10 picos imperdíveis de surf em Portugal

Com mais de 900 km de costa marítima, Portugal oferece uma variedade de condições de surf, desde ondas mais suaves para iniciantes até ondas maiores e mais desafiadoras para surfistas experientes.

O clima mediterrâneo de Portugal, com verões quentes e invernos amenos, torna o país um destino de surf atraente durante todo o ano.

A costa portuguesa é abençoada com uma grande variedade de paisagens, desde praias de areia branca até falésias rochosas, proporcionando um cenário pitoresco para a prática do surf.

10 picos imperdíveis de surf em Portugal

A Praia do Norte, na cidade de Nazaré, é especialmente conhecida por suas grandes ondas, atraindo surfistas de todo o mundo para surfar ondas que podem chegar a mais de 20 metros de altura.

Além disso, Portugal abriga a única reserva mundial de surf da Europa, na Ericeira, reconhecida pela Unesco em 2011.

A gastronomia portuguesa, com seus frutos do mar frescos e pratos tradicionais, também é uma atração para os surfistas que visitam o país.

E a simpatia da população portuguesa, bem como a cultura e a história rica do país, tornam a experiência de surfar em Portugal ainda mais especial.

Reserva Mundial de Surf  – Ericeira

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é uma área designada para a prática do surf e proteção ambiental, localizada na costa oeste de Portugal, a cerca de 50 km a noroeste de Lisboa.

Foi oficialmente designada como a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa pela organização norte-americana Save The Waves Coalition em 2011.

A reserva estende-se por cerca de 4 km de costa, incluindo cinco praias principais (Ribeira d’Ilhas, Coxos, Pedra Branca, São Lourenço e Algodio) e algumas outras quebras de surf menores.

A área tem sido reconhecida como um local de surf de classe mundial, com condições ideais para surfistas de todos os níveis de habilidade.

A Reserva Mundial de Surf da Ericeira é importante não apenas para o surf, mas também para a proteção do meio ambiente e da cultura local.

A área é rica em biodiversidade, incluindo várias espécies de aves marinhas, golfinhos e tartarugas marinhas, bem como importantes formações geológicas. A reserva também abriga várias aldeias pitorescas e edifícios históricos, preservando a cultura local e a história da região.

Além disso, a reserva promove práticas sustentáveis no surf e no turismo, incentivando ações responsáveis ​​e conscientes para proteger o meio ambiente e garantir o bem-estar das comunidades locais.

Praia do Guincho

A Praia do Guincho é uma das praias mais ventosas de Portugal, e é muito popular entre praticantes de desportos de vento, como kitesurf e windsurf.

Além disso, é também um spot conhecido para a prática de surf, especialmente para surfistas mais experientes.

Localizada a cerca de 5 km da cidade de Cascais, na costa oeste de Portugal, a Praia do Guincho oferece condições de mar consistentes, com ondas poderosas e vários picos de surf.

É um local bastante exposto ao vento e à corrente, o que pode tornar a prática de surf mais desafiante, mas também pode oferecer condições ideais para surfistas experientes que procuram ondas maiores e mais técnicas.

A Praia do Guincho é muito conhecida também pelos praticantes de kitesurf e windsurf, devido às suas condições ideais de vento e mar.

É um local bastante movimentado durante os meses de verão, e oferece uma grande variedade de serviços e comodidades, incluindo escolas de surf e aluguel de equipamentos.

Além do mais, a Praia do Guincho é muito bonita e selvagem, com uma paisagem natural impressionante, rodeada por dunas e falésias. É um local ideal para passeios e caminhadas, e oferece uma vista deslumbrante sobre o oceano Atlântico.

Nazaré

Nazaré é uma cidade costeira no centro de Portugal, conhecida por suas belas praias e, mais recentemente, pelas gigantescas ondas que atraem surfistas de todo o mundo.

A Praia do Norte, localizada na costa de Nazaré, é especialmente famosa por suas ondas enormes, que podem chegar a mais de 20 metros de altura.

As ondas gigantes da Praia do Norte são formadas pela interação de diferentes fatores, incluindo a geologia local, a topografia submarina e as condições climáticas.

A região é afetada pelas ondas do Atlântico, que se encontram com a formação natural de um desfiladeiro submarino, criando um fenômeno conhecido como “canhão submarino”.

Isso faz com que as ondas sejam amplificadas e formem as gigantescas paredes de água que atraem surfistas corajosos de todo o mundo.

A Praia do Norte é considerada um dos lugares mais desafiadores e perigosos para se surfar no mundo, devido às suas condições extremas.

Ondas gigantes, correntezas fortes e bancos de areia imprevisíveis fazem com que o surf na Praia do Norte seja reservado apenas para os surfistas mais experientes e habilidosos.

No entanto, a Praia do Norte e a cidade de Nazaré em geral também são um destino turístico popular, com belas praias e paisagens cinematográficas, além de uma rica cultura e história local.

Sagres – Algarve

Praia do Tonel

Sagres é um destino popular para surfistas em Portugal. Localizada no extremo sudoeste do país, a cidade é conhecida por suas belas praias e ondas excelentes para o surf. Entre os picos de surf mais conhecidos de Sagres, destacam-se a Praia do Tonel, Mareta, Beliche e Zavial.

A Praia do Tonel é considerada uma das melhores praias de surf em Sagres, com ondas frequentemente grandes e poderosas que atraem surfistas experientes. A praia de Mareta, por outro lado, oferece condições mais tranquilas e é mais adequada para surfistas iniciantes.

Beliche é outro pico popular em Sagres, conhecido por suas ondas consistentes e poderosas. Embora possa ser um pouco mais difícil de acessar do que outras praias de Sagres, Beliche é uma ótima opção para surfistas que buscam ondas desafiadoras e menos lotadas.

Zavial é outro ponto de surf popular em Sagres, com ondas que quebram tanto para os surfistas de direita quanto para os de esquerda.

A praia também é conhecida por sua paisagem pitoresca e é um ótimo local para observação de aves marinhas e outras formas de vida selvagem.

Além de suas excelentes condições de surf, Sagres é também um destino turístico popular, com uma rica história e cultura, bem como uma impressionante paisagem costeira.

A cidade é um ótimo lugar para desfrutar de atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicleta e observação de aves.

Carcavelos

Localizada no concelho de Cascais, na região de Lisboa, é uma das praias mais populares para a prática de surf em Portugal. A sua localização privilegiada e as condições do mar tornam-na uma das escolhas favoritas para surfistas de todo o mundo.

Além disso, a Praia de Carcavelos acolhe regularmente competições de surf e outros eventos relacionados com este desporto.

As ondas da Praia de Carcavelos podem ser bastante poderosas e desafiantes, especialmente durante os meses de inverno, quando as condições do mar são mais fortes.

Por isso, pode não ser a melhor opção para principiantes que ainda não têm muita experiência em surfar em ondas grandes.

No entanto, durante os meses de verão e em dias com mar mais calmo, a Praia de Carcavelos pode oferecer ondas mais suaves e adequadas para iniciantes que queiram aprender a surfar.

Além disso, existem escolas de surf e instrutores experientes que podem ajudar os iniciantes a aprender as técnicas e a navegar com segurança nas ondas.

Praia da Arrifana – Costa Vicentina

A Praia da Arrifana é um destino popular entre surfistas e bodyboarders em Portugal. Localizada no concelho de Aljezur, na costa algarvia, é conhecida pelas suas condições de mar consistentes e pelas suas ondas desafiantes.

A Praia da Arrifana é um ponto de encontro para surfistas e bodyboarders de todo o mundo, especialmente durante os meses de inverno, quando as condições do mar são mais favoráveis.

A praia oferece ondas de qualidade, com vários picos de surf ao longo da baía, adequados para surfistas de todos os níveis de experiência.

Além disso, a paisagem natural envolvente, com as falésias e a Reserva Natural da Costa Vicentina, torna a Praia da Arrifana num lugar de grande beleza e atrativo para os amantes da natureza.

A praia oferece também várias escolas de surf e de bodyboard, onde os iniciantes podem aprender e os mais experientes podem aperfeiçoar as suas técnicas.

Praia do Amado – Costa Vicentina

A Praia do Amado é considerada uma das melhores zonas de surf em Portugal, graças às suas correntes fortes e ondas íngremes. Localizada no concelho de Aljezur, na costa oeste do Algarve, é uma das praias mais populares para a prática de surf em Portugal.

A Praia do Amado oferece condições de mar consistentes ao longo do ano, com ondas de qualidade e vários picos de surf, adequados para surfistas de todos os níveis de experiência.

Devido às suas características, a praia é regularmente escolhida para a realização de competições de surf internacionais, o que atrai atletas de todo o mundo.

Durante o verão, a Praia do Amado é bastante popular entre surfistas e outros amantes do mar. Apesar de ser uma praia bastante movimentada durante esta época do ano, as condições de mar continuam a atrair surfistas em busca de ondas desafiantes.

É importante lembrar que a Praia do Amado pode ter correntes fortes e ondas poderosas, o que a torna uma praia mais adequada para surfistas com experiência.

Peniche

As praias de Peniche têm sido fundamentais para erguer a reputação de Portugal como um dos destinos de surf mais importantes da Europa.

Localizada na costa oeste de Portugal, a cidade de Peniche é um destino popular entre surfistas de todo o mundo, graças às suas excelentes condições de mar e às suas ondas de qualidade.

As praias de Peniche oferecem uma grande variedade de spots de surf, com ondas de diferentes tamanhos e direções, adequados para surfistas de todos os níveis de experiência.

Alguns dos picos de surf mais famosos em Peniche incluem a Praia dos Supertubos, conhecida pelas suas ondas longas e tubulares, que acolhe regularmente competições de surf internacionais.

A qualidade das ondas de Peniche tem atraído surfistas de todo o mundo, bem como a atenção da indústria do surf e dos media especializados.

Como resultado, a cidade tem visto um aumento no turismo relacionado com o surf, e tem vindo a ser reconhecida como um dos principais destinos de surf da Europa.

Praia do Cabedelo – Figueira da Foz

A Praia do Cabedelo é uma praia muito bonita e popular em Portugal, localizada na cidade da Figueira da Foz. É conhecida pelas suas dunas e vegetação selvagem, que lhe conferem um ambiente natural e tranquilo, perfeito para passar o tempo em família ou com amigos.

A Praia do Cabedelo é bastante ventosa, o que a torna um destino popular para os praticantes de desportos de vento, como o kitesurf e windsurf.

No entanto, também é um excelente local para a prática de surf, devido às suas condições de mar, com ondas de qualidade e vários picos de surf.

A praia oferece bons acessos e estacionamento fácil, além de uma vista impressionante sobre a cidade da Figueira da Foz. É um local bastante popular entre os habitantes locais e turistas, especialmente durante os meses de verão.

Paul do Mar – Madeira

A Praia do Paul do Mar, também conhecida como Ribeira das Galinhas, é uma praia calma e escondida, com ondas grandes, que a torna um local popular para a prática de surf e bodyboard.

Em 2001, a Praia do Paul do Mar recebeu o Campeonato Mundial de Surf, o que ajudou a aumentar a sua popularidade entre os surfistas de todo o mundo. No entanto, devido à sua localização remota na ilha, não há muitos restaurantes e cafés nas proximidades da praia.

Apesar disso, a Praia do Paul do Mar oferece uma experiência autêntica e tranquila aos visitantes, com uma vista incrível para o oceano Atlântico e um ambiente natural e intocado.

É um local ideal para aqueles que procuram um ambiente mais rústico e relaxado, longe do agito das cidades turísticas.

A Praia do Paul do Mar é bastante isolada, e é preciso percorrer uma estrada íngreme e sinuosa para chegar até lá. No entanto, para quem aprecia a natureza e a aventura, vale a pena a visita.

Além disso, a praia é ideal para os surfistas que procuram ondas grandes e desafiantes, ou para aqueles que querem simplesmente desfrutar da beleza natural da ilha da Madeira.

Veja também: A praia da Nazaré, uma alternativa ao Algarve no centro de Portugal

Veja também: Praia da Ribeira do Cavalo, Sesimbra

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *