Praia Fluvial de Constancia
Praia Fluvial de Constancia

Praia Fluvial de Constância

No encontro do rio Zêzere com o Tejo, a praia fluvial de Constância é perfeita para um dia bem passado em uma atmosfera de aldeia junto ao rio.

Aos pés da bela vila de Constância, o visitante encontra uma área de lazer com amplas sombras e belas vistas, com muito espaço para piquenique e a prática de desportos náuticos.

Banhada pelo rio Zêzere, a praia fluvial de Constância é um bonito local para convívio, especialmente no verão, onde é possível nadar nas águas límpidas do rio.

Praia fluvial de Constância
Praia fluvial de Constância

A praia possui um jardim público, com mesas e bancos para merendas, muito estacionamento automóvel, sanitários, parque de campismo e caravanismo.

No Parque de Merendas, tem ainda o Miradouro do Zêzere e o Centro Náutico, onde é possível apreciar as espécies piscícolas da região em vários aquários e tanques. O centro náutico conta ainda com várias atividades de turismo aventura e de natureza.

Junto à praia fluvial tem ainda o pequeno Jardim Horto de Camões, que reúne toda a flora mencionada na obra camoniana, totalizando 52 espécies dos vários cantos do mundo.

Praia fluvial de Constância
Praia fluvial de Constância

Por fim, temos  a Vila de Constância, que nos faz apaixonar pelo seu encanto e suas ruas e praças com séculos de história.

Uma dica legal para passar o dia na praia fluvial de Constância é levar o farnel para lanchar no Parque de Merendas ou em qualquer das muitas zonas verdes.

Água cristalina na praia de Constância
Água cristalina na praia de Constância

Se quiser explorar mais a região, se dirija ao posto de Turismo de Constância, que é bem pertinho.

Além do bar de apoio, onde é possível desfrutar de um cafézinho à beira-rio, há muitos cafés e restaurantes nas proximidades.

Veja como é a praia:

Como chegar a Constância

O ideal é visitar a praia fluvial de Constância de carro. Isso porque é mais difícil e não aconselhável viajar por essa região de transporte público. O fluxo de ônibus é bem rarefeito e não chega a muitos lugares.

A partir de Lisboa, são 130km em uma viagem de cerca de 1h30. Se você for sair do Porto, são 230km em, aproximadamente, 2h20 de viagem.

Para chegar a Constância, é preciso pegar a A1, a auto-estrada do norte, até Torres Novas e, a partir daí, pegar a A23 até a saída chamada Constância (oeste).

De trem

A partir de Lisboa, o trem parte da Estação de Santa Apolônia com destino à Praia do Ribatejo. No entanto, é preciso estar atento. Só há um trem que vai direto, às 16 horas. Nos demais, é preciso fazer baldeação no Entroncamento ou Abrantes, dependendo da linha.

Até o Entroncamento, a viagem dura cerca de 1h30m. O restante da viagem dura cerca de 20 minutos até Praia do Ribatejo.

De Praia do Ribatejo até Constância são apenas 3 km. São 10 minutos de ônibus, três minutos de táxi ou 40 minutos de caminhada

Mapa de Constância:

Coordenadas GPS: 39° 28′ 28,2″ N / 8° 20′ 22,8″ W

Veja o mapa para chegar lá:

Outras praias próximas que poderá ter interesse são as do Penedo Furado, com suas belas cascatas, a praia do Agroal  com suas águas medicinais e as belíssimas praias fluviais da barragem de Castelo de Bode.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *