Portugal: 10 coisas para fazer no Porto por menos de 10 euros

Você não precisa gastar muito para conhecer a segunda maior cidade de Portugal – na verdade, é fácil se divertir gastando pouco.

Aqui estão dez coisas para fazer na cidade do Porto que custam menos de dez euros. Algumas delas são grátis.

1. Coma uma Francesinha

A francesinha é um prato típico da cidade do Porto, em Portugal, que consiste em duas fatias de pão de forma, recheadas com vários tipos de carne (geralmente linguiça, salsicha, presunto e bife), cobertas com queijo derretido e um molho especial à base de tomate, cerveja e piri-piri.

A origem da francesinha remonta ao início dos anos 60, quando um chef português chamado Daniel da Silva regressou a Portugal após trabalhar em França.

Inspirado num sanduíche francês chamado croque-monsieur, ele decidiu criar uma versão mais substancial para os trabalhadores portuenses, que necessitavam de uma refeição rápida e saborosa.

A primeira francesinha foi criada no restaurante A Regaleira, na Rua do Bonjardim, no centro do Porto, e desde então tornou-se num prato emblemático da cidade, com vários restaurantes a oferecer a sua própria versão da receita.

A francesinha é geralmente servida com batatas fritas e pode ser acompanhada por uma cerveja ou um copo de vinho do Porto. É uma refeição substancial e rica em calorias, mas uma verdadeira iguaria para quem aprecia a culinária portuguesa.

2. Visite o Museu do Vinho do Porto

O Museu do Vinho do Porto está localizado em Vila Nova de Gaia, na margem oposta do rio Douro em relação ao centro histórico do Porto.

O museu foi inaugurado em 2004 com o objetivo de preservar e promover a história e a cultura do vinho do Porto, uma das maiores riquezas culturais e económicas da cidade.

As coleções do museu incluem objetos relacionados com a produção, transporte e consumo do vinho do Porto, bem como informações sobre a história das casas produtoras e as diferentes variedades de vinho.

Os visitantes podem fazer uma visita guiada pelo museu, que inclui uma degustação de vinhos do Porto no final.

Também é possível fazer uma visita combinada que inclui uma visita a uma das caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, onde os visitantes podem aprender mais sobre a produção e a história do vinho, e degustar vários tipos de vinho do Porto.

O Museu do Vinho do Porto é um lugar interessante para os amantes do vinho, bem como para aqueles que desejam aprender mais sobre a história e a cultura da cidade do Porto.

Os bilhetes custam 3 euros para os adultos e meia entrada para estudantes e terceira idades. As crianças até 14 anos não pagam. Aos finais de semana, a entrada é gratuita.

3. Faça a prova do Vinho do Porto

Real Companhia Velha, a empresa vinícola mais antiga de Portugal

Se depois de saber tanto sobre o vinho do Porto visitando o museu, você ficou com sede, que tal participar de uma degustação?

A degustação de vinho do Porto é uma experiência única e imperdível para quem visita a cidade do Porto.

Existem muitas casas produtoras de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, na margem oposta do rio Douro em relação ao centro histórico do Porto, que oferecem visitas guiadas e degustações de vinhos do Porto.

A degustação de vinho do Porto geralmente envolve provar diferentes variedades de vinho, desde os mais jovens e frutados até os mais complexos e envelhecidos.

Os visitantes também podem aprender sobre o processo de produção do vinho do Porto, desde a seleção das uvas até o armazenamento em barris de carvalho.

As degustações podem ser realizadas em caves de vinho do Porto, que são grandes armazéns subterrâneos onde o vinho é armazenado e envelhecido.

As degustações de vinho do Porto geralmente incluem uma seleção de queijos e outros petiscos para harmonizar com os diferentes vinhos. É uma experiência agradável e educativa para quem quer experimentar os sabores únicos e complexos do vinho do Porto.

No entanto, os preços para estas degustações podem variar dependendo do lugar e dos serviços oferecidos, se a degustação é acompanhada de prova de queijos.

No Espaço Porto Cruz, os preços das degustações variam de 9 a 80 euros, enquanto na Real Companhia Velha,  a empresa de vinho mais antiga de Portugal, as degustações variam entre os 15 e os 250 euros, dependendo dos vinhos que serão degustados no final da visita.

As duas vinícolas se localizam em Vila Nova de Gaia, do outro lado da ponte D. Luís I.

4. Suba a Torre dos Clérigos

A Torre dos Clérigos é um monumento icônico da cidade do Porto, e um dos mais visitados pelos turistas. É uma torre sineira barroca que fica ao lado da Igreja dos Clérigos, no centro histórico da cidade.

A construção da Torre dos Clérigos foi iniciada em 1731 e concluída em 1763, projetada pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni. É um exemplo impressionante da arquitetura barroca e tem uma altura de 76 metros, o que faz dela uma das mais altas torres de igreja em Portugal.

Os visitantes podem subir os 225 degraus da Torre dos Clérigos até o topo, onde se tem uma vista panorâmica da cidade do Porto e do rio Douro. A subida pode ser um pouco cansativa, mas vale a pena pela vista incrível que se tem lá de cima.

Além da torre, a Igreja dos Clérigos também é uma atração turística popular, com uma bela fachada barroca e uma decoração interior impressionante. A igreja é um exemplo da arquitetura religiosa do século 18 em Portugal.

A Torre dos Clérigos e a Igreja dos Clérigos são um marco importante na história e cultura da cidade do Porto e um destino turístico imperdível para quem visita a cidade.

A torre está aberta das 9h às 19h. durante todo o ano, com horário restrito durante o período de Natal e Ano Novo.

5. Confira o Jardim Botânico

O Jardim Botânico do Porto é um jardim botânico situado no centro da cidade do Porto, em Portugal. Fundado em 1951, o jardim é um importante espaço verde da cidade, com mais de 4 hectares de área e uma grande variedade de plantas e árvores.

O jardim botânico tem uma coleção de plantas e árvores de diferentes regiões do mundo, incluindo espécies raras e em risco de extinção. Também tem várias estufas, incluindo uma estufa tropical e uma estufa subtropical, que abrigam plantas exóticas de climas quentes.

Os visitantes podem caminhar pelos vários caminhos do jardim, descobrindo as diferentes áreas temáticas, incluindo um lago com plantas aquáticas, um jardim de ervas medicinais e uma seção dedicada a plantas aromáticas e culinárias. O jardim é um lugar tranquilo e relaxante para passear e apreciar a beleza da natureza.

O Jardim Botânico do Porto também oferece atividades educativas e culturais, como visitas guiadas, oficinas e exposições.

É um lugar interessante para os amantes da botânica, bem como para aqueles que desejam passar um tempo ao ar livre em um ambiente tranquilo e bonito no centro da cidade.

6. Pegue um bonde para a costa

O bonde que vai até a costa saindo da cidade do Porto é conhecido como o Elétrico da Linha 1, também chamado de Elétrico da Praia.

É um bonde histórico que percorre um trecho de aproximadamente 17 km, partindo da Praça da Liberdade, no centro da cidade do Porto, e terminando na cidade de Póvoa de Varzim, na costa do Atlântico.

O Elétrico da Linha 1 é um meio de transporte popular para turistas e moradores locais que desejam desfrutar das belas paisagens da costa do Atlântico.

Durante o percurso, o bonde passa por diversas praias, como Matosinhos e Vila do Conde, e oferece uma vista panorâmica do mar e da costa.

Os bonde elétricos da Linha 1 foram introduzidos em 1904 e fazem parte da história do transporte público do Porto. Atualmente, a maioria dos bonde elétricos são modelos antigos que foram restaurados e mantêm a aparência original.

A experiência de andar em um bonde elétrico histórico pela costa é única e emocionante, e definitivamente uma das atrações turísticas mais populares da cidade do Porto.

7. Visite as praias da região

Praia do Cabedelo

A cidade do Porto é uma cidade portuária localizada na costa do Atlântico, e possui várias praias que são populares entre os turistas e os moradores locais.

Algumas das praias mais conhecidas da cidade do Porto são:

  • Praia de Matosinhos – É uma das maiores praias da região do Porto, com uma extensão de cerca de 5 km. É popular entre os surfistas e praticantes de outros esportes aquáticos.
  • Praia do Cabedelo – Localizada na cidade de Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio Douro, é uma praia de areia fina e clara, com água cristalina e excelente para nadar.
  • Praia de Lavadores – É uma praia tranquila com um extenso passeio marítimo, ideal para caminhadas e corridas à beira-mar.
  • Praia da Foz – Localizada na foz do rio Douro, é uma praia de areia fina com várias opções de restaurantes e bares nas proximidades.
  • Praia de Valadares – É uma praia mais isolada e tranquila, com uma vasta extensão de areia e mar calmo.

Essas são apenas algumas das praias populares da cidade do Porto. Cada uma tem suas próprias características e atrações, mas todas oferecem a oportunidade de desfrutar do sol, da areia e do mar.

8. Visite a livraria que inspirou “Harry Potter”

A livraria que inspirou a descrição da Livraria Flourish & Blotts em Harry Potter é a Livraria Lello. A autora J.K. Rowling morou no Porto por um tempo e frequentou a livraria enquanto escrevia o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal.

A Livraria Lello foi fundada em 1906 e é uma das livrarias mais antigas e bonitas de Portugal.

Ela se destaca por sua arquitetura neo-gótica, com escadarias em espiral e vitrais coloridos que criam um ambiente mágico e inspirador. A livraria também abriga uma grande coleção de livros raros e antigos, além de uma seção dedicada a livros em inglês.

A livraria é frequentemente visitada por turistas de todo o mundo, que vêm não só para ver sua beleza arquitetônica, mas também para experimentar um pouco da magia de Harry Potter.

Há uma escada central que é muito parecida com a descrição da escada do filme, bem como uma sala com um grande vitral que pode lembrar a “alma” da Livraria Flourish & Blotts.

A Livraria Lello é uma visita imperdível para quem visita a cidade do Porto e uma ótima oportunidade para os fãs de Harry Potter experimentarem um pouco da magia do mundo criado pela autora J.K. Rowling.

9. Caminhe sobre a ponte Dom Luís I

A ponte foi construída em 1886 pelo engenheiro belga Théophile Seyrig, que trabalhou com Gustave Eiffel na construção da Torre Eiffel.

A Ponte D. Luís é uma ponte emblemática da cidade do Porto, que atravessa o rio Douro e liga centro histórico da cidade à vizinha Vila Nova de Gaia.

A Ponte D. Luís é uma ponte metálica com dois níveis. O nível superior é usado por pedestres e oferece uma vista panorâmica do rio Douro e da cidade.

É um ótimo lugar para tirar fotos e apreciar a paisagem. O nível inferior é usado por veículos e pelo bonde histórico que faz a ligação entre as duas cidades.

Uma curiosidade é que a Ponte D. Luís era, na época da sua construção, a ponte de ferro mais extensa do mundo. Atualmente, é um dos principais cartões postais da cidade do Porto e um símbolo da arquitetura do século 19.

Atravessar a Ponte D. Luís a pé é uma experiência única e imperdível para quem visita a cidade do Porto. Além da vista incrível, a ponte também é cercada de atrações turísticas, como restaurantes, bares e lojas de souvenirs.

10. Admire a Estação Ferroviária de São Bento

A Estação Ferroviária de São Bento é uma das principais estações de trem da cidade do Porto, em Portugal.

Localizada no coração do centro histórico da cidade, a estação foi inaugurada em 1916 e é um exemplo notável da arquitetura portuguesa do início do século 20.

O edifício da estação é conhecido por suas impressionantes paredes de azulejos, que cobrem a entrada principal e as plataformas de embarque.

Os azulejos são obras de arte em si mesmos, com cenas que retratam a história de Portugal, desde a era pré-histórica até o século 20.

A estação é um importante ponto de conexão para quem viaja de trem pelo país, com serviços regulares para Lisboa, Braga, Guimarães e outras cidades próximas.

Além disso, a estação também é uma atração turística por si só, atraindo visitantes de todo o mundo que vêm admirar seus azulejos e sua arquitetura.

Veja também: O que fazer no Porto: as 17 melhores atrações da cidade

Veja também: 10 ótimos destinos para conhecer na região norte de Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *