As 15 melhores praias da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano

Portugal é conhecido por suas belas praias, e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina mostra que a costa portuguesa não se limita apenas ao Algarve. A verdade é que há uma infinidade de lugares encantadores para se descobrir.

Embora seja difícil classificar as praias em uma ordem subjetiva de melhores para piores, apresentamos uma ordenação geográfica, da praia mais ao norte para a mais ao sul. Assim, é possível explorar e descobrir cada uma das praias de acordo com a localização geográfica.

Além do mais, as praias não são as únicas atrações do parque natural. Há muitos outros pontos turísticos e atividades disponíveis, como trilhas, caminhadas, passeios de bicicleta, observação de pássaros e muito mais.

Com tanta diversidade de atividades, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina é um destino imperdível para quem quer explorar as belezas naturais de Portugal além das praias mais famosas do Algarve.

1. Praia de São Torpes

A praia de São Torpes tem as águas mais quentes de Portugal

Situada ao sul de Sines, a praia de São Torpes é uma das primeiras praias que se encontra ao explorar o Sudoeste Alentejano. Sua característica mais marcante é a presença de uma central termoelétrica a algumas dezenas de metros de distância, o que acarreta em aspectos positivos e negativos.

Por um lado, a água da praia é a mais quente da região, especialmente durante a maré baixa, tornando-se um fator importante para aqueles que estão acostumados com a água fria do Norte. Por outro lado, a paisagem não é tão bela quanto outras praias da região.

Apesar disso, a praia de São Torpes é excelente, com um amplo areal e poças de água na areia formando verdadeiras piscinas naturais durante a maré baixa, tornando-se um lugar perfeito para as crianças brincarem.

Nadando e saltando nas ondas, aproveitando o melhor que a praia tem a oferecer, é possível se sentir novamente como criança e desfrutar de um dia incrível na praia.

A praia de São Torpes é, sem dúvida, uma ótima maneira de começar a explorar o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, desfrutando do que há de melhor em Portugal.

Como chegar à praia de São Torpes

Para chegar à praia de São Torpes partindo de Lisboa, você pode seguir de carro pela autoestrada A2 em direção ao Sul, em direção a Algarve/Sines.

Após cerca de 160 km, pegue a saída em direção a Sines e siga pela estrada N120 em direção a Porto Covo. Depois de passar Porto Covo, continue na mesma estrada até chegar à Praia de São Torpes.

A viagem de carro leva cerca de 2 horas e meia, dependendo do trânsito e das condições da estrada.

Também é possível chegar à Praia de São Torpes de transporte público, tomando um trem de Lisboa para Sines e, em seguida, pegando um táxi ou ônibus para a praia. A viagem de trem leva cerca de 2 horas e 15 minutos e há várias opções de horários e preços disponíveis.

2. Praia da Samoqueira

A Praia da Samoqueira é um dos locais mais encantadores e românticos do litoral português.

Caracterizada por um areal cercado por formações rochosas únicas, esta praia cria pequenas enseadas de águas cristalinas e serenas, proporcionando um ambiente perfeito para os casais apaixonados e para aqueles que buscam paz e tranquilidade.

O cenário natural da Praia da Samoqueira é simplesmente deslumbrante, com rochas esculpidas pelo mar ao longo dos anos e águas límpidas que convidam a um mergulho refrescante. É um local ideal para se desligar do stress da cidade e apreciar a beleza da natureza.

A praia é relativamente pequena e isolada, o que contribui para o seu ambiente calmo e intimista. É um lugar perfeito para fazer um piquenique com vista para o mar, caminhar ao longo da praia ou simplesmente desfrutar de um dia tranquilo na areia.

Como chegar à praia da Samoqueira

Para chegar à Praia da Samoqueira a partir de Lisboa, é necessário seguir a rodovia A2 até ao final, onde se encontra a cidade de Albufeira.

Depois, deve-se tomar a saída em direção a Sines e seguir pela EN120. Após cerca de 20km, vira-se à direita em direção à Praia da Samoqueira, seguindo as placas indicativas.

A viagem tem uma duração de aproximadamente 2h30, dependendo das condições do trânsito. É importante lembrar-se de abastecer o carro antes de iniciar a viagem, pois a estrada atravessa algumas áreas rurais com poucas opções de postos de gasolina.

Também é aconselhável verificar as condições meteorológicas e de maré antes de sair, para garantir uma viagem segura e agradável.

3. Praia da Ilha do Pessegueiro

A praia da Ilha do Pessegueiro é uma das praias mais emblemáticas do litoral alentejano, sendo famosa não só pela sua beleza natural, mas também pela canção de Rui Veloso, o pai do rock português, que a eternizou.

Localizada a cerca de 6 km a sul de Porto Covo, a praia é facilmente acessível por carro e oferece uma vista deslumbrante da ilha do Pessegueiro ao fundo.

A vista da estrada para a praia é simplesmente deslumbrante, com um horizonte vasto e o mar a perder de vista. O ambiente calmo e tranquilo da praia é perfeito para relaxar e desfrutar do ambiente natural único.

Além disso, na ilha do Pessegueiro, que pode ser alcançada de barco, é possível visitar as ruínas de um forte, oferecendo uma experiência cultural e histórica adicional.

Apesar de o pessegueiro ser apenas uma referência na canção de Rui Veloso, a ilha é um ponto de interesse adicional para os visitantes. A praia da Ilha do Pessegueiro é um lugar ideal para relaxar e apreciar a natureza em um cenário espetacular e inesquecível.

Como chegar à praia da Ilha do Pessegueiro

Ilha do Pessegueiro

Para chegar à praia da Ilha do Pessegueiro saindo de Lisboa, é necessário pegar a autoestrada A2 em direção ao sul. Em seguida, deve-se continuar pela autoestrada A12 até chegar a Sines. Na cidade, siga as indicações para Porto Covo e, posteriormente, para a Praia da Ilha do Pessegueiro.

A praia é acessível por uma estrada que se estende até o estacionamento, onde pode-se deixar o carro e caminhar por uma pequena ponte de madeira para alcançar a praia. Para visitar as ruínas do forte na ilha do Pessegueiro, é necessário pegar um barco no porto de Porto Covo.

4. Praia do Malhão

A Praia do Malhão é um verdadeiro paraíso para aqueles que procuram uma praia selvagem e deserta. Com um grande extensão de areal, é fácil encontrar um lugar para estender a toalha e relaxar sob o sol alentejano.

A paisagem é caracterizada por um ambiente natural e intocado, com dunas e falésias que emolduram a costa.

A Praia do Malhão é conhecida por ser um local bastante popular para a prática de surf, bodyboard e outros desportos aquáticos, mas também pode ser apreciada por aqueles que buscam um lugar tranquilo para desfrutar da praia.

É importante notar que, devido ao seu caráter selvagem, a praia não conta com infraestruturas turísticas, como bares e restaurantes, sendo necessário trazer água e alimentos.

Vale ressaltar que a Praia do Malhão é também um destino popular para naturistas, havendo áreas reservadas para aqueles que desejam aproveitar a praia sem roupas.

Apesar disso, é importante respeitar as normas e os limites das áreas designadas para esta prática, de forma a garantir o respeito mútuo e a convivência harmoniosa entre todos os visitantes.

Como chegar à praia do Malhão

Para chegar à praia do Malhão, você pode seguir pela autoestrada A2 em direção ao sul e sair na saída para Sines.

Depois, é só seguir pela EN120 em direção a Vila Nova de Milfontes e, antes de chegar à vila, virar à esquerda na indicação para a Praia do Malhão. Existem placas sinalizando o caminho para a praia ao longo da estrada.

A viagem tem uma duração aproximada de 2 horas e 30 minutos, dependendo do trânsito. É recomendado ter um GPS ou mapa em mãos para ajudar na navegação, especialmente se não se conhece a região.

Outra opção seria utilizar o transporte público, como ônibus ou trem, mas não existem transportes diretos para a praia do Malhão. O mais indicado é seguir de ônibus ou trem até à cidade de Sines e depois apanhar um táxi ou um ônibus local até à praia.

É importante verificar os horários dos transportes públicos com antecedência e garantir que não se perde a última viagem de regresso.

5. Praia da Zambujeira do Mar

A praia da Zambujeira do Mar é uma praia de areia branca situada no sopé de uma alta falésia, com a encantadora aldeia branca da Zambujeira do Mar como pano de fundo.

Com menos de mil habitantes, a aldeia é um local tranquilo e pitoresco, com ruas estreitas e casas caiadas de branco.

Durante o verão, a aldeia recebe o Festival MEO Sudoeste, um dos maiores festivais de música de Portugal, que atrai multidões de pessoas. Por isso, se preferir um ambiente mais calmo e relaxante, é aconselhável visitar a praia da Zambujeira do Mar fora da época alta.

Além de desfrutar da beleza natural da praia e da aldeia, os visitantes podem participar em atividades como caminhadas, passeios de bicicleta, mergulho e pesca.

A praia também é popular entre os surfistas, com ondas fortes e regulares que a tornam um destino atraente para os amantes deste desporto.

Para os amantes de gastronomia, a aldeia oferece uma variedade de restaurantes onde podem provar pratos típicos da região, como o peixe fresco e o marisco.

A praia da Zambujeira do Mar é um destino imperdível para quem procura uma combinação perfeita de beleza natural e cultura local.

Como chegar à Zambujeira do Mar

Para chegar à Praia da Zambujeira do Mar a partir de Lisboa, existem algumas opções de transporte.

De carro, a viagem tem cerca de 200 km e dura aproximadamente 2h30. O trajeto mais comum é seguir pela autoestrada A2 em direção a sul, saindo na saída 9 em direção a Grândola.

Em seguida, segue-se pela estrada nacional N120 em direção a Sines e, depois, pela estrada nacional N390 até a Zambujeira do Mar.

Também é possível chegar à Zambujeira do Mar de ônibus. A empresa Rede Expressos tem viagens diárias de Lisboa para a Zambujeira do Mar, com duração de aproximadamente 4h30. Os bilhetes podem ser adquiridos online ou nas bilheterias da empresa.

Outra opção é viajar de trem até a estação de Santa Clara-Sabóia, que fica a cerca de 20 km da Zambujeira do Mar. A partir daí, pode-se alugar um carro ou utilizar um serviço de táxi para chegar à praia.

Independentemente do meio de transporte escolhido, é importante lembrar que a Zambujeira do Mar é uma vila pequena e não muito turística, portanto, é aconselhável confirmar previamente os horários de transporte público ou reservar o aluguel de carro com antecedência.

6. Praia dos Alteirinhos

A praia dos Alteirinhos é um lugar verdadeiramente especial para aqueles que procuram uma experiência única à beira-mar. A cascata de água doce que deságua no mar, torna esta praia única e uma atração para visitantes de todo o mundo.

Além da beleza natural, a praia dos Alteirinhos é também conhecida por ser um destino popular para naturistas, com áreas designadas para aqueles que desejam aproveitar a praia sem roupas.

Vale ressaltar que a prática de nudismo é comum na praia dos Alteirinhos, sendo importante respeitar as normas e os limites das áreas designadas para esta prática, de forma a garantir o respeito mútuo e a convivência harmoniosa entre todos os visitantes.

A praia é frequentada por pessoas de todas as idades, estilos de vida e nacionalidades, o que contribui para criar uma atmosfera acolhedora e diversificada.

É importante notar que a praia dos Alteirinhos não conta com infraestruturas turísticas, como bares e restaurantes, por isso é necessário levar água e alimentos.

O acesso à praia pode ser feito por uma estrada de terra batida, mas os visitantes são aconselhados a ter cuidado ao dirigir nesta estrada, especialmente em dias de chuva ou vento forte.

Como chegar à praia dos Alteirinhos

Para chegar à praia dos Alteirinhos a partir de Lisboa, a opção mais prática é dirigir-se até à cidade de Zambujeira do Mar, localizada no litoral do Alentejo.

A partir de Lisboa, pode seguir pela Autoestrada A2 em direção ao Sul, em seguida apanhar a saída em direção a Sines, seguindo pela N120 até chegar a Zambujeira do Mar.

Uma vez em Zambujeira do Mar, siga em direção à costa e procure pela sinalização que indica a praia dos Alteirinhos. A praia está localizada a cerca de 3 km da aldeia e o acesso é feito por uma estrada de terra batida, por isso é recomendável ir de carro.

É importante estar ciente de que a praia dos Alteirinhos é conhecida por ser uma praia de naturismo, portanto, é possível encontrar pessoas sem roupa na praia.

É importante respeitar as normas e limites das áreas designadas para esta prática e garantir o respeito mútuo entre todos os visitantes.

7. Praia de Odeceixe

A praia de Odeceixe é um lugar mágico onde o rio e o mar se encontram, criando uma paisagem única e paradisíaca.

Com um grande extensão de areal, é possível caminhar pela praia e explorar as rochas e formações geológicas. O mar nesta praia é muitas vezes agitado, o que atrai surfistas e praticantes de bodyboard que procuram ondas desafiadoras.

Além dos esportess de mar, a praia de Odeceixe também oferece a possibilidade de praticar canoagem ou paddle, desfrutando das águas cristalinas do rio que desagua no mar.

A zona envolvente da praia é caracterizada por uma paisagem natural de grande beleza, com falésias altas que se elevam sobre o oceano e vegetação rica e diversificada.

A praia de Odeceixe conta com uma oferta diversificada de bares e restaurantes, onde os visitantes podem saborear os pratos típicos da gastronomia alentejana e algarvia.

A praia é facilmente acessível de carro ou transporte público, e há várias opções de estacionamento disponíveis nas proximidades.

Vale a pena reservar um tempo para explorar a área circundante da praia, incluindo a encantadora vila de Odeceixe, onde se pode encontrar lojas, cafés e restaurantes com produtos locais.

Como chegar à praia de Odeceixe

A Praia de Odeceixe é uma das mais bonitas e famosas praias do Algarve, com um cenário deslumbrante onde o mar e o rio se encontram. Esta praia é perfeita para quem quer experimentar diferentes desportos aquáticos, como surf, bodyboard, canoagem e paddle.

Para chegar à praia de Odeceixe a partir de Lisboa, você pode seguir de carro pela A2 em direção a Algarve e sair na saída para a N120 em direção a São Teotónio. Continue na N120 até chegar à rotunda de Odeceixe e siga as indicações para a praia.

Outra opção é viajar de transportes públicos, como ônibus ou trem, até a cidade de Lagos e, a partir daí, pegar um táxi ou um ônibus para a Praia de Odeceixe.

É importante verificar os horários dos transportes públicos com antecedência, pois eles podem ser limitados em algumas épocas do ano.

Independentemente do meio de transporte escolhido, a viagem até a Praia de Odeceixe vale muito a pena. Além da beleza natural da praia, a região oferece muitas outras atrações, como trilhas para caminhadas, vilas pitorescas e uma deliciosa gastronomia local.

8. Praia da Amoreira

A praia da Amoreira é uma praia única, com uma beleza selvagem que cativa os seus visitantes. As dunas de areia, os passadiços de madeira e a ribeira de Aljezur que desagua no mar formam um cenário deslumbrante.

A imensidão do extenso areal e o som das ondas a bater na praia proporcionam uma sensação de paz e tranquilidade que é difícil encontrar noutros lugares.

Localizada na Costa Vicentina, a praia da Amoreira é uma das mais populares e amadas da região. Além de ser um local privilegiado para a prática de surf, bodyboard e outros esportes aquáticos, é também um lugar ideal para simplesmente relaxar e apreciar a beleza natural da costa alentejana.

A praia tem uma extensão considerável, com espaço de sobra para quem procura um lugar tranquilo para desfrutar do sol e da água do mar. Conta com infraestruturas turísticas como restaurantes, bares e casas de banho, o que torna o local ainda mais atraente para passar o dia.

A praia da Amoreira é sem dúvida uma das praias mais bonitas de Portugal, sendo frequentemente citada como a favorita de muitos turistas e locais. Se estiver a visitar a Costa Vicentina, não deixe de incluir a praia da Amoreira na sua lista de lugares a visitar.

Como chegar à praia da Amoreira

Para chegar à Praia da Amoreira a partir de Lisboa, é necessário seguir em direção ao sul do país.

De carro, o trajeto dura cerca de 2h30min, percorrendo cerca de 250km pela autoestrada A2 até à saída de Albufeira, depois pela N125 até Aljezur, e finalmente seguindo as indicações para a Praia da Amoreira.

Também é possível chegar à praia da Amoreira de transporte público, mas é preciso fazer conexões. A partir de Lisboa, pegue um trem ou ônibus até Lagos ou Aljezur, e depois um ônibus local até a praia.

Vale ressaltar que a Praia da Amoreira é uma praia selvagem, portanto, não conta com infraestruturas turísticas como bares e restaurantes, sendo necessário levar água e alimentos.

Além disso, é importante ter em mente que a praia é bastante ventosa, por isso é recomendável tomar cuidado ao entrar na água.

9. Praia do Monte Clérigo

A praia do Monte Clérigo é um verdadeiro tesouro da Costa Vicentina, oferecendo uma paisagem de beleza única e intocada.

Com um amplo areal de areia fina e dourada, esta praia é um destino popular para aqueles que desejam relaxar ao sol, caminhar pela costa ou praticar desportos aquáticos, como surf, bodyboard e windsurf.

O mar na Praia do Monte Clérigo é conhecido por ser agitado, o que torna o destino ainda mais atraente para aqueles que procuram ondas desafiantes.

A aldeia piscatória do Monte Clérigo, que se ergue como pano de fundo da praia, acrescenta um toque autêntico a este cenário já de si deslumbrante.

Além da beleza natural, a praia do Monte Clérigo conta com uma variedade de serviços e infraestruturas, incluindo restaurantes, bares e casas de banho, o que a torna num destino confortável e prático para os visitantes.

No entanto, vale lembrar que é importante respeitar a natureza e deixar a praia da forma que encontramos, preservando assim a sua beleza única e intocada.

Como chegar à praia do Monte Clérigo

Para chegar à Praia do Monte Clérigo a partir de Lisboa, pode ir de carro ou transporte público.

De carro, a viagem dura cerca de 2 horas e 30 minutos, seguindo pela A2 em direção a Sul, passando por Alcácer do Sal, depois pegando a saída em direção a Aljezur. A partir daí, basta seguir as placas indicativas para a Praia do Monte Clérigo.

Já de transporte público, pode apanhar um ônibus da Rede Expressos de Lisboa até Lagos, onde deve depois apanhar outro ônibus ou táxi para a praia do Monte Clérigo. É importante verificar os horários e disponibilidade dos transportes antes de planear a viagem.

10. Praia da Arrifana

A praia da Arrifana é uma das praias mais populares da região da Costa Vicentina. Apesar de ser muito concorrida, ainda é possível desfrutar da sua beleza natural.

Do topo da falésia que rodeia a praia, é possível ter uma vista panorâmica de tirar o fôlego: uma bela baía de areia dourada e um mar agitado, que atrai muitos surfistas e praticantes de outros desportos aquáticos.

A praia é bastante procurada durante a temporada alta, mas ainda assim é possível encontrar um lugar para relaxar e desfrutar do sol.

É importante mencionar que a praia da Arrifana é conhecida por suas ondas fortes e consistentes, tornando-se um destino popular entre os surfistas. Há também escolas de surf e aluguel de equipamentos na praia para aqueles que querem aprender a surfar.

Além de suas belezas naturais, a praia da Arrifana também possui uma vila piscatória encantadora, com várias opções de restaurantes que servem pratos típicos da região, como o peixe fresco e o marisco. É uma excelente oportunidade para experimentar a deliciosa gastronomia local.

Como chegar à praia da Arrifana

Para chegar à praia da Arrifana a partir de Lisboa, o melhor meio de transporte é o carro. A viagem tem duração média de 2h30, e é preciso seguir pela autoestrada A2 até a saída de Grândola, depois seguir para a EN120 em direção a Sines.

Após cerca de 70 km, é preciso virar à esquerda na rotatória em direção a Aljezur, e então seguir as placas indicativas para a praia da Arrifana. Também é possível chegar à praia de ônibus ou táxi, mas com menos flexibilidade de horários e itinerários.

11. Praia dos Machados

A praia dos Machados é uma praia localizada na costa vicentina, no concelho de Odemira, em Portugal. Essa praia é uma das mais isoladas e pouco frequentadas da região, oferecendo um ambiente tranquilo e rústico, com uma grande extensão de areia e um mar cristalino de cor azul-turquesa.

Para chegar à praia, é necessário percorrer um caminho de terra batida que pode ser um pouco complicado para quem não está acostumado a dirigir em estradas não pavimentadas.

No entanto, a vista deslumbrante que se tem da praia ao chegar ao topo da falésia compensa todo o esforço. É possível estacionar o carro em um pequeno espaço na beira da estrada, mas é preciso ter cuidado para não bloquear a passagem.

A praia é cercada por altas falésias, oferecendo um cenário impressionante de beleza natural. Para chegar à praia, é necessário caminhar um pouco pelo meio da vegetação, atravessando um pequeno ribeiro e seguindo a trilha íngreme que leva à praia.

A caminhada pode ser um pouco cansativa, mas vale a pena, pois a praia é verdadeiramente única e paradisíaca.

A praia dos Machados não tem infraestruturas turísticas, como restaurantes, bares ou chuveiros, o que a torna ainda mais intocada e preservada.

É o lugar perfeito para quem procura um refúgio da agitação das praias mais populares, onde se pode relaxar, ler um livro, praticar ioga ou simplesmente contemplar a paisagem.

Devido ao seu isolamento, é importante levar alimentos e bebidas para passar o dia na praia, bem como protetor solar e chapéu para se proteger do sol forte da região.

É também aconselhável ter cuidado ao entrar no mar, pois as ondas podem ser fortes em determinados momentos.

Em suma, a Praia dos Machados é uma jóia escondida da Costa Vicentina, que oferece um ambiente calmo, intocado e incrivelmente belo, com uma experiência de praia única e autêntica.

Como chegar à praia dos Machados

 

A praia dos Machados está localizada na Costa Vicentina, no concelho de Odemira, a cerca de 195 km de distância de Lisboa. A forma mais comum de chegar lá é de carro, seguindo pela A2 em direção a sul, depois pegando a saída para a A22 em direção a Portimão/Albufeira.

Em seguida, deve-se sair na saída 9 em direção a Aljezur, seguindo depois as placas para a praia dos Machados.

É importante lembrar que para chegar à praia é necessário percorrer um caminho de terra batida estreito e com escassos lugares para estacionar.

Por isso, é recomendável utilizar um carro apropriado para estradas de terra e com bom espaço para manobrar. Também é importante lembrar que o acesso à praia pode ser difícil para pessoas com mobilidade reduzida, devido à descida íngreme pela falésia.

12. Praia da Carriagem

A praia da Carriagem é uma praia situada na Costa Vicentina, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que se estende ao longo de cerca de 1,5 km de areia branca e fina, banhada por águas cristalinas e azuis do oceano Atlântico.

O cenário é complementado pelas impressionantes formações rochosas negras que serpenteiam a praia, criando um contraste fascinante com o mar.

Embora a praia não seja muito frequentada, a beleza natural do local justifica a sua inclusão na lista das melhores praias da Costa Vicentina. No entanto, devido à abundância de rochas, a praia pode não ser a mais apropriada para tomar banho ou praticar desportos náuticos.

Para os amantes da natureza, a Praia da Carriagem oferece ainda a oportunidade de observar diversas espécies de fauna e flora da região. É possível fazer caminhadas ao longo dos trilhos que contornam a praia e apreciar a beleza da paisagem envolvente.

Devido à sua localização remota, a praia não tem uma grande infraestrutura turística, mas existem alguns cafés e restaurantes nas proximidades para quem procura algo para comer ou beber.

A praia é de acesso livre e está aberta durante todo o ano, mas é importante ter em conta as condições climáticas e do mar antes de visitar. Em geral, é uma praia que vale a pena visitar para quem procura um ambiente tranquilo e um cenário natural espetacular.

Como chegar à praia da Carriagem

Para chegar à praia da Carriagem a partir de Lisboa, você deve seguir a A2 em direção a sul até à saída 10 em direção a Aljustrel/Ferreira do Alentejo.

Depois, deve seguir pela N263 em direção a Odemira e, posteriormente, pela N120 em direção a São Teotónio.

Quando chegar a São Teotónio, siga pela EM502 em direção a Zambujeira do Mar e continue até chegar a Rogil. Em Rogil, siga as indicações para a Praia da Carreagem.

A viagem terá uma duração de cerca de 2 horas e meia e é recomendável que utilize um carro para se deslocar até lá. Chegando à praia, pode estacionar o seu carro em um dos lugares de estacionamento disponíveis nas proximidades e descer pela trilha até a praia.

13. Praia da Bordeira

A praia da Bordeira é uma das praias mais espetaculares da Costa Vicentina, com uma paisagem única que mistura a vastidão da praia com as imponentes falésias que a rodeiam.

É uma praia muito popular entre surfistas devido às suas ondas, mas também é uma excelente opção para quem quer simplesmente relaxar e apreciar a beleza natural da região.

Localizada no município de Aljezur, a praia da Bordeira tem uma extensão de cerca de 3 km de areia dourada e fina, e é banhada pelo Oceano Atlântico.

O acesso à praia é feito através de um caminho de terra batida que pode ser um pouco acidentado, mas a beleza da paisagem ao longo do caminho é indescritível. É recomendável ter um carro com tração nas quatro rodas ou um veículo elevado para aceder à praia sem problemas.

Além das ondas perfeitas para o surf, a praia da Bordeira é também uma excelente opção para caminhadas e passeios pela natureza.

A praia está localizada no meio de um parque natural protegido, que abriga diversas espécies de aves, plantas e animais. Há uma trilha que percorre as falésias, proporcionando vistas incríveis da praia e da região circundante.

A praia da Bordeira é uma praia selvagem, sem muita infraestrutura turística, mas há algumas opções de restaurantes e bares nas proximidades para quem quiser desfrutar de uma refeição ou de uma bebida fresca.

É importante lembrar que, devido às condições das ondas, a praia pode ser perigosa para nadar em certas áreas, por isso é importante seguir as recomendações dos salva-vidas e estar sempre atento às bandeiras de aviso.

Como chegar à praia da Bordeira

Para chegar à Praia da Bordeira a partir de Lisboa, a opção mais prática é de carro, seguindo pela A2 em direção a Algarve e saindo na saída para Aljezur. Depois de chegar a Aljezur, siga as indicações para a praia da Bordeira. O percurso tem uma duração aproximada de 2h30.

Também é possível chegar à praia da Bordeira utilizando transporte público, mas pode ser mais demorado e requerer mais mudanças. A partir de Lisboa, deve apanhar um trem ou ônibus até Lagos ou Aljezur, e depois apanhar um táxi ou transporte local para a praia.

14. Praia do Castelejo

A praia do Castelejo é uma praia de beleza selvagem situada na costa ocidental do Algarve, na região da Costa Vicentina. É uma das praias mais procuradas pelos surfistas, devido às ondas fortes e consistentes que a caracterizam.

A praia é cercada por falésias de argila, que mudam de cor de acordo com a luz do sol, passando do vermelho ao laranja e ao amarelo. É um cenário impressionante, com um ambiente naturalmente intocado e preservado.

A praia é relativamente grande, com um extenso areal que permite espaço para desfrutar do sol e das ondas em paz e tranquilidade.

A praia do Castelejo é bem protegida do vento, tornando-a um local ideal para banhos e atividades aquáticas, como o surf e o bodyboard.

Existem algumas formações rochosas que fornecem pequenos abrigos para os banhistas e que permitem explorar um pouco mais a costa.

Como chegar à praia do Castelejo

Para chegar à praia do Castelejo a partir de Lisboa, é preciso seguir de carro pela autoestrada A2 em direção ao sul, em direção a Algarve, durante cerca de 200 km.

Em seguida, deve-se pegar a saída em direção a Lagos pela N120, seguindo as placas em direção à Praia do Castelejo. A viagem demora cerca de 2h30 a 3 horas, dependendo do trânsito.

Também é possível pegar um trem de Lisboa para Lagos, e em seguida, seguir de ônibus ou táxi até à Praia do Castelejo. A viagem de trem demora cerca de 3h30 e os horários e preços podem ser consultados nos sites das empresas de transporte público.

Outra opção é alugar um carro em Lisboa e conduzir até à praia do Castelejo, o que permite maior flexibilidade e independência para explorar outras praias e locais turísticos ao longo da Costa Vicentina.

15. Praia da Ingrina

Localizada na parte sul da costa Algarvia, a praia da Ingrina é um verdadeiro tesouro escondido. Mesmo sendo pouco falada, é uma praia muito tranquila, longe das grandes multidões que associamos ao sul do país.

Esta praia faz parte de um Algarve “esquecido”, que muitas vezes não é explorado pelos turistas, mas que mantém uma essência autêntica de Portugal.

A praia da Ingrina é considerada uma praia muito tranquila e pacífica, sendo ideal para quem busca um ambiente mais relaxado e calmo.

A praia é relativamente pequena, cercada por falésias altas que a protegem dos ventos, e com águas claras e cristalinas que convidam a um mergulho refrescante.

Devido à sua localização isolada, não é fácil chegar à praia da Ingrina, mas certamente vale a pena o esforço.

É uma praia pouco explorada, com pouca infraestrutura turística, mas que oferece um ambiente natural preservado e intocado, perfeito para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Como chegar à praia da Ingrina

Para chegar à Praia da Ingrina a partir de Lisboa, você pode seguir pela autoestrada A2 em direção ao sul até a cidade de Lagos. Em seguida, siga pela estrada N125 em direção a Vila do Bispo. Quando chegar a Raposeira, siga as placas indicando a Praia da Ingrina.

O trajeto total tem cerca de 300 km e deve levar aproximadamente 3 horas de carro. Também é possível chegar à Vila do Bispo de ônibus, saindo da estação rodoviária de Lisboa, mas é importante verificar os horários disponíveis. A partir de Vila do Bispo, é possível pegar um táxi ou ônibus local para chegar à praia.

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Ao longo dos anos, a região da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano tem sido um destino de eleição para muitos amantes de praias e paisagens naturais.

A costa acidentada e selvagem, com as suas falésias, grutas e praias deslumbrantes, é um cenário único e inesquecível para quem a visita.

A lista das melhores praias da região é sempre sujeita a atualização e evolução, à medida que novos lugares são descobertos e explorados. Esperamos, assim, poder adicionar mais praias incríveis à lista ao longo do tempo.

Nudismo e topless em Portugal

O nudismo é uma prática legal em Portugal, desde que seja realizada em locais apropriados, como praias oficialmente designadas como “zonas de nudismo”. As praias com esta designação estão espalhadas pelo país e podem ser facilmente identificadas através de sinalização específica.

A tradição de nudismo em praias portuguesas remonta aos anos 70, quando o país passou por um período de liberalização social após a Revolução dos Cravos.

Desde então, o nudismo tornou-se uma opção popular entre muitos turistas nacionais e estrangeiros que visitam Portugal.

Apesar do nudismo ser relativamente comum em algumas praias, o topless ainda é a opção mais comum entre as mulheres que frequentam as praias portuguesas.

Enquanto algumas praias permitem o topless em qualquer área, outras têm áreas designadas especificamente para isso.

É importante ressaltar que o nudismo e o topless são práticas que devem ser realizadas com respeito e discrição. O comportamento inadequado pode levar a problemas legais e pode ser ofensivo para outros frequentadores da praia.

Por isso, é importante que as pessoas que optam por essas práticas mantenham um comportamento respeitoso e consciência social.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *