O que fazer no Porto: 52 dicas na capital do norte de Portugal

O Norte de Portugal tem como capital o Porto, que é o segundo destino turístico mais popular do país, perdendo apenas para a capital, Lisboa.

O Porto tem um encanto singular, com nevoeiros matinais, belíssimos pores do sol no Rio Douro e ruas pitorescas, adornadas por casas azulejadas, que tornam qualquer caminhada pelo centro histórico uma experiência agradável.

A cidade é animada e constantemente atualizada, contando agora com várias lojas de design, museus de arte moderna e restaurantes premiados, onde os pratos de frutos do mar ou da culinária típica do norte de Portugal são acompanhados pelo saboroso vinho do Porto.

Visitar o Porto é uma obrigação para quem está em Portugal, já que a cidade é carinhosamente conhecida como a “Invicta” pelos seus habitantes. Neste artigo, resumimos todas as informações necessárias para planejar uma viagem inesquecível para o Porto.

Pontos turísticos do Porto

1. Torre dos Clérigos

A Torre dos Clérigos é um dos ícones arquitetônicos mais famosos do Porto, localizada no centro histórico da cidade, próxima à igreja barroca dos Clérigos. A torre foi construída entre 1732 e 1750, e é considerada uma obra-prima do estilo barroco, projetada pelo arquiteto italiano Nicolau Nasoni.

A Torre dos Clérigos possui 76 metros de altura e é composta por seis andares, que podem ser acessados por uma escadaria em espiral com 225 degraus. No topo da torre, os visitantes podem desfrutar de uma vista panorâmica deslumbrante do Porto, com suas casas coloridas, o rio Douro e as colinas circundantes.

Além de sua beleza arquitetônica e vista privilegiada, a Torre dos Clérigos abriga também o Museu da Irmandade dos Clérigos, que exibe uma coleção de objetos sacros, mobiliário antigo e pinturas. Há também uma exposição sobre a história da torre e da igreja dos Clérigos.

A Torre dos Clérigos é um dos principais pontos turísticos do Porto, recebendo milhares de visitantes todos os anos. É possível adquirir ingressos para subir a torre e visitar o museu, e também há opções de tours guiados para conhecer melhor a história e a arquitetura deste importante monumento da cidade.

2. Livraria Lello

A Livraria Lello é uma das livrarias mais famosas do mundo e um dos pontos turísticos mais populares do Porto, localizada na Rua das Carmelitas, no centro histórico da cidade. Fundada em 1906 pelos irmãos José e António Lello, a livraria é considerada uma obra-prima da arquitetura art nouveau.

A fachada da Livraria Lello é imponente e fascinante, com sua escadaria vermelha em espiral, ornamentada com detalhes em ouro, que leva ao primeiro andar. O interior da livraria é igualmente impressionante, com seus tetos altos, vitrais coloridos, escadas em madeira e estantes repletas de livros, incluindo edições raras e colecionáveis.

Além de sua beleza arquitetônica, a Livraria Lello é também um importante centro cultural, promovendo eventos literários, palestras e exposições de arte. A livraria tem uma vasta coleção de livros em vários idiomas, incluindo uma seção dedicada a autores portugueses e livros de história e cultura portuguesas.

A Livraria Lello foi frequentada por escritores famosos como J.K. Rowling, que morou no Porto por alguns anos e se inspirou na livraria para criar a descrição da famosa livraria no universo de Harry Potter, a Floreios e Borrões. Por isso, a livraria é muito procurada pelos fãs da série e da autora.

A Livraria Lello é um tesouro cultural do Porto e um destino obrigatório para os amantes de livros e arquitetura. Para visitá-la, é preciso adquirir um ingresso, que pode ser comprado online ou na própria livraria. A livraria é muito popular, por isso, é recomendável chegar cedo para evitar filas longas.

3. Sé do Porto

A Catedral da Sé do Porto é uma das principais atrações turísticas do Porto e um dos monumentos mais antigos da cidade. Localizada no centro histórico, na colina da Pena Ventosa, a catedral é um exemplo notável de arquitetura românica, com elementos góticos e barrocos adicionados posteriormente.

A construção da Catedral da Sé do Porto teve início no século 12, mas sofreu várias modificações ao longo dos séculos. A fachada principal é imponente e possui uma rosácea, com uma torre sineira à direita. O interior da catedral é amplo e imponente, com várias capelas laterais, pinturas e esculturas.

Uma das principais atrações da Catedral da Sé do Porto é o claustro, que data do século 14. O claustro é um espaço tranquilo e encantador, com arcos românicos e góticos, jardins bem cuidados e um poço renascentista.

Outro ponto turístico interessante da catedral é o Tesouro, que fica no segundo andar e abriga uma coleção de objetos de ouro, prata e pedras preciosas, além de peças litúrgicas e manuscritos antigos.

A catedral é um importante centro religioso, com missas diárias e celebrações de datas importantes do calendário católico. Além disso, a catedral é frequentemente usada para concertos e eventos culturais, graças à sua acústica excelente.

A Catedral da Sé do Porto é um tesouro cultural e religioso da cidade, e uma visita a esta catedral é uma experiência única e fascinante. Para visitar a catedral, é necessário adquirir um ingresso, que pode ser comprado no local.

4. Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa é um dos monumentos mais importantes do Porto e um dos principais pontos turísticos da cidade. O edifício foi construído no século 19, entre 1842 e 1910, para ser a sede da Associação Comercial do Porto e da Bolsa de Valores.

O Palácio da Bolsa é um edifício magnífico, com uma fachada neoclássica impressionante e um interior ricamente decorado, que mistura os estilos neoclássico, renascentista e barroco. Os destaques do interior são a Sala das Assembleias Gerais, a Sala do Tribunal, o Salão Árabe e o Pátio das Nações.

O Palácio da Bolsa é um dos edifícios mais emblemáticos do Porto e um dos principais pontos turísticos da cidade. Localizado no centro histórico do Porto, próximo à Catedral da Sé, o Palácio da Bolsa foi construído no século 19 para abrigar a Bolsa de Valores do Porto.

O edifício é um exemplo notável de arquitetura neoclássica, com influências do estilo gótico e renascentista. A fachada principal do palácio é impressionante, com uma escadaria majestosa e um pórtico com colunas coríntias. No interior do palácio, há várias salas decoradas com requinte, com destaque para o Salão Árabe.

O Salão Árabe é a sala mais famosa do Palácio da Bolsa e uma das mais impressionantes de toda a cidade do Porto. Foi construída no final do século 19, inspirada na arquitetura mourisca de Granada, na Espanha. A sala tem uma cúpula de vidro colorido, paredes revestidas de estuque decorativo e pisos em mosaico de mármore.

Além do Salão Árabe, há outras salas interessantes para visitar, como a Sala do Tribunal, a Sala das Assembleias Gerais e a Sala dos Retratos. A visita guiada pelo Palácio da Bolsa é altamente recomendada, pois é possível aprender sobre a história do edifício e apreciar todos os detalhes das salas decoradas.

Hoje em dia, o Palácio da Bolsa abriga a Associação Comercial do Porto e é frequentemente usado para eventos e exposições culturais.

5. Estação de São Bento

A Estação de São Bento é uma das principais estações de trem da cidade do Porto, em Portugal. Localizada no centro histórico da cidade, a estação é famosa por sua arquitetura impressionante e seus painéis de azulejos históricos.

A construção da estação começou no final do século 19 e foi concluída em 1916. A fachada da estação é imponente, com uma torre do relógio e vários elementos arquitetônicos que remetem ao estilo Beaux-Arts. No entanto, é no interior da estação que a verdadeira beleza se revela.

O saguão principal da estação é decorado com mais de 20.000 azulejos, que contam a história de Portugal, desde a época romana até a fundação da monarquia portuguesa. Os azulejos foram criados pelo famoso artista português Jorge Colaço, e a maioria das cenas retratadas são de batalhas e eventos históricos importantes para o país.

Além da beleza dos azulejos, a estação também possui um grande salão de espera, com tetos altos e decoração elegante, que foi usado anteriormente como sala de reuniões da Associação Comercial do Porto. Hoje, a estação de São Bento é um ponto de partida popular para turistas que desejam explorar o centro histórico do Porto e outras atrações turísticas da cidade.

A estação de São Bento é um dos locais mais visitados da cidade do Porto, atraindo tanto turistas quanto moradores locais que apreciam sua beleza e sua importância histórica. Se você estiver visitando a cidade, não deixe de incluir a estação de São Bento em seu roteiro de viagem.

6. Capela das Almas

A Capela das Almas é um dos mais belos exemplos de arquitetura religiosa em estilo barroco da cidade do Porto, em Portugal. Situada no centro histórico da cidade, a capela é conhecida por sua fachada impressionante, coberta por azulejos que retratam cenas religiosas.

A construção da Capela das Almas teve início em 1702, no local onde antes existia uma pequena capela dedicada a São Francisco de Assis. A nova capela foi construída em homenagem a Nossa Senhora do Carmo e de São José, e se tornou um ponto de referência importante para a comunidade religiosa local.

A fachada da capela é o que mais impressiona os visitantes, com seus azulejos azuis e brancos que cobrem toda a superfície. Os azulejos foram adicionados à capela em 1929, como uma forma de renovar a estrutura antiga. Eles retratam cenas religiosas, como a vida de São Francisco de Assis e a ascensão da Virgem Maria aos céus.

O interior da Capela das Almas é simples, mas elegante, com altares em estilo barroco e pinturas religiosas. Uma das características mais interessantes da capela é a capela-mor, que abriga um belo retábulo em madeira dourada e pinturas que retratam a vida de Nossa Senhora do Carmo.

A Capela das Almas é um lugar de grande importância para os moradores locais, que frequentam a capela em busca de orientação espiritual e devoção religiosa. Para os visitantes, a capela é uma das atrações turísticas mais populares do centro histórico do Porto, graças à sua beleza arquitetônica e aos azulejos que retratam a história religiosa de Portugal. Se você estiver visitando a cidade do Porto, a Capela das Almas é um lugar que não pode deixar de visitar.

7. Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco é uma das igrejas mais famosas e impressionantes do Porto, em Portugal. Ela é conhecida por sua fachada gótica e pelo seu interior espetacular, repleto de detalhes em ouro e esculturas religiosas.

A construção da igreja começou no século 14, no local onde antes havia uma pequena capela. Ela foi construída em estilo gótico, com detalhes em pedra esculpida e janelas altas que permitem a entrada de luz natural. Ao longo dos séculos, a igreja passou por diversas reformas e modificações, incluindo a adição de elementos barrocos e rococós.

O interior da Igreja de São Francisco é o que mais impressiona os visitantes. Ele é ricamente decorado com ouro, madeira entalhada e esculturas religiosas. As paredes e tetos são cobertos por detalhes em ouro, criando uma atmosfera luxuosa e majestosa. Uma das áreas mais impressionantes da igreja é a Capela do Sacramento, que é toda decorada em ouro e apresenta um altar de estilo barroco.

Outro destaque da igreja é o claustro, que foi construído no século 17. Ele apresenta um estilo barroco impressionante, com paredes cobertas por azulejos e jardins cuidadosamente plantados. O claustro é um local tranquilo e relaxante, ideal para passear e apreciar a beleza da arquitetura e dos jardins.

A Igreja de São Francisco é um importante centro de culto para os fiéis da cidade, mas também é uma atração turística popular. Os visitantes podem participar de visitas guiadas para aprender mais sobre a história e a arquitetura da igreja, bem como admirar a beleza dos seus interiores.

8. Igreja de Santo Ildefonso

A Igreja de Santo Ildefonso é uma igreja histórica localizada na cidade do Porto, em Portugal. A sua construção começou no início do século 18, porém a igreja só foi concluída em 1730. Ela é conhecida por sua fachada revestida com azulejos pintados à mão, que retratam cenas da vida de São Francisco de Assis e de Santo Ildefonso.

A igreja foi projetada por um arquiteto chamado Nicolau Nasoni, que também projetou outros edifícios históricos na cidade do Porto. A fachada da igreja é um dos exemplos mais notáveis de azulejos pintados à mão em Portugal, e é uma das atrações turísticas mais populares da cidade.

O interior da igreja também é impressionante, com um grande altar em estilo barroco e vários altares menores, todos decorados com belas esculturas e pinturas religiosas. O teto é coberto por painéis de madeira esculpidos, que foram adicionados à igreja no século 18.

A Igreja de Santo Ildefonso é uma igreja ativa, e missas são realizadas diariamente para a comunidade local. No entanto, também é aberta para visitantes que desejam conhecer a história e a beleza arquitetônica do local. A igreja é facilmente acessível a pé a partir do centro histórico do Porto, e sua fachada revestida de azulejos é uma vista espetacular que não deve ser perdida.

9. Igreja do Carmo e Igreja dos Carmelitas

A Igreja do Carmo e a Igreja dos Carmelitas são duas igrejas históricas que estão coladas uma à outra na cidade do Porto, em Portugal. Embora pareçam ser uma construção só, elas têm fachadas diferentes e histórias distintas.

A Igreja do Carmo é a mais conhecida das duas, com uma fachada revestida de azulejos azuis que são verdadeiramente impressionantes. A construção da igreja começou no final do século 14, mas ela passou por várias reformas e ampliações ao longo dos anos. Uma das atrações mais populares da igreja são as catacumbas, onde estão enterrados vários irmãos da Ordem do Carmo.

Já a Igreja dos Carmelitas é mais simples em termos de arquitetura, com uma fachada de pedra branca e um interior mais modesto. Foi construída no século 17 pela Ordem dos Carmelitas Descalços, e ainda é utilizada para serviços religiosos.

Entre as duas igrejas, encontra-se a chamada “Casa Escondida”, um imóvel que pode ser visitado e que tem uma história curiosa. Diz a lenda que o proprietário da casa, que era um homem muito rico, construiu-a entre as duas igrejas para que pudesse assistir às missas sem sair de casa. Ele também teria construído um túnel secreto que ligava a casa à Igreja do Carmo.

Hoje em dia, as duas igrejas e a Casa Escondida são pontos turísticos populares na cidade do Porto, e a sua localização central torna fácil visitá-las a pé.

10. Mercado do Bolhão

O Mercado do Bolhão é um mercado histórico localizado na cidade do Porto, em Portugal. Ele foi construído em 1914 e é um dos mercados mais antigos da cidade. O mercado é conhecido por suas barracas que vendem uma grande variedade de produtos frescos, como frutas, legumes, carnes, peixes e flores.

O mercado é dividido em duas áreas principais: o mercado interior, onde as barracas são abrigadas em um edifício histórico com uma arquitetura de ferro fundido impressionante, e o mercado exterior, onde as barracas são organizadas em torno de uma praça movimentada. O mercado é um destino popular para turistas e moradores locais que procuram produtos frescos e de qualidade.

Além dos produtos frescos, o Mercado do Bolhão também tem uma variedade de lojas que vendem produtos tradicionais portugueses, como azulejos, artesanato e cerâmica. Há também uma área de alimentação onde os visitantes podem experimentar pratos locais e degustar vinhos portugueses.

Recentemente, o Mercado do Bolhão passou por um processo de restauração e renovação, a fim de preservar sua história e importância cultural. Durante o processo, os comerciantes foram transferidos para um mercado temporário, mas agora eles estão de volta ao Mercado do Bolhão em toda sua glória original.

O Mercado do Bolhão é um lugar imperdível para quem visita o Porto, oferecendo uma experiência única e autêntica da cultura e dos sabores locais.

11. Ponte D. Luís I

A Ponte D. Luís I é uma ponte emblemática que liga a cidade do Porto à cidade de Vila Nova de Gaia, em Portugal. Ela foi projetada pelo engenheiro belga Théophile Seyrig e foi construída entre 1881 e 1886. A ponte possui duas estruturas de níveis diferentes, sendo o nível superior utilizado por uma linha de metro e pedestres, enquanto o nível inferior é utilizado por veículos e pedestres.

A ponte D. Luís I é considerada um dos símbolos da cidade do Porto e é uma das pontes mais famosas de Portugal. Ela tem uma altura de cerca de 85 metros acima do Rio Douro e uma extensão de mais de 385 metros. A vista da ponte é impressionante e oferece uma visão panorâmica da cidade e do rio.

A ponte é um marco importante na história da cidade do Porto, pois permitiu o acesso mais fácil entre as duas margens do rio Douro, impulsionando o desenvolvimento econômico e turístico da região. A ponte tem um estilo arquitetônico distintivo com estruturas de ferro fundido, arcos e pilares, que lembram a Torre Eiffel em Paris.

Atualmente, a Ponte D. Luís I é um importante ponto turístico da cidade do Porto, atraindo turistas do mundo inteiro que desejam contemplar a beleza da ponte e desfrutar da vista panorâmica do rio Douro e da cidade. É possível atravessar a ponte a pé ou de carro, mas muitas pessoas preferem caminhar pela plataforma superior, onde é possível ter uma vista ainda mais espetacular.

12. Rua das Flores

A Rua das Flores é uma rua histórica no centro da cidade do Porto, em Portugal. Ela é conhecida por ser uma das ruas mais bonitas e charmosas da cidade, com suas lojas elegantes, restaurantes, cafés e bares. A rua é um importante ponto turístico e um lugar muito popular entre os moradores locais.

A rua foi construída no século 16, no local onde antes ficava um canal de água. Ela era uma das principais artérias comerciais da cidade e era conhecida como Rua dos Ourives, devido à grande quantidade de ourivesarias que ali se encontravam. Com o passar dos anos, a rua foi se desenvolvendo e ganhando novas lojas e empreendimentos comerciais.

Atualmente, a Rua das Flores é uma rua pedestre, o que a torna um local ideal para caminhar, fazer compras e apreciar a arquitetura antiga e elegante da cidade. A rua é repleta de edifícios históricos, com fachadas em estilo barroco, neoclássico e art nouveau, que atraem a atenção de quem passa por ali.

Além disso, a rua é famosa por seus restaurantes e cafés, que oferecem uma variedade de pratos típicos da culinária portuguesa, como o famoso bacalhau e o arroz de pato. Os bares e cafés da rua também são muito frequentados pelos moradores locais e turistas, especialmente durante a noite.

13. Rua de Santa Catarina

A Rua de Santa Catarina é uma das ruas mais movimentadas e populares da cidade do Porto, em Portugal. É uma rua comercial importante, que atrai turistas e moradores locais em busca de compras, restaurantes e entretenimento.

A rua começa na Praça da Batalha e segue até a igreja de Santo Ildefonso, com cerca de 1,5 km de extensão. Ela é conhecida por suas lojas de marcas famosas, cafés, pastelarias, restaurantes e lojas tradicionais que vendem produtos típicos do Porto, como o vinho do porto, os azulejos pintados à mão e os objetos de decoração.

Na Rua de Santa Catarina, há também alguns pontos turísticos importantes, como o majestoso Café Majestic, um dos cafés mais antigos e emblemáticos do Porto, e a Capela das Almas, uma igreja com fachada revestida de azulejos coloridos.

Ao longo do ano, a Rua de Santa Catarina é palco de diversos eventos culturais e festas, como a celebração do São João, que é uma das festas mais populares da cidade. É uma rua movimentada e vibrante, que oferece uma experiência única para quem visita o Porto.

14. Majestic Café

O Majestic Café é um dos cafés mais emblemáticos e antigos da cidade do Porto, em Portugal. Fundado em 1921, ele é famoso por sua arquitetura de estilo Art Nouveau, com detalhes em ferro fundido, mármore e cristal, que lhe conferem um ar sofisticado e elegante.

Localizado na Rua de Santa Catarina, o Majestic Café tornou-se um ponto de encontro de intelectuais, artistas e políticos durante os anos 20 e 30, e logo se tornou um símbolo da cultura portuguesa. O café preserva até hoje sua atmosfera glamourosa e elegante, e é um local obrigatório para quem visita o Porto.

No interior do café, é possível apreciar uma ampla seleção de doces e salgados, além de uma variedade de bebidas, incluindo vinhos e licores locais. O Majestic Café também oferece um serviço de chá da tarde, que inclui uma seleção de chás, sanduíches, scones e doces.

Além disso, o café abriga regularmente exposições de arte e apresentações musicais, e tem sido um importante centro cultural do Porto ao longo dos anos. Para quem quer experimentar uma parte importante da história e da cultura portuguesa, o Majestic Café é um lugar imperdível para visitar.

15. Cais da Ribeira

O Cais da Ribeira é uma das áreas mais charmosas e pitorescas do Porto, em Portugal. Localizado às margens do Rio Douro, ele é famoso por suas ruas estreitas e empedradas, seus antigos edifícios coloridos e suas vibrantes atividades comerciais e turísticas.

Ao longo do cais, é possível encontrar uma grande variedade de restaurantes, bares, lojas de souvenirs e artistas de rua, que criam uma atmosfera alegre e animada. Além disso, o cais é o ponto de partida para vários passeios de barco pelo Rio Douro, incluindo as famosas viagens até a região produtora de vinho do Porto, em Vila Nova de Gaia.

Uma das atrações mais notáveis do Cais da Ribeira é a Ponte D. Luís I, uma ponte icônica de ferro que conecta as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. A partir do cais, é possível apreciar vistas panorâmicas incríveis da ponte e da cidade, especialmente durante o pôr do sol.

Outra atração importante do Cais da Ribeira é a Praça da Ribeira, que fica no coração da área. A praça é cercada por edifícios coloridos de estilo tradicional português, e é um ponto de encontro popular para os moradores locais e visitantes. Ela é também um ótimo lugar para experimentar alguns dos pratos típicos da culinária portuguesa, como a famosa Francesinha, um sanduíche de carne e queijo coberto com molho.

16. Praça da Liberdade e a Avenida dos Aliados

A Praça da Liberdade e a Avenida dos Aliados são dois dos lugares mais emblemáticos e movimentados do Porto. Localizada no coração da cidade, a Praça da Liberdade foi construída em 1916 e é cercada por edifícios históricos, como a Câmara Municipal do Porto, um belo exemplo da arquitetura neoclássica.

A Avenida dos Aliados é uma ampla avenida que se estende ao longo da Praça da Liberdade e é repleta de edifícios históricos, hotéis e lojas de luxo. A avenida é frequentemente utilizada como local para grandes eventos na cidade, como a celebração do Ano Novo.

Ao longo da Avenida dos Aliados, é possível encontrar diversos cafés e restaurantes, como o famoso McDonald’s, que está instalado em um edifício histórico conhecido como Café Imperial. Este local já foi um dos cafés mais elegantes e populares da cidade, frequentado por figuras importantes da sociedade portuguesa do século 19 e início do século 20.

Além disso, a Praça da Liberdade e a Avenida dos Aliados também são conhecidas pelos seus jardins, que proporcionam um local tranquilo para descansar e apreciar a beleza do lugar. Em suma, a Praça da Liberdade e a Avenida dos Aliados são pontos turísticos imperdíveis para quem visita o Porto, oferecendo um ambiente histórico, cultural e elegante.

17. Jardim das Oliveiras

O Jardim das Oliveiras é um espaço verde localizado em uma área privilegiada da cidade do Porto, em Portugal. Situado entre dois marcos históricos e turísticos da cidade, a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello, o jardim oferece uma atmosfera tranquila e relaxante em contraste com a agitação do centro da cidade.

O jardim é decorado com várias oliveiras, que dão nome ao espaço, além de outras plantas e flores que oferecem uma experiência visual encantadora. É um lugar ideal para se desconectar do mundo agitado, relaxar à sombra das árvores e respirar um ar mais fresco. Os bancos e áreas de descanso espalhados pelo jardim oferecem um ambiente perfeito para ler um livro ou simplesmente apreciar a paisagem.

O Jardim das Oliveiras também é um ótimo lugar para socializar e desfrutar de um happy hour. Com seu ambiente tranquilo e descontraído, é o local perfeito para passar um tempo com amigos ou colegas de trabalho depois de um longo dia. Algumas pessoas aproveitam para fazer piqueniques, enquanto outras preferem apenas relaxar e conversar em meio à natureza.

18. Jardins do Palácio de Cristal

Os Jardins do Palácio de Cristal são um verdadeiro oásis de tranquilidade em meio à agitação urbana da cidade do Porto, em Portugal. Embora o palácio em si tenha sido demolido em 1951 para dar lugar a um centro de esportes, os jardins que o cercavam foram preservados e se tornaram um dos principais pontos turísticos da cidade.

Projetados pelo renomado paisagista alemão Émille David, os jardins oferecem uma combinação perfeita entre natureza e arquitetura. As fontes, estátuas e caminhos sinuosos que se espalham pelos jardins proporcionam uma sensação de encantamento e mistério, tornando o passeio pelo local uma verdadeira aventura para os visitantes.

Além de sua beleza natural, os Jardins do Palácio de Cristal também oferecem vistas espetaculares para o rio Douro e a cidade do Porto, o que os torna ainda mais especiais. É possível contemplar a beleza da cidade a partir de vários pontos do jardim, cada um com sua própria perspectiva e atmosfera.

Os jardins também são um local popular para a realização de eventos culturais, como festivais de música e exposições de arte. É um espaço versátil e adaptável, que pode ser utilizado de diversas formas para a realização de eventos de diferentes tipos e tamanhos.

Os Jardins do Palácio de Cristal são um verdadeiro tesouro da cidade do Porto. Com sua beleza natural e arquitetônica, suas vistas espetaculares e seu potencial para a realização de eventos culturais, é um lugar que encanta e inspira seus visitantes.

19. Fundação de Serralves

A Fundação de Serralves é uma instituição cultural localizada na cidade do Porto, em Portugal. Fundada em 1989, a Fundação tem como objetivo promover a arte contemporânea, bem como a conservação e divulgação do patrimônio cultural e ambiental.

O principal espaço da Fundação de Serralves é o Parque de Serralves, um dos maiores parques urbanos da cidade do Porto, que abriga uma grande variedade de espécies vegetais e animais. Além disso, o parque conta com diversas esculturas contemporâneas, criando um ambiente único e inspirador para os visitantes.

No interior do Parque de Serralves, está localizado o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, um espaço dedicado à arte moderna e contemporânea, com uma coleção de obras de artistas nacionais e internacionais. O museu também conta com uma programação variada de exposições temporárias, performances e eventos culturais.

Além do museu, a Fundação de Serralves também possui uma Casa de Cinema, um espaço para a exibição de filmes e documentários relacionados à arte e cultura, e uma Biblioteca de Arte, que conta com uma vasta coleção de livros, revistas e documentos sobre arte contemporânea.

A Fundação de Serralves é um importante centro cultural em Portugal e atrai visitantes de todo o mundo que buscam conhecer e apreciar a arte contemporânea em um ambiente único e inspirador. Se você é um amante das artes e dos espaços modernos, não deixe de fazer uma visita à Fundação de Serralves em sua próxima viagem ao Porto.

20. Casa da Música

A Casa da Música é uma sala de concertos situada na cidade do Porto, em Portugal. Inaugurada em 2005, a Casa da Música é considerada uma das principais salas de concerto do país, e é um ponto de referência para os amantes da música clássica, contemporânea e experimental.

Com uma arquitetura moderna e ousada, projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas, a Casa da Música se destaca como uma das principais atrações turísticas da cidade do Porto. Além de ser um espaço de espetáculos, a Casa da Música é também um centro cultural, que abriga uma escola de música, um restaurante, uma loja de música e uma biblioteca especializada.

A programação da Casa da Música é bastante diversa e inclui espetáculos de música clássica, jazz, música eletrônica e música experimental, com apresentações de artistas nacionais e internacionais. Além disso, a Casa da Música oferece programas educativos para crianças, jovens e adultos, com oficinas de música, palestras e encontros com músicos.

A Casa da Música é um espaço importante para a promoção da música e da cultura em Portugal, e tem um papel fundamental na formação de novos públicos e na difusão da música contemporânea e experimental. Se você é um fã da música e está de passagem pelo Porto, vale a pena ficar ligado na programação da Casa da Música e conferir um dos espetáculos em cartaz. Certamente será uma experiência inesquecível!

21. Praia de Matosinhos

A Praia de Matosinhos é uma das mais populares e frequentadas praias da cidade do Porto, localizada na região norte de Portugal. A praia é conhecida por suas águas claras e limpas, suas extensas faixas de areia e pelas ondas perfeitas para a prática de surf.

Com uma atmosfera descontraída e animada, a Praia de Matosinhos é um lugar ideal para desfrutar de um dia de sol e mar, fazer caminhadas na orla, praticar esportes aquáticos, como o surf e o bodyboard, ou simplesmente relaxar sob o sol.

Além das atividades na praia, Matosinhos também possui uma grande oferta de restaurantes de frutos do mar e outros pratos típicos da culinária portuguesa. A região é especialmente conhecida pelo seu mercado municipal, o Mercado de Matosinhos, onde é possível encontrar uma grande variedade de peixes e frutos do mar frescos, além de outros produtos locais.

A Praia de Matosinhos é frequentemente palco de eventos culturais e esportivos, como competições de surf, música ao vivo e festivais de gastronomia, o que a torna uma opção ideal para quem busca um destino turístico vibrante e diversificado.

Se você está em busca de um lugar para relaxar e se divertir, a Praia de Matosinhos é uma excelente opção na cidade do Porto, oferecendo uma ampla variedade de atividades e experiências para todos os gostos.

22. Passeio de barco pelo Douro

O passeio de barco pelo rio Douro é uma das atividades mais populares para os turistas que visitam a cidade do Porto, em Portugal. O rio Douro é um dos mais importantes da Península Ibérica, e possui uma beleza natural única, com suas colinas verdejantes, vinhedos, e pontes históricas que conectam as margens do rio.

Os passeios de barco pelo rio Douro permitem que os visitantes apreciem a paisagem deslumbrante da região, enquanto desfrutam de uma experiência única a bordo de um barco tradicional, conhecido como “rabelo”. Os barcos percorrem o rio, passando pelas principais atrações turísticas da cidade, como a Ponte D. Luís I, a Foz do Douro e a região vinícola do Alto Douro.

Durante o passeio, é possível desfrutar de um almoço ou jantar a bordo, acompanhado pelos famosos vinhos do Porto produzidos na região. Além disso, muitos passeios de barco oferecem guias turísticos que explicam a história e a cultura da região, tornando a experiência ainda mais rica e informativa.

Os passeios de barco pelo rio Douro são uma maneira única e emocionante de explorar a cidade do Porto e a região do Douro. Com vistas deslumbrantes, gastronomia local deliciosa e muita história e cultura, essa é uma atividade que não pode faltar no roteiro dos viajantes que visitam a região.

Caves do Vinho do Porto e atrações em Gaia

Visitar o Porto sem conhecer a história e provar um dos produtos mais icônicos da cidade seria uma grande perda. Estamos falando do vinho do Porto, um licoroso produzido no Vale do Douro, armazenado nas caves de Gaia e nomeado em homenagem à cidade por ser exportado para todo o mundo a partir do século XVII, principalmente para a Inglaterra.

Se você atravessar a ponte D. Luís I, poderá passar um dia maravilhoso em Vila Nova de Gaia, localizada em frente ao Porto. Aproveite para visitar várias vinícolas, como a Sandeman, Calém e Taylor’s, caminhar pelo calçadão ao longo do rio, almoçar em um restaurante de qualidade e desfrutar do final de tarde no Jardim do Morro ou no mirante do Mosteiro da Serra do Pilar.

23. Cave Sandeman

A Cave Sandeman é uma adega localizada em Vila Nova de Gaia, em Portugal, que pertence à empresa de vinho Sandeman. É uma das caves mais famosas e visitadas na região, sendo um importante destino turístico para os amantes do vinho.

A adega foi fundada em 1790 por George Sandeman, um comerciante de vinhos escocês que se mudou para Portugal para expandir seus negócios. A empresa Sandeman se tornou conhecida por seus vinhos do Porto de alta qualidade, e a adega em Vila Nova de Gaia foi construída para armazenar e envelhecer os barris de vinho.

Atualmente, a Cave Sandeman é aberta ao público e oferece visitas guiadas que incluem uma apresentação sobre a história da empresa e a produção de vinho do Porto, bem como uma degustação dos vinhos da marca. A adega é conhecida por suas grandes salas de envelhecimento, com pilhas de barris de carvalho onde o vinho é deixado para amadurecer lentamente e desenvolver seus sabores e aromas únicos.

Além de sua importância histórica e cultural, a Cave Sandeman é um exemplo notável de engenharia e arquitetura, com suas enormes salas de barris e suas paredes de pedra espessas que mantêm a temperatura e a umidade ideais para a produção de vinho de qualidade. Se você é um apreciador de vinho ou apenas um admirador de locais históricos e arquitetura, a Cave Sandeman é definitivamente um destino que vale a pena visitar.

24. Caves Calém

Localizada em Vila Nova de Gaia, logo à frente do Porto, as Caves Calém oferecem uma das experiências mais populares e informativas na região. Logo após atravessar a ponte D. Luís I, você encontrará a Calém, que é uma das primeiras caves na área.

O passeio guiado pela Calém é bastante interativo e tecnológico, contando com projeções sobre os barris de vinho e oferecendo uma experiência imersiva e educativa. Os visitantes podem aprender sobre o processo de produção do vinho do Porto, a história da empresa e a cultura da região.

Os passeios têm valores que partem de 15 euros por pessoa, e podem ser uma ótima opção para quem busca conhecer mais sobre a história e a tradição do vinho do Porto.

Além disso, a Calém também oferece degustações de vinhos, permitindo que os visitantes apreciem os sabores e aromas dos vinhos produzidos na região. O ambiente da cave é acolhedor e agradável, tornando a experiência ainda mais agradável.

25. Graham’s Port Lodge

Localizada em uma posição elevada em Vila Nova de Gaia, a Graham’s Port Lodge é uma adega histórica que vale a pena visitar. Fundada em 1890, a vinícola oferece uma vista deslumbrante da cidade do Porto e do rio Douro.

O tour pela cave é uma experiência fascinante, que leva os visitantes a uma jornada pela história da vinícola e do vinho do Porto. Você pode aprender sobre todos os processos de produção de vinho, desde a colheita das uvas até o envelhecimento dos vinhos em barris de carvalho.

Além disso, pode saborear alguns dos vinhos mais premiados da Graham’s, incluindo os vintages e tawnies envelhecidos em barris por décadas. Uma visita à Graham’s Port Lodge é uma oportunidade única de explorar a história e a tradição da produção de vinho do Porto.

26. Caves Taylor’s Port

Situada em uma das áreas mais bonitas de Vila Nova de Gaia, as caves da Taylor’s Port são um lugar imperdível para os amantes do vinho do Porto. Esta marca é uma das mais famosas e respeitadas na produção de vinho do Porto, com uma história de mais de 300 anos.

O passeio pelas caves é audioguiado, permitindo que os visitantes desfrutem da visita em seu próprio ritmo, sem a necessidade de marcar um horário específico. A degustação dos vinhos pode ser realizada em um jardim encantador na propriedade, acompanhada de tábuas de frios, se desejar.

É uma excelente opção para aqueles que têm tempo na região e desejam incluir momentos de relaxamento e prazer no roteiro. O preço da visita é de 15 euros, incluindo a degustação de dois vinhos.

Ao visitar as caves da Taylor’s Port, você pode aprender mais sobre a história e tradição da produção de vinho do Porto e experimentar alguns dos melhores vinhos produzidos na região.

27. Caves Ferreira

As Caves Ferreira são uma das mais antigas da região, datando de 1751, e são conhecidas pelo seu vinho do Porto de alta qualidade. Localizadas no coração do calçadão de Vila Nova de Gaia, são facilmente acessíveis para quem está passeando pela região.

O tour guiado pelas caves é uma experiência única que permite aos visitantes conhecer todo o processo de produção do vinho, desde a colheita até o engarrafamento.

O passeio é muito interativo e conta com guias experientes que explicam todos os detalhes sobre a história da vinícola e do vinho do Porto em geral. Além disso, durante o tour, os visitantes têm a oportunidade de ver de perto as enormes barricas de carvalho que são usadas para armazenar e envelhecer o vinho.

A degustação de pelo menos dois vinhos é realizada no final do passeio, permitindo aos visitantes experimentar o sabor e o aroma únicos do vinho do Porto da Ferreira.

Os preços para o tour variam de acordo com as opções de degustação, mas normalmente começam a partir de 12 euros por pessoa. É uma excelente opção para quem deseja conhecer mais sobre a história do vinho do Porto e desfrutar de uma experiência de degustação inesquecível.

28. Teleférico de Gaia

Após um dia de visita às caves do vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, uma boa pedida é pegar o Teleférico de Gaia,
que oferece uma vista panorâmica da cidade do Porto e do rio Douro.

O passeio tem cerca de 6 minutos de duração e leva os turistas do Cais de Gaia até a Serra do Pilar, onde é possível desfrutar de uma vista incrível da cidade do Porto. O teleférico conta com cabines modernas e confortáveis, além de ser uma opção segura e emocionante de transporte.

O Teleférico de Gaia tem uma capacidade de até 8 passageiros por cabine e funciona todos os dias, das 10h às 20h (com horários diferenciados em algumas épocas do ano).

O valor do bilhete é de 6 euros para adultos e 3 euros para crianças até aos 12 anos. Além disso, é possível adquirir bilhetes combinados que incluem a visita a algumas das principais atrações da região, como as caves do vinho do Porto e o Mosteiro da Serra do Pilar.

29. Mosteiro da Serra do Pilar

O Mosteiro da Serra do Pilar é uma importante atração turística na cidade do Porto, localizado em Vila Nova de Gaia, do outro lado do Rio Douro. Construído no século 16, foi projetado pelo arquiteto italiano Filippo Terzi e é considerado um dos mais importantes exemplos da arquitetura renascentista em Portugal.

O mosteiro é conhecido por sua planta circular, que é bastante incomum para um edifício religioso. No centro do mosteiro, há uma igreja com uma cúpula impressionante que oferece uma vista panorâmica da cidade do Porto e do Rio Douro. Além disso, o mosteiro é cercado por um jardim agradável e tranquilo, que oferece um espaço perfeito para relaxar e apreciar a paisagem.

O Mosteiro da Serra do Pilar também é um local de grande importância histórica, já que foi utilizado como quartel-general pelas tropas de Portugal durante a Guerra Civil de 1832-1834. Em 1996, foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco e hoje em dia é um local popular para visitantes que desejam explorar a rica história e cultura da região do Porto.

Além de ser um ótimo local para contemplar o pôr do sol, o Jardim do Morro também é um lugar agradável para passear durante o dia. Com sua ampla área verde, é um lugar ideal para fazer um piquenique ou apenas relaxar ao ar livre. Há também um café e um restaurante com uma vista privilegiada para o Rio Douro e para o Porto.

30. Jardim do Morro

O Jardim do Morro fica em um local estratégico, próximo à Ponte D. Luís I e ao Mosteiro da Serra do Pilar, sendo possível fazer uma caminhada até esses pontos turísticos a partir do jardim. Além disso, há uma estação de metrô próxima, facilitando o acesso para quem não quer caminhar ou prefere utilizar o transporte público.

Durante o verão, o jardim também recebe eventos culturais e festivais, como apresentações de música e teatro ao ar livre, tornando-o um ponto de encontro animado para os moradores e visitantes da cidade. O Jardim do Morro é, sem dúvida, um dos lugares mais agradáveis para se visitar em Gaia e um dos melhores locais para desfrutar da vista panorâmica do Porto e do Rio Douro.

31. Conhecer os museus do WOW

O World of Wine (WOW), situado em Vila Nova de Gaia, é um complexo de museus inaugurado durante a pandemia, que se tornou uma atração imperdível para os amantes do vinho e da história da região norte portuguesa. Com sete museus, incluindo o do vinho, da cortiça, moda e chocolate, e 12 bares e restaurantes, o WOW oferece uma experiência completa para os visitantes.

Além dos museus e restaurantes, o WOW também possui um terraço com uma das vistas mais bonitas da cidade, que pode ser apreciada enquanto se degusta um bom vinho. O museu do vinho, em particular, apresenta a história do vinho do Porto, desde as suas origens até os dias atuais, com destaque para a produção e adegamento da bebida.

O museu da cortiça, por sua vez, explora a importância da cortiça na economia e cultura portuguesas, desde a sua extração até o seu uso em diversas áreas, como moda e design. O museu da moda, por sua vez, apresenta a evolução da moda ao longo dos séculos, com ênfase na moda portuguesa.

Com tantas opções de entretenimento e aprendizado, o WOW é uma atração que vale a pena conferir para quem visita a cidade do Porto e deseja ter uma experiência completa na região.

Onde comer no Porto

32. Francesinha

Uma das experiências gastronômicas mais famosas e saborosas do Porto é a francesinha. Este sanduíche é composto por vários tipos de carnes, como presunto, linguiça, salsicha e bife, e é coberto com queijo derretido. Por cima, é servido um molho especial de tomate, cerveja e pimenta piri-piri, que confere um sabor único e picante à iguaria.

Se você está procurando uma boa francesinha para provar no Porto, existem vários lugares que oferecem essa delícia. Algumas das opções mais populares incluem o Café Santiago, Barcarola Café, Bufete Fase, Capa Negra II, Brasão Cervejaria, Cervejaria Galiza e O Afonso. Cada um desses lugares tem sua própria receita e estilo, então você pode experimentar vários para encontrar sua favorita.

E, é claro, não se esqueça de pedir um “fino”, que é a medida padrão para um chopp de 250 ml na cidade do Porto. Aproveite a experiência completa de saborear uma deliciosa francesinha acompanhada de uma cerveja gelada e descubra por que essa iguaria se tornou tão popular na região!

33. Taberna D’Avó

Localizado no coração do centro histórico do Porto, o restaurante Taberna D’Avó oferece uma experiência gastronômica única com seus pratos portugueses deliciosos e caseiros. Com um ambiente aconchegante e charmoso, é o lugar ideal para uma refeição descontraída com amigos ou em família.

A culinária da Taberna D’Avó é feita com ingredientes frescos e selecionados, resultando em pratos saborosos e autênticos da região. Entre as opções do menu estão o famoso bacalhau à Brás, o arroz de pato, as tripas à moda do Porto, além de outras opções de carne e peixe.

É importante lembrar que o restaurante é bastante procurado, por isso é recomendável fazer reserva para garantir uma mesa. O atendimento é cordial e atencioso, garantindo que a experiência gastronômica seja ainda mais agradável. Se você procura um lugar para saborear pratos típicos portugueses em um ambiente acolhedor, não deixe de conhecer a Taberna D’Avó.

34. Adega São Nicolau

Com uma decoração rústica e aconchegante, a Adega São Nicolau é conhecida por sua excelente comida portuguesa, com destaque para os pratos de peixe e frutos do mar. O restaurante é frequentado tanto por turistas quanto por moradores locais, o que é um bom indicativo da qualidade da comida.

Além disso, o atendimento é cordial e eficiente, o que garante uma experiência agradável. É importante fazer reserva com antecedência, já que o restaurante costuma estar sempre lotado. Vale a pena experimentar o arroz de polvo, o bacalhau com natas e o leitão à bairrada. E, claro, não deixe de provar um dos excelentes vinhos portugueses que a casa oferece.

35. Casa Guedes

A Casa Guedes é um lugar conhecido por oferecer uma das melhores sandes de pernil da cidade do Porto. Localizada no Mercado do Bolhão, uma das regiões mais movimentadas da cidade, a Casa Guedes é uma parada obrigatória para quem está em busca de uma refeição rápida e saborosa.

O sandes de pernil é feito com pão típico da região, recheado com fatias de pernil assado e queijo da Serra, o que o torna irresistível. O segredo do sucesso da Casa Guedes está no preparo cuidadoso do pernil, que é marinado com ervas e especiarias antes de ser assado lentamente, garantindo um sabor único e uma textura macia.

Além do sandes de pernil, a Casa Guedes também oferece outras opções de lanches, como o sandes de queijo da Serra e o croquete de alheira, que são igualmente saborosos. O ambiente é simples e acolhedor, com mesas compartilhadas e atendimento simpático, o que torna a experiência ainda mais agradável.

36. O Rápido

O Rápido é um restaurante localizado bem próximo da Estação de São Bento, no centro histórico do Porto. Esse restaurante é muito apreciado pelos locais, o que já é um ótimo sinal de que a comida é de qualidade. O cardápio oferece pratos típicos da culinária portuguesa, como bacalhau, cozido à portuguesa, arroz de pato, entre outros.

Além da comida deliciosa, O Rápido se destaca pela sua atmosfera descontraída e acolhedora. O ambiente é decorado com objetos antigos e rústicos, como as tradicionais lanternas de ferro usadas pelos antigos carregadores de vinho da cidade.

Se você estiver em busca de um restaurante típico, que ofereça pratos saborosos e uma atmosfera autêntica, O Rápido é uma ótima opção. Lembre-se de fazer reserva com antecedência, especialmente se estiver planejando visitar durante o horário de pico.

37. Taberninha do Manel

A Taberninha do Manel é um charmoso restaurante localizado em Vila Nova de Gaia, com uma vista privilegiada para o Douro e a ribeira do Porto. O ambiente é descontraído e acolhedor, com mesas dispostas à rua, onde os clientes podem desfrutar do clima agradável enquanto saboreiam os pratos da casa.

O cardápio da Taberninha do Manel é composto por clássicos da gastronomia portuguesa, como o famoso bacalhau à Brás, o arroz de polvo e o cozido à portuguesa. Além disso, o restaurante também oferece opções vegetarianas e veganas, como o risotto de cogumelos.

Os pratos são preparados com ingredientes frescos e de qualidade, garantindo um sabor autêntico e delicioso. A Taberninha do Manel é uma ótima opção para quem quer experimentar a culinária local em um ambiente descontraído e com uma vista deslumbrante.

38. DOP – Chef Rui Paula

O DOP é um restaurante que oferece uma experiência gastronômica sofisticada e autêntica, com pratos que valorizam a culinária portuguesa e a sua relação com o mar e o campo. O chef Rui Paula é um dos mais renomados chefs de Portugal, com vários prêmios e distinções em seu currículo. Seu restaurante fica no coração do Porto, em um ambiente elegante e sofisticado.

O cardápio do DOP é sazonal, ou seja, os pratos são elaborados com ingredientes frescos e típicos da estação. O menu degustação é uma ótima opção para experimentar uma variedade de pratos do chef. Alguns destaques do cardápio incluem o arroz de polvo com açafrão e coentros, o bacalhau com batata-doce e o cordeiro com cogumelos e purê de ervilha.

Além da comida, o DOP também é conhecido pela sua carta de vinhos, com uma seleção cuidadosa de vinhos portugueses e internacionais para harmonizar com os pratos. O restaurante é ideal para uma ocasião especial, como um jantar romântico ou uma celebração em família. Reservas são altamente recomendadas, pois a casa costuma estar sempre lotada.

39. Cantinho do Avillez

Cantinho do Avillez Porto. Foto- Paulo Barata 2014

O Cantinho do Avillez é um restaurante de alta gastronomia localizado no coração do Porto, no bairro da Ribeira. Comandado pelo chef José Avillez, é um dos estabelecimentos mais renomados da cidade, sendo uma excelente opção para quem quer desfrutar de uma experiência gastronômica de qualidade.

O cardápio do restaurante é baseado na culinária portuguesa, com um toque moderno e inovador. Entre os pratos mais populares estão o polvo assado com batata-doce e o famoso bife à Cantinho, feito com corte nobre de carne bovina.

O ambiente do restaurante é elegante e acolhedor, com uma decoração moderna e sofisticada que valoriza os elementos tradicionais da arquitetura portuguesa. O Cantinho do Avillez é bastante procurado por turistas e locais, por isso é recomendável fazer reserva com antecedência.

Além do restaurante no Porto, o chef José Avillez também possui outros estabelecimentos em Portugal, como o Belcanto, em Lisboa, que possui duas estrelas Michelin. O Cantinho do Avillez é uma excelente opção para quem busca uma experiência gastronômica de qualidade e deseja provar pratos sofisticados e criativos da culinária portuguesa.

40. O Buraco

O Buraco é um restaurante familiar localizado no coração do Porto, próximo à Estação de São Bento. O ambiente rústico e acolhedor, com paredes de pedra e teto de madeira, proporciona uma atmosfera típica e autêntica. O restaurante é conhecido por sua culinária portuguesa tradicional, com pratos que apresentam ingredientes locais frescos e de qualidade.

Uma das especialidades da casa são as Tripas à Moda do Porto, um prato tradicional da cidade que consiste em tripas de porco cozidas com feijão branco, carne de porco, linguiça e outros ingredientes. Além disso, o menu oferece uma variedade de pratos com peixes e frutos do mar, como bacalhau, polvo e camarão, bem como carnes variadas, como cabrito, porco e embutidos.

O atendimento no O Buraco é elogiado por muitos visitantes, com funcionários amigáveis e prestativos que ajudam os clientes a escolher os pratos e a fazer sugestões de vinhos locais para harmonizar com as refeições. O restaurante é bastante movimentado, especialmente à noite, então é sempre recomendado fazer uma reserva com antecedência para garantir uma mesa.

41. Casa de Chá da Boa Nova

A Casa de Chá da Boa Nova é um restaurante que oferece uma experiência única aos seus visitantes. Localizado em uma construção icônica projetada por Álvaro Siza, o restaurante conta com uma vista deslumbrante para o oceano Atlântico. O cardápio é assinado pelo renomado chef Rui Paula, que utiliza ingredientes locais para criar pratos sofisticados e saborosos.

A especialidade da casa são os pratos com peixes e frutos do mar, preparados com técnica e criatividade. Além disso, há opções vegetarianas e pratos com carnes variadas. Tudo isso pode ser degustado em um ambiente sofisticado e elegante, onde cada detalhe foi pensado para proporcionar uma experiência gastronômica memorável.

É importante destacar que a Casa de Chá da Boa Nova é um restaurante bastante concorrido, sendo recomendado fazer reserva com antecedência. Para aqueles que buscam uma experiência única em um ambiente elegante e sofisticado, este é um dos melhores lugares para se visitar no Porto.

Onde ficar no Porto

O Pestana Porto Hotel fica na Ribeiro com vista para o Douro

42. Onde ficar no Porto

Para se hospedar no Porto, a região do Centro Histórico é a escolha ideal, já que muitas das principais atrações da cidade, como a Ribeira, o Mercado do Bolhão, a Avenida dos Aliados e a Rua de Santa Catarina, estão localizadas lá. Além disso, é fácil se locomover entre os pontos turísticos a pé ou de transporte público. Para aqueles que preferem hotéis mais modernos, com boa infraestrutura e estacionamento, a região da Avenida Boavista pode ser uma boa opção.

43. Hotéis no Porto: algumas sugestões

Segue abaixo algumas sugestões de hotéis no Porto, que já foram testados e recomendados: Pestana Vintage Porto, My Stay Porto Bolhão, OportoHouse, Moov Hotel Porto Centro, Hotel Premium Porto Downtown, Hotel Dom Henrique Downtown, Porto Palácio, HF Tuela Porto, The Yeatman (localizado em Vila Nova de Gaia) e Hotel Internacional Porto.

Compras no Porto, Portugal

Além da Rua Santa Catarina e da Rua das Flores, que já foram mencionadas como opções turísticas para quem visita o Porto, há outras regiões na cidade que são conhecidas por suas lojas.

44. Rua Miguel Bombarda

A Rua Miguel Bombarda é uma das principais ruas de compras e arte alternativa do Porto. Localizada na região da Cedofeita, a rua é famosa por suas galerias de arte, lojas de design, livrarias independentes, cafés charmosos e restaurantes modernos.

Ao longo da rua, é possível encontrar diversas galerias de arte, como a galeria Fernando Santos, que é uma das mais antigas do Porto, e a galeria Presença, que exibe obras de artistas locais e internacionais. Além disso, a rua abriga o Centro Comercial Miguel Bombarda, um espaço que reúne diversas lojas e ateliês de moda, decoração e design.

A Rua Miguel Bombarda também é conhecida por suas atividades culturais, como eventos de música, teatro e performances. Durante a primavera e o verão, a rua recebe o evento “Sábados na Rua”, em que as lojas, galerias e ateliês ficam abertos até tarde e oferecem diversas atividades para os visitantes.

No geral, a Rua Miguel Bombarda é uma excelente opção para quem busca um ambiente alternativo e criativo para fazer compras e explorar a cena cultural do Porto.

45. Vila do Conde Outlet

O Vila do Conde Outlet é um shopping center localizado na cidade de Vila do Conde, região metropolitana do Porto. É um dos maiores outlets de Portugal, com mais de 140 lojas de marcas nacionais e internacionais, oferecendo descontos o ano todo.

O shopping center está instalado em um antigo complexo têxtil, o que lhe confere um charme único e diferenciado. Além disso, o Vila do Conde Outlet oferece diversas opções de lazer, como restaurantes, cafés, cinemas e espaços para atividades infantis.

O acesso ao Vila do Conde Outlet é fácil, seja de carro ou de transporte público. Há diversas linhas de ônibus que fazem o trajeto até o shopping center e, para quem opta pelo carro, há um amplo estacionamento gratuito disponível. Para quem busca economia e boas compras no Porto, o Vila do Conde Outlet é uma excelente opção.

Transporte no Porto

46. Como chegar ao Porto

Há diversas formas de chegar ao Porto, em Portugal.

Para quem vem de fora do país, o aeroporto Francisco Sá Carneiro é a principal opção, com voos regulares de diversas cidades da Europa e do mundo. Do aeroporto, é possível pegar um táxi ou um ônibus até o centro da cidade.

Para quem vem de outras cidades de Portugal ou de países vizinhos, é possível chegar ao Porto de trem, com conexões para diversas cidades do país e da Europa.

Outra opção é viajar de ônibus, que oferece diversas rotas para o Porto a partir de várias cidades de Portugal e também de países como Espanha e França.

Além disso, também é possível chegar ao Porto de carro, através de rodovias que ligam a cidade a outras cidades portuguesas e também a países vizinhos.

Há várias opções de transporte para chegar ao Porto a partir de Lisboa. A maneira mais rápida e conveniente é de avião, com voos regulares partindo do Aeroporto de Lisboa (LIS) para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro (OPO), em Porto. A duração do voo é de cerca de 1 hora.

Outra opção é viajar de trem, que pode ser uma boa escolha para quem quer apreciar a paisagem e ter uma viagem mais tranquila. A empresa de trens em Portugal é a CP – Comboios de Portugal, que oferece diversas opções de horários e tarifas. A viagem de trem entre Lisboa e Porto pode levar cerca de 3 horas, dependendo do tipo de trem escolhido.

Também é possível viajar de ônibus, com diversas empresas fazendo o trajeto entre as duas cidades. A duração da viagem pode variar, mas geralmente é de cerca de 3h30 a 4 horas.

Por fim, para quem prefere viajar de carro, a distância entre Lisboa e Porto é de cerca de 313 km e pode ser percorrida em cerca de 3 horas e meia, dependendo das condições do trânsito e da rota escolhida.

47. Como se deslocar no Porto

Se você escolheu se hospedar nas áreas próximas ao Douro, à Baixa (que, ironicamente, fica em uma parte mais alta da cidade) ou à Avenida dos Aliados, é provável que precise usar pouco o transporte público.

A maioria das atrações do centro histórico, incluindo as adegas do outro lado do Douro em Gaia, podem ser acessadas por agradáveis caminhadas.

Se você deseja se deslocar para as regiões da Boavista, Fundação Serralves, Casa da Música, Foz do Douro e praia de Matosinhos, o transporte público mais indicado é o ônibus, que tem um custo de 1,20 euro. Para chegar até o Outlet Vila do Conde, em Modivas, a melhor opção é o metrô.

Além disso, há três linhas de bondinho para passeios turísticos no Porto: a primeira vai da Ribeira até a Foz do Douro, a segunda percorre a região dos Clérigos até a área do Douro e a terceira linha passa pela zona dos Clérigos, Avenida dos Aliados, Estação São Bento e Praça da Batalha, que fica próxima à Igreja de Santo Ildefonso.

Passeios próximos ao Porto

48. Coimbra

Coimbra é uma cidade histórica localizada na região central de Portugal, a cerca de 120 km ao sul do Porto. É conhecida mundialmente por ser a cidade que abriga a mais antiga universidade de Portugal e uma das mais antigas do mundo, a Universidade de Coimbra, fundada em 1290.

Além da universidade, Coimbra é famosa pela sua rica história e arquitetura, que inclui o Mosteiro de Santa Cruz, a Sé Velha, o Convento de Santa Clara-a-Velha, a Biblioteca Joanina e a igreja de São Tiago.

Para chegar ao Porto saindo de Coimbra, a melhor opção é de trem. A viagem de trem leva cerca de 1 hora e 20 minutos, com preços variando de acordo com a classe escolhida. É possível comprar as passagens com antecedência pelo site da empresa ferroviária portuguesa, a CP – Comboios de Portugal, ou nas bilheterias das estações.

Também é possível chegar ao Porto de ônibus, porém a viagem é um pouco mais longa, com duração de aproximadamente 2 horas. As empresas de ônibus que realizam o trajeto são a Rede Expressos e a Flixbus, com preços variando de acordo com a antecedência da compra e a categoria do assento.

Outra opção é alugar um carro e fazer a viagem de carro, o que pode ser mais conveniente para quem quer fazer paradas em outras cidades do caminho. O tempo de viagem de carro é similar ao de ônibus, cerca de 2 horas, e há diversas locadoras disponíveis em Coimbra e no Porto. É importante lembrar que o trânsito em Portugal pode ser intenso em algumas estradas, especialmente em horários de pico.

49. Aveiro

Aveiro é uma cidade encantadora localizada a cerca de 75 km ao sul do Porto, conhecida como a “Veneza de Portugal” devido aos seus canais e aos coloridos barcos moliceiros que navegam por eles. A cidade é também famosa pelos seus deliciosos ovos moles, um doce típico da região.

Para chegar a Aveiro a partir do Porto, a forma mais prática é de trem, já que a cidade possui uma estação ferroviária bem localizada. A viagem de trem leva cerca de 45 minutos a uma hora, dependendo do tipo de trem que você escolher. As opções incluem trens urbanos, que são mais frequentes e têm tarifas mais baratas, ou trens expressos, que são mais rápidos e confortáveis, mas têm preços mais elevados.

Aveiro é uma cidade pequena e agradável para explorar a pé. Seus principais pontos turísticos incluem a Ria de Aveiro, onde os barcos moliceiros partem para passeios pelos canais; a Praça da República, que é o coração da cidade e onde fica a Catedral de Aveiro; e o Museu de Aveiro, que fica no antigo Mosteiro de Jesus e abriga uma coleção de arte sacra e arqueologia.

Outros pontos turísticos populares incluem a Universidade de Aveiro, que possui um belo campus universitário e uma torre com vista panorâmica; a Fábrica Vista Alegre, onde é possível visitar a fábrica de porcelana e comprar peças exclusivas; e a Costa Nova, uma charmosa vila de pescadores com casas coloridas listradas.

Aveiro também é um excelente ponto de partida para explorar outras cidades próximas, como Coimbra, Porto e Viseu, que podem ser acessadas de trem ou de carro.

50. Braga

Braga é uma cidade localizada no norte de Portugal, conhecida como a “Roma Portuguesa” por conta de suas numerosas igrejas e conventos, bem como por sua longa história. A cidade é um importante destino turístico por conta de seus monumentos históricos, como a Catedral de Braga e o Santuário do Bom Jesus do Monte, bem como por suas atividades culturais e gastronômicas.

Para chegar a Braga a partir do Porto, você pode utilizar diferentes meios de transporte, como:

  • Trem: a viagem de trem de Porto para Braga dura cerca de 1 hora e existem trens diretos que partem da estação de São Bento ou da estação de Campanhã em Porto. É possível comprar as passagens online com antecedência ou diretamente na estação.
  • Ônibus: há diversas empresas de ônibus que fazem o trajeto entre Porto e Braga, como a Rede Expressos e a Flixbus. A viagem de ônibus dura cerca de 1h10 e os preços variam de acordo com a empresa e o horário.
  • Carro: se você estiver de carro, a viagem entre Porto e Braga dura cerca de 45 minutos pela rodovia A3.

Ao chegar em Braga, você pode explorar a cidade a pé ou de transporte público. A cidade é relativamente pequena e seus principais pontos turísticos são facilmente acessíveis a pé.

51. Guimarães

Guimarães é uma cidade histórica localizada a cerca de 55 km a nordeste do Porto, em Portugal. É conhecida como “berço da nação portuguesa” devido à sua importância na fundação do país. A cidade é conhecida por seus monumentos históricos, arquitetura medieval e patrimônio cultural.

Para chegar a Guimarães a partir do Porto, você pode pegar um trem na estação de trem de São Bento ou Campanhã no Porto. A viagem dura cerca de 1 hora e há trens partindo a cada hora ou menos. O preço do bilhete de trem varia dependendo do horário e da classe escolhida.

Outra opção é pegar um ônibus na rodoviária do Porto (Rede Expressos) que leva cerca de 1 hora e 15 minutos para chegar a Guimarães. Os ônibus partem várias vezes ao dia e os preços dos bilhetes também variam de acordo com o horário e o tipo de assento escolhido.

Uma vez em Guimarães, há muitas coisas para ver e fazer. Algumas das principais atrações incluem o Castelo de Guimarães, a Capela de São Miguel do Castelo, o Paço dos Duques de Bragança, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e a Praça de Santiago.

A cidade também é famosa por seus festivais e eventos culturais, como o Carnaval de Guimarães e o Festival Manta. A cidade conta com um sistema de ônibus urbanos e táxis disponíveis.

52. Vale do Douro

O Vale do Douro é uma região vinícola famosa de Portugal, conhecida por seus vinhos de alta qualidade e paisagens deslumbrantes. Situa-se a cerca de 100 km a leste do Porto e é uma ótima opção para um bate-papo de um dia saindo do Porto.

Uma das formas mais comuns de chegar ao Vale do Douro é de carro, seguindo pela estrada A4 e depois pegando a rodovia N108. A viagem leva cerca de 1 hora e 30 minutos, mas vale a pena pelas paisagens incríveis ao longo do caminho.

Outra opção é pegar um trem na estação São Bento ou Campanhã, no Porto, com destino a Peso da Régua, no coração do Vale do Douro. A viagem de trem leva cerca de 2 horas, mas é uma opção mais cômoda e relaxante, permitindo apreciar a paisagem.

Também é possível fazer um passeio de barco pelo Rio Douro, partindo do Porto e navegando até o Vale do Douro, com diversas empresas oferecendo esse tipo de tour. É uma forma única de conhecer as paisagens da região, além de poder apreciar os vinhedos e degustar os vinhos locais.

Uma vez no Vale do Douro, é possível visitar diversas vinícolas e quintas, como a Quinta do Crasto, a Quinta da Pacheca e a Quinta do Vallado, onde é possível fazer degustações e conhecer o processo de produção do vinho. Há ainda diversas opções de restaurantes com gastronomia típica da região, como o famoso leitão à bairrada. E para quem gosta de aventura, há atividades como caminhadas, passeios de bicicleta e até mesmo passeios de balão para apreciar as paisagens do Vale do Douro de um ângulo diferente.

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Veja também: 18 comidas estranhas para experimentar em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *