Roteiro pelo Douro, a região vinícola do norte de Portugal

O Vale do Douro é uma das áreas de produção de vinho mais famosas do mundo e um cartão postal de Portugal.

O solo árido e rochoso, aparentemente impróprio para qualquer tipo de cultivo, foi trabalhado ao longo de milênios e nas encostas foram cavados terraços para fazer nascer o Vinho do Porto e outras delícias enológicas.

A região é um exemplo da capacidade do homem de se adaptar à natureza e se impressionar com o trabalho feito por mão humana.

Andar de carro, trem ou barco pela região é uma experiência inesquecível, com vistas belíssimas do rio cercado por colinas, muros de xisto e granito escavados nas encostas, cobertos por vinhedos, e pelas famosas Quintas.

Em dezembro de 2001, a Unesco classificou o Alto Douro Vinhateiro como Patrimônio da Humanidade, premiando a região vinícola demarcada mais antiga do mundo.

Apesar do rio Douro ter sua nascente na Espanha e percorrer 897 quilômetros até chegar na foz, no Porto, a região é conhecida pelo enoturismo, com visitas às quintas para degustação de vinhos.

Além disso, a região oferece pequenas vilas e aldeias históricas e bons restaurantes, como o DOC, do chef Rui Paula.

O Vale do Douro é um exemplo de como a natureza pode ser trabalhada e adaptada pelo homem para produzir algo tão valioso e celebrado como o vinho.

Abaixo, confira fotos do Vale do Douro que são simplesmente de tirar o fôlego de tanta maravilha:

Peso da Régua

Peso da Régua é uma cidade localizada na região do Douro, em Portugal, conhecida por ser a capital oficial da região vinícola do Douro.

A cidade é considerada um importante centro histórico e cultural da região e um destino turístico popular devido à sua rica história e conexão com a produção de vinho do Porto.

A rota do Vinho do Porto passa pelas principais cidades do Douro, como Peso da Régua.

Durante muito tempo, Peso da Régua era o local de onde partiam os típicos barcos rabelos de madeira, que eram usados para transportar os barris de vinho do Porto até Vila Nova de Gaia, onde envelheciam nas caves.

A estrada vai cortando as colinas e seguindo o fluxo do rio.

Embora hoje em dia esses barcos sejam utilizados principalmente para fins turísticos, eles ainda são uma importante representação da herança vinícola da cidade.

Além disso, o cais fluvial de Peso da Régua é o ponto de partida e chegada para muitos dos famosos cruzeiros que percorrem o Rio Douro, permitindo que os visitantes apreciem a paisagem da região enquanto desfrutam de uma viagem de barco.

Museo do Douro, em Peso da Régua, conta a história do vinho na região.

Outra atração turística importante da cidade é o Museu do Douro, instalado na Casa da Companhia.

O museu apresenta uma exposição abrangente sobre a história, a cultura e a produção de vinho da região do Douro, incluindo artefatos antigos e modernos, documentos e fotografias, bem como informações sobre o processo de fabricação do vinho do Porto.

O Museu do Douro é uma parada obrigatória para os amantes do vinho e para quem deseja aprender mais sobre a história e a cultura da região.

Lamego

Localizada a cerca de 11 quilômetros ao sul de Peso da Régua, a cidade de Lamego é uma atração turística popular em Portugal.

Uma das principais atrações da cidade é a igreja de Nossa Senhora dos Remédios, uma versão da famosa Bom Jesus do Monte, em Braga.

Os 686 degraus da igreja de Nossa Senhora dos Remédios, atração de Lamego.

Construída no século 18, a igreja é um exemplo notável da arquitetura barroca e é conhecida por sua impressionante escadaria barroca, com 686 degraus divididos em nove terraços.

A escadaria barroca é um espetáculo impressionante, com fontes, estátuas e capelas em cada um dos seus nove terraços.

O percurso até o topo pode ser um pouco cansativo, mas é recompensado pela vista deslumbrante da cidade que se pode desfrutar do alto.

Além da vista, os visitantes podem apreciar a beleza arquitetônica da igreja em si, que apresenta elementos barrocos em sua fachada e interior.

A igreja de Nossa Senhora dos Remédios é um lugar de peregrinação para muitos fiéis, especialmente durante a festa anual de Nossa Senhora dos Remédios, que ocorre em setembro.

Fonte em um dos terraços da escadaria da igreja.

No entanto, mesmo para aqueles que não são religiosos, a igreja e sua escadaria barroca oferecem uma experiência inesquecível.

Além da igreja, a cidade de Lamego possui outras atrações turísticas, como o Castelo de Lamego, o Museu de Lamego e a catedral de Lamego.

A cidade também é famosa por seus vinhos, como o Vinho do Porto, e por sua gastronomia, com pratos típicos como o presunto de Lamego e o bolo de Lamego.

Amarante

Situada a aproximadamente 40 minutos de carro do Porto, a cidade de Amarante é uma joia escondida em Portugal. É cercada pelas serras do Marão e da Aboboreira e fica às margens do rio Tâmega.

A cidade é conhecida por sua arquitetura histórica bem preservada e por ser o lar de algumas das atrações turísticas mais populares da região.

O Centro Histórico é um dos destaques da cidade, com uma grande variedade de edifícios históricos bem preservados, como a Ponte, o Convento e a Igreja de S. Gonçalo, as Igrejas de S. Pedro e S. Domingos, a Casa da Cerca e o Solar dos Magalhães.

Esses locais históricos oferecem aos visitantes uma visão fascinante do patrimônio cultural da cidade, além de proporcionar uma experiência visual única.

A Ponte de Amarante é uma das atrações mais icônicas da cidade, com suas 12 arcadas de granito e um tabuleiro largo. Ela foi construída em 1790 e ainda é usada como um importante ponto de passagem sobre o rio Tâmega.

O Convento e a Igreja de S. Gonçalo, construídos no século 16, também são uma parada obrigatória para os turistas. A igreja é dedicada a São Gonçalo, um santo popular em Portugal, e é famosa por seu belo interior barroco.

Além de suas atrações históricas, Amarante também é conhecida por sua gastronomia regional, que inclui pratos como o arroz de cabidela e o bolo de São Gonçalo. A cidade também é famosa por suas cerejas e seus vinhos locais, que são produzidos nas vinícolas da região.

Casa da Calçada, a construção mais fotogênica de Amarante!

A propriedade Casa da Calçada, localizada em Amarante, é um dos lugares mais fotogênicos da cidade. Sua bela fachada amarela é encarapitada nas margens do rio, ao lado da ponte de São Gonçalo.

A localização privilegiada permite que se explore a cidade a pé, com a confeitaria da Ponte em frente e o museu acessível atravessando a ponte e virando à direita.

Entretanto, a hospedagem no Casa da Calçada é tão luxuosa que pode ser difícil sair de lá. Como um hotel de charme da cadeia Relais & Chateaux, oferece uma experiência requintada e exclusiva.

Seu restaurante, Largo do Paço, é uma das atrações mais destacadas, possuindo inclusive uma estrela Michelin.

Serviços

Opções de Transporte para chegar à região do Douro

A região do Douro está localizada a cerca de 312km de Lisboa, e é possível chegar lá por meio de várias opções de transporte. A forma mais comum é de carro, pela autoestrada, que liga as duas cidades.

Para ter mais informações sobre os detalhes das rotas rodoviárias, é possível consultar o site Via Michelin, que oferece informações detalhadas sobre o percurso e os custos com pedágios.

Do Porto até o Alto Douro, que é a região mais famosa da área, a viagem leva cerca de duas horas de carro, dependendo da cidade escolhida como destino.

É recomendado que os turistas fiquem pelo menos dois ou três dias na cidade do Porto antes de seguir para o Douro, para aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer. Para uma experiência ainda mais autêntica, é possível se hospedar em uma das Quintas da região.

Porto é a melhor porta de entrada para o Douro. Vale ficar alguns dias na cidade e depois se hospedar no Vale do Douro.

No entanto, vale ressaltar que o acesso a algumas delas pode ser feito por estradas estreitas e com curvas sinuosas, o que exige atenção e cautela por parte dos motoristas, especialmente durante a noite ou em dias de neblina.

Além do carro, existem outras opções de transporte, como avião e trem. É possível fazer o trajeto de avião entre Lisboa e Porto, já que existem vários voos diários com uma duração média de uma hora de viagem.

Já o trem é outra opção viável, com uma duração média de 2h46 de viagem. O trem parte da Estação de Entrecampos, na Rua Dr. Eduardo Neves, em Lisboa.

No entanto, viajar de carro é sem dúvida a melhor opção para aqueles que desejam apreciar a beleza natural da região do Douro e suas estradas pitorescas.

Onde ficar

Na região do Douro, o enoturismo é bastante popular e várias quintas produtoras de vinho são agora pousadas para hospedagem. Algumas das escolhas recomendadas para uma estadia são a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, Quinta do Vallado, Quinta da Pacheca e Quinta do Pego.

Formas de explorar o Vale do Douro

Existem três formas principais de explorar o Vale do Douro: de carro, trem ou barco.

Carro – a estrada que liga o Alto Douro Vinhateiro a Peso da Régua é conhecida como uma das mais belas rotas rodoviárias do mundo. Durante o percurso, o carro acompanha o fluxo do rio, passando por vilas e aldeias.

A parte mais impressionante do trajeto é entre Mesão Frio e Pinhão. É importante ter cuidado com as estradas de terra, especialmente na região do Alto Douro, onde os perigos são reais e um descuido pode ser fatal. Vale lembrar que não se deve beber e dirigir nessas estradas montanhosas.

Trem – O comboio histórico voltou a funcionar em 2013 e percorre o trajeto entre as estações da Régua e do Tua aos sábados, de 13 de julho a 05 de outubro.

A partida é da estação da Régua às 15h21, com chegada à estação do Tua às 16h31. No regresso, a partida da estação do Tua é às 17h15 e a chegada à estação da Régua às 18h26.

Barco – Existem várias opções de cruzeiros pelo rio Douro, com saídas tanto de Porto quanto de Peso da Régua. Alguns cruzeiros duram apenas um dia, enquanto outros oferecem passeios mais longos pela região.

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Veja também: 18 comidas estranhas para provar em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *