Bairro Alto, em Lisboa: 11 atrações imperdíveis

O Bairro Alto é um dos bairros mais variados de Lisboa em termos de cultura, história, gastronomia e entretenimento.

Em termos de cultura, o bairro abriga museus, igrejas e monumentos históricos, como a Igreja de São Roque e o Convento do Carmo, que proporcionam uma imersão na história e na arquitetura da cidade.

Além disso, o bairro é conhecido pela sua cena artística e pela presença de galerias de arte e ateliês de artistas.

Em termos de gastronomia, o bairro oferece uma grande variedade de opções, desde os tradicionais restaurantes portugueses até os mais modernos e sofisticados.

O Bairro Alto é também conhecido pelos seus bares e vida noturna agitada, oferecendo uma grande variedade de opções para todos os gostos.

Bairro Alto, em Lisboa: 11 atrações imperdíveis

Com tantas opções e diversidade, o Bairro Alto é sem dúvida um dos bairros mais interessantes e animados de Lisboa, atraindo moradores e turistas de todo o mundo.

O Bairro Alto é um bairro histórico localizado no coração de Lisboa, Portugal. Sua história remonta ao século 16, quando foi construído fora das muralhas da cidade.

Na época, o bairro era conhecido como Vila Nova de Andrade e se desenvolveu rapidamente em uma área residencial para a classe alta de Lisboa.

No século 18, o bairro passou por grandes mudanças com a construção de novos edifícios, igrejas e praças. Durante este período, o bairro tornou-se um importante centro cultural e social, com muitos cafés, teatros e restaurantes abertos.

No século 19, o Bairro Alto passou a ser habitado por pessoas de classes mais baixas e se tornou um bairro boêmio, com muitas tabernas e tavernas populares.

Durante este período, o bairro foi frequentado por escritores, poetas e artistas, e tornou-se conhecido como um dos lugares mais animados e animados de Lisboa.

Vista para o Castelo de São Jorge e o bairro da Alfama

No início do século 20, o Bairro Alto começou a ser reconhecido como um destino turístico popular, com muitos visitantes interessados ​​em experimentar a vida noturna vibrante e a cultura única do bairro.

Hoje, o Bairro Alto é uma mistura de seu passado histórico e seu presente moderno. O bairro é conhecido por sua atmosfera vibrante e por ser o centro da vida noturna de Lisboa, com muitos bares, restaurantes e casas de fado.

Também abriga muitos edifícios históricos, igrejas e praças que remontam ao século 18 e 19. É um destino popular para turistas que visitam Lisboa e uma área importante da cidade.

1. Aprecie o Pôr do Sol no Miradouro de Santa Catarina

O Miradouro de Santa Catarina é um dos miradouros mais populares de Lisboa, situado no coração do Bairro Alto. Com sua vista panorâmica da cidade, é um local popular para assistir ao pôr do sol.

Quando o sol começa a se pôr sobre o Rio Tejo, o Miradouro de Santa Catarina oferece uma vista deslumbrante da cidade iluminada pela luz suave do final do dia.

As casas coloridas, igrejas e monumentos históricos da cidade parecem ainda mais encantadores com a luz do sol poente.

Os visitantes do miradouro podem desfrutar do ambiente descontraído, com muitos músicos de rua, artistas e turistas se reunindo para apreciar a vista e celebrar o final de mais um dia em Lisboa.

O Miradouro de Santa Catarina é um ótimo lugar para relaxar, desfrutar de uma bebida e assistir ao pôr do sol enquanto a cidade ganha vida com as luzes da noite.

Se você estiver visitando Lisboa, definitivamente vale a pena conferir o pôr do sol no Miradouro de Santa Catarina. A vista é de tirar o fôlego e a atmosfera é única – uma experiência verdadeiramente inesquecível.

2. Visite o Museu da Farmácia

Logo atrás do Miradouro de Santa Catarina fica o Museu da Farmácia e, em dias ensolarados, você provavelmente verá pessoas no terraço gramado saboreando comidas e bebidas do restaurante anexo, o Pharmacia Felicidade.

O museu está situado em um edifício do século 18 que foi originalmente construído para abrigar uma farmácia, a Farmácia Franco.

O Museu da Farmácia apresenta uma coleção de mais de 20.000 objetos relacionados à história da farmácia, incluindo equipamentos médicos, instrumentos cirúrgicos, livros e documentos, e uma vasta coleção de medicamentos antigos.

Os visitantes do museu podem aprender sobre a história da medicina e da farmácia, desde a antiguidade até os dias atuais, e ver como as práticas médicas evoluíram ao longo dos séculos.

O museu também oferece exposições temporárias sobre temas relacionados à saúde e à medicina.

Antigos boticários, farmácias tradicionais chinesas de Macau e outros exemplos históricos foram fielmente recriados, e os itens em exibição variam de artefatos do antigo Egito a kits médicos da estação espacial Mir.

Além da exposição principal, o Museu da Farmácia também possui uma loja que vende produtos de cuidados de saúde e bem-estar, bem como uma biblioteca e um centro de pesquisa para estudantes e pesquisadores interessados ​​na história da medicina.

O Museu da Farmácia é um local interessante para visitar para aqueles que desejam aprender mais sobre a história da medicina e da farmácia, bem como para aqueles que se interessam por objetos antigos e históricos.

3. Beba um drinque na cobertura do Park Bar

O Park Bar é um local muito popular em Lisboa para desfrutar de bebidas enquanto aprecia a vista panorâmica da cidade. Localizado no coração do Bairro Alto, o bar fica no topo de um estacionamento de sete andares, oferecendo uma vista única e espetacular da cidade.

Com uma decoração descontraída e moderna, o Park Bar é um lugar perfeito para relaxar e socializar enquanto desfruta da vista incrível. O ambiente é descontraído e amigável, com muitos locais e turistas frequentando o local.

Além das bebidas, o Park Bar também serve petiscos deliciosos e pratos leves para acompanhar sua bebida enquanto você admira a vista da cidade. À noite, o bar é iluminado por luzes suaves, criando uma atmosfera romântica e sofisticada.

Se você estiver procurando por um local para desfrutar de um drinque enquanto desfruta de vistas panorâmicas da cidade, não há lugar melhor em Lisboa do que o Park Bar.

Com sua atmosfera descontraída, decoração moderna e vista deslumbrante, este bar é uma escolha perfeita para uma noite inesquecível em Lisboa.

O bar só fecha às 2h da madrugada, com comida (principalmente hambúrgueres) disponível à tarde e das 20h às 23h. Nas noites quentes de verão, vai estar lotado.

4. Caminhe pelas ruas do Bairro Alto

Caminhar pelas ruas do Bairro Alto é uma das melhores maneiras de conhecer o coração de Lisboa. Este bairro histórico é um dos mais antigos e pitorescos da cidade, e oferece uma infinidade de lojas, restaurantes, bares e atrações turísticas para explorar.

As ruas do Bairro Alto são estreitas e sinuosas, com edifícios históricos coloridos e fachadas decoradas com azulejos tradicionais portugueses.

É fácil se perder nas ruas do bairro, mas cada esquina oferece uma surpresa agradável, seja uma pequena loja de artesanato, um restaurante local ou um miradouro com vistas incríveis da cidade.

As ruas do bairro também são famosas por sua vida noturna animada, com muitos bares e clubes que atraem moradores e turistas até tarde da noite.

Durante o dia, o Bairro Alto é um local popular para fazer compras, com muitas lojas de artesanato, boutiques e mercados de rua que vendem produtos locais e artesanais.

A comida também é uma grande atração no bairro, com muitos restaurantes que servem pratos tradicionais portugueses e internacionais.

Caminhar pelas ruas do Bairro Alto é uma experiência única e memorável em Lisboa, que oferece uma oportunidade para explorar a história e a cultura desta cidade encantadora.

Se você estiver visitando Lisboa, não deixe de caminhar pelo Bairro Alto para descobrir tudo o que esta área única tem a oferecer.

5. Ande de funicular

Elevador da Glória

Os funiculares são um meio de transporte icônico em Lisboa, e o bairro do Bairro Alto é um dos lugares onde você pode experimentar essa forma única de se locomover. Existem dois funiculares que operam no bairro: o Elevador da Glória e o Elevador da Bica.

O Elevador da Glória é um funicular de madeira que liga a Praça dos Restauradores ao topo da colina onde fica o Bairro Alto. O funicular, que foi inaugurado em 1885, é um importante marco histórico em Lisboa, e é frequentado por moradores e turistas que querem chegar rapidamente ao topo da colina.

Já o Elevador da Bica, que também é conhecido como Ascensor da Bica, é um funicular que liga o bairro da Bica à Rua de São Paulo. Este funicular, que começou a operar em 1892, oferece uma vista espetacular da cidade, passando por edifícios históricos e ruas estreitas e sinuosas.

Ascensor da Bica

Ambos os funiculares operam diariamente e são uma forma divertida e diferente de se locomover pelo bairro. Além disso, eles são uma excelente maneira de apreciar a beleza arquitetônica da cidade, bem como as vistas panorâmicas espetaculares de Lisboa.

Se você visitar o Bairro Alto, não deixe de experimentar um passeio em um dos funiculares para uma experiência autêntica em Lisboa.

Um bilhete simples custa 3,70, euros, uma tarifa cara para a viagem de três minutos. No entanto, bilhete está incluído nos passes de trânsito 24 horas de Lisboa, portanto, você pode aproveitar se for comprar um desses passes.

6. Visite a Igreja e Museu de São Roque

A Igreja de São Roque e o Museu de São Roque estão localizados no coração do Bairro Alto em Lisboa. A igreja é considerada uma das mais importantes e bonitas da cidade, e é um importante marco histórico e cultural em Portugal.

A Igreja de São Roque foi construída no século 16 pelos jesuítas, e é um exemplo magnífico do estilo arquitetônico barroco.

A igreja é conhecida por sua fachada ornamentada com detalhes dourados e por seu interior ricamente decorado, com muitas obras de arte religiosas e afrescos deslumbrantes.

O Museu de São Roque, que está localizado dentro da igreja, é um tesouro de arte sacra e história. O museu possui uma vasta coleção de arte religiosa portuguesa, incluindo pinturas, esculturas e artefatos litúrgicos.

Destacam-se a Capela de São João Baptista e a Capela do Santo Sepulcro, que possuem decoração em mármore e são consideradas uma das mais importantes obras de arte sacra do país.

Além disso, o Museu de São Roque também exibe peças de arte oriental e obras de arte sacra de outros países europeus, como Espanha, Itália e Flandres.

A Igreja de São Roque e o Museu de São Roque são destinos turísticos populares em Lisboa, atraindo visitantes de todo o mundo que desejam explorar a rica história e cultura de Portugal.

Se você estiver visitando o Bairro Alto, não deixe de visitar a Igreja de São Roque e o Museu de São Roque para apreciar a beleza e a importância destes locais históricos.

8. Aproveite os jardins e as vistas de São Pedro de Alcântara

O Miradouro de São Pedro de Alcântara é um dos miradouros mais conhecidos e visitados de Lisboa. Localizado no Bairro Alto, oferece uma vista panorâmica deslumbrante da cidade, com vista para o Castelo de São Jorge, o Rio Tejo e a Baixa Pombalina.

O miradouro está situado em um jardim público, com fontes e bancos onde os visitantes podem sentar e apreciar a vista. É um lugar popular tanto para turistas quanto para os moradores locais, especialmente durante o pôr do sol, quando as cores do céu se misturam com as luzes da cidade e criam um cenário ainda mais bonito.

O Miradouro de São Pedro de Alcântara é uma das atrações imperdíveis do Bairro Alto, e um dos melhores lugares para se ter uma vista panorâmica de Lisboa.

9. Curta a vida noturna do Bairro Alto

O Bairro Alto é famoso por sua animada vida noturna, com uma grande variedade de bares, restaurantes e casas de fado que atraem turistas e moradores locais.

As ruas estreitas e os becos do bairro se transformam à noite, com multidões de pessoas em busca de diversão e entretenimento.

Os bares no Bairro Alto são conhecidos por oferecer bebidas a preços razoáveis e muitos têm música ao vivo, DJs e karaokê. Há uma grande variedade de estilos musicais disponíveis, desde música popular portuguesa até rock e música eletrônica.

O Bairro Alto também é conhecido por suas casas de fado, onde se pode apreciar a tradicional música portuguesa acompanhada por um jantar típico.

A maioria dessas casas de fado tem um ambiente intimista, com iluminação suave e decoração tradicional, tornando-se uma experiência única para os visitantes.

Vale lembrar que a vida noturna do Bairro Alto pode ser agitada e barulhenta, especialmente nos finais de semana, então é importante estar atento à segurança e manter os pertences pessoais em segurança.

Mas, em geral, a vida noturna do Bairro Alto é uma experiência única e emocionante que não deve ser deixada de lado ao visitar Lisboa.

10. Convento e Largo do Carmo

Este lugar histórico não fica exatamente no Bairro Alto, mas fica bem ali pertinho, na região do Chiado. A localização privilegiada do convento proporciona vistas deslumbrantes sobre a cidade e o rio Tejo, além de ser uma importante atração turística e cultural de Lisboa.

Hoje, o local abriga o Museu Arqueológico do Carmo, onde é possível encontrar uma vasta coleção de artefatos históricos e arqueológicos, incluindo ruínas do convento e objetos das épocas romana, grega e medieval. O convento também é palco de eventos culturais e exposições, atraindo visitantes de todo o mundo.

O convento foi fundado em 1389 pela Ordem dos Carmelitas e foi um dos mais importantes mosteiros da cidade até ser destruído parcialmente durante o terremoto de 1755.

Suas ruínas foram preservadas e hoje abrigam o Museu Arqueológico do Carmo, que possui uma coleção de artefatos históricos e arqueológicos, incluindo ruínas do próprio convento e objetos das épocas romana, grega e medieval.

O Convento do Carmo é um importante marco histórico e cultural de Lisboa, atraindo visitantes de todo o mundo, e fica no Largo do Carmo. Foi neste local que ocorreu um dos episódios mais marcantes da história de Portugal: a Revolução dos Cravos, em 25 de abril de 1974.

Largo do Carmo, 25 de abril de 1974

Naquele dia, as forças militares portuguesas lideradas pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) se rebelaram contra a ditadura do Estado Novo, que governou o país por quase 50 anos. A revolução começou com um golpe militar pacífico em Lisboa e se espalhou rapidamente por todo o país.

No Largo do Carmo, o então presidente do Conselho de Estado, Marcelo Caetano, se refugiou no quartel-general da Guarda Nacional Republicana (GNR), que estava cercado pelas forças rebeldes. Após várias horas de negociações, Marcelo Caetano se rendeu e foi preso pelos militares, marcando o fim da ditadura e o início da democracia em Portugal.

Hoje, o Largo do Carmo é um lugar de memória e homenagem à Revolução dos Cravos, com um monumento dedicado àquele momento histórico.

A praça também é um local agradável para passear, com vários restaurantes e lojas ao redor. Além disso, o local abriga o Museu da Associação 25 de Abril, que conta a história da revolução e sua importância para a democracia em Portugal.

11. Hospede-se em uma pensão

Pensão Elegante, na Travessa do Fala-Só 12,

Ainda existem algumas pensões no Bairro Alto em Lisboa, apesar de terem diminuído em número ao longo dos anos. As pensões são uma forma tradicional de hospedagem em Portugal, oferecendo quartos simples e econômicos com banheiro compartilhado ou privativo.

Algumas das pensões mais antigas do Bairro Alto ainda estão em operação, mantendo o charme e a atmosfera histórica do bairro. No entanto, muitas dessas pensões foram reformadas e modernizadas para atender aos padrões atuais de conforto e qualidade, oferecendo quartos com banheiro privativo, ar-condicionado e Wi-Fi gratuito.

As pensões são uma opção interessante para aqueles que buscam uma hospedagem mais econômica e autêntica no Bairro Alto, permitindo aos visitantes vivenciar a atmosfera local do bairro e desfrutar de sua cultura e história.

Pensão Londres

A Pensão Londres é uma das pensões mais conhecidas do Bairro Alto, em Lisboa. Localizada na Rua Dom Pedro V, a Pensão Londres está em operação desde a década de 1940 e mantém o charme e a atmosfera tradicional do bairro.

A pensão oferece quartos simples e econômicos, alguns com banheiro compartilhado e outros com banheiro privativo. A decoração é simples e funcional, com móveis antigos e pinturas a óleo nas paredes, remetendo à época em que a pensão foi fundada.

O destaque da Pensão Londres é o seu terraço com vista para a cidade, que oferece uma vista panorâmica do Bairro Alto e do centro de Lisboa.

O terraço é um lugar perfeito para relaxar após um dia de passeios, com uma bebida ou um livro na mão, enquanto se aprecia o pôr do sol sobre a cidade.

A Pensão Londres é uma opção interessante para aqueles que buscam uma hospedagem mais econômica e autêntica no Bairro Alto, com uma localização central e uma atmosfera histórica e tradicional.

Veja também: O que fazer em Alfama, o bairro mais charmoso de Lisboa

Veja também: Por que você deve visitar Lisboa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *