As igrejas mais bonitas de Lisboa

Se você acha que já conhece tudo em Lisboa, não se esqueça de incluir as igrejas na sua lista. A cidade tem uma rica história religiosa e muitas das suas igrejas são verdadeiras obras de arte arquitetônicas, que oferecem aos visitantes um vislumbre da história e cultura portuguesas.

Entre as muitas igrejas da cidade, há algumas que se destacam pela sua beleza e importância histórica. Aqui estão as nossas cinco favoritas:

1 – Igreja do Menino de Deus, Calçada do Menino de Deus (Santa Maria Maior)

A Igreja do Menino de Deus é um tesouro escondido em Lisboa, muitas vezes ofuscada pelo imponente Castelo de São Jorge, mas que merece definitivamente uma visita.

Construída em 1711, a igreja é impressionante em tamanho, beleza e grandiosidade, tendo resistido ao grande terremoto de Lisboa de 1755. O interior da igreja é decorado com belas pinturas nas paredes e no teto, que são verdadeiras obras de arte.

Além disso, a igreja abriga uma coleção de arte sacra, incluindo esculturas e pinturas dos séculos 16 e 17.

A igreja está localizada na Calçada do Menino de Deus, no bairro de Santa Maria Maior, e é facilmente acessível a pé a partir do centro histórico de Lisboa. Uma vez dentro, os visitantes podem apreciar a beleza da igreja e sua rica história religiosa.

Como chegar à Igreja do Menino de Deus

Para chegar à Igreja do Menino de Deus na Calçada do Menino de Deus em Santa Maria Maior, existem várias opções de transporte público em Lisboa.

Uma das opções é utilizar o metrô, saindo na estação de Santa Apolónia (linha azul), que fica a cerca de 10 minutos de caminhada da igreja.

Outra opção é utilizar os elétricos (bondes) 12 ou 28, que passam perto da igreja e proporcionam uma experiência turística pela cidade.

Também é possível utilizar ônibus que fazem a ligação com o centro da cidade e outras áreas, como as linhas 735, 759 e 794.

Caso prefira, o uso de táxis ou aplicativos de transporte também é uma opção viável.

2 – Igreja de Santa Catarina, Calçada do Combro (Santa Catarina)

Localizada na Calçada do Combro, na zona de Santa Catarina, a Igreja de Santa Catarina é uma igreja paroquial de arquitetura barroca que sofreu muitos danos ao longo dos anos, incluindo incêndios e catástrofes naturais.

Apesar disso, a igreja mantém a sua beleza original e oferece aos visitantes muitos detalhes em talha dourada e um teto em estilo rococó. O órgão da igreja foi recentemente recuperado em 2018, e os visitantes podem ter a sorte de ouvi-lo durante a visita.

Se você estiver na zona do Chiado, vale a pena fazer uma visita à Igreja de Santa Catarina e apreciar a sua beleza e história.

Como chegar à Igreja de Santa Catarina

A Igreja de Santa Catarina está localizada na Calçada do Combro, no bairro de Santa Catarina, em Lisboa. A forma mais fácil de chegar lá é através dos transportes públicos, como o metrô e os ônibus.

Se optar pelo metrô, a estação mais próxima é a Baixa-Chiado, das linhas Azul e Verde, de onde pode caminhar cerca de 10 minutos até a igreja. Também é possível chegar à igreja através de diversas linhas de ônibus, com paradas na Calçada do Combro.

Caso prefira ir de carro, esteja ciente de que a área pode ser complicada em termos de estacionamento, especialmente nos horários de pico. Por isso, é recomendável utilizar os transportes públicos para chegar à igreja.

3 – Igreja de Santa Engrácia, Campo de Santa Clara (Alfama)

A terceira igreja que você não pode deixar de visitar em Lisboa é a Igreja de Santa Engrácia, localizada no bairro de Alfama, e mais conhecida como Panteão Nacional.

A sua arquitetura impressionante torna-a num local obrigatório para visitar em Lisboa e está sempre na rota dos miradouros, porque oferece uma vista incrível da cidade.

A construção da igreja começou em 1682, com um projeto arquitetônico grandioso que inclui uma enorme cúpula em estilo barroco, que foi concluída apenas em 1966.

Após a sua conclusão, a igreja foi transformada no Panteão Nacional, e hoje serve como lugar de descanso final para grandes personalidades portuguesas, incluindo escritores, artistas, políticos e militares.

O interior da igreja é impressionante, com uma decoração exuberante e uma grande variedade de materiais, como mármore, madeira e talha dourada. É um local que vale a pena visitar tanto pela sua beleza arquitetônica como pela sua importância histórica e cultural para Portugal.

Como chegar à Igreja de Santa Engrácia

A Igreja de Santa Engrácia, também conhecida como Panteão Nacional, está localizada no bairro de Alfama. Para chegar lá de transporte público, pode-se pegar o bonde 28 ou o ônibus 737 e descer na paragem de Santa Apolónia.

A partir daí, é possível caminhar cerca de 10 minutos até a igreja. Também é possível chegar de metrô, descendo na estação Santa Apolónia da linha azul e seguindo as indicações.

Para quem prefere caminhar, pode-se chegar à igreja por uma agradável caminhada pela zona histórica de Alfama.

4 – Igreja e Convento da Madre de Deus, Rua Madre de Deus (Xabregas)

A Igreja e Convento da Madre de Deus, localizada na Rua Madre de Deus em Xabregas, é um dos mais antigos monumentos religiosos de Lisboa, tendo sido construída em 1509 e pertencido à Ordem de Santa Clara.

Atualmente, o espaço abriga o Museu Nacional do Azulejo, um lugar incrível para aprender sobre a história e a arte do azulejo em Portugal.

O convento possui uma bela arquitetura, com destaque para a sua fachada, que apresenta um portal manuelino decorado com elementos renascentistas. No seu interior, podemos admirar o coro alto e os altares de talha dourada.

Um fato curioso sobre esta igreja é que a banda portuguesa Madredeus escolheu o seu nome inspirando-se neste monumento religioso.

Portanto, para além de ser um local com uma importância histórica e cultural significativa, a Igreja e Convento da Madre de Deus é também um lugar que influenciou a cultura portuguesa de uma forma inesperada.

Como chegar à Igreja e Convento da Madre de Deus

Para chegar à Igreja e Convento da Madre de Deus, localizada na Rua Madre de Deus em Xabregas, há várias opções de transporte público.

É possível utilizar o metro e sair na estação Santa Apolónia (linha azul) ou na estação Olaias (linha vermelha), e depois caminhar cerca de 10 a 15 minutos até a igreja.

Também é possível utilizar as seguintes linhas de ônibus: 728, 735, 759, 794, 206, 706 e 718, que param próximo à igreja.

Caso prefira ir de carro, é possível estacionar na rua ou em estacionamentos próximos à igreja.

5 – Igreja de São Domingos, Largo de São Domingos (Rossio)

A Igreja de São Domingos, localizada no Largo de São Domingos (Rossio), é única e diferente das outras da nossa lista. Em vez de uma decoração com talha de ouro, esta igreja apresenta os vestígios de um incêndio que a atingiu em 1959. Em vez de uma reconstrução total, a igreja foi limpa e teve apenas o altar e teto recuperados. O edifício foi pintado em tons de rosa e o resultado é impressionante, tornando-se um ponto especial na nossa lista.

A igreja foi originalmente construída no século XIII, mas sofreu inúmeras reconstruções ao longo do tempo, incluindo a que se seguiu ao incêndio de 1959. Hoje em dia, a igreja é frequentemente usada para concertos de música clássica e corais, devido à sua excelente acústica. Além disso, a igreja tem uma rica história, tendo sido o local de celebração de importantes eventos da história de Portugal, como o batismo de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Se estiveres em Lisboa, não deixes de visitar esta igreja única e fascinante.

Como chegar à Igreja de São Domingos

A Igreja de São Domingos está localizada no Largo de São Domingos, no centro histórico de Lisboa, junto ao Rossio. É possível chegar lá facilmente através de transportes públicos, como o metrô (linha verde ou azul) ou autocarros que passam pela área central de Lisboa.

Se optar pelo metrô, a estação mais próxima é a estação Baixa-Chiado, que fica a cerca de 5 minutos a pé da igreja. Se preferir o ônibus, existem diversas linhas que param nas imediações da igreja, incluindo as linhas 202, 758, 790 e 207.

Além disso, para quem estiver caminhando pelo centro histórico de Lisboa, a Igreja de São Domingos fica a poucos passos do Rossio e do Elevador de Santa Justa, tornando-a facilmente acessível a pé.

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Veja também: 18 comidas estranhas para provar em Portugal

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *