As 10 melhores coisas para fazer na Madeira

Uma das 2 regiões autônomas de Portugal, a Madeira é conhecida pelas suas vistas incríveis do mar, clima ameno durante todo o ano e trilhas de caminhada cinematográficas ao longo das suas falésias.

É fácil perceber porque é que esta ilha é um dos locais de férias mais visitados da Europa. Abaixo, reunimos uma lista das melhores coisas para fazer este verão na Ilha da Madeira.

Localizada no meio do Oceano Atlântico, a Madeira é um destino popular para turistas que procuram atividades ao ar livre, como caminhadas, natação e mergulho, bem como para aqueles que desejam relaxar em praias de areia dourada ou participar das festas populares do lugar.

1. Cabo Girão

O Cabo Girão é um miradouro no cimo da falésia e local de visita obrigatória para quem visita a Ilha da Madeira. A 589 metros acima do nível do mar, o observatório fica a apenas 8 minutos de Câmara de Lobos, uma vila tradicional da ilha.

A vista panorâmica é considerada uma das mais espetaculares da Europa.

No topo da falésia, há um miradouro que permite aos visitantes apreciar a vista deslumbrante, com um piso de vidro que permite ver a paisagem diretamente abaixo dos seus pés, o que não é para os fracos de coração, especialmente aqueles que têm medo de altura.

Embora Cabo Girão geralmente seja gratuito para visitar, taxas de admissão podem ser exigidas durante a alta temporada de férias. Você encontrará um café no local e várias lojas de souvenirs.

É melhor visitar no início do dia ou no final da noite, se quiser evitar as multidões de turistas.

É possível chegar ao Cabo Girão de carro ou de ônibus, e há também trilhas de caminhada que levam até a base da falésia, para aqueles que desejam explorar mais de perto.

Há também um teleférico que leva os visitantes até a beira da falésia para vistas ainda mais impressionantes.

Cabo Girão, uma das melhores vistas da ilha da Madeira

Para chegar ao Cabo Girão a partir da cidade do Funchal, na Madeira, você pode seguir as seguintes opções:

  1. Carro: a maneira mais fácil e conveniente de chegar ao Cabo Girão é dirigir. Leva cerca de 20 a 30 minutos para chegar lá de carro, dependendo do trânsito. Você pode alugar um carro no aeroporto ou em uma das muitas locadoras de carros em Funchal.
  2. Ônibus: existem várias linhas de ônibus que conectam Funchal ao Cabo Girão. A linha 155 sai do centro do Funchal e leva cerca de 40 minutos para chegar lá. Os bilhetes podem ser comprados no terminal de ônibus de Funchal ou diretamente com o motorista do ônibus.
  3. Tour: se você preferir uma opção mais fácil e conveniente, pode optar por fazer um tour organizado que inclua uma visita ao Cabo Girão. Existem muitas empresas de turismo em Funchal que oferecem esse tipo de tour, que geralmente inclui um guia, transporte e outras atrações turísticas da ilha.

Independentemente da opção que escolher, certifique-se de verificar o horário de funcionamento do miradouro, que pode variar dependendo da época do ano.

E não se esqueça de levar a sua câmera para tirar fotos deslumbrantes do Cabo Girão e das vistas panorâmicas do Oceano Atlântico!

2. Pico Ruivo

O Pico Ruivo é a montanha mais alta da Madeira, com 1.862 metros de altitude. Localizado no centro da ilha, o Pico Ruivo é uma das principais atrações turísticas da ilha e oferece vistas panorâmicas deslumbrantes.

Há várias maneiras de chegar ao Pico Ruivo, incluindo caminhadas e transporte por teleférico. A caminhada mais popular é a trilha que começa no Pico do Areeiro, que é a segunda montanha mais alta da Madeira.

A trilha é considerada moderadamente difícil e leva cerca de 2 a 3 horas para subir e 1,5 a 2 horas para descer.

Durante a caminhada, os visitantes podem desfrutar de vistas incríveis da paisagem montanhosa, bem como de uma grande variedade de flora e fauna únicas da Madeira.

Do Pico do Areeiro ao Pico Ruivo: caminhada acima de um mar de nuvens

Se preferir, também é possível chegar ao Pico Ruivo por meio de um teleférico, que leva os visitantes do estacionamento do Achada do Teixeira até o topo da montanha em cerca de 10 minutos.

O teleférico funciona diariamente, exceto em dias de vento forte ou condições climáticas adversas.

No topo do Pico Ruivo, há um miradouro que oferece vistas espetaculares da paisagem circundante, incluindo a costa e o oceano. Há também um pequeno restaurante e loja de souvenirs no local.

É importante lembrar que, devido à altitude, as condições climáticas no topo do Pico Ruivo podem ser bastante diferentes das condições na costa, por isso é recomendado levar um agasalho e calçados adequados para caminhadas.

3. Jardim Botânico da Madeira

O Jardim Botânico da Madeira, também conhecido como Jardim Botânico do Funchal, é um dos principais pontos turísticos da ilha da Madeira, em Portugal.

O jardim está localizado na encosta da cidade do Funchal, a cerca de 3 km do centro da cidade, e oferece uma grande variedade de plantas e flores exóticas da Madeira e de outras partes do mundo.

O Jardim Botânico da Madeira foi criado em 1960 e cobre uma área de cerca de 35.000 metros quadrados. O jardim é dividido em várias seções, cada uma com sua própria coleção de plantas.

Entre as atrações mais populares estão o jardim de cactos, o jardim de plantas tropicais, o jardim de orquídeas e o jardim de plantas endêmicas da Madeira.

Há também uma estufa com plantas exóticas, uma lagoa com patos e cisnes e uma loja de souvenirs.

Teleférico do Jardim Botânico

O Jardim Botânico da Madeira é uma ótima opção para quem gosta de natureza e quer apreciar as plantas e flores exóticas da ilha.

Além disso, o jardim oferece vistas panorâmicas espetaculares da cidade do Funchal e do Oceano Atlântico.

O jardim é facilmente acessível de carro ou de ônibus a partir do centro do Funchal, e há estacionamento disponível no local.

Você pode comprar ingressos nos portões do jardim botânico. Crianças menores de 6 anos não pagam ingresso.

Pode optar por bilhetes em pacote com desconto, que incluem a entrada no Jardim Botânico e um passeio no Teleférico do Jardim Botânico ou no Teleférico da Madeira.

Funcionamento: diariamente das 9h às 18h

4. Monte Palace Madeira

O Monte Palace Madeira é um jardim tropical a 10 minutos do centro da cidade do Funchal. Com mais de 7 hectares de vegetação exuberante, você verá uma variedade de plantas exóticas de todo o mundo aqui.

Em dias ensolarados, você pode até encontrar um punhado de pavões e galinhas que vagam livremente pelo jardim ou ver cisnes e patos gingando pelo lago central.

Uma das atrações imperdíveis do Monte Palace Madeira são os jardins orientais, que apresentam arquitetura de inspiração japonesa, mas com alguns elementos chineses à mistura.

De esculturas budistas a icônicas pontes zen japonesas, é um local agradável durante o verão na ilha da Madeira para relaxar e descontrair ao som sereno das cachoeiras.

Jardim japonês deste lado do mundo na Madeira

O Monte Palace Madeira foi fundado em 1987 e é um dos principais pontos turísticos da ilha. O jardim é conhecido por suas impressionantes coleções de plantas exóticas, incluindo flores, árvores e arbustos de diferentes partes do mundo.

Além disso, o jardim possui vários lagos e cascatas, bem como uma seção dedicada à cultura e tradições da ilha da Madeira.

O Monte Palace Madeira também abriga um museu de arte contemporânea, que apresenta obras de artistas locais e internacionais. O museu está situado em um antigo hotel de luxo que foi restaurado e transformado em uma galeria de arte.

Para chegar ao Monte Palace Madeira, é possível pegar o teleférico a partir do centro da cidade do Funchal, que leva os visitantes diretamente ao jardim.

Alternativamente, é possível chegar de carro ou de ônibus. O jardim está aberto ao público todos os dias, exceto em alguns feriados, e cobra uma taxa de entrada.

Funcionamento: diariamente das 9h30 às 18h

5. Praia Formosa

A Praia Formosa é o local de praia mais movimentado da Ilha da Madeira, não sendo surpresa que celebridades tão diversas como Cristiano Ronaldo e o navegador Cristóvão Colombo tenham comprado casas no local.

Fica apenas a 10 minutos do centro da cidade do Funchal. É uma das maiores praias da ilha e é famosa por sua beleza natural e pelo mar cristalino.

No entanto, a característica maior desta praia é que ela é uma praia de pedras e calhaus, e não de areia. Ela é composta por uma grande quantidade de calhaus de diferentes tamanhos, o que lhe confere um aspecto único e distinto.

Os calhaus que compõem a Praia Formosa são de origem vulcânica e possuem uma coloração escura, o que contribui para o charme e a beleza natural da praia.

Apesar de não ser uma praia de areia, a Praia Formosa é muito popular entre os turistas e moradores locais, que frequentam o local para banhos de sol, natação e outros esportes aquáticos.

Vale ressaltar que, por ser uma praia de pedras, a entrada no mar pode ser um pouco desconfortável para algumas pessoas. No entanto, a água é geralmente calma e cristalina, o que torna o local ideal para a prática de mergulho.

Os visitantes podem achar estranho uma praia de pedras vulcânicas

Há também instalações de apoio na praia, como banheiros, chuveiros e restaurantes. A praia também possui um calçadão ao longo de toda a sua extensão, que é perfeito para caminhadas e corridas.

Há estacionamento gratuito disponível perto da praia e é facilmente acessível de carro ou de ônibus a partir do centro do Funchal.

A praia também é equipada com instalações para pessoas com mobilidade reduzida e há salva-vidas em serviço durante a temporada de verão.

Com águas calmas e limpas, a Praia Formosa não é estranha a quem procura um mergulho no mar. Quando a noite cai, os clubes e pubs que margeiam a praia ganham vida, abrindo suas portas para os notívagos que querem dançar até altas horas da madrugada.

A Praia Formosa é composta por quatro praias distintas, cada uma com suas próprias características e instalações. A Praia Formosa Grande é a maior e mais popular das quatro praias.

As outras três praias são a Praia dos Namorados, a Praia Nova e a Praia do Areeiro, cada uma com suas próprias características únicas.

6. Festival Semana do Mar

A Semana do Mar é um festival anual que ocorre em Porto Moniz, na costa norte da ilha da Madeira, durante verão. O evento celebra a cultura marítima e a relação da ilha com o oceano Atlântico, apresentando uma ampla variedade de atividades e eventos relacionados ao mar.

O evento em Porto Moniz é uma celebração da cultura marítima e da relação da cidade com o mar.

Durante a semana do festival, há várias atividades relacionadas ao mar, como competições de pesca, regatas de barcos a vela, passeios de barco e competições de natação.

Além disso, há apresentações musicais, feiras gastronômicas e outros eventos que celebram a cultura local.

O festival Semana do Mar tem sempre grandes artistas portugueses em espetáculos grátis

A cidade de Porto Moniz é famosa por suas piscinas naturais de água salgada, que são uma grande atração turística na ilha da Madeira.

Durante a Semana do Mar, as piscinas naturais também são palco de várias atividades aquáticas, como competições de natação e mergulho.

Se você estiver visitando a ilha da Madeira durante a Semana do Mar, certifique-se de incluir Porto Moniz em sua lista de lugares para visitar. A cidade oferece uma oportunidade única para celebrar a cultura marítima e desfrutar da beleza natural da ilha.

7. Piscinas Naturais de Porto Moniz

As piscinas naturais de Porto Moniz são um conjunto de piscinas formadas por rochas vulcânicas na costa norte da ilha da Madeira, em Portugal.

As piscinas são preenchidas com água do mar e são separadas por pontes e passarelas de madeira, permitindo que os visitantes caminhem ao redor delas e desfrutem da paisagem.

As piscinas de Porto Moniz são um dos pontos turísticos mais populares da ilha da Madeira, devido à sua beleza natural e águas cristalinas.

Elas são muito procuradas para natação e mergulho, oferecendo uma experiência única de banho em meio à natureza. As piscinas também são uma grande atração para crianças, que podem desfrutar das águas rasas e calmas.

Há também uma área de lazer ao redor das piscinas, com restaurantes, bares e lojas de souvenirs, além de um centro de visitantes que explica a formação geológica das piscinas.

As piscinas naturais de Porto Moniz são uma das atrações turísticas mais conhecidas e visitadas na ilha da Madeira e são facilmente acessíveis por carro ou ônibus a partir de Funchal, a capital da ilha.

É importante observar que as piscinas são monitoradas e controladas durante todo o ano para garantir a segurança dos visitantes, especialmente durante os períodos de maré alta e agitação do mar.

Funcionamento: diariamente das 9h às 19h.

8. Praia do Seixal

A Praia do Seixal é uma praia localizada na costa norte da ilha da Madeira, em Portugal. É uma das praias mais populares e visitadas da ilha, conhecida por suas águas cristalinas e sua paisagem exótica.

A praia é cercada por rochas vulcânicas e falésias altas, que oferecem um cenário deslumbrante para quem a visita. A água do mar é geralmente tranquila e cristalina, ideal para nadar e mergulhar.

A areia da praia é de cor escura, formada por pedras e seixos vulcânicos, o que lhe confere um aspecto único e diferente das outras praias da ilha.

A Praia do Seixal também possui infraestrutura turística, com restaurantes, bares, banheiros e estacionamento. É uma praia bastante movimentada durante a alta temporada, mas ainda assim oferece um ambiente tranquilo e agradável para os visitantes.

A praia é facilmente acessível de carro ou ônibus a partir de Funchal, a capital da ilha da Madeira, e está localizada a cerca de 45 minutos de carro do centro da cidade.

É uma ótima opção para quem busca um lugar bonito e agradável para desfrutar de um dia de praia na ilha da Madeira.

9. Mercado dos Lavradores

O Mercado dos Lavradores é um mercado público localizado na cidade do Funchal, na ilha da Madeira, em Portugal. É um dos pontos turísticos mais famosos e visitados da cidade, conhecido por sua arquitetura histórica e pelas vendas de frutas, legumes, flores e artesanatos.

Inaugurado em 1940, o Mercado dos Lavradores possui um estilo arquitetônico Art Deco e abriga vários estandes que vendem produtos locais frescos e típicos da ilha, como bananas, abacates, mangas, maracujás, morangos, dentre outros.

O mercado também oferece uma grande variedade de flores, especialmente as famosas orquídeas da Madeira.

O Mercado dos Lavradores é um prédio histórico situado no centro da cidade do Funchal, que preserva a arquitetura tradicional do Estado Novo salazarista, num estilo que oscila entre a Art Déco da década de 1930 e o Modernismo.

Além da venda de produtos frescos e flores, o Mercado dos Lavradores também possui uma área de artesanato, onde os visitantes podem comprar souvenirs, como bordados, cerâmicas, objetos de vime e outros itens típicos da ilha.

O Mercado dos Lavradores é um ponto turístico imperdível para quem visita a ilha da Madeira, sendo um lugar vibrante e colorido que oferece um vislumbre da cultura local e da rica tradição agrícola da região.

O mercado está aberto de segunda a sábado, e a entrada é gratuita.

10. Zona Velha

Zona Velha é uma zona histórica da cidade do Funchal, localizada na ilha da Madeira, em Portugal. Também conhecida como “Zona Velha de São Pedro”, a região é um dos bairros mais antigos da cidade e abriga vários edifícios históricos e monumentos.

A Zona Velha é famosa por suas ruas estreitas e empedradas, repletas de casas coloridas e edifícios históricos, como a Catedral do Funchal, a Igreja de São Pedro e a Fortaleza de Santiago.

A região também é conhecida por sua vibrante cena cultural, com muitos bares, restaurantes, galerias de arte e lojas de artesanato.

Uma das principais atrações da Zona Velha é o Mercado dos Lavradores, um mercado público onde é possível comprar produtos frescos e típicos da ilha da Madeira, além de flores e artesanatos locais.

Outra atração popular na região é o Teleférico do Funchal, que oferece uma vista panorâmica da cidade e da costa.

A Zona Velha é um lugar charmoso e repleto de história, que oferece uma experiência única para os visitantes da ilha da Madeira.

A região é facilmente acessível a pé ou de transporte público, e é uma parada obrigatória para quem deseja explorar a rica cultura e a história da cidade do Funchal.

Veja também: 10 aldeias e cidades portuguesas que o tempo esqueceu

Veja também: 7 cidades litorâneas incríveis para visitar perto de Lisboa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *