Palácio de Monserrate, um magnífico exemplar do romantismo em Sintra

Localizado em Sintra, o Palácio de Monserrate é uma magnífica obra do período romântico, um lugar imperdível que vale a pena conhecer na sua próxima visita a Portugal

O Palácio de Monserrate, erguido em 1856 como a residência de verão de Francis Cook, é uma obra deslumbrante do período romântico que não podes perder.

O seu interior apresenta espaços requintados e luxuosos, tais como a Galeria (um corredor que conecta as três torres do palácio), a sala de música, a sala de jantar e a biblioteca, entre outros.

Contudo, estas são apenas algumas das maravilhas que este palácio guarda. Então, por que não visitar o Palácio de Monserrate?

Esta é uma das cúpulas do Palácio de Monserrate, uma maravilha a que ninguém fica indiferente

Era uma vez… em 1540

A história de Monserrate remonta a 1540, quando Frei Gaspar Preto mandou erguer uma ermida dedicada a Nossa Senhora de Monserrate, inspirado pela visita ao ermitério de Montserrat, perto de Barcelona, na Catalunha.

Desde então, o lugar passou a ser utilizado como espaço de culto e produção hortícola, abastecendo o Hospital de Todos os Santos de Lisboa.

Depois do terramoto de 1755… e de promessas de amor

Em 1718, a Quinta de Monserrate foi adquirida por D. Caetano de Mello e Castro, comendador de Cristo e Vice-rei da Índia, quase 200 anos após a construção da ermida dedicada a Nossa Senhora de Monserrate.

No entanto, em 1755, o terramoto de Lisboa devastou a quinta, deixando-a em mau estado. Posteriormente, um comerciante inglês chamado Gerard de Visme alugou a propriedade e construiu um castelo neogótico, que não era frequentado com frequência.

Em 1793, a quinta foi ocupada pelo escritor inglês William Beckford, que realizou algumas obras de restauro no edifício e nos jardins ao redor.

Depois que Beckford deixou a propriedade em 1799, a quinta foi esquecida novamente. Monserrate atraiu outros ingleses ilustres, incluindo o poeta Lord Byron, que dedicou um poema de amor intitulado “Childe Harold’s Pilgrimage” ao local.

Toda a área envolvente ao Palácio de Monserrate é fantástica e digna de visita

O 1º Visconde de Monserrate

Somente em 1846 é que a Quinta de Monserrate começou a ser tratada com o respeito que merece. Francis Cook, um comerciante inglês e colecionador de arte, tornou-se o proprietário da quinta e o primeiro Visconde de Monserrate.

Foi a partir desta data que o Palácio de Monserrate foi construído, combinando vários estilos arquitetônicos, como o gótico, indiano e mourisco, com uma decoração interior e exterior exótica e vegetalista. Hoje, é um dos mais impressionantes jardins nacionais.

Mas falando do Parque de Monserrate, ainda vamos chegar lá! Cook e sua família passavam suas férias de verão nesta “paraíso”, organizando festas para seus amigos próximos.

O interior do Palácio de Monserrate é uma viagem a vários estilos de arquitetura e decoração
Com influências de vários locais do mundo, o interior do Palácio de Monserrate é deslumbrante

O Parque de Monserrate

O Parque de Monserrate envolve o palácio e exibe uma coleção botânica notável, com espécies provenientes de todo o mundo, que se mesclam com a vegetação autóctone em 50 hectares.

O Vale dos Fetos, originário da Nova Zelândia e da Austrália, e o Vale do México, com lagos artificiais e uma enorme araucária com mais de 45 metros de altura, são as principais atrações.

A intervenção dos paisagistas William Stockdale, William Neville e James Burt, juntamente com o espírito romântico de Francis Cook, destacou o parque de tudo o que existia na época.

Hoje, o Parque de Monserrate oferece deslumbrantes cenários de caminhos sinuosos em completa harmonia com as espécies espontâneas da região, como medronheiros, azevinhos e majestosos sobreiros.

Espécies de todo o mundo convivem em plena harmonia pelos caminhos sinuosos do Parque de Monserrate
O Parque de Monserrate é um dos grandes atrativos, com várias espécies arbóreas

O reconhecimento que lhe era devido… finalmente

Desde então, o Palácio e o Parque de Monserrate têm sido objeto de constante cuidado e conservação. Em 1949, mais de 100 anos após a aquisição por Francis Cook, o Governo português comprou o palácio e a propriedade envolvente, classificando-os como Imóvel de Interesse Público.

O Palácio e o Parque de Monserrate foram também integrados na Paisagem Cultural de Sintra, que a UNESCO classificou como Património Mundial da Humanidade em 1995.

A gestão dos espaços foi entregue à Parques de Sintra em 2000, que interveio na reabilitação do edifício e instalação de novas infraestruturas, tornando o lugar acessível ao público a partir de 2010.

Em 2016, o espaço interior foi completamente restaurado, adicionando ainda mais beleza a este lugar idílico que nunca mais caiu em desgraça.

O interior do Palácio de Monserrate é qualquer coisa de maravilhoso

O futuro do Palácio de Monserrate

A Parques de Sintra está atualmente na fase final da restauração completa do Parque e do Palácio de Monserrate, através de um processo de musealização.

Como parte deste processo, estão a adquirir peças que evocam a história do local e da família Cook, proprietários originais do palácio. Um exemplo é um relevo renascentista em mármore, atribuído a Gregorio di Lorenzo, que voltou a fazer parte do acervo valioso do Palácio.

Ao visitar o Parque e o Palácio de Monserrate, estará a contribuir para a sua preservação e evolução, e sem dúvida terá uma experiência memorável que ficará gravada na sua memória.

O convite está feito! Agora só depende da tua vontade de conhecer este magnífico local em Sintra

Como chegar ao Palácio de Monserrate

Existem várias formas de chegar ao Palácio de Monserrate em Sintra a partir de Lisboa:

  1. De trem: apanhe o trem na estação de comboios de Rossio ou na estação de comboios de Oriente e saia na estação de Sintra. A partir daí, pode apanhar um ônibus
  2. De carro: siga pela autoestrada A5 em direção a Cascais e saia na saída para Sintra. Siga as indicações para o centro histórico de Sintra e, a partir daí, siga as indicações para o Palácio de Monserrate.
  3. De táxi ou Uber: pode apanhar um táxi ou um Uber diretamente de Lisboa até ao Palácio de Monserrate em Sintra.

O tempo de viagem e os preços variam consoante a opção escolhida. É importante verificar os horários dos transportes públicos e verificar as indicações de trânsito antes de iniciar a viagem.

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *