados ao longo dos séculos, bem como a importância dessas peças na decoração e na arte portuguesa.

O Museu do Azulejo é um lugar imperdível para os amantes da arte e da história que visitam Lisboa.

*O Bairro mais castiço de Lisboa

Alfama é frequentemente considerado o bairro mais castiço de Lisboa por preservar a sua autenticidade e história através dos tempos. A palavra “castiço” vem do latim “castitius” e é usada para se referir a algo autêntico, tradicional, pitoresco e típico.

No caso da Alfama, o bairro manteve suas ruas estreitas e sinuosas, casas antigas com azulejos coloridos, varandas de ferro forjado e fachadas decoradas, além de preservar tradições culturais, como o fado, as festas populares e a gastronomia típica.

Essas características fazem de Alfama um local único, com uma atmosfera especial e que atrai muitos visitantes todos os anos.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *