Portugal: 10 atrações que você precisa conhecer em Setúbal

A cidade de Setúbal, localizada a cerca de 30 minutos de Lisboa, reserva muitas surpresas para os seus visitantes. Possui praias incríveis de areia branca e água cristalina, paisagens verdes na Serra da Arrábida e uma gastronomia rica em peixe fresco, incluindo o famoso choco frito.

Setúbal é um destino imperdível durante todo o ano, embora seja no verão que você pode desfrutar ao máximo de todas essas atrações. Neste guia, apresentaremos os lugares mais legais de Setúbal para você conhecer.

1. Serra da Arrábida

@pedro-vilelas

Ao visitar as praias de Setúbal, você não pode deixar de explorar a deslumbrante Serra da Arrábida, considerada uma das mais belas do país.

Independentemente da época do ano em que você a visite, sua beleza é de tirar o fôlego, com uma vegetação densa e diversificada, destacando-se os maquis.

O Parque Natural da Serra da Arrábida, designado como tal desde 1976, abrange uma área de aproximadamente 10.500 hectares.

Além da exuberante vegetação, o parque oferece a oportunidade de explorar grutas, castelos e uma paisagem de tirar o fôlego, que se estende por uma grande parte do Estuário do Sado e, do outro lado, a Península de Tróia.

Nossa sugestão é que você se aventure até o ponto mais alto da montanha, a Serra do Risco. Subir até lá será uma experiência incrível.

2. Praias de sonho

@travelmemories.rm

As praias próximas à Serra da Arrábida são simplesmente deslumbrantes. Com suas areias brancas, águas límpidas e cristalinas, elas oferecem uma paisagem que deixaria qualquer um maravilhado.

Um testemunho disso é a Praia dos Galapinhos, que foi considerada pelo The Guardian como uma das praias mais bonitas da Europa.

Na verdade, podemos até dizer que essas praias são algumas das mais incríveis do mundo, pois são elas que nos motivam a retornar a Setúbal repetidas vezes.

Além dos Galapinhos, existem outras praias igualmente espetaculares, como Galapos, Coelhos, Portinho da Arrábida e Figueirinha.

Essas praias paradisíacas são um convite irresistível para desfrutar de momentos relaxantes e contemplar a beleza natural que envolve o lugar.

3. Centro histórico

@municipiodesetuba

No centro da cidade, a área mais histórica de Setúbal, você encontrará encantadoras lojinhas de souvenirs e restaurantes. Este local possui vestígios de antigas civilizações fenícias e romanas, o que adiciona um toque especial à sua atmosfera.

Um destaque nesta região de Setúbal é a estátua em homenagem ao renomado poeta português Bocage, localizada na Praça do Bocage. Essa escultura é uma representação significativa da cultura e história da cidade.

Além disso, a partir desse ponto central, você pode visitar outros pontos turísticos notáveis, como a Casa da Cultura, o Convento de Jesus e a Igreja de São Julião. Esses locais oferecem uma oportunidade única de mergulhar na rica herança cultural e arquitetônica de Setúbal.

Explorar o centro histórico é uma experiência enriquecedora que permite que você aprecie o legado histórico da cidade enquanto desfruta da atmosfera encantadora de suas ruas e praças.

4. Provar o Choco Frito à Moda de Setúbal

@visit_setubal

Falando em delícias culinárias, o Choco Frito à Moda de Setúbal é um dos pratos mais típicos e saborosos da região. Consiste em pequenas tiras de choco panado acompanhadas de um quarto de limão para espremer, além das clássicas batatas fritas.

Se você aprecia tanto quanto nós, sugerimos que experimente o molho de maionese de limão e coentros. É simplesmente irresistível!

Encontrar um restaurante que sirva essa iguaria setubalense não será difícil, pois quase todos os estabelecimentos têm esse petisco em seu menu, seja como entrada ou prato principal.

Aproveite a oportunidade para degustar essa especialidade local, que combina perfeitamente sabores marinhos com um toque cítrico refrescante.

A gastronomia de Setúbal é conhecida por sua variedade de pratos de frutos do mar e o Choco Frito é um destaque absoluto.

Então, não perca a chance de saborear essa delícia durante sua visita à cidade. Seja em um restaurante à beira-mar ou em um local tradicional no centro histórico, essa iguaria certamente deixará seu paladar encantado.

5. Compras na Avenida Luísa Todi

@municipiodesetuba

No que diz respeito a compras, se em Lisboa temos a Rua Augusta e a Avenida da Liberdade, em Setúbal o destino certo para explorar as vitrines é a Avenida Luísa Todi, a principal avenida da cidade.

É nessa animada avenida que tudo acontece, com as principais lojas e onde são realizadas as festividades da cidade, como a Passagem de Ano e o Natal.

O que mais nos encanta nessa avenida é a sua atmosfera descontraída, com diversos espaços verdes onde você pode relaxar e descansar enquanto faz suas últimas compras do dia.

Além de desfrutar de uma experiência de compras agradável, você também pode aproveitar os espaços verdes ao longo da avenida para descansar e apreciar o ambiente.

Seja para encontrar aquele item especial ou simplesmente passear e absorver a energia da cidade, a Avenida Luísa Todi é o lugar perfeito em Setúbal para satisfazer suas necessidades de compras e desfrutar de momentos de uma pausa merecida..

6. Mercado do Livramento

@municipiodesetubal

Uma visita ao tradicional Mercado do Livramento é algo que adoramos fazer, e definitivamente é um dos pontos turísticos imperdíveis em Setúbal. Considerado o mercado mais famoso da região, ele possui uma história que remonta a sua inauguração em 1930.

O Mercado do Livramento é uma verdadeira obra de arte revestida de azulejos, o que chama a atenção de todos que passam por lá.

Além de oferecer uma variedade de produtos típicos encontrados em mercados tradicionais de cidade, também é um lugar onde você pode encontrar diversos pontos para desfrutar de uma refeição.

É uma oportunidade perfeita para provar algumas das iguarias mais conhecidas da região.

Explorar o Mercado do Livramento é uma experiência sensorial incrível, com suas cores vibrantes, aromas deliciosos e a animação dos comerciantes locais.

É o lugar ideal para mergulhar na cultura local, conhecer os produtos frescos e autênticos da região, e desfrutar de uma refeição autêntica preparada com ingredientes locais.

Certamente, você encontrará uma variedade de opções gastronômicas tentadoras que representam a culinária típica de Setúbal.

Portanto, não deixe de reservar um tempo para explorar esse icônico mercado durante sua visita a Setúbal. Será uma experiência única que irá encantar seus sentidos e oferecer um gostinho verdadeiro da cultura e da gastronomia local.

7 – Parques e jardins

@allaboutportugal

Embora as praias e a Serra da Arrábida sejam os principais destaques naturais de Setúbal, não devemos esquecer dos encantadores parques e jardins que a cidade oferece.

Para aqueles que apreciam esses espaços de lazer, temos duas sugestões imperdíveis: o Parque do Bonfim e o Parque Urbano de Albarquel, além das áreas verdes mencionadas na Avenida Luísa Todi.

O Parque do Bonfim está localizado próximo à zona histórica e ao centro da cidade, e foi projetado por D. Manuel I, que ordenou o plantio de diversas espécies no local.

Esse parque proporciona um ambiente sereno e tranquilo, ideal para relaxar e desfrutar de momentos de contato com a natureza.

Já o Parque Urbano de Albarquel abrange cerca de quatro hectares e oferece uma vista deslumbrante do Estuário do Sado e de Tróia.

Além disso, o parque conta com um parquinho infantil, um bar com esplanada, uma galeria para exposições e várias áreas dedicadas à prática de esportes.

Esses parques são ótimas opções para caminhadas, piqueniques, exercícios ao ar livre ou simplesmente para relaxar e apreciar a bela paisagem.

Eles oferecem espaços bem cuidados, repletos de vegetação, onde você pode recarregar as energias e aproveitar momentos de lazer em meio à natureza.

Portanto, não deixe de incluir uma visita aos encantadores parques e jardins de Setúbal em seu roteiro. Eles proporcionam uma pausa refrescante e agradável, permitindo que você desfrute de momentos de tranquilidade em meio à agitação da cidade.

8 – Fortaleza de São Filipe

@municipiodesetubal

Quando se visita Setúbal, é imprescindível conhecer um dos pontos turísticos mais relevantes da cidade: a Fortaleza de São Filipe.

Esta fortaleza, também conhecida como Castelo de São Filipe, desempenhou um papel crucial na proteção da capital do rio Sado contra os piratas provenientes do norte da Europa e da África.

Das imponentes muralhas da fortaleza, é possível contemplar vistas panorâmicas espetaculares de Setúbal e da baía. Essas vistas oferecem uma perspectiva única da cidade e permitem apreciar sua beleza natural e sua localização privilegiada junto ao estuário.

Além da Fortaleza de São Filipe, também é possível visitar o Forte de Santa Maria e o Forte de Santiago do Outão. Esses fortes históricos foram importantes baluartes de defesa da bandeira portuguesa contra possíveis ofensivas contra a nação.

Explorar essas estruturas defensivas históricas não apenas permite mergulhar na história e na arquitetura militar da região, mas também oferece a oportunidade de apreciar vistas deslumbrantes e compreender o papel estratégico que esses locais desempenharam na defesa de Setúbal e do país.

Portanto, ao visitar Setúbal, não deixe de reservar um tempo para explorar a Fortaleza de São Filipe, bem como os Fortes de Santa Maria e Santiago do Outão.

Esses locais são testemunhas de uma rica história e oferecem uma experiência fascinante, onde você pode apreciar vistas deslumbrantes e mergulhar no passado militar de Portugal.

9. Moinho de Maré da Mourisca

@visit_setubal

Localizado na Herdade da Mourisca, dentro da Reserva Natural do Estuário do Sado, encontra-se o Moinho de Maré da Mourisca, um dos quatro moinhos de maré mais conhecidos na região.

Sua localização privilegiada oferece uma oportunidade única para a observação de aves e a prática de observação de aves (birdwatching).

Este antigo moinho de maré era uma estrutura impressionante, abrangendo uma área de 280m², e tinha capacidade para operar até oito mós simultaneamente, até a década de 50.

Infelizmente, passou muitos anos abandonado. No entanto, hoje em dia, está aberto à visitação e oferece uma série de atividades para aqueles que desejam aproveitar ao máximo a área.

Os visitantes podem participar de visitas guiadas, desfrutar de passeios pela região, envolver-se na observação de aves, fazer um passeio de barco pelo Estuário do Sado, participar de workshops temáticos e até mesmo degustar ostras e produtos regionais.

O Moinho de Maré da Mourisca se tornou um local animado, repleto de atividades interessantes para todas as idades e interesses.

Explorar este moinho histórico oferece uma oportunidade única para aprender sobre a história da região, sua conexão com a maré e a importância dos moinhos para a economia local.

Além disso, a diversidade de atividades disponíveis permite que os visitantes se conectem com a natureza, apreciem a beleza do estuário e desfrutem de experiências autênticas da região de Setúbal.

Portanto, não deixe de visitar o Moinho de Maré da Mourisca durante a sua estadia em Setúbal. Este é um lugar especial onde você pode se envolver em uma variedade de atividades emocionantes e descobrir a riqueza natural e cultural da região.

10. Tróia e Comporta

Praia de Troia – @miguel-bernardo

A última sugestão desta lista é uma combinação perfeita: a Península de Tróia e a Praia da Comporta, localizadas nas proximidades de Setúbal.

Em frente a Setúbal, encontra-se Tróia, que você pode chegar lá de ferry ou de carro. Recomendamos a viagem de ferry, atravessando o rio Sado, uma experiência que certamente você vai adorar.

E se tiver sorte, poderá até avistar os golfinhos que habitam essas águas durante parte do ano.

Uma vez em Tróia, notarás as transformações e melhorias turísticas pelas quais a região passou nos últimos anos.

Além das praias paradisíacas, encontrarás uma variedade de restaurantes especializados em peixes e frutos do mar, um casino, ruínas romanas e uma ampla diversidade de hotéis para acomodação durante a noite.

Praia da Comporta @Gustavo Veríssimo

A Praia da Comporta, situada no extremo sul da península, é uma das praias mais belas da região. No verão, é bastante procurada por moradores de Setúbal, assim como por turistas nacionais e estrangeiros. A Comporta é conhecida por sua preservação ambiental, com uma paisagem repleta de vegetação e dunas.

A praia oferece areias brancas e águas cristalinas, e ocasionalmente apresenta algumas ondas, perfeitas para a prática de esportes como surf e kitesurf.

Além disso, a região possui uma excelente oferta gastronômica, onde terás a oportunidade de provar uma ampla variedade de iguarias locais.

Tanto Tróia quanto a Praia da Comporta proporcionam uma experiência única, combinando natureza deslumbrante, praias encantadoras, atividades aquáticas emocionantes e uma deliciosa culinária.

Esses destinos são perfeitos para desfrutar de momentos relaxantes junto ao mar, explorar a paisagem natural e experimentar o melhor da região de Setúbal.

Portanto, inclua Tróia e a Praia da Comporta em seu itinerário ao visitar Setúbal, para desfrutar de um ambiente deslumbrante, uma atmosfera relaxante e experiências inesquecíveis na costa.

Como chegar lá

Para chegar a Setúbal a partir de Lisboa, existem várias opções de transporte disponíveis:

  1. Carro: Aaforma mais conveniente de chegar a Setúbal é de carro. A cidade está localizada a cerca de 50 km a sul de Lisboa, e a viagem pode ser feita através da Ponte 25 de Abril ou da Ponte Vasco da Gama. O percurso leva aproximadamente 45 minutos a 1 hora, dependendo do tráfego.
  2. Transporte público: também é possível chegar a Setúbal utilizando os transportes públicos. A opção mais comum é utilizar o trem. A partir da estação de de Lisboa (como a estação do Rossio ou a estação de Entrecampos), podes apanhar um trem regional ou intercidades com destino a Setúbal. A viagem de trem dura cerca de 1 hora.
  3. Ônibus: outra opção é ir de ônibus até Setúbal. Existem várias empresas de transporte rodoviário que operam entre Lisboa e Setúbal, como a TST (Transportes Sul do Tejo) e a Rede Expressos. Os ônibus partem de diferentes pontos de partida em Lisboa, como o Terminal Rodoviário de Sete Rios ou a Gare do Oriente, e a viagem demora cerca de 1 hora, dependendo das condições de tráfego.
  4. Barco: uma forma alternativa e pitoresca de chegar a Setúbal é através de um passeio de barco a partir de Lisboa. Várias empresas oferecem cruzeiros turísticos pelo rio Tejo, com destino a Setúbal. Esta opção permite desfrutar de uma vista deslumbrante sobre a cidade e a costa, mas é importante verificar os horários e a disponibilidade dos cruzeiros.

Independentemente do meio de transporte escolhido, é recomendável verificar os horários e a disponibilidade dos serviços, especialmente durante os horários de pico e durante os períodos de férias.

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *