16 comidas de rua para provar em Portugal

Os petiscos de rua são uma parte importante da cultura gastronômica de Portugal, e muitos deles são servidos em cafés, pastelarias e mercados ao ar livre em todo o país.

Além disso, há muitos bistrôs e restaurantes tradicionais que servem petiscos deliciosos, bem como pratos mais elaborados da culinária portuguesa.

Algumas cidades em Portugal, como Lisboa, Porto e Coimbra, são especialmente conhecidas por sua cena gastronômica vibrante, com uma ampla variedade de opções de petiscos, lanches e pratos tradicionais disponíveis em quase todos os lugares.

Com tantas opções, no começo pode ser difícil escolher o que comer. No entanto, depois de ler este artigo, você se tornará um especialista em comidas de rua portuguesas.

5 deliciosos sanduíches portugueses para experimentar

Portugal possui uma quantidade impressionante de sanduíches tradicionais, e quase todos são comidas de rua para levar. Nessa lista, estão algumas sugestões para você provar nas suas próximas férias em Portugal.

1. Bifana – Sanduíche de Porco à Portuguesa

A bifana é um dos lanches mais populares em Portugal, e é um sanduíche de carne de porco finamente fatiada, geralmente temperada com alho e pimenta, servida em um pão macio. A história da bifana remonta ao início do século 19, quando a carne de porco começou a se tornar mais acessível e popular em Portugal.

A bifana tornou-se especialmente popular em Lisboa, onde era frequentemente vendida em quiosques de rua e bares locais. Acredita-se que o nome “bifana” seja uma abreviação de “bife à moda do Porto”, já que a carne de porco utilizada na bifana é semelhante ao bife de carne que é popular na cidade do Porto, no norte de Portugal.

A bifana é normalmente servida com mostarda ou pimenta, mas também pode ser servida com outros molhos ou condimentos, dependendo da preferência do consumidor. Ela é frequentemente acompanhada por batatas fritas e uma cerveja gelada ou refrigerante.

Hoje em dia, a bifana é considerada uma comida típica portuguesa e pode ser encontrada em toda parte do país, em cafés, bares e restaurantes. É uma opção popular para uma refeição rápida ou para um lanche durante o dia.

2. Francesinha – Croque Monsieur Português

Apesar de ser considerada uma “comida de rua”, a Francesinha definitivamente não é um sanduíche que você pode pegar e comer em qualquer lugar.

A francesinha é um sanduíche icônico da culinária portuguesa, originária da cidade do Porto. Muitos a consideram como um “croque monsieur” português, uma vez que é composta por fatias de pão de forma, recheadas com presunto, linguiça, bife, queijo e um molho espesso à base de tomate e cerveja.

A história da francesinha remonta à década de 1950, quando um emigrante português que trabalhava em um café em França decidiu trazer para Portugal a ideia de criar um sanduíche com inspiração francesa. A francesinha foi criada como uma resposta à popularidade do “croque-monsieur” na França, mas com ingredientes e sabores típicos portugueses.

Hoje em dia, a francesinha é um prato muito popular em todo o país, mas ainda é especialmente apreciada no Porto, onde existem muitos restaurantes que servem esta deliciosa iguaria.

Cada restaurante pode ter a sua própria receita secreta para o molho, que é geralmente bastante picante e pode ser feito com ingredientes como cerveja, tomate, pimenta, alho e outros temperos.

A francesinha é normalmente servida com batatas fritas e uma cerveja gelada ou refrigerante. É uma refeição pesada, mas deliciosa, e é frequentemente apreciada como um almoço ou jantar em um dia especial ou para celebrar uma ocasião especial.

3. Prego – Sanduíche de Carne à Portuguesa

O prego é um sanduíche de bife à portuguesa, geralmente feito com fatias finas de carne de vaca temperada com alho, sal e pimenta, servida em um pão redondo e macio. O nome “prego” vem do fato de que a carne é geralmente martelada antes de ser grelhada, para deixá-la mais macia e suculenta.

A história do prego remonta à década de 1960, quando os trabalhadores portugueses começaram a migrar para a região de Joanesburgo, na África do Sul. Lá, eles começaram a fazer sanduíches com bife de vaca para levar para o trabalho, muitas vezes adicionando alho e outros temperos portugueses para dar mais sabor.

O prego logo se tornou popular entre os trabalhadores portugueses na África do Sul e rapidamente se espalhou para Portugal. Hoje em dia, o prego é um sanduíche muito popular em Portugal, e pode ser encontrado em cafés, bares e restaurantes em todo o país. Ele é frequentemente servido com batatas fritas e uma cerveja gelada ou refrigerante.

Além da versão tradicional com carne de vaca, também é possível encontrar pregos feitos com carne de porco, frango ou peixe, bem como variações com queijo, ovo ou outros ingredientes

O prego também é famoso em Moçambique, uma ex-colônia portuguesa. Isso explica perfeitamente a origem da adição do molho piri-piri.

A maioria dos restaurantes portugueses têm duas opções para este prato: prego no pão ou prego no prato. O primeiro pode ser servido com mostarda ou molho picante, enquanto o segundo pode ser servido acompanhado de batata frita, arroz ou salada.

4. Pão com chouriço

Pão com chouriço é um alimento de rua muito popular em Portugal, especialmente nas grandes cidades como Lisboa e Porto. Consiste em uma fatia de pão crocante e macio, recheada com uma linguiça defumada chamada chouriço. O chouriço é cortado em fatias finas e frito até ficar crocante e saboroso antes de ser adicionado ao pão.

Esta comida de rua é muito apreciada pelos portugueses e é uma opção de lanche rápida e saborosa. Alguns lugares adicionam outros ingredientes, como queijo derretido ou molho picante, para adicionar ainda mais sabor ao pão com chouriço.

Pão com chouriço assado

O pão com chouriço em que o chouriço é cozido dentro da massa de pão é conhecido como “pão com chouriço assado”. É uma variação do pão com chouriço tradicional, em que a linguiça é adicionada após o pão já ter sido assado.

Para fazer o pão com chouriço assado, é preciso preparar uma massa de pão simples, que pode incluir farinha, água, fermento e sal. Depois de sovar a massa, ela é enrolada em volta do chouriço e assada no forno. À medida que o pão assa, o chouriço também cozinha, infundindo seu sabor defumado na massa de pão.

Esta variação de pão com chouriço é muito popular em Portugal e é um ótimo lanche para comer na rua. É crocante por fora e macio por dentro, com o sabor rico e defumado do chouriço impregnado na massa. Alguns lugares adicionam outros ingredientes, como queijo ou molho picante, para dar ainda mais sabor ao pão com chouriço.

Se você estiver procurando por uma receita para fazer pão com chouriço assado em casa, há muitas opções disponíveis online que você pode experimentar. É uma ótima maneira de experimentar a culinária portuguesa e apreciar um lanche delicioso!

5. Cachorro-quente (hot-dog)

Em Portugal, o cachorro-quente é geralmente chamado de “hot dog” e é servido em um pão crocante e macio, geralmente com uma salsicha fumada ou uma linguiça, conhecida como “linguiça fresca”. Em alguns lugares, o hot dog pode ser servido com outros ingredientes, como queijo derretido, cebolas caramelizadas, milho ou pimentões.

Uma variação popular em Portugal é o “hot dog à pobre”, que é um hot dog com uma salsicha frita ou grelhada, servido com um ovo frito por cima e batatas fritas no lado. Este prato é geralmente servido em restaurantes e bares, mas também pode ser encontrado em food trucks e outros locais de comida de rua.

Se você estiver procurando por um cachorro-quente em Portugal, certifique-se de experimentar essas variações únicas. E se quiser preparar um em casa, experimente usar linguiça fresca em vez de salsicha tradicional e adicione alguns dos ingredientes locais para dar um toque

Petiscos portugueses fritos que você deve experimentar pelo menos uma vez

Quer sejam salgados ou doces, o gosto dos portugueses por petiscos fritos é quase uma obsessão. Alimentos fritos são são famosos por serem saudáveis, mas há dias em que você merece provar um quitute especial. Por isso, experimente os prazeres abaixo sem sentimentos de culpa.

6. Rissois de Camarão

 

Rissois de camarão são um petisco português muito popular, que consiste em pequenas porções de massa de pastelaria recheadas com um recheio de camarão cremoso e saboroso. Eles são uma deliciosa opção de lanche ou entrada, e são frequentemente servidos em restaurantes portugueses, bem como em festas e celebrações.

Para fazer rissois de camarão, a massa é geralmente feita com farinha, água e manteiga, que é misturada e cozida até formar uma massa lisa. Em seguida, é moldada em pequenos discos e recheada com um recheio de camarão, que geralmente é feito com camarão cozido, cebola, manteiga e farinha, que são misturados e cozidos até formar uma pasta cremosa.

Os discos de massa são então mergulhados em ovos batidos e farinha de rosca e fritos em óleo quente até ficarem dourados e crocantes por fora e cremosos por dentro.

Os rissois de camarão são geralmente servidos quentes e podem ser acompanhados por molhos de pimenta, aioli ou limão, para adicionar ainda mais sabor. Eles são uma excelente maneira de experimentar a culinária portuguesa e são perfeitos para compartilhar com amigos e familiares durante uma reunião social ou uma noite de petiscos!

7. Chamuça – Samosa à Portuguesa

A chamuça é um petisco de origem indiana, que foi levado para Portugal durante a época colonial e desde então se tornou um petisco popular em todo o país. É semelhante à samosa indiana e é frequentemente chamada de “samosa à portuguesa”.

A chamuça é feita com massa folhada em forma de triângulo, que é recheada com um recheio de vegetais, carne ou frango temperado com especiarias. O recheio é geralmente feito com batata, ervilha, cenoura, cebola e temperado com cominho, gengibre, coentro, alho e outros temperos.

Depois de recheada, a chamuça é frita em óleo quente até ficar crocante e dourada. É geralmente servida quente e pode ser acompanhada por um molho de coentro e limão para adicionar ainda mais sabor.

A chamuça é um petisco muito popular em Portugal, e pode ser encontrada em muitos restaurantes indianos e portugueses, bem como em locais de comida de rua. É uma excelente maneira de experimentar a culinária indiana e portuguesa, e é perfeita para ser compartilhada com amigos e familiares durante uma refeição ou em uma festa.

8. Pasteis de bacalhau (bolinho de bacalhau)

Os pastéis de bacalhau são um petisco português tradicional, muito apreciado em Portugal e em todo o mundo. Eles são feitos com uma massa de batata, bacalhau desfiado e outros ingredientes como cebola, alho, coentro e ovos. Os pastéis de bacalhau são geralmente moldados em formato de croquetes e fritos em óleo quente até ficarem crocantes por fora e macios por dentro.

A origem do pastel de bacalhau remonta ao século 19, quando o bacalhau se tornou uma importante fonte de alimento em Portugal. Os pastéis de bacalhau foram criados como uma maneira de aproveitar as sobras de bacalhau cozido. Com o tempo, os pastéis de bacalhau se tornaram uma iguaria muito popular e se espalharam por todo o país, sendo servidos em bares, cafés e restaurantes.

Os pastéis de bacalhau são frequentemente servidos como petiscos, acompanhados de um copo de vinho ou cerveja. Eles também são uma ótima opção de lanche ou refeição rápida, e podem ser encontrados em muitos restaurantes portugueses e locais de comida de rua.

Em Portugal, é comum preparar os pastéis de bacalhau em casa, usando uma receita de família ou seguindo uma receita tradicional. Os ingredientes são facilmente encontrados em mercados e supermercados, e a preparação é relativamente simples, o que torna os pastéis de bacalhau uma verdadeira mania nacional.

9. Bola de Berlim

A bola de Berlim é um doce muito popular em Portugal, especialmente durante o verão, quando é comum encontrá-la em pastelarias, cafés e praias. Também é conhecida como “sonho” em algumas regiões do país – e no Brasil.

A bola de Berlim é feita a partir de uma massa doce frita em óleo quente, que é então cortada ao meio e recheada com um creme de pasteleiro ou de ovos. Por fim, é polvilhada com açúcar em pó.

A receita original da bola de Berlim tem origem na Alemanha, mas foi adaptada em Portugal com o passar do tempo. Acredita-se que a versão portuguesa foi criada por um pasteleiro alemão que se estabeleceu em Lisboa no início do século 20.

Existem variações da bola de Berlim, como a adição de chantilly ou doce de morango ao recheio, mas a receita clássica é a que leva creme de pasteleiro ou de ovos.

10. Malassada – Massa Frita à Portuguesa

A malassada é uma sobremesa tradicional portuguesa que também é popular no Havaí, onde é conhecida como “donut português”. Basicamente, trata-se de uma rosquinha frita.

Apesar de ser um prato tradicional português, a malassada é conhecida e apreciada em vários países ao redor do mundo. No entanto, muitos concordam que a experiência de degustar uma malassada autêntica comprada de um vendedor ambulante português é única e inigualável.

A tradição de preparar e vender malassadas em barracas durante festas e celebrações em Portugal ainda é forte e valorizada pelos portugueses.

As malassadas são muito populares na ilha da Madeira, que é uma região autônoma de Portugal. Elas são frequentemente consumidas durante a época do Carnaval, em especial na Terça-Feira Gorda, que é conhecida como “Terça-Feira de Carnaval” em Portugal.

Nesse dia, é comum encontrar malassadas em quase todas as padarias e cafés da Madeira, e muitas pessoas fazem filas para comprar essa deliciosa sobremesa. Alguns até as preparam em casa para compartilhar com familiares e amigos.

11. Farturas

As farturas são um petisco tradicional português, que consiste em massa frita em óleo quente, que é enrolada em forma de espiral e depois coberta com açúcar e canela. Elas são comumente encontradas em feiras, festivais e outras celebrações em Portugal.

As farturas são muito semelhantes às churros espanholas e aos porras madrilenos, e muitas vezes são confundidas com essas sobremesas. No entanto, há diferenças na textura e no sabor, já que as farturas são geralmente mais macias e têm um sabor ligeiramente diferente.

Em Portugal, é comum encontrar farturas em barracas ambulantes em feiras, festivais e outros eventos ao ar livre. Elas são muitas vezes servidas quentes e são uma opção popular para uma sobremesa rápida e saborosa.

Outros lanches saborosos em Portugal que você não deve perder

Além das frituras, a culinária portuguesa conta com muitas iguarias que são assadas ou grelhadas. Confira a lista:

12. Pastéis de Nata

Os pastéis de nata são um dos doces mais icônicos de Portugal e têm uma história interessante. Esses deliciosos bolinhos de massa folhada crocante e recheio cremoso de creme de ovos foram criados no século 18 em um Mosteiro Jerónimos, localizado no bairro de Belém, em Lisboa.

De acordo com a lenda, os monges que viviam no mosteiro usavam muitos ovos para passar o tempo e aproveitar as gemas. Eles teriam desenvolvido a receita dos pastéis de nata para utilizar essas gemas e evitar o desperdício de alimentos.

A receita original foi mantida em segredo pelos monges por muitos anos, até que o mosteiro foi fechado em 1834 e a receita foi vendida para uma padaria local, que começou a produzir e vender os pastéis.

A partir daí, a popularidade dos pastéis de nata cresceu rapidamente em Lisboa e em todo Portugal. Hoje em dia, é possível encontrar pastéis de nata em padarias e confeitarias em todo o mundo. Mas ainda há muitos lugares em Lisboa, especialmente em Belém, onde os pastéis de nata são feitos seguindo a receita original e são considerados os melhores de todos.

Os pasteis de nata desta pastelaria em Belém são os únicos que podem ser chamados pelo nome de ‘pasteis de Belém’.

Vaja também: A história por detrás do Pastel de Nata, o icônico doce de Portugal

13. Sardinhas Grelhadas

As sardinhas grelhadas são um petisco tradicional português muito apreciado por sua simplicidade e sabor delicioso. É um prato popular em todo o país, especialmente durante os meses de verão, quando as sardinhas estão em temporada.

As sardinhas grelhadas são normalmente preparadas em uma grelha a carvão, o que lhes dá um sabor defumado e agradável. Elas são temperadas com sal grosso e regadas com um fio de azeite antes de serem colocadas na grelha.

O segredo para cozinhar sardinhas perfeitas é grelhá-las rapidamente em fogo alto, até que estejam bem douradas e crocantes por fora, mas macias e suculentas por dentro.

As sardinhas grelhadas são frequentemente servidas com fatias de pão e um pouco de salada. Elas também são acompanhadas por um bom vinho português, especialmente o vinho verde, que é produzido no norte de Portugal.

14. Espetada – Espetada de Carne à Portuguesa

A espetada portuguesa é um prato tradicional da culinária portuguesa, originário da Ilha da Madeira, localizada no oceano Atlântico. O prato é composto por pedaços de carne de vaca, geralmente cortados em cubos, que são espetados em pau de louro e cozidos sobre brasas de carvão. O pau de louro é importante porque dá um aroma e sabor especial à carne durante o cozimento.

Para preparar a espetada portuguesa, a carne é temperada com sal e alho e deixada a marinar por algumas horas para absorver os sabores.

Em seguida, os cubos de carne são espetados em pau de louro, que é longo o suficiente para ser apoiado em dois suportes laterais, criando uma espécie de varal de carne. O espeto é então colocado sobre brasas de carvão e cozido lentamente até que a carne esteja macia e suculenta.

O prato é geralmente acompanhado por batatas assadas ou fritas, arroz branco e salada verde. Para beber, recomenda-se um vinho tinto encorpado, como um vinho da região do Douro. A espetada portuguesa é uma refeição saborosa e tradicional que reflete a rica história e cultura da Ilha da Madeira e de Portugal como um todo.

15. Frango no Churrasco com Piri-piri

O frango no churrasco com piri-piri é um prato típico da culinária portuguesa, originário da região da Guiné-Bissau, onde o piri-piri é um dos ingredientes mais comuns na culinária local. O prato consiste em frango marinado em uma mistura de temperos, incluindo piri-piri, e depois grelhado na churrasqueira.

Para preparar o frango no churrasco com piri-piri, primeiro é necessário marinar o frango. A marinada é geralmente feita com piri-piri fresco ou em pó, alho, sal, azeite, vinagre e outras especiarias, como páprica ou coentro. O frango é então deixado na marinada por algumas horas ou durante a noite, para absorver os sabores.

Em seguida, o frango é grelhado na churrasqueira até ficar dourado e cozido por completo. Durante o cozimento, o frango é regado com a marinada para manter a umidade e intensificar o sabor. O resultado é uma carne macia, saborosa e levemente picante.

O frango no churrasco com piri-piri é geralmente servido com acompanhamentos como arroz branco, batatas assadas, salada verde e pão. É um prato muito popular em Portugal, especialmente durante os meses de verão, quando as churrasqueiras são frequentemente usadas para preparar refeições ao ar livre.

16. Castanhas Assadas

As castanhas assadas são um dos mais populares símbolos da culinária portuguesa, especialmente durante a época do outono e inverno, quando as ruas são preenchidas com o aroma inebriante das castanhas sendo assadas. A tradição de assar castanhas remonta há séculos em Portugal e é uma parte importante da cultura e da história do país.

As castanhas eram uma importante fonte de alimento na Europa antes da chegada da batata e outros alimentos importados da América. Em Portugal, as castanhas foram um alimento básico para muitas famílias durante séculos. As castanheiras eram plantadas em todo o país, especialmente nas regiões montanhosas do norte, onde o clima era mais frio.

Durante o outono, as castanhas eram colhidas e armazenadas para uso posterior. Elas eram secas e transformadas em farinha, usadas para fazer pão, bolos e outros alimentos. As castanhas também eram assadas em fogueiras nas ruas das cidades e vilas, como uma forma de celebração do final da colheita.

Hoje, as castanhas assadas são um alimento tradicional que é apreciado em todo o país. Os vendedores de castanhas assadas podem ser encontrados nas ruas de muitas cidades e vilas durante os meses de outono e inverno. As castanhas são geralmente assadas em braseiros, em panelas de ferro ou em fornos especiais chamados “assadores de castanhas”.

As castanhas assadas são geralmente servidas quentes em cones de papel ou embrulhadas em papel alumínio. Elas são um lanche popular e saboroso, especialmente nos dias frios de inverno.

Veja também: 17 doces que valem a pena viajar para Portugal

Veja também: Os 8 pratos mais “estranhos” da culinária portuguesa

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *