Castelo de Torres Novas

Fortaleza árabe do século 12, o castelo de Torres Novas se localiza na cidade de Torres Novas, no distrito de Santarém.

Definitivamente conquistado aos mouros por D. Sancho I, em 1190, é um símbolo da importância da localidade na época medieval.

Às margens do rio Almonda, em posição dominante sobre a cidade de Torres Novas, o antigo castelo medieval, inúmeras vezes reconstruído, permanece como ex-libris do município.

Castelo de Torres Novas
Castelo de Torres Novas

Rodeado por uma muralha de onze torres, o castelo possui no seu interior um aprazível e bem cuidado jardim, a casa do alcaide, onde vivia o governador do castelo, e instalações sanitárias.

Aberto todos os dias das 9h às 17h, a sua visitação é gratuita. Algumas das torres é possível acessar por escadas e, no topo, possuem binóculos gratuitos que permitem apreciar as excelentes vistas sobre a cidade de Torres Novas.

De fato, o monumento não desilude os seus visitantes. É um dos mais bonitos castelos medievais do país, classificado como Monumento Nacional em 16 de junho de 1910.

Ao longo do tempo, o castelo sofreu várias reconstruções. A mais importante, que restituiu a estrutura da construção, foi feita em 1940 por ocasião das comemorações dos centenários da Independência e da Restauração.

Um projeto de recuperação física e paisagística tornou o castelo de Torres Novas e a área envolvente lugares ainda mais aprazíveis com a construção de uma área de lazer e circuitos pedonais.

Veja como é o castelo de Torres Novas:

Um pouco  de história

É certo que no local existia uma povoação muçulmana na época da Reconquista cristã da Península  ibérica, com a posse do castelo oscilando ao sabor dos avanços e recuos da linha fronteiriça.

Embora se acredite que tenha sido conquistado inicialmente em 1135, e depois recuperado pelos mouros em 1137, as fontes documentais apontam que o castelo tenha sido definitivamente conquistado pelas tropas sob o comando de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, em 1148, na sequência das conquistas, no ano anterior, de Lisboa e Santarém.

Inicialmente denominada Turris, admite-se que o monarca tenha reconstruído a fortaleza, quando a povoação teve acrescida a designação “Novas” à sua toponímia, para distinguir de sua homônima, no distrito de Lisboa, que passou a ser conhecida como Torres “Velhas”, atual Torres Vedras.

No ano de 1184, os mouros voltaram à carga contra a fortificação. O califa Abu Iacube Iúçufe, do Califado Almôada, uma dinastia bérbere que governou o Norte de África e parte da Península Ibérica entre 1147 e 1269, acampou com suas forças no local até hoje conhecido como Arraial, a sudeste da vila.

Dali, os mouros assaltaram a povoação, destruindo a sua fortificação, e a seguir se dirigiram para Santarém, onde foram derrotados, com o emir vindo a falecer em consequência dos ferimentos recebidos na batalha.

O castelo foi então reedificado no reinado de D. Sancho I (1185-1211) quando, possivelmente durante a sua reconstrução, a povoação foi atacada novamente pelos almôadas, agora comandados por Iacube Almançor, irmão do falecido Iúcufe, que recuperaram a fortificação após um cerco de 10 dias (1190).

As tropas almôadas deixaram uma guarnição em Torres Novas e se dirigiram para assediar o castelo de Tomar. Acredita-se que D. Sancho tenha recuperado o castelo após alguns meses visto que o soberano, de modo a incrementar a sua defesa e povoamento, passou-lhe o primeiro foral, a carta que regulava a administração da vila, em 1 de outubro desse mesmo ano, reedificando a fortificação.

O castelo de Torres Novas sofreu obras de ampliação no século 14, após as lutas com Castela, um dos antigos reinos da Península Ibérica formados durante a Reconquista, durante o reinado D. Fernando (1367-1383), quando foi ampliada a cerca da vila.

Do século 18 até os nossos dias

O castelo de Torres Novas ficou obscurecido com a perda de expressão da vila frente a outros núcleos habitacionais nos séculos seguintes.

No século 18, foi severamente abalado pelo terremoto de 1755, tendo sido abandonado permanentemente depois que ruíram quatro torres e diversos pedaços da muralha medieval.

Foram registrados novos danos no início do século 19, durante a chamada Guerra Peninsular, quando as tropas de Napoleão ocuparam a vila. Com o crescimento urbano ao redor, a muralha medieval foi quase que inteiramente destruída.

Na década de 1940 do século passado, o castelo foi considerado monumento nacional tendo então sido restauradoe , nos anos de 1970, novas obras recuperam a alcaidaria. Bem recuperado nos dias de hoje, está aberto à visitação pública de forma gratuita.

Algumas imagens que mostram como o castelo é lindíssimo tanto de dia como de noite:

Castelo de Torres Novas a noite
Castelo de Torres Novas a noite
Praça em frente ao Castelo de Torres Novas
Praça em frente ao Castelo de Torres Novas
Castelo de Torres Novas ao entardecer
Castelo de Torres Novas ao entardecer

Como chegar a Torres Novas

O trajeto até a cidade de Torres Novas pode ser feito de trem, seguido de ônibus, ou de carro, pela A1, a Auto-estrada do Norte.

Na estação de Santa Apolônia, em Lisboa, pega-se o trem com destino a Riachos-T.Novas-Golegã. O percurso dura cerca de 1h34 e há partidas a cada hora. O preço do bilhete custa entre 7 e 11 euros (35 a 55 reais).

Em Riachos, saem ônibus a cada hora até Torres Novas, num percurso que dura 28 minutos, com saídas a cada hora. O bilhete custa cerca de 2 euros.

Se for de automóvel, o trajeto pela A1 dura 1h9 em uma viagem de 113,4 km. O custo aproximado da gasolina custa entre 16 a 23 euros (85 a 130 reais).

Mapa de como chegar ao castelo de Torres Novas:

39°28′52″ N – 8°32′22″ O

Locais de interesse ao redor:

Perto de Torres Novas, outros locais turísticos de interesse são as famosas Grutas de Mira de Aires. Para que gosta de contato com a natureza e caminhadas, também recomendamos as aprazíveis praias fluviais do Agroal e Penedo Furado.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *