Praia Fluvial Aldeia do Mato

A praia fluvial da Aldeia do Mato é um local aprazível e de eleição para o lazer e o recreio, onde se destacam o azul límpido do rio Zêzere e o verde dos pinheiros mansos, que convidam o veraneante a regressar.

Pelas ótimas condições que oferece para atividades de recreio e lazer e pela sua natureza envolvente, é uma das principais atrações turísticas da região.

Barragem de Castelo do Bode
Barragem de Castelo do Bode

Localizada na união das freguesias de Aldeia do Mato e Souto, no concelho de Abrantes, próxima de Martinchel, é mais uma piscina fluvial na Albufeira de Castelo do Bode, bastante popular e frequentada pelas gentes locais e por emigrantes que todos os anos regressam ao país para umas férias merecidas.

Vigiada por um nadador/salvador, a praia fluvial da Aldeia do Mato é uma excelente zona de esportes náuticos. Além da piscina flutuante, a praia tem um cais de acostagem, sendo o espaço perfeito para atividades de canoagem e de mergulho.

A praia fluvial de Aldeia do Mato possui também um parque de merendas, estacionamento grátis e aluguel de canoas e caiaques. Tem também um bar de apoio onde é possível fazer refeições ligeiras ou degustar petiscos.

De água excelente, a praia é de areia fina e piso rochoso, mas o fundo é de areia. Embora a água fique profunda rapidamente, a plataforma possui uma piscina especial para crianças.

Reconhecida pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, com os galardões Praia para Todos e Bandeira Azul, símbolo de qualidade das águas, a praia de Aldeia do Mato é uma zona balnear que oferece as condições ideais para umas mini-férias.

A praia fluvial de Aldeia do Mato possui ainda balneários,  um parque de campismo e também bungallows para pernoitar por alguns dias e desfrutar do excelente ambiente natural da albufeira:

Bungallows para alugar na Aldeia do Mato
Bungallows para alugar na Aldeia do Mato na barragem de Castelo do Bode

Além de descansar, observar a fauna e a flora, o visitante pode realizar passeios pedestres, atividades náuticas e muitas outras atividades de aventura, tais como passeios de moto4, escalada, rapel, slide, tiro com arco, orientação, percursos BTT e percursos pedestres.

Veja como é:

Um pouco de história da Aldeia do Mato

Calcula-se que Aldeia do Mato tenha uma existência anterior ao século 13. Nessa altura, chamar-se-ia Aldeia da Mata, por causa da grande quantidade de lenha à disposição, principalmente o pinhal e as oliveiras, que era a fonte de renda dos habitantes locais.

Miradouro Praia fluvial Aldeia do Mato
Miradouro Praia fluvial Aldeia do Mato

Em 1951, a construção da barragem de Castelo de Bode fez desaparecer grande parte dos campos de oliveiras, que acabaram por ficar submersos. Foi então que nasceu a zona balnear e de recreio da Aldeia do Mato.

O último fim de semana do mês de julho é quando tem lugar o dia da festa/romaria na Aldeia do Mato, com Santa Maria Madalena como padroeira da povoação.

Algumas imagens da Aldeia:

Igreja da Aldeia do Mato
Igreja da Aldeia do Mato
Fonte Aldeia do Mato
Fonte Aldeia do Mato
Casa antiga na Aldeia do Mato
Casa antiga na Aldeia do Mato
Casa no centro da Aldeia do Mato
Casa no centro da Aldeia do Mato

Culinária típica de Aldeia do Mato

Mantendo a tradição portuguesa onde cada povoação, cada localidade, tem a sua própria culinária específica, em Aldeia do Mato os comeres mais típicos são as migas de couve com bacalhau assado, açorda de sável e migas carvoeiras com entrecosto.

Hospedagem na praia fluvial da Aldeia do Mato

Hotel Segredos de Vale Manso, em Martinchel

Telefones +351 241 105 809 ou 917 147 964

Bungalows Praia Fluvial de Aldeia do Mato

Email [email protected]

Praia Fluvial de Aldeia do Mato

Aberta ao público de 1 de maio a 31 de outubro.

Segunda à sexta: entre as 14h30 e as 20h00.

Aos sábados, domingos e feriados: entre as 10h00 e as 20h00

Site: www.turismocastelobode.pt

Como chegar a Aldeia do Mato

De ônibus

O ônibus parte da estação de Sete Rios em Lisboa  (estação de metrô Jardim Zoológico) com destino a Abrantes. São 1h45m de viagem, com partidas a cada 3 horas. De Abrantes até Aldeia do Mato, são 17 minutos de táxi (13,8 km). É possível ir de ônibus, no lugar do táxi, mas ele sai apenas às 18h5m, com o regresso somente no outro dia pela manhã, às 7h23m.

De trem

São 1h59m de viagem da estação de Santa Apolônia, em Lisboa, até a estação de Carvalhos de Figueiredo. De lá até Aldeia do Mato, são 17 minutos de táxi (sob demanda).

De carro

A partir de Lisboa, pela A1 -auto-estrada do norte, até Torres Novas, onde deve-se pegar a A23 até Abrantes.

As coordenadas de GPS são: 39.545351, -8.277065 ou 39°32’43.3″N 8°16’37.4″W

Confira no mapa como chegar na Aldeia do Mato

Um passeio que vale a pena na época de verão ou mesmo no inverno.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *