As 9 praias – oficiais – para nudistas que existem em Portugal

De acordo com a Federação Portuguesa de Naturismo, existem 9 praias destinadas ao nudismo em Portugal. Vamos conhecê-las? Não há motivo para se envergonhar!

Além dessas 9 praias de nudismo, há muitas outras em Portugal onde essa prática é tolerada sem grandes problemas.

As praias naturistas em Portugal têm se tornado cada vez mais populares, atraindo pessoas de diferentes partes do país e do mundo, interessadas em experimentar essa forma de viver mais livremente.

Assim, se você está disposto a deixar os preconceitos de lado e a vivenciar uma experiência única e libertadora em meio à beleza natural de Portugal, as praias naturistas são um destino imperdível para se conectar com o verdadeiro significado de ser livre e autêntico.

Abraçando a natureza

Segundo a Federação Portuguesa de Naturismo (FPN), o naturismo é um estilo de vida que busca a harmonia com a natureza, onde a prática da nudez social é adotada para promover a autoestima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente.

Antigamente, destinos como França, Croácia e Espanha eram os principais atrativos para turistas adeptos do nudismo. No entanto, Portugal tem conquistado um espaço significativo nesse cenário, atraindo nudistas com a sua beleza natural, excelentes acomodações, clima agradável e preços mais acessíveis em comparação a outros países europeus.

A nudez em Portugal em números

Desde 1977 que a Federação Portuguesa de Naturismo (FPN) tem sido uma promotora ativa do naturismo em Portugal. Atualmente, o país conta com 4 clubes federados, cujos sócios possuem o Cartão Naturista Internacional, permitindo o acesso a diversas atividades.

Portugal também oferece o encanto de 9 praias oficiais onde a nudez é permitida, proporcionando espaços naturais para os adeptos do naturismo desfrutarem da conexão com a natureza. Além disso, há 7 acomodações nudistas no país, que proporcionam opções para uma estadia confortável e adequada aos princípios do naturismo.

Estima-se que o naturismo conta com aproximadamente 10.000 adeptos em Portugal, um número significativo que demonstra o crescente interesse pela prática.

Um marco importante para o naturismo português foi a realização do 36º Congresso Mundial Naturista em outubro de 2017, sediado na Costa da Caparica. O evento reuniu entusiastas do mundo todo para discutir assuntos relevantes relacionados ao naturismo em nível global. Além disso, o congresso foi uma excelente oportunidade para divulgar os diversos espaços nudistas disponíveis no país, desde suas belas praias até acomodações que acolhem os adeptos do naturismo.

Agora, sem constrangimentos, vamos descobrir quais são as praias em Portugal onde você pode se despir completamente, como veio ao mundo, sem preconceitos, pois a nudez é perfeitamente natural.

Praia do Meco, em Sesimbra

A Praia do Meco, localizada em Sesimbra, é uma das praias de nudismo mais reconhecidas em Portugal, sendo popularmente conhecida por esse nome, mas seu verdadeiro nome é Praia do Moinho de Baixo. Com uma longa tradição naturista, essa praia é considerada uma das mais famosas e icônicas no país, proporcionando um ambiente acolhedor e liberado de preconceitos para aqueles que desejam aproveitar o contato com a natureza de forma mais livre e natural.

O Meco atrai tanto moradores locais quanto turistas em busca de experiências únicas e desinibidas. O cenário deslumbrante, com vastas extensões de areia dourada e mar azul cristalino, contribui para a atmosfera convidativa e relaxante do local. Na praia do Meco, as pessoas são encorajadas a serem autênticas e a se sentirem confortáveis em sua própria pele, desfrutando do sol e do mar sem o constrangimento das roupas.

Praia dos Alteirinhos, perto da Zambujeira do Mar

Localizada na região sul de Zambujeira do Mar, a Praia dos Alteirinhos é reconhecida como um dos destinos de nudismo mais populares da região. Entre as praias de nudismo ao longo da costa alentejana, esta se destaca por sua beleza e atrativos naturais.

Por estar posicionada em uma região que recebe ventos mais intensos, os praticantes do naturismo que a frequentam encontram aqui uma experiência única, combinando a liberdade de estar nu com a brisa marítima revigorante. Apesar da possibilidade de ventos mais fortes, os frequentadores garantem que a beleza da paisagem e a sensação de estar em contato direto com a natureza valem a pena.

A Praia dos Alteirinhos oferece uma atmosfera acolhedora e descontraída, onde os visitantes podem aproveitar o mar, a areia dourada e a privacidade proporcionada pelo ambiente naturista. É um espaço para se despir de preconceitos e tabus, abraçando a nudez como algo natural e desfrutando da conexão com o meio ambiente.

Para aqueles que buscam uma experiência autêntica de naturismo, esta praia oferece um refúgio tranquilo e acolhedor, onde podem se sentir verdadeiramente livres e em sintonia com a natureza ao seu redor.

Praia da Bela Vista, em Almada

Localizada em Almada, na famosa Costa da Caparica, a Praia da Bela Vista é uma das joias naturistas da região. Como era de se esperar, é a última praia ao longo da extensa costa, onde encontramos uma área destinada aos adeptos do naturismo, que se inicia a cerca de meio quilômetro da entrada.

Conhecida também pelo apelido “Dezanove”, a Praia da Bela Vista tem uma história importante no contexto do naturismo em Portugal, sendo uma das primeiras praias oficialmente reconhecidas para essa prática no país. Com uma atmosfera acolhedora e descontraída, esta praia atrai naturistas e entusiastas que buscam a liberdade de poder aproveitar o mar e o sol em harmonia com a natureza.

Nessa praia, os praticantes do naturismo podem desfrutar da privacidade proporcionada pela zona naturista, onde a nudez é respeitada e considerada uma expressão genuína de liberdade e conexão com o ambiente. A Praia da Bela Vista é um local onde todos podem se sentir à vontade para serem eles mesmos, livres de preconceitos e julgamentos, e celebrando a beleza natural do corpo humano.

Além disso, a paisagem é deslumbrante, com dunas douradas e uma vasta extensão de areia fina, perfeita para caminhadas à beira-mar. É um verdadeiro refúgio para aqueles que desejam escapar das pressões da vida cotidiana e se reconectar com a natureza de forma genuína e respeitosa.

Com sua história rica e ambiente agradável, a Praia da Bela Vista é uma das praias naturistas mais emblemáticas de Portugal, que oferece uma experiência enriquecedora para todos os que a visitam.

Praia do Malhão, em Vila Nova de Milfontes

Localizada em Vila Nova de Milfontes, a Praia do Malhão é um verdadeiro atrativo para muitas famílias portuguesas durante o verão. Com a sua proximidade a Milfontes, esta praia oferece um refúgio paradisíaco para os amantes do naturismo.

Desde 2016, a Praia do Malhão foi alvo de melhorias, com a modernização dos acessos e estacionamentos, tornando-a mais acessível e confortável para os visitantes. Ao chegar ao local, fica claro que esta é uma praia onde a liberdade e a comunhão com a natureza são valorizadas.

Com um extenso e amplo areal, esta praia proporciona muito espaço para os praticantes do naturismo se sentirem à vontade e desfrutarem da experiência com total liberdade. Caminhar, correr ou simplesmente relaxar na areia dourada e macia, em meio a um cenário de beleza natural intocada, é uma oportunidade única de conexão com o ambiente e consigo mesmo.

A Praia do Malhão é um local onde a nudez é respeitada como uma expressão de liberdade e aceitação do corpo, permitindo que os visitantes se desliguem das preocupações diárias e se conectem com o espírito da natureza. É um ambiente tranquilo e acolhedor, onde os naturistas podem se sentir bem-vindos e apreciar a companhia de outros que compartilham dos mesmos valores e princípios.

Além disso, as águas límpidas e refrescantes do Oceano Atlântico proporcionam uma experiência revigorante, ideal para relaxar e se divertir sob o sol. A Praia do Malhão é o cenário perfeito para viver momentos inesquecíveis, fortalecendo a conexão com a natureza em sua forma mais autêntica.

Portanto, para quem busca uma experiência naturista autêntica, em um ambiente de respeito, harmonia e beleza natural, a Praia do Malhão é o destino ideal para se entregar ao encanto do mar e do sol, em total liberdade e aceitação.

Praia da NATO, em Almada

Localizada em Almada, a Praia da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN em português brasileiro), também conhecida como Praia da Adiça, é um verdadeiro paraíso para aqueles que desejam experimentar o naturismo pela primeira vez.

Com um extenso areal de aproximadamente 1,4 km, esta praia oferece uma área oficial para naturistas, onde a nudez é bem-vinda e respeitada. Embora o acesso possa não ser tão direto como em outras praias, o esforço para chegar aqui é recompensado pela atmosfera tranquila e acolhedora que aguarda os visitantes.

Para chegar à zona destinada ao naturismo na Praia da NATO, é possível seguir as indicações após avistar a base militar da NATO. Estacionando o carro nas proximidades, é necessário percorrer um caminho que leva pouco mais de 10 minutos até atingir a área oficial para praticantes do naturismo.

A Praia da NATO proporciona aos iniciantes no naturismo uma experiência envolvente e acolhedora, ideal para se libertarem das inibições e se conectarem com a natureza em sua forma mais autêntica. O ambiente amigável e respeitoso torna este local perfeito para desfrutar da liberdade de estar em contato direto com o ambiente natural e se sentir confortável com a própria pele.

Enquanto caminham pelo extenso areal, os visitantes podem desfrutar da brisa do mar e das águas refrescantes do Oceano Atlântico. A paisagem deslumbrante e preservada torna a Praia da NATO um refúgio relaxante e rejuvenescedor para aqueles que buscam momentos de tranquilidade e serenidade.

Praia do Salto, perto de Porto Covo

Localizada próxima à vila de Porto Covo, a Praia do Salto é um verdadeiro refúgio para os naturistas, sendo um dos areais mais apreciados por oferecer privacidade entre as impressionantes falésias do local.

O charme singular desta praia é evidenciado pela beleza natural que a cerca, proporcionando uma experiência única para aqueles que buscam apreciar a natureza em sua forma mais autêntica. Com a privacidade oferecida pelas falésias, os visitantes se sentem à vontade para desfrutar da praia e do mar em total liberdade.

A Praia do Salto destaca-se também como uma das mais belas praias de nudismo em Portugal, atraindo tanto os adeptos do naturismo quanto os amantes da natureza em busca de um lugar tranquilo e pitoresco para relaxar. A conexão com o ambiente natural é intensificada pelo cenário de tirar o fôlego, onde o mar encontra a terra e cria um espetáculo encantador entre as marés.

Devido à sua localização próxima a Porto Covo, a Praia do Salto é de fácil acesso, permitindo que os visitantes desfrutem de momentos de tranquilidade e contemplação ao longo da costa alentejana. O som das ondas quebrando nas falésias e a brisa do mar acrescentam uma atmosfera relaxante e rejuvenescedora, tornando a estadia na praia uma experiência verdadeiramente memorável.

Assim, para os amantes da natureza e da liberdade de estar em harmonia com o meio ambiente, a Praia do Salto é um verdadeiro paraíso que vale a pena visitar. Entre as falésias e as marés, os naturistas encontram nesta praia um cenário idílico para se conectar com a natureza e desfrutar de momentos inesquecíveis em meio à beleza intocada da costa portuguesa.

Praia do Homem Nu, perto da Praia do Barril

Localizada próxima à Praia do Barril, a Praia do Homem Nu é um destino perfeito para os amantes do naturismo que desejam desfrutar da praia em sua forma mais autêntica.

O nome da praia já diz tudo – é o local ideal para aqueles que desejam se conectar com a natureza e aproveitar a praia como vieram ao mundo. Mas não se engane pensando que apenas homens frequentam esse paraíso natural; mulheres também apreciam a beleza e a liberdade proporcionadas por essa praia única.

Entre as praias de nudismo destacadas nesta lista, a Praia do Homem Nu se sobressai por ser conhecida por suas trilhas e acessos mais difíceis, o que acrescenta um toque de aventura à experiência. Localizada na ponta mais ocidental da Ilha de Tavira, entre a Praia do Barril e a barra da Fuzeta, a praia é cercada por uma paisagem deslumbrante e intocada.

A Praia do Homem Nu oferece aos visitantes um refúgio tranquilo e afastado da agitação do dia a dia. A jornada até a praia pode ser desafiadora, mas é recompensada pelo ambiente sereno e pitoresco que aguarda aqueles que decidem explorar essa joia escondida.

Enquanto caminham pelas trilhas sinuosas que levam à praia, os naturistas são agraciados com vistas deslumbrantes da natureza selvagem que caracteriza essa região. Ao chegarem à praia, eles são recebidos por uma extensão de areia dourada e águas cristalinas do mar, proporcionando o cenário perfeito para uma experiência de nudismo em total sintonia com o ambiente.

Assim, para os aventureiros em busca de uma experiência única de nudismo em meio à natureza selvagem, a Praia do Homem Nu é o destino ideal. A combinação de trilhas desafiadoras, vistas deslumbrantes e a liberdade de estar em harmonia com a natureza torna essa praia uma opção especial para aqueles que buscam momentos inesquecíveis de tranquilidade e conexão com o meio ambiente.

Praia das Adegas, em Odeceixe

Localizada na deslumbrante região que faz fronteira entre o Algarve e o Alentejo, a Praia das Adegas é um verdadeiro tesouro escondido e uma das praias mais bonitas de Portugal, compartilhando a fama com a belíssima Praia de Odeceixe, que fica próxima.

Para os amantes do naturismo, a Praia das Adegas é um destino imperdível nesta zona do país. Conhecida por ser uma das praias mais frequentadas por naturistas, ela se destaca por sua atmosfera tranquila e acolhedora, onde todos podem aproveitar a praia em sua forma mais autêntica e relaxada.

Ao chegar à Praia das Adegas, os visitantes encontram uma pequena enseada encantadora, rodeada pela beleza natural e serena do rio que deságua no mar. Essa configuração única confere à praia uma sensação de privacidade e isolamento, proporcionando aos naturistas um ambiente discreto e acolhedor para desfrutar da nudez em harmonia com a natureza.

As águas calmas e cristalinas da Praia das Adegas convidam os visitantes a se refrescarem e relaxarem sob o sol radiante do Algarve e Alentejo. A praia oferece um cenário idílico, com sua areia dourada e as falésias imponentes que a cercam, criando um contraste impressionante entre a terra e o mar.

A experiência na Praia das Adegas é enriquecida pela oportunidade de explorar a natureza circundante. Caminhadas pelas trilhas que contornam a praia e ao longo das falésias proporcvionam vistas espetaculares da paisagem costeira e da vegetação exuberante que caracteriza essa região única.

Praia da Barreta, em Faro

A praia da Barreta, popularmente conhecida como Ilha Deserta, é um verdadeiro refúgio de tranquilidade situado em Faro. Com apenas um habitante permanente, o icônico restaurante Estaminé, essa praia pode ser considerada um dos lugares mais calmos de todo o país.

Sua vastidão impressiona, pois conta com mais de 10 quilômetros de areias brancas e águas cristalinas, oferecendo um cenário espetacular para os visitantes se entregarem ao contato com a natureza. O ambiente sereno e isolado da Ilha Deserta torna-a perfeita para que os naturistas possam desfrutar de momentos únicos de conexão com a praia em sua forma mais autêntica, livre de qualquer preocupação ou preconceito.

As águas cristalinas da praia da Barreta convidam a refrescantes mergulhos e momentos de serenidade enquanto se deleitam na calmaria do oceano. A abundância de espaço permite que os naturistas encontrem seu cantinho ideal para se reconectar com a natureza e desfrutar de uma experiência de praia verdadeiramente única e libertadora.

Além disso, a Ilha Deserta é repleta de beleza natural intocada. Os visitantes têm a oportunidade de explorar as dunas de areia e a vegetação exuberante que compõem essa paisagem deslumbrante.

A atmosfera de tranquilidade e serenidade que envolve a Praia da Barreta torna-a um local especial para os naturistas desfrutarem da liberdade de viver momentos inesquecíveis em meio a uma paisagem deslumbrante e isolada.

Hospedagens para nudistas em Portugal

Espaço Naturista Sasmonatura

Além das praias naturistas, Portugal também oferece uma diversidade de acomodações onde estar em contato com a natureza sem roupas se tornou algo natural, atraindo visitantes de várias partes do mundo, especialmente da Europa.

Esses ambientes aconchegantes estão muitas vezes cercados por paisagens litorâneas ou rurais da região, incluindo chalés, pousadas e áreas de camping, onde a prioridade é se despir de roupas, timidez e “pré-conceitos”.

Portanto, se você está desfrutando das praias naturistas em Portugal, por que não escolher uma hospedagem que siga a mesma filosofia? Aqui estão algumas das opções de hospedagens para nudistas em Portugal:

Monte Naturista O Barão em Santiago do Cacém

O Monte Naturista O Barão, localizado em Santiago do Cacém, é um destino de férias naturista que oferece 4 bungalows de madeira, cada um com capacidade para acomodar de 2 a 4 pessoas. Além disso, o local dispõe de área para camping, inclusive com espaço para motor-homes, e oferece comodidades como sauna e piscina de água salgada. É um ambiente perfeito para desfrutar da natureza em harmonia com o naturismo.

Samonatura em Odemira

Em Odemira, encontra-se o Samonatura, um conjunto de quatro casas aconchegantes situadas em uma deslumbrante região rural com vista para o mar. Esse alojamento é perfeito para famílias adeptas do nudismo, pois oferece uma experiência única em meio à natureza. Além disso, os hóspedes podem desfrutar de comodidades como sauna, piscina de água salgada, jacuzzi e uma área de jogos, proporcionando momentos de tranquilidade e diversão durante a estadia.

Natur Viana em Viana do Castelo

Em Viana do Castelo, no norte de Portugal, encontra-se o Natur Viana, um encantador local cercado por uma exuberante natureza da região. Essa área de camping nudista oferece uma experiência única em meio à paisagem natural. Além disso, há opções de hospedagem em 4 tendas cercadas pela vegetação e um chalé especial com 25 m2.

Para a comodidade dos visitantes, trailers e motor-homes também são bem-vindos nesse espaço. Quanto às atividades de lazer, o Natur Viana conta com uma refrescante piscina, trilhas na mata e empolgantes passeios de jeep off-road, proporcionando momentos de diversão em contato direto com a natureza.

Quinta do Maral em Marvão

Localizada em Marvão, a Quinta do Maral é um refúgio naturista inserido no Parque Natural da Serra de São Mamede. Além de ser uma área de camping que acolhe trailers e motorhomes, também oferece a opção de aluguel de um charmoso apartamento.

Para proporcionar momentos de lazer e repouso, a Quinta do Maral conta com uma refrescante piscina e um aconchegante bar. Além disso, oferece atividades extras como a observação de aves na natureza, permitindo que os visitantes se conectem ainda mais com o ambiente natural ao seu redor.

Não podemos deixar de mencionar a deslumbrante paisagem rural que envolve o local, contribuindo para uma experiência verdadeiramente única. Vale destacar que a Quinta do Maral é considerada um espaço auto-sustentável, valorizando ainda mais o respeito pela natureza e a prática do naturismo.

Vila Pura em Tavira

Vila Pura, localizada em Tavira, é um charmoso hotel que adota a nudez integral apenas na área da piscina, oferecendo aos hóspedes a liberdade de escolherem como se sentem mais confortáveis no restante do espaço. Com uma atmosfera perfeita para casais, o hotel proporciona momentos relaxantes e agradáveis.

Além de desfrutar da refrescante piscina, os hóspedes têm à sua disposição bicicletas para explorar as belas redondezas, permitindo que mergulhem na natureza ao seu ritmo. Vila Pura é o lugar ideal para relaxar, desfrutar da companhia um do outro e criar lembranças memoráveris em um ambiente acolhedor e discreto.

Casa Risa em Mexilhoeira Grande (Algarve)

A bela pousada clothing optional (nudez opcional) Casa Risa é voltada para a comunidade LGBT e cisgênero. O espaço tem 13 quartos confortáveis, um agradável jardim ao redor da piscina, e claro, o sol esplêndido Algarvio.

Interessante observar que a maioria dos proprietários dessas acomodações não são portugueses, tendo deixado seus países de origem para viver em Portugal, transformando um estilo de vida em um empreendimento também.

Aluguel de casa para temporada para nudistas

Você já ouviu falar sobre o Naturist BnB? É uma plataforma semelhante ao Airbnb, porém exclusivamente voltada para o público nudista.

No Naturist BnB, você encontrará uma ampla seleção de casas e espaços para aluguel temporário, todos destinados aos adeptos do nudismo. Essa plataforma proporciona aos viajantes nudistas a oportunidade de encontrar acomodações adequadas e acolhedoras, onde podem desfrutar de total liberdade e conforto durante sua estadia.

Se você é um entusiasta do nudismo e procura por uma experiência de aluguel de temporada que esteja alinhada com seu estilo de vida, o Naturist BnB é o lugar certo para você encontrar acomodações que atendam às suas necessidades e preferências. É uma forma incrível de explorar novos destinos e se conectar com a comunidade nudista ao redor do mundo.

Como funciona o Naturist BnB

O Naturist BnB opera de maneira simples e prática. Os anfitriões naturistas que desejam receber hóspedes publicam seus anúncios na plataforma, descrevendo detalhadamente o ambiente em que vivem e apresentando as regras de hospedagem.

Os hóspedes interessados em uma experiência nudista podem utilizar a ferramenta de busca para selecionar o país de destino, o tipo de acomodação desejada e o preço por diária.

As opções de acomodações cadastradas são bastante diversificadas, abrangendo desde veleiros até casas na árvore, localizadas tanto no Norte como no Sul de Portugal, além de diversas outras localidades na Europa.

Com essa variedade, os viajantes naturistas têm a oportunidade de escolher a hospedagem que melhor se adequa às suas preferências e planos de viagem, tornando sua estadia ainda mais especial e única. O Naturist BnB é uma excelente maneira de conectar os adeptos do nudismo e oferecer experiências autênticas e acolhedoras para todos os envolvidos.

Os benefícios da prática do nudismo

Os benefícios da prática do nudismo são diversos e podem ser experimentados ao adotar o estilo de vida naturista em Portugal. É importante destacar que o naturismo não está associado a questões sexuais ou exibicionistas, mas sim à contemplação da nudez coletiva em harmonia com a natureza. Vejamos alguns desses benefícios:

  1. Banhos de sol, mar, lago e piscina sem trajes permitem que o corpo seja oxigenado de forma uniforme e homogênea através de toda a pele.
  2. A exposição ao sol atua como um catalisador de vitamina D, contribuindo para a prevenção de doenças como osteoporose e raquitismo.
  3. Ao estar nu, percebe-se que todas as pessoas têm formas diferentes, mas, ao mesmo tempo, igualam-se em seu estado de nudez. Isso promove uma valorização e fortalecimento da autoestima em relação ao próprio corpo.
  4. A prática do nudismo proporciona uma sensação plena de liberdade e igualdade, uma vez que, nesse contexto, não existem diferenças de status sociais. Todos estão na mesma condição, ou seja, nus, o que cria um ambiente de aceitação e respeito mútuo entre as pessoas.

Portanto, a nudez social coletiva, em contato com a natureza, traz benefícios para a saúde física, emocional e psicológica, além de promover uma conexão mais profunda consigo mesmo e com o ambiente ao redor. É uma forma de vivenciar a liberdade e a igualdade, reforçando o respeito ao corpo e à individualidade de cada indivíduo.

Nudismo em Lisboa

Os entusiastas do nudismo em Lisboa agora têm à disposição um espaço naturista na cidade, mais precisamente uma piscina que oferece até aulas de hidroginástica.

Esse encontro ocorre uma vez por mês e é organizado pelo Clube Naturista do Centro (CNC), com atividades realizadas em dois locais distintos: na piscina municipal do Alvito e em um clube localizado em Sacavém.

É importante ressaltar que o espaço naturista no clube funciona apenas por algumas horas e é exclusivamente reservado para esse tipo de evento.

Para participar do banho de piscina nu, é necessário enviar uma solicitação por e-mail para o CNC, passando por um processo de aprovação e concordando com as regras da piscina e o código de ética naturista.

Agora que você já conhece as praias de nudismo em Portugal, que tal considerar uma visita ao país? Além de belas praias naturistas, Lisboa também oferece essa oportunidade de vivenciar o naturismo de forma social e descontraída.

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *