Conheça Tomar, a cidade dos cavaleiros templários em Portugal

Explorar Tomar é uma experiência fascinante, repleta de segredos e maravilhas que vão além do renomado Convento de Cristo.

Ao visitar esta cidade histórica, você terá a oportunidade de descobrir tesouros como o majestoso castelo de Tomar e o seu encantador centro histórico.

Além disso, os arredores de Tomar abrigam alguns dos maiores tesouros de Portugal, proporcionando uma imersão completa na rica cultura e história da região.

Um destaque especial em Tomar é a sua deliciosa gastronomia. Os restaurantes locais orgulham-se de preparar pratos que vão fazer você salivar, oferecendo uma experiência culinária inesquecível.

Além de explorar os pontos turísticos e desfrutar da gastronomia, você também encontrará opções de hospedagem confortáveis para descansar e recarregar as energias durante a sua estadia em Tomar.

Portanto, prepare-se para uma jornada emocionante por Tomar, no centro de Portugal, onde você descobrirá uma cidade templária cheia de encantos e experiências enriquecedoras.

Convento de Cristo

Explorar Tomar em uma viagem rápida é uma excelente opção para quem busca um destino completo. A viagem a partir de Lisboa leva menos de uma hora e meia, enquanto do Porto você pode chegar ao coração de Tomar em menos de duas horas.

Praça da República

Tomar é uma cidade que respira história em cada uma das suas ruas e monumentos. Fundada pelos templários no século 12, o Convento de Cristo é um dos tesouros da cidade e um Patrimônio Mundial da UNESCO.

A cidade também é rica em tradições religiosas, com destaque para a Festa dos Tabuleiros, que acontece de quatro em quatro anos e é uma das mais antigas e majestosas celebrações religiosas de Portugal.

Além disso, a cidade tem um movimentado calendário cultural, com eventos que vão desde concertos de música clássica e contemporânea até festivais de cinema e exposições de arte contemporânea.

E a criatividade não para por aí, com a cidade a acolher uma grande comunidade de artistas e artesãos que produzem peças únicas e de alta qualidade.

Mas os arredores de Tomar também merecem uma visita. A região é rica em paisagens naturais deslumbrantes, como a Barragem do Castelo de Bode, onde é possível fazer passeios de barco e praticar atividades aquáticas, e a Serra de Aire e Candeeiros, que oferece trilhos para caminhadas com vistas incríveis.

Como deu para perceber, não é à toa que Tomar é um destino tão querido pelos amantes da história, cultura e natureza.

Jardim do Castelo de Tomar e Convento de Cristo

É imperdível conhecer o esplêndido Convento de Cristo, uma verdadeira joia arquitetônica. Ao descer pela Mata dos Sete Montes, é possível apreciar a exuberante natureza que cerca a cidade.

Um passeio pela antiga judiaria nos leva até a grandiosa Praça da República, onde podemos sentir a atmosfera histórica do local.

Não podemos deixar de ouvir os sinos da imponente Igreja de São João Batista e nos envolver com o espírito descontraído dos tomarenses na animada Corredoura.

Uma experiência única é se deixar envolver pelos encantos do Rio Nabão, cujas margens convidam ao relaxamento e contemplação. O verde do Parque do Mouchão é um convite irresistível para momentos de descanso e lazer.

Ao atravessar a Ponte Velha, somos contemplados com vistas deslumbrantes da cidade refletida nas águas do rio, com o majestoso Castelo no topo, coroando a paisagem com sua imponência.

Tomar é uma cidade que proporciona uma viagem repleta de descobertas e encantos, onde a história, a cultura e a natureza se encontram de forma harmoniosa. Cada recanto reserva surpresas e memórias inesquecíveis, tornando a visita a essa cidade verdadeiramente especial.

Ponte Velha sobre o Rio Nabão

Conhecer Tomar é criar memórias mágicas que ficarão registradas em nosso livro de recordações.

O que você deve saber antes de visitar Tomar

Janela Manuelina – o ex-libris do Convento de Cristo em Tomar

Tomar possui uma rica história arqueológica que remonta à pré-história, e está localizada em uma região que abrigou as cidades romanas de Nabantia e Sellium. Durante a Reconquista Cristã, essas terras foram doadas por D. Afonso Henriques à Ordem dos Templários.

Em 1160, o Grão-Mestre Templário Gualdim Pais fundou a cidade de Tomar e deu início à construção do castelo de Tomar e do convento de Cristo, que se tornaram o Quartel-General dessa ordem religiosa militar, responsável por proteger essa região de fronteira por mais de um século.

A visita a Tomar é uma oportunidade única de desvendar os mistérios e segredos da lendária Ordem dos Cavaleiros Templários.

Durante séculos, a Ordem do Templo exerceu uma influência significativa na região, sendo responsável pela fundação de cidades e pela construção de notáveis estruturas arquitetônicas.

No entanto, a Ordem dos Templários enfrentou um momento de adversidade quando o papa Clemente V, sob pressão do rei da França, Filipe IV, promulgou a Bula Papal “Vox in Excelso” em 1312, ordenando a dissolução da ordem em todo o mundo cristão.

Essa ação foi motivada por várias razões, incluindo questões financeiras, conflitos de poder e rumores de práticas heréticas.

Em Portugal, porém, a história tomou um rumo diferente. D. Dinis, rei de Portugal na época, tinha um interesse particular na continuidade da Ordem dos Templários, devido à sua importância estratégica, poderio militar e conhecimento técnico.

Em vez de extinguir completamente a ordem, D. Dinis tomou uma decisão astuta: transformou a Ordem do Templo na Ordem de Cristo, uma nova ordem religiosa sob a proteção da Coroa portuguesa.

Essa transformação permitiu que os Templários portugueses continuassem suas atividades e preservassem seu patrimônio, incluindo o magnífico Convento de Cristo em Tomar.

A Ordem de Cristo assumiu muitas das tradições e símbolos dos Templários, mas agora estava sob o controle direto do rei de Portugal e do papa.

Dessa forma, Portugal conseguiu manter os recursos e a influência da antiga ordem, enquanto evitava confrontos diretos com a Igreja Católica.

A decisão de D. Dinis foi fundamental para a preservação dos conhecimentos e tesouros templários em Portugal.

A Ordem de Cristo continuou a desempenhar um papel significativo na história do país, envolvendo-se em expedições marítimas e tornando-se um importante centro de estudos científicos e astronômicos.

Portanto, ao visitar Tomar e explorar o Convento de Cristo, os visitantes têm a oportunidade de testemunhar o legado vivo dos Templários e entender como a engenhosidade política de D. Dinis permitiu a continuidade dessa influente ordem militar-religiosa em solo português.

Centro Histórico de Tomar visto do Castelo

Explorar Tomar significa adentrar nos bastidores do esplendoroso período da história portuguesa, logo após sua fundação. Esta cidade desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e expansão de Portugal.

É aqui que encontramos as raízes dos Descobrimentos, com o Infante D. Henrique desempenhando um papel central durante mais de uma década como Administrador Geral da Ordem de Cristo.

Tomar testemunhou o planejamento meticuloso e a execução das grandes expedições marítimas que levaram Portugal a alcançar novos horizontes e estabelecer rotas comerciais pelo mundo.

O Infante D. Henrique, conhecido como o Navegador, encontrou em Tomar um ambiente propício para traçar estratégias, reunir conhecimentos náuticos e tecnológicos e estimular a mente brilhante dos exploradores e navegadores portugueses.

Além de sua importância histórica ligada aos Descobrimentos, Tomar também se destacou como um importante centro industrial nos setores de papel, fiação, cerâmica, metalurgia, eletricidade e muito mais.

A cidade foi pioneira em diversas áreas da produção e inovação, impulsionando o desenvolvimento econômico do país.

Ao visitar Tomar, os viajantes têm a oportunidade de mergulhar na atmosfera vibrante e intelectualmente estimulante que moldou Portugal durante esse período.

É possível explorar locais históricos, como o convento de Cristo, que refletem a grandiosidade e o legado dos Descobrimentos, bem como descobrir os vestígios da rica atividade industrial que impulsionou a cidade.

Quando visitar Tomar?

Visitar Tomar é sempre uma excelente opção, independentemente da época do ano. A cidade é extremamente dinâmica, mantendo uma atmosfera vibrante durante todo o ano.

Tomar possui um magnetismo especial que atrai artistas, músicos, pensadores e criativos, bem como entusiastas do esoterismo e misticismo, em maior número do que outras cidades em Portugal.

A consequência dessa energia contagiante é uma ampla oferta de eventos culturais ao longo dos doze meses do ano.

Desde concertos musicais e espetáculos de dança, até projeções de cinema, peças de teatro, exposições e recitais de poesia, há sempre algo interessante acontecendo em Tomar.

A cidade orgulha-se de oferecer uma agenda cultural invejável, que certamente irá agradar a todos os gostos e interesses.

Para aqueles que apreciam um clima ensolarado, céus azuis e temperaturas mais quentes, os meses de maio a setembro são ideais para visitar Tomar.

Durante esse período, os dias são longos e agradáveis, proporcionando uma atmosfera perfeita para explorar a cidade e desfrutar das suas atrações ao ar livre.

No entanto, se você planeja visitar Tomar durante o inverno, é aconselhável trazer um agasalho quentinho, pois as temperaturas podem ficar mais frias. De outubro a abril, é uma boa ideia ter um impermeável à disposição, já que esses meses costumam ser mais chuvosos.

Independentemente da estação em que você escolher visitar Tomar, a cidade certamente o receberá de braços abertos, oferecendo uma experiência cultural enriquecedora e uma atmosfera envolvente.

Esteja preparado para se surpreender com a vitalidade e a diversidade de eventos que acontecem ao longo do ano nesta encantadora cidade.

Durante o verão, Tomar ganha vida com uma programação musical que expande os horizontes dos visitantes. Todas as sextas e sábados, a cidade oferece concertos gratuitos no evento Tomar ComVida.

Um dos destaques musicais mais aguardados é o Festival Bons Sons, que acontece em agosto na encantadora aldeia de Cem Soldos.

No mês de maio, Tomar se transforma em um cenário medieval, com cavaleiros empunhando espadas e percorrendo as ruas e parques durante a emocionante Festa Templária.

Já em setembro, as Estátuas Vivas chegam à cidade, contando histórias e surpreendendo os visitantes com suas performances artísticas.

Esses eventos especiais oferecem uma experiência única aos visitantes, proporcionando momentos de diversão, cultura e imersão nas tradições locais.

Portanto, se você planeja visitar Tomar durante esses períodos, prepare-se para vivenciar momentos memoráveis e ser cativado pela atmosfera festiva e artística que envolve a cidade.

Festa dos Tabuleiros

E quem não conhece a magnífica e grandiosa Festa dos Tabuleiros de Tomar? Este evento singular, de grande importância nacional, é uma tradição secular que coloca toda a cidade em festa.

Centenas de jovens nabantinas, vestidas com trajes tradicionais, carregam tabuleiros coloridos em um cortejo esplendoroso que percorre as ruas adornadas com flores de papel.

Nas janelas e varandas, colchas vibrantes são penduradas, enquanto a vizinhança aplaude as jovens com uma chuva de flores. É realmente um espetáculo imperdível!

A Festa dos Tabuleiros acontece a cada quatro anos, e a próxima edição está programada para julho de 2023. Durante esse evento único, os moradores e visitantes têm a oportunidade de testemunhar uma tradição enraizada na história e cultura de Tomar, vivenciando a alegria contagiante que envolve a cidade nesse momento especial.

É uma experiência que combina beleza, tradição e celebração, e certamente ficará na memória de todos que tiverem o privilégio de participar.

Onde fica e como chegar?

Tomar, uma encantadora cidade ribatejana localizada no distrito de Santarém, é a capital da fascinante região intermunicipal do Médio Tejo.

Estrategicamente posicionada no coração do Centro de Portugal, Tomar oferece fácil acesso a algumas das principais cidades do país, como Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre.

A forma mais conveniente de chegar a Tomar é de carro, garantindo uma viagem rápida e descomplicada. A cidade está localizada entre Lisboa e o Porto, a menos de duas horas de carro de ambas as cidades.

Para os visitantes que estão explorando Portugal e optam por alugar um carro durante o trajeto entre Lisboa e o Porto, fazer uma parada em Tomar é uma escolha perfeita e que vale a pena considerar, especialmente por estar convenientemente localizada no meio do caminho.

Partindo de Lisboa, a maneira mais rápida de chegar a Tomar é pegar a autoestrada A1 e, em seguida, sair para a A23 em Torres Novas (com portagens eletrónicas). A

A partir daí, basta seguir as indicações para Tomar. Se você estiver vindo do Porto, também pode seguir pela A1 e, em Coimbra, pegar a saída para Condeixa. Em seguida, siga pela estrada N110 até Tomar.

Além das opções de carro, há também transporte público disponível para chegar a Tomar. A Rede Expressos oferece serviços de autocarros diários que conectam a cidade a diversas cidades portuguesas.

Se preferir viajar de trem, é provável que você precise fazer uma baldeação no Entroncamento para o tem regional que opera no ramal de Tomar.

Independentemente do meio de transporte escolhido, ao chegar a Tomar, você terá a oportunidade de explorar todas as maravilhas históricas e culturais que a cidade tem a oferecer.

Não deixe de visitar o imponente convento de Cristo, um Património Mundial da Unesco, e de se encantar com as ruelas pitorescas e a atmosfera única que permeia a cidade.

Portanto, seja de carro, ônibus ou trem, você encontrará uma forma conveniente de chegar a Tomar e desfrutar de tudo o que essa cidade encantadora tem a oferecer.

Onde passar noite em Tomar? Sugestões de alojamento

Casa dos Ofícios Hotel

A Casa dos Ofícios eleva o padrão de hospitalidade a um novo nível. Localizado no coração do centro histórico de Tomar, este boutique hotel de 4 estrelas está situado num edifício do século 13 maravilhosamente restaurado.

O hotel presta uma homenagem afetuosa aos ofícios que moldaram a próspera cidade de Tomar. Preservando os elementos arquitetônicos originais e destacados do edifício, a Casa dos Ofícios combina elegância, requinte e conforto.

Com 14 quartos, uma recepção acolhedora, sala de refeições, sala de estar e biblioteca, cada espaço foi cuidadosamente projetado para harmonizar a identidade histórica com o conforto impecável.

Cada detalhe conta a história da casa de Tomar, transmitindo uma sensação de “memória, calor, refúgio, celebração, tranquilidade e conforto”.

E para enriquecer ainda mais a experiência, o generoso banquete de café da manhã é servido com cuidado e oferece uma variedade de delícias.

Valorizamos espaços com alma, onde somos acolhidos calorosamente. E foi exatamente isso que encontramos na Casa dos Ofícios – um abraço que nos envolveu e conquistou desde o primeiro momento.

Além disso, a sua localização privilegiada permite explorar facilmente as maravilhas históricas e culturais de Tomar, mergulhando na sua atmosfera encantadora.

Se procura uma estadia com charme, conforto e uma hospitalidade excepcional, a Casa dos Ofícios é o lugar ideal para desfrutar de uma estadia inesquecível em Tomar.

Hotel dos Templários

Situado na deslumbrante cidade de Tomar, próximo ao centro histórico e cercado por belos jardins, encontra-se o Hotel Dos Templários.

Este hotel é uma referência na cidade, oferecendo quartos espaçosos e luminosos, equipados com casa de banho privativa e varandas que proporcionam vistas panorâmicas do Rio Nabão e do Parque do Mouchão.

Ao final do dia, os hóspedes podem desfrutar de momentos de repouso nas espreguiçadeiras do terraço, junto à piscina exterior, enquanto apreciam a tranquilidade do ambiente.

Além disso, o hotel oferece serviços de restaurante e bar, onde é possível desfrutar de uma refeição saborosa ou de uma bebida refrescante.

Para os momentos de entretenimento, o Hotel Dos Templários dispõe de um salão de jogos, um ginásio bem equipado e um campo de ténis.

E para os que procuram cuidar do corpo e da mente, o centro de spa do hotel oferece uma sauna seca e úmida, além de uma variedade de massagens e tratamentos de beleza no centro de bem-estar.

Seja para desfrutar das comodidades do hotel, explorar as belezas de Tomar ou relaxar nos espaços ao ar livre, o Hotel Dos Templários é o local perfeito para proporcionar uma estadia agradável e rejuvenescedora.

O que ver e fazer num roteiro para visitar Tomar?

Aqui estão algumas experiências imperdíveis em Tomar:

  1. Visitar o Convento de Cristo e o Castelo de Tomar.
  2. Fazer um passeio pela encantadora Mata dos Sete Montes.
  3. Explorar as ruas da antiga judiaria de Tomar.
  4. Deliciar-se com as famosas “Fatias de Tomar” ou os irresistíveis “Beija-me Depressa”.
  5. Aproveitar a cidade durante o ano da Festa dos Tabuleiros (próximo em 2023).
  6. Pegar no carro e visitar o impressionante Castelo de Almourol.
  7. Admirar a grandiosidade do Aqueduto dos Pegões Altos.

Essas experiências irão garantir que você aproveite ao máximo a sua visita a Tomar, descobrindo a sua história, sabores e belezas naturais.

Explorar as ruas de Tomar é como mergulhar em um livro de história vivo e cativante. Cada esquina nos envolve em mais de oitocentos anos de narrativas fascinantes.

Desde as primeiras páginas, somos cativados pelos mistérios das origens da cidade. Percorremos as ruas, curiosos para descobrir os segredos do enredo que se desdobra diante de nossos olhos.

Imersos nessa atmosfera, nos transportamos para o papel de personagens lendárias e míticas. Sentimos a expectativa crescer enquanto nos aproximamos do clímax de episódios apoteóticos.

Celebramos as conquistas passadas e nos emocionamos com os sons das vitórias ecoando no ar.

Assim como um livro vivo, as páginas de Tomar estão em constante escrita, guiadas por aqueles que amam esta cidade elegante, enigmática e vibrante.

O seu enredo permanece em aberto, permitindo que novas histórias sejam adicionadas por aqueles que a apreciam. Tomar é um convite constante para continuar a desvendar seus encantos e contribuir para sua narrativa em constante evolução.

Ao explorar Tomar, prepare-se para encontrar algumas coisas enigmáticas e simbólicas.

Por exemplo, o baixo-relevo do touro localizado abaixo do nicho de Santa Iria, padroeira de Tomar, no Convento de Santa Iria. Tomar é uma cidade templária e, portanto, está impregnada de simbolismo desde a própria estrutura da cidade, disposta em forma de cruz.

Essa disposição é orientada como uma rosa-dos-ventos, com quatro extremidades representando os pontos cardeais e quatro conventos.

É justamente no ponto mais emblemático dessa “rosa-dos-ventos” que iniciaremos nosso roteiro para explorar Tomar.

Convento de Cristo

O convento de Cristo é o principal monumento de destaque e uma das principais razões pelas quais muitas pessoas escolhem visitar Tomar.

Como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco desde 1983, o convento dos cavaleiros de Cristo em Tomar é um tesouro único que reflete sete séculos de história, não apenas de Portugal, mas de todo o Ocidente.

Sua arquitetura é extraordinária, combinando elementos dos estilos românico, gótico, manuelino, renascentista, maneirista e barroco. A ornamentação presente no Convento é verdadeiramente deslumbrante.

Desde a complexidade do Portal Sul da Igreja até o esplendor cromático da Charola Templária e a geometria do Claustro Principal, é impossível não ficar impressionado durante a visita ao Convento de Cristo.

Há momentos em que as pessoas simplesmente ficam de queixo caído. Especialmente quando se deparam com a Janela do Capítulo, uma obra-prima que representa o estilo Manuelino, característico do gótico português.

Ao longo da visita, você passará por outros claustros, como a cozinha e o refeitório, o corredor dos dormitórios, o noviciado e sua capela. Além disso, a cisterna do Claustro dos Corvos, que foi recentemente aberta ao público, também é uma parada imperdível.

DICA: faça uma pausa para tomar um café no agradável snack-bar localizado no Claustro dos Corvos. É o local perfeito para relaxar e recarregar as energias durante a visita.

Castelo de Tomar

O Castelo de Tomar faz parte do vasto conjunto arquitetônico e monumental do convento de Cristo. Ao chegar ao topo da colina, você irá passar pelas imponentes muralhas do castelo de Tomar.

Quando a Ordem dos Templários assumiu o controle dessas terras entre os rios Mondego e Tejo, a construção do castelo com suas três linhas defensivas de muralhas tornou-se uma prioridade.

As primeiras estruturas que você irá encontrar são a torre de menagem [1]e a alcáçova [2]. No centro, ergue-se a magnífica igreja matriz do Convento de Cristo.

Ao sul, você verá não ruínas, mas a Sala do Capítulo, uma obra inacabada que nenhum governante se atreveu a concluir desde que D. Manuel I ordenou sua construção.

É altamente recomendado passear pelos jardins, subir e percorrer as muralhas que cercam o laranjal (a antiga área residencial do castelo) e descobrir a Porta da Almedina.

Ermida da Nossa Senhora da Conceição

DICA: ao descer do Cactelo de carro, você encontrará à esquerda uma pequena ermida que se assemelha mais a uma basílica em miniatura.

Estamos falando da ermida de Nossa Senhora da Conceição, cujo propósito inicial era servir como panteão real para D. João III, embora esse plano nunca tenha sido concretizado, já que o rei está sepultado no mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

A “ermida” está localizada no topo de uma colina próxima ao monte do castelo e ao convento de Cristo. Este templo religioso é considerado um dos exemplos mais puros do estilo renascentista em Portugal.

Mata Nacional dos Sete Montes

Desça do castelo através da encantadora Mata Nacional dos Sete Montes, um espaço verde exuberante onde se acredita que os Templários realizavam seus rituais iniciáticos.

Talvez seja essa a razão pela qual encontramos a charolinha, uma pequena capela, no meio da densa floresta. O cenário e o ambiente envolvente nos dominam, e nossa imaginação ganha asas facilmente.

Não é de admirar, depois de visitarmos o convento e o castelo, que nos deixemos levar por essa atmosfera mágica.

Imerso nas lendas de Camelot, Rei Artur e Excalibur, dos cavaleiros do Santo Graal e da Távola Redonda, de Merlin e Morgana, é fácil se deixar levar pelas histórias mágicas enquanto explora as maravilhas da natureza.

Descubra as fontes misteriosas, como a Fonte do Sangue, siga os caminhos sinuosos, como o Caminho das Raízes, ou simplesmente se perca nos labirintos encantados deste bosque encantador. Cada passo revela uma nova surpresa e uma sensação de encantamento.

Convento de São Francisco

Fazendo um breve desvio ao sul da saída da Mata Nacional dos Sete Montes, encontramos o convento de São Francisco, que marca o extremo sul da rosa-dos-ventos de Tomar.

Este convento é conhecido pela sua bela capela maneirista. Uma parte do convento abriga o curioso Museu dos Fósforos, que exibe a coleção pessoal de Aquiles de Mota Lima, composta por mais de 40 mil caixas de fósforos e objetos relacionados.

Continuando nosso caminho em direção ao centro da cidade, deparamo-nos com o Tribunal Judicial e o antigo Hospital da Misericórdia, anexado à bela Igreja de Nossa Senhora da Graça, que também pertence à Santa Casa da Misericórdia de Tomar.

Neste ponto, imergimos no ambiente medieval da cidade de Tomar.

Arcos Ogivais fundidos

DICA: sabia que Tomar foi possivelmente uma das primeiras cidades a conceber um centro comercial? Conhecido como os Estaus, está localizado no extremo leste da Rua dos Arcos.

Não é apenas um nome, mas sim um dos segredos da cidade. Nesse local, funcionava o antigo mercado dos judeus, e o Infante D. Henrique tinha planos de criar um grande complexo que incluiria lojas e acomodações para comerciantes itinerantes.

Embora a obra nunca tenha sido concluída, os arcos ogivais permanecem, muitos dos quais integrados nas construções ao longo dos séculos, até ao Palácio de Alvaiázere. Não deixe de explorar esse local fascinante.

Sinagoga e Antiga Judiaria de Tomar

Sinegoga de Tomar

Logo ao sul da Praça da República, encontra-se a antiga judiaria de Tomar, que abriga acredita-se ser a sinagoga mais antiga de Portugal e o Museu Hebraico Abraão Zacuto.

Embora poucos vestígios permaneçam, é evidente a importância da comunidade judaica na cidade. Passear por essas vielas é uma verdadeira delícia, principalmente pelo ambiente que nelas se respira.

Nesse lugar, encontramos ruelas com casinhas arrumadas, ali, imponentes casarões que resistiram ao passar do tempo.

Mais adiante, uma taberna de rua onde ideias revolucionárias são debatidas, e ao lado, um restaurante requintado à la carte. Na esquina, uma loja de artesanato contemporâneo se encontra com uma pastelaria francesa.

E durante essas caminhadas, é possível descobrir o Cine-Teatro Paraíso, inaugurado em 1885 como Teatro Nabantino, seguindo o estilo italiano.

Praça da República

Rapidamente chegamos à Praça da República, o verdadeiro centro e coração de Tomar em todos os sentidos.

Nesta praça, presidida pela imponente estátua de Gualdim Paes, fundador da cidade, encontramos pontos de destaque como a Igreja de São João Batista, a igreja matriz, e o antigo edifício dos Paços do Concelho, atual sede da Câmara Municipal de Tomar.

O perfil da praça é complementado pelas fachadas bem preservadas das antigas casas, com detalhes arquitetônicos característicos de suas épocas. Aliás, a arquitetura de Tomar é motivo suficiente para atrair os amantes da arte a visitar a cidade.

Desde a Idade Média até a Modernidade, Tomar proporciona uma rica lição de história da arquitetura, com preciosos detalhes que representam cada período e estilo arquitetônico. É uma verdadeira aula viva.

As lojas vão se modernização, passando de mãos em mãos, mas é na Corredoura que encontramos uma grande variedade de comércio.

Aproveite para desfrutar de alguns petiscos em uma das cervejarias, deliciar-se com as famosas Fatias de Tomar ou satisfazer o desejo de fazer compras.

Corredoura

A Corredoura, agora conhecida como Rua Serpa Pinto, é a rua pedonal por excelência em Tomar. Além das lojas comerciais (até uma retrosaria ainda sobrevive aqui), encontramos alojamentos, cafés, restaurantes e outros serviços.

É o local perfeito para ver e ser visto. De cada lado desta calçada portuguesa, encontramos algumas das casas mais emblemáticas da cidade.

A Residencial União, um “hotel” do século 19 que nos transporta numa viagem ao passado, o centenário Café Paraíso, outrora exclusivo do Club Thomarense, a confeitaria Estrelas de Tomar, famosa por ter inventado os doces típicos da cidade, como as Fatias de Tomar, Queijinhos de Tomar e Beija-me Depressa, e a Pharmácia Pinheiro, com mais de 140 anos de história (um dos segredos deve ser a sua poção da juventude!).

Embora as lojas estejam em constante modernização e mudem de mãos, é na Corredoura que encontramos praticamente todos os tipos de comércio.

Aproveite para desfrutar de alguns petiscos em uma das cervejarias, satisfazer o seu paladar com as deliciosas Fatias de Tomar ou satisfazer o desejo de fazer compras.

Rio Nabão e Roda do Parque do Mouchão de Tomar

Não há dúvidas de que o Convento de Cristo é o cartão postal mais conhecido de Tomar. No entanto, logo em seguida, temos a encantadora tríade formada pelo rio Nabão, a Roda e o Parque do Mouchão.

O parque é um local completo, com seu coreto clássico, bancos de jardim perfeitos para ler um livro, áreas gramadas ideais para a prática de ioga, belos jardins e uma pérgula romântica para momentos a dois.

A Roda do Mouchão, além de ser um engenho mecânico movido pelas águas do rio Nabão, é também um símbolo emocionalmente valorizado pelos habitantes de Tomar.

Roda do Mouchão

A Roda do Mouchão é um verdadeiro indicador da vida pulsante da cidade. Ela gira constantemente, refletindo o dinamismo e a energia de Tomar.

É como um barômetro que mede a vitalidade do local. Quando a roda está em movimento, é um sinal de que a cidade está cheia de atividades e os habitantes e visitantes desfrutam de tudo o que ela tem a oferecer.

Além da Roda do Mouchão, o ambiente ao redor completa o cenário encantador. A trilha sonora é composta pelo som suave e relaxante das águas do rio Nabão em cascata, o sussurro do vento nas árvores e o alegre canto dos pássaros.

Essa sinfonia natural envolve todos os que estão presentes, criando uma atmosfera de serenidade e conexão com a natureza.

Não importa se você é um morador local ou um visitante de fora, é difícil resistir a se tornar uma das personagens desse quadro perfeito em um dia ensolarado.

O ambiente convida todos a desfrutar da beleza do local, a passear pelas margens do rio, relaxando em um dos bancos do parque ou simplesmente a contemplando a harmonia da cena.

A Roda do Mouchão e seu entorno são símbolos emblemáticos da cidade de Tomar, representando não apenas seu patrimônio histórico, mas também a vitalidade da vida cotidiana.

É um lugar onde se pode vivenciar momentos especiais, criar memórias inesquecíveis e se conectar com a essência de Tomar.

Ponte Velha

Não se pode deixar de atravessar o rio Nabão pela Ponte Velha (Ponte D. Manuel I) ao visitar Tomar. Acredita-se que essa ponte tenha origem romana, embora não haja certeza absoluta sobre isso.

No entanto, é fato conhecido que os Templários, ao chegarem a Tomar, aproveitaram uma estrutura de pedra já existente e a aprimoraram para construir uma ponte sólida que permitisse a travessia sobre as águas do rio Nabão.

Ao longo dos séculos, essa ponte secular foi cuidadosamente preservada, passando por algumas alterações ao longo do tempo, como é natural.

Ainda hoje, ela se mantém como uma das entradas mais belas da cidade de Tomar. A sua localização privilegiada e a sua arquitetura encantadora fazem dela um marco icônico e uma verdadeira joia histórica.

Ao atravessar a Ponte Velha, os visitantes são transportados para um mundo de encanto e história. A sensação de caminhar sobre essa estrutura centenária, com vistas deslumbrantes para as águas serenas do rio Nabão, é realmente especial.

É como se estivéssemos cruzando um portal que nos conecta com o passado glorioso de Tomar e com a herança deixada pelos Templários.

A Ponte Velha é um testemunho vivo da engenhosidade e da habilidade arquitetônica daqueles que a construíram e preservaram ao longo dos anos.

Ao visitar Tomar, não deixe de atravessá-la e apreciar sua beleza atemporal, imergindo-se na atmosfera única que essa entrada histórica proporciona.

Convento de Santa Iria

À margem leste do rio Nabão, bem ao lado da Ponte Velha, encontra-se o Convento de Santa Iria, infelizmente em um estado avançado de degradação e ruína. Esse conjunto conventual e igreja remontam ao século 14, com acréscimos posteriores.

Entre os elementos dignos de destaque, encontramos a Igreja de Santa Iria, com seu portal renascentista e uma capela lateral conhecida como Capela dos Vales, o imponente Arco das Freiras que atravessa a Rua de Santa Iria e a Casa do Pego, erguida no local onde o rio Nabão é mais profundo e onde, segundo a lenda, Santa Iria teria sido assassinada.

Na esquina exterior voltada para a Ponte Velha, encontra-se um nicho com a imagem de Santa Iria de Tomar, em referência à lenda da padroeira da cidade.

Levada

Da época dos Templários, mais precisamente dos séculos 12 e 13, também faz parte o Açude dos Frades, que desviava as águas do rio Nabão através da Levada para fornecer energia aos moinhos e lagares nas margens do rio, como o Moinho do Alcaide-Mor e o Moinho do Secretário, localizados ao lado da Ponte Velha.

Essas estruturas foram preservadas ao longo dos séculos, e um grande número delas ainda está de pé até os dias de hoje. Um exemplo disso é o lagar do século 15 de D. Pedro de Évora, que foi adaptado para abrigar uma central elétrica em 1901.

Atualmente, é possível visitar essa central, que foi transformada em um espaço-museu. Além disso, é altamente recomendado passear pelos passadiços da Levada, onde se pode apreciar a beleza do local.

Vale a pena mencionar também a Casa dos Cubos, que abriga o Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, um local de interesse para os amantes dessa arte.

Igreja de Santa Maria dos Olivais

Muitas vezes ofuscada pela popularidade e deslumbrante beleza do Convento de Cristo, a Igreja de Santa Maria do Olival é frequentemente negligenciada pelos visitantes de Tomar.

No entanto, essa falta de reconhecimento é injusta. Afinal, foi nesta igreja que se localizava a sede da Ordem dos Templários e, posteriormente, da Ordem de Cristo.

Durante a era dos Descobrimentos, a igreja recebeu a honra de ser considerada uma catedral, representando todas as igrejas sem diocese na África, Ásia e América.

No século 12, o mestre Gualdim Pais mandou construir a igreja, aproveitando as estruturas de um antigo mosteiro beneditino, e ela se tornou o centro da Ordem dos Templários.

O edifício românico foi posteriormente expandido no século seguinte, destacando-se como um notável exemplo de arte gótica em Portugal e servindo de modelo para muitas igrejas da época no país.

A igreja abriga os túmulos dos mestres da Ordem, incluindo o próprio túmulo de Gualdim Pais, tornando-se assim um panteão para os líderes da Ordem Templária.

Ermida de São Gregório

Quase imperceptível aos olhos, mas com uma importância histórica significativa, a Capela de São Gregório destaca-se do restante patrimônio religioso devido à sua planta octogonal, alpendre com colunas, magnífico portal de estilo manuelino e azulejos do século 18.

Escadinhas da Ermida da Nossa Senhora da Piedade

Dica: nas proximidades da Capela de São Gregório, encontram-se as Escadinhas da Ermida de Nossa Senhora da Piedade.

Reúna coragem e suba até a ermida. No final do dia, este local oferece uma vista privilegiada para capturar belas fotografias da cidade de Tomar e do seu Castelo.

Não se esqueça de visitar também o Pelourinho de Tomar, um marco histórico importante da cidade.

Pelourinho

Você já se perguntou onde está o Pelourinho de Tomar? Ele está localizado no Largo do Pelourinho, como o nome sugere. Sua localização um pouco afastada das ruas mais movimentadas faz dele um monumento solitário.

No entanto, vale a pena procurá-lo e aproveitar para apreciar algumas das Janelas de Tomar mais emblemáticas, que são um traço arquitetônico pelo qual a cidade se orgulha. Você também encontrará uma série delas na Rua dos Arcos.

O que visitar nos arredores (perto) de Tomar?

Quais são os pontos de interesse nos arredores de Tomar? A cidade em si já oferece uma variedade de atrações suficientes para preencher dois dias inteiros de visita. Já passamos bastante tempo lá e ainda queremos explorar mais.

No entanto, se adicionarmos os pontos de interesse que estão nos arredores de Tomar, você vai desejar ficar uma semana inteira, com certeza!

Aqueduto dos Pegões Altos

Inicie sua visita pelo aqueduto dos Pegões Altos, localizado a cerca de dois quilômetros do convento de Cristo. Você pode seguir a trilha a pé ou optar pela estrada para chegar lá.

Este aqueduto, construído durante o período filipino, tem aproximadamente seis quilômetros de extensão e desempenhava um papel crucial no abastecimento de água para o Convento de Cristo.

Na seção dos Pegões Altos, você terá a oportunidade de apreciar os impressionantes trinta metros de altura e mais de setenta arcos do aqueduto, criando uma infinidade de simetrias fotográficas.

Para os mais aventureiros, é possível arriscar subir até a Casa da Água montante, percorrendo um estreito caminho que acompanha o aqueduto.

No entanto, é importante destacar que essa atividade não é recomendada para pessoas com problemas cardíacos, vertigens ou crianças. Não há corrimão ou cercas de proteção, e o vento nessa altura pode ser muito forte.

Cem Soldos

Cem Soldos não tem castelos, nem tão pouco palácios imponentes. Mas tem dizeres na rua, frases escritas com o coração… Cem Soldos pode não ter grandes monumentos mas é uma fábrica de momentos. E isso sabe tão bem!

Conhecemos Cem Soldos numa ida ao Bons Sons que nos atraiu pelo conceito de festival comunitário e coletivo. Novos e velhos, todos na aldeia dão uma mãozinha.

A própria aldeia é o palco, nas praças, nas ruas, na eira, na igreja, no café. Isso captou a nossa atenção (e aumentou o apetite) de imediato.

Melhor ainda quando se trata de música portuguesa, de ontem e de hoje, de nomes sonantes e ilustres desconhecidos, de sons de sempre e do que se faz de novo.

Ficamos tão encantados que fizemos uma promessa de retornar a Cem Soldos fora da época do festival. E cumprimos essa promessa, repetidamente, para desfrutar de um café pago com “soldos”.

Se você espera encontrar uma aldeia estagnada no tempo, esqueça. Cem Soldos está vibrante e cheia de vida. É uma aldeia atual, repleta de ideias inovadoras, que valoriza e cuida de seus habitantes, que pensa e age, que investe nas pessoas e acredita em uma cultura sem fronteiras.

Aldeia Templária de Dornes

Localizada no topo de uma encantadora península, rodeada pela albufeira do Rio Zêzere, encontra-se a pitoresca vila de Dornes. Nesse cenário, ergue-se imponente a famosa Torre Templária de Dornes, uma torre defensiva pentagonal única em Portugal.

Além disso, a vila abriga a Igreja da Nossa Senhora do Pranto, um destino de peregrinação, e uma encantadora praia fluvial, perfeita para refrescar o corpo e a alma nos dias quentes de verão ou após uma caminhada pelas suas belas paisagens naturais.

Torre templária de Dornes

Albufeira do Castelo do Bode

Ao leste da cidade e ao norte, encontra-se a deslumbrante Albufeira da Barragem de Castelo de Bode, um verdadeiro tesouro de belezas naturais entre montanhas e vales, onde o rio foi domesticado para criar uma paisagem de tirar o fôlego.

Nesse cenário, você encontrará praias fluviais encantadoras, miradouros panorâmicos e trilhas emocionantes. Durante a sua visita a Tomar, não deixe de fazer uma travessia pela imponente barragem do Castelo de Bode e explorar essa imensa maravilha da natureza.

Lago Azul

Acompanhe o sinuoso caminho da Albufeira do Castelo de Bode em direção ao sul e não deixe de subir ao miradouro do Lago Azul, localizado no concelho de Ferreira do Zêzere, para capturar aquela foto perfeita para o Instagram.

Lá de cima, as paisagens são de tirar o fôlego. Descendo em direção à praia fluvial da Castanheira, também conhecida como Lago Azul devido à cor da água, você encontrará uma enorme piscina flutuante que o convida a desfrutar de um refrescante banho, praticar esportes aquáticos ou simplesmente dar um passeio de gaivota [3].

Tanto as crianças como os adultos vão adorar. Com o Lago Azul Eco Hotel nas proximidades, o Lago Azul é um destino ideal para uma escapada relaxante.

Praia Fluviais

No entanto, existem ainda outras praias menos conhecidas, mas igualmente envolvidas pela paisagem idílica que caracteriza esta albufeira. Nada como explorá-las todas e depois tomar uma decisão.

  • Praia Fluvial da Bairradinha (na fronteira dos concelhos de Tomar e Ferreira do Zêzere): uma espaçosa praia com a particularidade de possuir uma área de areia.
  • Praia Fluvial dos Montes (Tomar): apesar do acesso não ser fácil, é uma das praias mais tranquilas em Castelo de Bode.
  • Praia Fluvial de Alverangel (Tomar): conhecida pelos locais como praia do Casalinho, para nós será sempre a Praia da Árvore na Ilha.
  • Praia Fluvial da Aldeia do Mato (Abrantes): localizada na margem oposta da Barragem de Castelo de Bode, vale cada quilômetro percorrido, já que a água pode estar mais quente do que nas praias do Algarve.

Praia Fluvial do Agroal

E já que estamos a falar de praias fluviais, terminamos com uma sugestão final: a Praia Fluvial do Agroal, localizada no concelho vizinho de Ourém.

Em menos de 20 minutos, poderá chegar à maior nascente do rio Nabão, que se transformou numa deslumbrante piscina fluvial. Esta praia fluvial tem a particularidade de ser uma nascente cársica, cujas águas possuem propriedades terapêuticas benéficas para o sistema digestivo e para a pele.

No entanto, é importante mencionar que a água é bastante fria, sendo necessária muita coragem para desfrutar deste tratamento de beleza para a pele.

Cascatas de Vila de Rei e Centro Geodésico de Portugal

Cascata dos Poios

Ao visitar Tomar, não perca a oportunidade de descobrir as deslumbrantes cascatas de Vila de Rei. Para um passeio relaxante, siga os passadiços que o levarão até às encantadoras Cascatas do Penedo Furado.

Se estiver à procura de uma aventura emocionante, explore o surpreendente Trilho das Cascatas de Vila de Rei e apaixone-se pela beleza da Cascata dos Poios e da Cascata do Escalvadouro.

Aproveite a viagem e dirija-se até à encantadora Aldeia de Xisto de Água Formosa e ao vizinho Picoto da Melriça, onde encontrará o Centro Geodésico de Portugal. Este centro marca, com destaque, o ponto central de Portugal e é um local digno de visita.

Castelo Templário de Almourol

Você sabia que o Rio Tejo abriga uma ilha? E que nessa ilha ergue-se um “guardião das águas” feito de pedra? Estou falando do impressionante, enigmático e intrigante Castelo Templário de Almourol.

Embora tenha sido construído pelos mouros, Dom Afonso Henriques chegou, viu e conquistou… E entregou o castelo aos Templários. Essa história por si só já envolve o lugar em mistério.

As suas pedras testemunharam o surgimento de inúmeras lendas, e dizem até que existe um túnel secreto que atravessa o Rio Tejo. Pegue o barco no cais e aventure-se a explorar as “entranhas” do mítico castelo e subir às suas torres de observação.

Rumo aos encanto do Médio Tejo

Parque Ribeirinho de Vila Nova da Barquinha

Reserve mais um dia inteiro para explorar as atrações que seguem. Desta vez, nossa sugestão de visita nos arredores de Tomar leva você ao sul, em direção ao Rio Tejo.

Deixe-se encantar por Vila Nova da Barquinha, onde se encontra possivelmente o melhor parque ribeirinho da região do Médio Tejo. Neste lugar, arte e natureza se encontram, resultando em um espaço incrível de bem-estar e relaxamento.

“Suba” o Rio Tejo em direção a montante e faça uma parada em Tancos, mais especificamente no cais de Tancos. Não apenas para apreciar o encantador jardim ribeirinho, embora seja bastante agradável, mas também para contemplar a vista imperdível do Castelo de Almourol.

Centro Histórico de Constância

Despeça-se do encontro do rio Zêzere com o Rio Tejo na encantadora vila de Constância. Este pitoresco destino ribeirinho tem sido um dos nossos favoritos para escapadelas românticas ao longo dos anos.

Adoramos explorar as vielas estreitas e labirínticas, onde nem mesmo um carro consegue passar, passear no encantador Jardim Horto de Camões e desfrutar da praia fluvial, desde o fontanário até aos Pezinhos no Rio. E para coroar o dia, celebramos com uma refeição no acolhedor Dom José Pinhão.

Mosteiro da Batalha

Deixamos de fora destas sugestões os famosos destinos próximos a Tomar, como Fátima, Batalha, Nazaré, Óbidos, Leiria, Ourém, Golegã, assim como as recentes atrações dos Passadiços das Fragas de São Simão e a encantadora Cascata do Penedo Furado.

Para explorar todos esses lugares, você precisará de mais uma semana em Tomar. Como pode perceber, há muito o que ver e fazer quando planejar sua visita a Tomar.

Onde comer em Tomar

Quanto aos restaurantes onde pode desfrutar de refeições deliciosas em Tomar, a cidade é conhecida pela sua gastronomia e atrai muitos visitantes por esse motivo.

Os tomarenses têm o hábito de desfrutar de petiscos em cervejarias, e pode ser difícil encontrar um lugar numa esplanada ao final do dia, seja em cervejarias, sorveterias ou pastelarias.

A oferta gastronômica é vasta e saborosa, com opções que variam entre cozinhas inovadoras e os sabores tradicionais que todos conhecem e adoram.

Cabrito Assado

Surpreendentemente, Tomar tem um doce famoso que não é de origem conventual (pelo menos até onde se sabe). As Fatias de Tomar, exclusivas da cidade, surgiram no meado do século 20.

Essas delícias são feitas com gemas de ovos cozidas em banho-maria numa panela especial inventada pelo mestre latoeiro local, o senhor Aurélio. Ao adquirir a panela, os clientes recebiam também a receita.

Além das Fatias de Tomar, há outros doces tradicionais que valem a pena provar, como os Queijinhos Doces, as Queijadas de Amêndoa, as Castanhas Doces e os irresistíveis Bolos de Cama, que evoluíram para os tentadores Beija-me Depressa.

Aqui estão algumas sugestões de restaurantes em Tomar que estão entre os nossos favoritos:

  1. Cervejaria do Fernando
    • Endereço: Rua Silva Magalhães nº 47, Tomar 2300-593
    • Telefone: (+351) 249 314 014
    • Especialidades: Petiscos como moelas na caçarola, caracóis, orelha, ovas, pica-pau, camarão, berbigão à espanhola. Pratos de peixe como salada de polvo com batata cozida e bacalhau cozido com grão. Opções de carne incluem costeleta de novilho, bife da vazia e morcela de arroz com bróculos.
  2. Casa das Ratas & Casa Matreno
    • Endereço: Rua Doutor Joaquim Jacinto 6, Tomar 2300-577
    • Telefone: (+351) 933 549 128
    • Especialidades: Destacam-se pratos como arroz de pato, iscas, maranhos, cabrito e lampreia (na época).
  3. Restaurante A Bela Vista
    • Endereço: Rua da Fonte do Choupo 6, Tomar 2300-468 Portugal
    • Telefone: (+351) 249 312 870
    • Especialidades: Pratos de peixe como caldeirada de peixe, arroz de tamboril e filetes de pescada. Opções de carne incluem cabrito assado e secretos de porco preto.
  4. Restaurante A Lúria
    • Endereço: Rua da Alegria nº 34 Portela São Pedro de Tomar, Tomar 2300-182
    • Telefone: (+351) 967 003 076
    • Especialidades: Como entradas, destacam-se cilercas (cogumelos selvagens) com ovos, mexilhoada de feijão e petingas no forno. Pratos de peixe incluem açorda de sável, polvo no forno com migas, dourada com açorda de migas e lampreia à Bordalesa. Opções de carne incluem cabrito na brasa com arroz de miúdos e grelos, magusto de carnes com açorda de cilercas e posta de vitela mirandesa.

Esses restaurantes oferecem uma ampla variedade de pratos, desde petiscos tradicionais a pratos de peixe e carne mais elaborados, permitindo aos visitantes desfrutar da deliciosa gastronomia de Tomar.

Notas:

[1]: A torre de menagem é uma estrutura proeminente e central dentro de um castelo medieval. É uma torre fortificada e defensiva, geralmente a mais alta do castelo, e servia como o principal ponto de comando e residência do senhor feudal ou do comandante militar responsável pela fortaleza.

A torre de menagem era projetada para ser imponente e estrategicamente localizada, oferecendo uma visão panorâmica dos arredores, permitindo a observação de qualquer movimento inimigo. Ela também desempenhava um papel crucial na defesa do castelo, fornecendo um ponto seguro de resistência em caso de ataque.

Além de sua função defensiva, a torre de menagem frequentemente abrigava a residência senhorial, com acomodações para o senhor e sua família, bem como salas para receber convidados importantes. Poderia conter quartos, salões, capelas e outras áreas residenciais, oferecendo conforto e proteção aos ocupantes.

A torre de menagem era construída com paredes espessas, geralmente feitas de pedra, e tinha poucas janelas, com aberturas estreitas e protegidas por grades ou ameias.

Algumas torres de menagem apresentavam características arquitetônicas decorativas, como arcadas ou detalhes esculpidos, refletindo o estilo e o período em que foram construídas.

Em resumo, a torre de menagem era o coração do castelo, um ponto estratégico de comando, defesa e moradia, representando o poder e a autoridade do senhor feudal ou comandante militar que controlava a fortaleza.

[2]: A alcáçova é uma área fortificada dentro de um castelo, que geralmente abrigava o palácio do senhor feudal ou a residência do governante. É uma parte essencial da estrutura de um castelo medieval e desempenhava um papel importante tanto na defesa como na vida cotidiana do castelo.

A alcáçova era tipicamente localizada em uma posição estratégica e defendida por muralhas ou muralhas adicionais.

Ela servia como uma área residencial fortificada, oferecendo proteção ao senhor feudal, à sua família, aos funcionários e a outros ocupantes importantes do castelo.

Além das residências, a alcáçova também podia abrigar capelas, salas de audiência, aposentos para hóspedes, arsenais e outras instalações necessárias para a administração do castelo.

Como parte central do castelo, a alcáçova frequentemente incluía uma torre principal ou torre de menagem, que servia como o ponto focal e o local de comando.

A torre de menagem na alcáçova costumava ser maior e mais impressionante do que as outras torres no perímetro do castelo.

A alcáçova também podia ser cercada por um pátio interno, conhecido como pátio de honra, onde ocorriam eventos cerimoniais, como festas, banquetes e torneios.

O pátio de honra era acessado por um portão principal, muitas vezes protegido por uma ponte levadiça, e era um local importante para a vida social e cultural do castelo.

Em resumo, a alcáçova era a área fortificada central e residencial dentro de um castelo, onde o senhor feudal ou o governante residia e administrava suas atividades.

Era protegida por muralhas adicionais e abrigava não apenas residências, mas também instalações essenciais para a vida e a administração do castelo.

[3] O termo “passeio de gaivota” geralmente se refere a uma atividade recreativa que envolve o uso de uma gaivota, também conhecida como jet ski ou moto aquática.

Um passeio de gaivota é uma oportunidade de desfrutar de um passeio emocionante e divertido em uma moto aquática em corpos d’água como lagos, rios ou no mar.

Durante um passeio de gaivota, os participantes geralmente montam na moto aquática e exploram a área circundante, percorrendo a água em alta velocidade.

É uma atividade popular em destinos turísticos costeiros e lacustres, onde os visitantes têm a oportunidade de alugar uma gaivota e explorar as águas de forma independente ou com um guia.

Os passeios de gaivota oferecem uma experiência emocionante e aventureira, permitindo que os participantes desfrutem da sensação de velocidade e liberdade na água.

É importante seguir as orientações de segurança e respeitar as regras de navegação ao participar de um passeio de gaivota, garantindo a diversão enquanto mantém a segurança de todos os envolvidos.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *