18 cidades incríveis para visitar no Alentejo

O Alentejo é uma das regiões mais pitorescas de Portugal, localizada no centro-sul do país. É uma região vasta, de planícies onduladas, pontilhadas por pequenas colinas, vales e rios sinuosos.

É conhecido por seu clima quente e seco, com temperaturas que podem atingir os 40 graus Celsius no verão, mas também pode ser frio e chuvoso no inverno.

A região é famosa por sua arquitetura branca caiada, com igrejas, castelos, palácios e vilas que se destacam em meio ao cenário rural. As paisagens naturais são impressionantes, com olivais, vinhas, campos de trigo e florestas de sobreiros e azinheiras.

O Alentejo é também conhecido por sua gastronomia deliciosa, com pratos tradicionais como o porco preto grelhado, o queijo de ovelha, os enchidos e, claro, os vinhos premiados. A região é especialmente famosa pelo vinho tinto, mas também produz vinhos brancos e rosés de alta qualidade.

É um destino imperdível para quem visita Portugal e busca conhecer um pouco mais da sua riqueza cultural e natural.

As principais regiões e cidades do Alentejo

O Alentejo mescla o patrimônio arquitetônico com paisagens rurais de cair o queixo (Marvão, na foto)

Alto Alentejo

O Alto Alentejo é uma sub-região do Alentejo, que abrange uma área mais montanhosa e interior do que o restante da região. É conhecido por suas paisagens naturais de rara beleza, com montanhas, vales e rios que cortam a paisagem rural.

Além disso, o Alto Alentejo é famoso por suas tradições culturais, como a produção artesanal de tapetes em Arraiolos e a produção de queijos e enchidos em várias cidades da região.

A região também é conhecida pela sua gastronomia, com pratos típicos como a sopa de cação, a migas de pão, o ensopado de borrego e o porco preto grelhado. A região também produz vinhos de alta qualidade, especialmente tintos.

Portalegre

Portalegre é uma cidade histórica localizada no Alto Alentejo, em Portugal. É a capital do distrito de Portalegre e uma das cidades mais importantes e interessantes da região.

A cidade é conhecida por seu patrimônio arquitetônico e cultural, com edifícios históricos e monumentos que remontam a várias épocas, desde a época romana até a Idade Média e o Renascimento. Destacam-se o Castelo de Portalegre, a Igreja de São Francisco, a Catedral de Portalegre, o Convento de São Bernardo e a Capela da Nossa Senhora da Penha.

Portalegre também é conhecida por sua produção artesanal de tapeçarias de Arraiolos, que são tecidas à mão com lã e seda em cores vibrantes e padrões complexos. A cidade abriga uma escola de tapeçaria que ensina a arte da tecelagem para gerações futuras.

Convento de S. Bernardo, Portalegre

A cidade é um centro cultural da região, com vários eventos durante todo o ano, incluindo o Festival do Crato, a Festa das Flores, a Feira das Cebolas e o Festival de Folclore. A cidade também possui um museu de arte contemporânea, o Museu de Tapeçaria de Portalegre e uma galeria de arte, a Galeria do Sol.

Além disso, Portalegre é cercada por uma paisagem natural de rara beleza, com montanhas, vales, rios e lagos que oferecem oportunidades para caminhadas, passeios de bicicleta, pesca e outros esportes ao ar livre.

Marvão

Centro histórico de Marvão

Marvão é uma vila portuguesa situada no distrito de Portalegre, que se destaca pelo seu património histórico, cultural e natural.

A vila está localizada no topo de uma colina, a uma altitude de cerca de 860 metros, oferecendo vistas espetaculares sobre as montanhas da Serra de São Mamede e sobre a planície alentejana.

O centro histórico de Marvão é um verdadeiro tesouro, com uma arquitetura bem preservada que remonta ao período medieval. As suas ruas estreitas, as casas de pedra, as igrejas e os edifícios históricos fazem os visitantes sentirem-se como se estivessem a caminhar no passado.

O castelo de Marvão é o mais belo do Alentejo

O castelo de Marvão é um dos principais pontos turísticos da vila, construído no século 13 pelos Templários. É possível caminhar pelas muralhas e desfrutar das vistas incríveis.

Marvão é também conhecida pela sua gastronomia tradicional, que inclui pratos como o borrego assado, o ensopado de borrego e a sopa de cação. Os vinhos locais são também bastante apreciados.

Além disso, Marvão é um ponto de partida ideal para explorar a região circundante, com muitas opções de trilhos para caminhadas e passeios de bicicleta pelas montanhas. As aldeias pitorescas da região, como Castelo de Vide e Portalegre, também valem a pena visitar.

Monforte

Monforte é uma vila histórica localizada no Alto Alentejo, em Portugal. Situada entre as cidades de Portalegre e Évora, é conhecida por sua rica história e patrimônio cultural.

A vila tem suas raízes na época romana e possui vestígios desse período, como a Vila Romana em Torre de Palma. Mais tarde, durante a Idade Média, Monforte foi um importante centro de produção de vinho, com várias adegas que produzem vinhos de qualidade até hoje.

O patrimônio arquitetônico de Monforte é uma mistura de estilos, com edifícios que vão desde igrejas medievais a palácios barrocos. Destacam-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a ponte romana sobre a ribeira de Monforte e o castelo de Monforte.

Ponte romana sobre a ribeira de Monforte

A vila também é conhecida por sua produção artesanal de cerâmica, com várias oficinas que produzem peças únicas e coloridas. Os visitantes podem visitar as lojas e oficinas e ver como as peças são feitas.

Além disso, Monforte é cercada por uma paisagem natural de rara beleza, com vales, montanhas e rios que oferecem oportunidades para caminhadas, passeios de bicicleta e pesca.

Castelo de Vide

Castelo de Vide é uma cidade histórica localizada na região do Alto Alentejo, em Portugal. Situada no topo de uma colina, é conhecida por seu charme medieval e beleza natural.

A cidade tem uma rica história, remontando à época romana, com vestígios desse período, como o aqueduto romano que ainda pode ser visto.

Durante a Idade Média, a cidade era uma importante fortaleza, com um castelo que ainda pode ser visitado hoje. Além do castelo, outros pontos turísticos importantes incluem a Sinagoga de Castelo de Vide, o Museu Municipal e a Igreja Matriz.

Núcleo Museológico da Sinagoga de Castelo de Vide

Castelo de Vide também é conhecida por sua produção artesanal de cerâmica, com várias lojas e oficinas que produzem peças únicas e coloridas.

A cidade é cercada por uma paisagem natural de rara beleza, com montanhas, vales e rios que oferecem oportunidades para caminhadas, passeios de bicicleta e outras atividades ao ar livre.

Além disso, Castelo de Vide é conhecida por sua culinária regional, com pratos tradicionais como migas, ensopado de borrego e queijadas. Os visitantes podem experimentar essas delícias em vários restaurantes locais.

Elvas

Elvas é uma cidade histórica localizada no Alto Alentejo, em Portugal. Situada perto da fronteira com a Espanha, a cidade tem uma rica história e patrimônio cultural, sendo um Patrimônio Mundial da Unesco desde 2012.

A cidade tem uma história que remonta à época romana, mas ganhou importância durante a Idade Média como uma importante fortaleza na fronteira entre Portugal e Espanha.

Elvas foi uma cidade estratégica durante a Guerra da Restauração Portuguesa, no século 17, e suas muralhas e fortificações ainda podem ser vistas hoje em dia.

O Forte Nossa Senhora da Graça desempenhou importante papel na Guerra da Restauração contra os espanhois

Além das fortificações, outros pontos turísticos importantes incluem o Aqueduto da Amoreira, o Forte Nossa Senhora da Graça, a Catedral de Elvas e a Igreja das Domínicas.

Elvas é também conhecida por sua culinária regional, com pratos tradicionais como sopa de cação, ensopado de borrego e bolos de amêndoa. Os visitantes podem experimentar essas delícias em vários restaurantes locais.

Além disso, Elvas é cercada por uma paisagem natural de rara beleza, com montanhas, vales e rios que oferecem oportunidades para caminhadas, passeios de bicicleta e outras atividades ao ar livre.

Alentejo Central

A região do Alentejo Central é uma sub-região de Portugal, localizada na parte central da região do Alentejo. É uma das maiores sub-regiões do Alentejo e abrange uma grande área que inclui as cidades de Évora, Estremoz, Montemor-o-Novo, entre outras.

A região é conhecida por sua paisagem natural diversificada, com colinas, planícies, rios e vales. É uma região muito rica em patrimônio histórico e cultural, com muitas cidades e vilas medievais bem preservadas.

A região do Alentejo Central é também conhecida por sua produção de vinho, azeite e cortiça. Há muitas vinícolas na região que oferecem degustações de vinhos e passeios pelas vinhas. A região também é famosa por sua culinária tradicional, que inclui pratos como ensopado de borrego, migas e queijo de ovelha.

Évora

Praça do Giraldo, no coração de Évora

Évora é uma cidade histórica localizada no Alentejo, região sul de Portugal. A cidade é conhecida por seu rico patrimônio cultural e histórico, sendo um Patrimônio Mundial da Unesco desde 1986.

Évora foi fundada pelos romanos há mais de 2.000 anos e tem uma rica história que remonta a várias épocas, incluindo a Idade Média, o Renascimento e o período dos Descobrimentos.

A cidade é famosa por sua arquitetura, com muitos edifícios históricos bem preservados, como a Catedral de Évora, o Templo Romano e a Igreja de São Francisco.

A Sé Catedral de Évora

O centro histórico de Évora é uma atração imperdível para quem visita a cidade. Com suas ruas de paralelepípedos, a Praça do Giraldo e as muralhas medievais, a cidade tem um charme único. Outros pontos turísticos importantes incluem o Aqueduto da Água de Prata, o Convento dos Lóios e o Palácio de D. Manuel.

A cidade também é conhecida por sua culinária tradicional, que inclui pratos como ensopado de borrego, sopa de cação e migas. Há muitos restaurantes locais que oferecem pratos típicos da região.

O templo de Diana é a maior ruína romana da Península Ibérica

Além disso, Évora é cercada por uma paisagem natural de rara beleza, com vinhas, olivais e colinas que oferecem oportunidades para caminhadas, passeios de bicicleta e outras atividades ao ar livre.

Veja também: 15 atrações imperdíveis em Évora, capital do Alentejo

Montemor-o-Novo

Vista da cidade a partir do castelo de Montemor-o-novo

Montemor-o-Novo é uma cidade histórica situada na região do Alentejo, em Portugal. Localizada a cerca de 100 km de Lisboa, é uma cidade com uma rica história e cultura.

Montemor-o-Novo tem origens que remontam à época romana, quando era uma importante cidade estratégica. A cidade tem muitos edifícios históricos bem preservados, como o Castelo de Montemor-o-Novo, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção e o Convento de São Francisco.

A Serra de Monfurado, a 424 m de altura, tem trilhas incríveis para explorar

Além do patrimônio histórico, a cidade é conhecida por sua rica produção agrícola, especialmente de azeite, vinho e produtos derivados do porco, como o presunto e o chouriço. Os visitantes podem desfrutar da gastronomia local em muitos restaurantes tradicionais.

A cidade está cercada por uma paisagem natural de rara beleza, com colinas e planícies que oferecem muitas oportunidades para caminhadas e passeios de bicicleta. A Serra de Monfurado, que fica a poucos quilômetros de distância, é um local popular para caminhadas e escaladas.

Alandroal

A Vila do Alandroal é uma pequena vila situada no coração do Alentejo Central, em Portugal. Com uma população de cerca de 5.000 habitantes, a vila é conhecida por sua rica história e cultura, bem como por sua bela paisagem natural.

A vila tem uma história que remonta ao período romano e tem muitos edifícios históricos bem preservados, como o Castelo do Alandroal, a Capela de Sto. Antônio e a Ermida de São Bento.

A paisagem natural ao redor da Vila do Alandroal é deslumbrante, com colinas, vales e planícies pontilhadas de vinhas, olivais e sobreiros. Os visitantes podem desfrutar da natureza em muitas trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta.

A gastronomia local também é um ponto forte da vila, com pratos típicos da região, como a sopa de cação, o ensopado de borrego e o cozido de grão. Há muitos restaurantes locais que oferecem comida tradicional.

Estremoz

Estremoz é chamada de ‘cidade branca’ pelas suas casas caiadas de branco e suas minas de mármore branco

Estremoz é uma cidade situada na região do Alentejo, conhecida como a “cidade branca” devido ao uso predominante de mármore em suas construções. A cidade tem uma rica história que remonta à época romana e é um importante centro produtor de mármore.

Um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Estremoz é o Castelo de Estremoz, uma fortaleza medieval localizada no topo de uma colina com vista para a cidade.

Outros edifícios históricos notáveis ​​são a Igreja de Santa Maria e as Torres da Couraça, que tinham função defensiva na cidade medieval e que foram herdadas dos mouros, e depois adaptadas pelos cristãos.

As Torres da Couraça no Largo do Espírito Santo

Além da arquitetura impressionante, Estremoz é conhecida por sua rica gastronomia, com pratos típicos da região, como o ensopado de borrego, o cozido de grão e os queijos locais. Há muitos restaurantes tradicionais que oferecem uma experiência gastronômica autêntica.

Estremoz também é um importante centro produtor de mármore e os visitantes podem explorar as pedreiras locais para ver como o mármore é extraído e trabalhado.

Borba

Borba é uma cidade no Alentejo, em Portugal, que é conhecida por sua produção de mármore. Embora seja menos visitada do que outras cidades do mármore, como Estremoz e Vila Viçosa, Borba é um destino turístico atraente para aqueles que procuram experimentar uma cidade autêntica e menos turística.

Uma das principais atrações de Borba é a sua arquitetura, que é influenciada pelo mármore. Há muitos edifícios históricos na cidade, como o Castelo de Borba e a Igreja do Real Convento das Servas.

Ande pelas ruas do centro histórico de Borba e caminhe pelas calçadas feitas com o mármore da região

Os visitantes também podem explorar as pedreiras de mármore na região, que são uma importante fonte de emprego para a cidade. Além disso, Borba é conhecida por sua gastronomia, com pratos típicos da região, como a sopa de cação, o ensopado de borrego e o cozido de grão.

Vila Viçosa

Vila Viçosa é uma cidade no Alentejo, em Portugal, localizada a cerca de 8 km de distância de Borba. A cidade é conhecida por sua história, arquitetura e, é claro, sua produção de mármore.

Uma das principais atrações de Vila Viçosa é o Paço Ducal, um palácio construído no século 16 para os duques de Bragança. O palácio é um exemplo impressionante da arquitetura renascentista e possui uma grande coleção de arte e mobiliário.

Outra atração notável em Vila Viçosa é o Castelo de Vila Viçosa, uma fortaleza medieval construída no século 13, que foi expandida e renovada ao longo dos séculos. O castelo é um exemplo impressionante da arquitetura militar e oferece vistas panorâmicas da cidade.

Castelo de Vila Viçosa, a terra onde nasceu a poetisa Florbela Espanca

Vila Viçosa também é conhecida por seus muitos edifícios históricos, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o Convento dos Agostinhos. Todos esses edifícios apresentam o uso do mármore em sua construção, que é uma das principais indústrias da região.

Além disso, Vila Viçosa é famosa por seus vinhos, que são produzidos nas vinhas locais. Os visitantes podem explorar as adegas locais e experimentar alguns dos vinhos de Vila Viçosa.

A cidade também é um destino popular para aqueles que procuram atividades ao ar livre, como caminhadas e ciclismo. Há muitas trilhas e áreas de preservação na região para explorar.

Alentejo litoral

Enquanto o Alto Alentejo e o Alentejo Central são famosos por essas características, a costa do Alentejo é uma parte única e especial da região que oferece uma experiência diferente e igualmente incrível.

A costa do Alentejo é composta por belas praias selvagens, algumas das quais são consideradas verdadeiros paraísos naturais. A água do mar é geralmente cristalina e limpa, com tonalidades azuis e verdes impressionantes.

A costa do Alentejo também é um paraíso para os amantes de frutos do mar. Os restaurantes locais oferecem uma grande variedade de pratos de frutos do mar, incluindo peixe fresco, camarão, caranguejo, mexilhões e muito mais. Alguns dos pratos mais famosos incluem arroz de marisco, cataplana de marisco e caldeirada de peixe.

Além disso, a costa do Alentejo oferece muitas outras atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e passeios de barco.

Santiago do Cacém

Santiago do Cacém é uma cidade histórica localizada na costa sudoeste de Portugal, no distrito de Setúbal, na região do Alentejo. A cidade remonta à época romana, com evidências de assentamentos romanos na área.

Uma das principais atrações de Santiago do Cacém é o seu castelo medieval, que remonta ao século 13. O castelo oferece uma vista panorâmica da cidade e do rio Sado.

O centro histórico da cidade também é um local encantador para passear, com ruas estreitas de paralelepípedos e muitas casas caiadas de branco.

Ruínas Romanas de Miróbriga

A cidade também é conhecida pela sua gastronomia, incluindo pratos à base de peixe e marisco fresco, bem como pratos de carne de porco e cordeiro. Os vinhos produzidos na região também são altamente valorizados.

Além disso, a região circundante de Santiago do Cacém tem muitas praias deslumbrantes, como a Praia da Costa de Santo André e a Praia da Fonte do Cortiço, que oferecem águas cristalinas e areia dourada. A região também é popular para a prática de atividades ao ar livre, como caminhadas e ciclismo.

Outras atrações na área incluem as ruínas romanas de Miróbriga, localizadas a cerca de 6 km da cidade, e a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, uma importante área de conservação da fauna e flora locais.

Alcácer do Sal

Alcácer do Sal é uma cidade histórica localizada na costa sudoeste de Portugal, na região do Alentejo. É uma das mais antigas cidades do país, com raízes que remontam à época romana.

O castelo de Alcácer do Sal, construído pelos mouros no século 10, é uma das principais atrações da cidade. O castelo oferece uma vista panorâmica da cidade e do rio Sado, que atravessa a cidade.

Alcácer do Sal também tem um centro histórico encantador, com ruas estreitas de paralelepípedos e muitas casas caiadas de branco. A cidade é conhecida pela sua gastronomia, incluindo pratos à base de peixe e marisco fresco, bem como pratos de carne de porco e cordeiro. Os vinhos produzidos na região também são altamente valorizados.

Segundo o jornal espanhol La Vanguardia, a praia da Comporta é a mais chique da Europa

Além disso, a região circundante de Alcácer do Sal tem muitas praias deslumbrantes, como a Praia da Comporta e a Praia do Pego, que oferecem águas cristalinas e areia dourada.

A região também é popular para a prática de atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e observação de aves.

Outras atrações na área incluem as ruínas romanas de Troia, localizadas a cerca de 30 km da cidade, e o Parque Natural da Arrábida, uma área de conservação da fauna e flora locais.

Odemira

Vista Geral da vila, moinho, bairro cerro da forca, bairro ferragial da corredora, jardim Sousa Prado

Odemira é uma cidade localizada no litoral sudoeste de Portugal, na região do Alentejo. É conhecida por sua beleza natural, com praias deslumbrantes e paisagens de cortar o fôlego.

A cidade de Odemira em si é pequena e charmosa, com ruas estreitas de paralelepípedos e edifícios históricos. A Igreja de Santa Maria de Odemira, construída no século 18, é uma das atrações mais notáveis da cidade.

A região circundante de Odemira é onde está a verdadeira beleza da área. Há muitas praias deslumbrantes nas proximidades, como a Praia da Zambujeira do Mar, a Praia dos Alteirinhos e a Praia do Carvalhal, que são conhecidas por suas águas cristalinas e paisagens pitorescas.

Praia dos Alteirinhos

Há também muitas trilhas para caminhada e ciclismo na área, que oferecem vistas panorâmicas da paisagem circundante.

Odemira também é conhecida por sua rica tradição gastronômica, que inclui pratos à base de frutos do mar e peixes frescos, bem como pratos típicos alentejanos, como o ensopado de borrego (ensopado de cordeiro) e o porco preto.

Além disso, a área circundante de Odemira é o lar do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, uma área de conservação que abrange cerca de 100 km de costa e oferece uma abundância de flora e fauna local.

Grândola

Grândola é uma cidade portuguesa localizada no litoral sul do Alentejo, na região de Setúbal. É uma cidade conhecida por sua rica história, cultura e patrimônio, bem como pela sua importância histórica durante a Revolução dos Cravos, em 1974.

A cidade tem uma atmosfera acolhedora e um charme histórico, com uma série de edifícios antigos bem preservados, como a Igreja Matriz de São Pedro, construída no século 18.

A cidade também é conhecida por seus festivais culturais, como o Festival de Jazz de Grândola e a Festa da Primavera, que atraem visitantes de todo o país.

Grândola é também conhecida pela sua localização privilegiada na Reserva Natural do Estuário do Sado, que é um paraíso para os amantes da natureza.

A área circundante oferece uma ampla variedade de atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo, passeios de barco e observação de pássaros.

Além disso, Grândola é conhecida por sua importância histórica durante a Revolução dos Cravos, quando uma canção chamada “Grândola, Vila Morena” foi usada como um sinal secreto para iniciar a revolução que derrubou a ditadura fascista em Portugal.

A cidade celebra essa história com um memorial e uma série de eventos culturais ao longo do ano.

A canção Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso, foi o hit da temporada final da série La Casa de Papel

A vila de Grândola é um ótimo destino para quem busca um local tranquilo e naturalmente deslumbrante para passar as férias, e também é uma visita obrigatória para quem está interessado na história de Portugal.

Baixo Alentejo

O Baixo Alentejo é uma região com uma rica história e cultura, bem como uma paisagem variada, que inclui planícies, montanhas e rios.

A região é conhecida pela sua produção agrícola, especialmente de azeite e vinho. É também uma área importante para a criação de gado, como o porco alentejano, que é usado para fazer o famoso presunto da região.

Uma das principais cidades do Baixo Alentejo é Beja, uma cidade histórica com um patrimônio arquitetônico significativo. Outra cidade importante é Mértola, localizada nas margens do Rio Guadiana.

Além das cidades, o Baixo Alentejo é também um ótimo destino para quem busca atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e passeios de barco nos rios da região.

Há também uma série de parques naturais, como o Parque Natural do Vale do Guadiana, que oferecem uma ampla variedade de vida selvagem e flora.

Beja

Interior do Castelo de Beja

Beja é a capital do distrito de Beja e tem uma população de cerca de 35 mil habitantes. A cidade de Beja tem uma história rica que remonta ao tempo dos romanos, quando era conhecida como Pax Julia.

Durante a Idade Média, foi um importante centro de cultura e comércio no Alentejo, sendo também uma importante fortaleza para proteger a região das invasões muçulmanas.

Hoje, Beja é uma cidade moderna e animada, com um centro histórico bem preservado, onde se encontram várias igrejas, museus, e monumentos antigos, como o Castelo de Beja e a Torre de Menagem.

A cidade também é conhecida pela sua gastronomia, que inclui pratos como o ensopado de borrego, migas com carne de porco e azeite, e os famosos queijos alentejanos.

Vila Romana de Pisões

Outras atrações turísticas em Beja incluem o Teatro Municipal Pax Julia, que é um dos mais antigos teatros de Portugal, a Igreja Matriz de Santa Maria da Feira, a Vila Romana de Pisões, e o Museu Rainha D. Leonor, que apresenta uma coleção de arte e arqueologia da região.

Beja é também um importante centro agrícola na região do Alentejo, com várias vinícolas, olivais e pomares na área circundante. A cidade tem uma localização estratégica para explorar o Alentejo, sendo possível visitar outras cidades e vilas históricas, bem como as praias do litoral alentejano, que ficam a cerca de uma hora de carro.

Mértola

Mértola é uma cidade histórica localizada no Baixo Alentejo, situada nas margens do Rio Guadiana. É um lugar com uma rica história que remonta a tempos pré-romanos e é considerada uma das mais bonitas e bem preservadas cidades históricas de Portugal.

O centro histórico de Mértola é um tesouro arquitetônico, com ruas estreitas de paralelepípedos, casas caiadas de branco, pequenas praças e edifícios históricos.

O Castelo de Mértola, que data do século 13, é uma das atrações mais populares da cidade. Situado no topo de uma colina, oferece vistas deslumbrantes sobre a cidade e o rio Guadiana.

Outra atração importante é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, que remonta ao século 13 e é um exemplo notável de arquitetura gótica em Portugal.

Núcleo Romano de Mértola

A cidade também possui ruínas romanas e islâmicas, bem como um museu arqueológico que abriga artefatos que datam da época pré-histórica até a Idade Média.

Além de sua rica história, Mértola também é conhecida por sua gastronomia, com uma ampla variedade de pratos tradicionais, como ensopado de borrego, migas e carne de porco preto.

A cidade também é famosa por seus doces, como as típicas tortas de requeijão e os biscoitos de amêndoa.

Serpa

Serpa é uma cidade histórica localizada na região do Baixo Alentejo, em Portugal. A cidade tem raízes que remontam ao período pré-histórico, e foi um importante centro durante a ocupação romana e a época islâmica. Atualmente, é conhecida por sua arquitetura histórica bem preservada, sua gastronomia tradicional e sua paisagem natural.

O centro histórico de Serpa é cercado por muralhas medievais, e inclui uma série de atrações históricas, incluindo a Igreja de Santa Maria, a Igreja de Santa Iria e a Torre do Relógio.

A cidade também abriga um museu etnográfico, que apresenta a cultura e a vida rural do Alentejo ao longo dos séculos.

A Torre do Relógio é o vestígio que ficou da antiga muralha árabe de Serpa

Serpa é famosa por sua gastronomia tradicional, que inclui pratos como o ensopado de borrego, a açorda alentejana e o porco preto. A cidade também é conhecida por seus vinhos regionais e pela produção de queijo de ovelha.

Além de sua rica história e sua gastronomia, Serpa é cercada por uma paisagem natural deslumbrante, com colinas, planícies e vales pontilhados de vinhas e olivais.

A cidade também é um ponto de partida para explorar o Parque Natural do Vale do Guadiana, onde é possível desfrutar de atividades como caminhadas, passeios de bicicleta e observação de aves.

Veja também: Os 17 patrimônios mundiais da Unesco em Portugal

Veja também: 20 lugares incríveis em Portugal que vão deixar você de queixo caído

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *