7 pratos de bacalhau que você precisa provar em Lisboa e no Porto

O bacalhau é o protagonista de vários pratos portugueses e é o carro-chefe de muitos restaurantes em Lisboa e Porto. A culinária portuguesa apresenta uma grande variedade de preparações com este peixe, cada uma mais saborosa que a outra. Se o viajante não é vegetariano, uma visita a Portugal não pode ser considerada completa sem ao menos uma refeição com o famoso bacalhau.

Aqui neste artigo, trazemos todas as informações essenciais que você precisa saber sobre o bacalhau. Quais são as melhores receitas com este peixe? Onde encontrar os melhores pratos de bacalhau em Lisboa? Quais são os melhores restaurantes para degustar bacalhau no Porto? E por que os portugueses são tão fãs deste peixe, consumindo cerca de 70 mil toneladas todos os anos? Além disso, descubra se o bacalhau é realmente uma espécie única de peixe. Todas as respostas estão logo abaixo.

7 pratos de bacalhau que você precisa provar em Lisboa e no Porto

Enumerar todas as diversas receitas com bacalhau presentes na culinária portuguesa é uma tarefa desafiadora. No entanto, podemos mencionar alguns dos pratos que mais apreciamos e que, sem dúvida, são facilmente encontrados nos restaurantes e tascas de Lisboa e Porto.

1. Bacalhau à Brás

O Bacalhau à Brás é um prato tradicional português que tem como principais ingredientes o bacalhau, as batatas, as cebolas e os ovos. É um prato muito popular em Portugal e é considerado um dos mais emblemáticos da gastronomia portuguesa.

A história do Bacalhau à Brás remonta ao século 19, quando um taberneiro de Lisboa chamado Braz, teria criado esta receita como forma de aproveitar sobras de comida. A receita tornou-se tão popular que acabou por ficar conhecida pelo nome do seu criador.

Os ingredientes principais do Bacalhau à Brás incluem o bacalhau, que deve ser previamente demolhado para retirar o excesso de sal, as batatas que são cortadas em palha fina, as cebolas que são cortadas em rodelas finas, os ovos que são batidos e azeite para refogar. Adicionalmente, alguns cozinheiros também adicionam alho, salsa e pimenta para temperar o prato.

Para preparar o Bacalhau à Brás, começa-se por fritar as batatas em azeite até ficarem douradas e crocantes. Em seguida, refoga-se a cebola e o alho no azeite até ficarem macios e transparentes. Adiciona-se então o bacalhau desfiado e refoga-se por mais alguns minutos. Finalmente, adicionam-se os ovos batidos e mistura-se tudo até que os ovos estejam cozidos e com uma textura cremosa.

O Bacalhau à Brás é normalmente servido com azeitonas e salsa picada, e pode ser acompanhado com salada ou arroz branco. É um prato simples e saboroso que é muito apreciado pelos portugueses e pelos turistas que visitam Portugal.

2. Bacalhau com Natas

O bacalhau com natas é um prato típico da culinária portuguesa que se tornou muito popular em todo o mundo. Embora alguns puristas possam argumentar que não é um prato típico, a verdade é que ele é amplamente conhecido e apreciado em Portugal e em outros lugares.

A origem do prato é incerta, mas acredita-se que tenha surgido em Portugal durante o século 20. O bacalhau é um ingrediente muito utilizado na culinária portuguesa, e a combinação com batatas e natas pode ter sido uma inovação de algum chef ou cozinheiro.

Os ingredientes tradicionais do bacalhau com natas são bacalhau demolhado e desfiado, batatas cortadas em rodelas finas, cebola picada, alho, azeite, leite, natas, queijo ralado e salsa picada para decorar. O preparo começa com o refogado da cebola e do alho no azeite, seguido do cozimento das batatas.

Depois disso, é hora de adicionar o bacalhau desfiado e deixá-lo cozinhar por alguns minutos. Em seguida, acrescenta-se o leite e as natas, deixando cozinhar até obter um molho cremoso. Por fim, o queijo ralado é adicionado para gratinar e a salsa é usada para decorar.

Embora alguns possam argumentar que o bacalhau com natas não é um prato típico português, é inegável que ele é muito apreciado em Portugal e em outros lugares do mundo. A combinação do sabor do bacalhau com a cremosidade das natas e o gratinado do queijo é simplesmente irresistível.

3. Bacalhau à Lagareiro

O Bacalhau à Lagareiro é um prato tradicional da culinária portuguesa, que consiste em um lombo de bacalhau assado no forno, acompanhado de batatas assadas e alho levemente frito no azeite.

A origem do nome do prato vem da forma como o bacalhau era cozido antigamente em Portugal. Naquela época, o azeite era extraído em lagares de pedra e, para cozinhar o bacalhau, utilizava-se uma grande quantidade de azeite que ficava parecendo o azeite que era usado para produzir o azeite. Assim, o prato ficou conhecido como Bacalhau à Lagareiro.

Os ingredientes básicos do Bacalhau à Lagareiro são o lombo de bacalhau, as batatas, o alho, o azeite e o sal grosso. O preparo começa com a confitagem do alho em azeite, que é feita em fogo baixo até que o alho fique macio e dourado.

Em seguida, o lombo de bacalhau é assado no forno com um pouco de azeite e sal grosso. As batatas também são assadas no forno com azeite e sal.

O prato é servido com o alho sobre o bacalhau e as batatas. Algumas variações do prato podem incluir a adição de cebola, pimentões e outros temperos para dar um toque extra de sabor.

O Bacalhau à Lagareiro é um prato delicioso e muito apreciado pelos portugueses e por pessoas de todo o mundo. Sua simplicidade e sabor tradicional o tornam uma escolha popular em muitos restaurantes e em casa.

4. Bacalhau à Gomes de Sá

O Bacalhau à Gomes de Sá é um prato tradicional da culinária portuguesa que foi criado em homenagem a um famoso comerciante de bacalhau do século 19, que se chamava justamente Gomes de Sá. É um prato simples e saboroso que consiste em um refogado de bacalhau com cebola, alho, batatas e ovos cozidos.

Os ingredientes básicos do Bacalhau à Gomes de Sá incluem o bacalhau, cebola, alho, batatas, ovos, azeite e salsa. O preparo começa com o dessalgue do bacalhau, que é então cozido em água até ficar macio.

Em seguida, o bacalhau é desfiado e refogado em azeite com cebola e alho. As batatas são cozidas e cortadas em rodelas finas e adicionadas ao refogado de bacalhau. Por fim, ovos cozidos são picados e adicionados à mistura, juntamente com salsa picada.

O prato é geralmente servido em um prato de barro e pode ser acompanhado por uma salada verde e pão. O Bacalhau à Gomes de Sá é um prato muito apreciado pelos portugueses e por pessoas de todo o mundo. Sua simplicidade e sabor tradicional o tornam uma escolha popular em muitos restaurantes e em casa.

5. Bacalhau à Zé do Pipo

O Bacalhau à Zé do Pipo é um prato típico da culinária portuguesa que consiste em lombos de bacalhau assados com cebolada, cobertos com purê de batatas e gratinados no forno. É um prato cremoso e saboroso que agrada aos paladares mais exigentes.

Os ingredientes básicos do Bacalhau à Zé do Pipo incluem o bacalhau, cebola, alho, azeite, leite, manteiga, purê de batatas e queijo ralado. O preparo começa com o dessalgue do bacalhau, que é então cozido em água até ficar macio.

Em seguida, os lombos são assados no forno com azeite e uma cebolada feita com cebola e alho. Quando o bacalhau está pronto, ele é coberto com um purê de batatas cremoso, que é feito com leite e manteiga. Por fim, o prato é gratinado com queijo ralado até dourar.

O Bacalhau à Zé do Pipo é geralmente servido quente e pode ser acompanhado por uma salada verde ou legumes cozidos. É um prato muito apreciado pelos portugueses e por pessoas de todo o mundo. Sua cremosidade e sabor tradicional o tornam uma escolha popular em muitos restaurantes e também em casa.

A história do Bacalhau à Zé do Pipo é um pouco incerta, e há diferentes versões sobre sua origem. Uma das histórias mais conhecidas é que o prato foi criado pelo cozinheiro José Valentim, conhecido como Zé do Pipo, que trabalhava em um restaurante em Matosinhos, norte de Portugal, na década de 1950. Zé do Pipo teria criado o prato em homenagem ao seu filho, que era fã de purê de batatas.

Outra versão da história sugere que o prato já era conhecido na região de Braga, no norte de Portugal, antes de ser popularizado por Zé do Pipo. Segundo essa versão, o prato teria sido criado em uma festa de casamento, em que um dos convidados teria improvisado um prato com os ingredientes disponíveis na cozinha, incluindo bacalhau, cebola, alho e batatas.

6. Pastel de Bacalhau

O pastel (bolinho para os brasileiros) de bacalhau é um prato típico da culinária portuguesa, que consiste em um salgado frito em forma de pastel recheado com bacalhau e outros ingredientes.

A história do pastel de bacalhau remonta ao século 18, quando o bacalhau começou a ser um dos alimentos mais consumidos em Portugal, devido à facilidade de conservação e ao fato de ser uma excelente fonte de proteína.

Com o tempo, foram criadas diversas receitas para preparar o bacalhau, sendo o pastel de bacalhau uma das mais populares.

Os ingredientes do pastel de bacalhau incluem, além do bacalhau, batata, cebola, alho, azeite, ovos, salsa e pimenta. O bacalhau é cozido e desfiado, misturado com as batatas cozidas e esmagadas, a cebola e o alho picados e refogados, azeite e temperos a gosto.

Essa mistura é então moldada em forma de pastéis, empanada com ovo e farinha de trigo e frita em óleo quente até ficar dourada e crocante por fora.

O pastel de bacalhau é um petisco muito apreciado em Portugal e também em outros países com forte influência da cultura portuguesa, como Brasil e Angola. Ele é frequentemente servido em bares, cafés e restaurantes como entrada ou acompanhamento de uma cerveja ou um vinho.

7. Pataniscas de Bacalhau

As pataniscas de bacalhau são um prato tradicional da culinária portuguesa, que consiste em pedaços de bacalhau desfiado misturados com uma massa à base de farinha, ovos, cebola, salsa e temperos, fritos em óleo quente.

Este prato é bastante popular em Portugal e é frequentemente servido como petisco, entrada ou como prato principal acompanhado de salada ou legumes cozidos. As pataniscas são geralmente fritas em forma de bolinhos, que ficam crocantes por fora e macios por dentro, com um sabor delicioso e uma textura suave.

O bacalhau é um ingrediente fundamental na culinária portuguesa e as pataniscas são uma das muitas maneiras em que este peixe é preparado. É um prato simples e muito saboroso, que pode ser encontrado em muitos restaurantes e tasquinhas por todo o país. As pataniscas de bacalhau são uma ótima opção para quem procura experimentar a gastronomia portuguesa e desfrutar de um sabor autêntico e delicioso.

Bacalhau à Tasca

Além disso, existem os pratos mais “puritanos” feitos com bacalhau, como o cozido e depois temperado com azeite de oliva e outros condimentos. Há também aqueles pratos típicos de restaurantes, que se tornaram os carros-chefe da casa, como o Bacalhau à Tasca (do Tasca da Sé, em Lisboa) e o Folhado de Bacalhau (do Tasca Ti Natércia, em Lisboa), em que o bacalhau é envolvido em uma massa folhada crocante.

Onde comer bacalhau em Lisboa

Em Lisboa, é possível encontrar pratos com bacalhau em praticamente todos os restaurantes, desde os mais tradicionais até os mais modernos, comandados por chefs renomados. A seguir, apresentamos alguns dos melhores restaurantes da cidade para saborear o bacalhau:

No Zé da Mouraria, uma tasca tradicional, o farto Bacalhau à Lagareiro é um dos melhores pratos de Lisboa. O peixe é banhado em muito azeite de oliva, alho frito, coentro e é acompanhado por batatas ao murro, grão de bico e repolho refogado. Em setembro de 2022, pagamos 32,50 euros pelo Bacalhau à Zé da Mouraria (como é denominado no cardápio do restaurante) e não conseguimos comer tudo, mesmo em três pessoas!

Para chegar à Tasca Zé da Mouraria em Lisboa, você pode utilizar transporte público, táxi ou carro particular.

De transporte público, a opção mais próxima é pegar o metrô na Linha Verde e descer na estação Martim Moniz. A partir daí, você pode caminhar cerca de 10 minutos até a Rua João do Outeiro, onde fica o restaurante.

De táxi ou carro particular, você pode utilizar aplicativos de transporte ou dirigir até o endereço do restaurante: Rua João do Outeiro, 24A. É importante lembrar que em algumas regiões de Lisboa, pode ser difícil encontrar estacionamento nas ruas, então é recomendado pesquisar opções de estacionamento antes de ir.

Na Tasca Ti Natércia, é Natércia quem se encarrega de tudo: preparar a comida, atender nas mesas e cobrar no caixa. Para conseguir uma das quatro mesas que o restaurante oferece, é necessário fazer uma reserva (ou ter muita sorte, chegando bastante cedo). Uma das especialidades da casa é o Bacalhau Tinatércia (24 €), em que o peixe é envolvido em uma massa folhada e recheado com um molho de tomate. É delicioso! Quando visitamos o restaurante, também experimentamos o saboroso Bacalhau com Natas (11 €). Cada prato serve, no mínimo, duas pessoas.

Para chegar à Tasca Ti Natércia em Lisboa, você pode pegar a linha verde do metrô e descer na estação Intendente. A partir daí, caminhe por cerca de 10 minutos pela Rua dos Anjos até chegar à Travessa do Fala-Só, onde está localizado o restaurante. Alternativamente, você pode pegar um táxi ou usar um aplicativo de transporte para chegar diretamente ao restaurante. É importante lembrar que a Tasca Ti Natércia é um restaurante pequeno e muito concorrido, portanto é recomendável fazer reserva com antecedência.

O folhado de bacalhau é a especialidade da casa na Ti Natércia

Na Casa do Bacalhau, o peixe é servido de mais de 20 maneiras diferentes. Um dos pratos mais populares é o Bacalhau com Broas, com uma crosta crocante de farofa de pão por cima. Outra especialidade da casa é o bacalhau com purê de cítricos, que é o carro-chefe do menu.

Para chegar à Casa do Bacalhau em Lisboa, pode-se utilizar o transporte público, como o metrô (a estação mais próxima é a São Sebastião, nas linhas azul e vermelha), ou pegar um táxi ou Uber. O endereço do restaurante é Rua do Grilo, nº 54, em Lisboa.

Casa do Bacalhau

No Mercado da Ribeira, conhecido como TimeOut Market, em Lisboa, vários restaurantes de chefs renomados incluem o bacalhau em seus cardápios. Vale a pena conferir os pratos preparados por Miguel Castro e Silva e Marlene Vieira.

Para chegar ao Mercado da Ribeira, conhecido como TimeOut Market, em Lisboa, é possível utilizar o transporte público, como o metrô (a estação mais próxima é a Cais do Sodré, na linha verde), ou pegar um táxi ou Uber. O endereço do mercado é Avenida 24 de Julho, 49, em Lisboa. O mercado é bem conhecido e popular, então é fácil de encontrar.

Laurentina – O Rei do Bacalhau é um restaurante que serve bacalhau de qualidade desde 1976, como descrito em sua conta oficial do Instagram. Um dos pratos mais populares entre os clientes é o Bacalhau à Brás.

Para chegar no restaurante Laurentina em Lisboa, é possível utilizar o transporte público, como o metrô (a estação mais próxima é a estação de São Sebastião, que é servida pelas linhas vermelha e azul do metrô de Lisboa.), ou pegar um táxi ou Uber.

O endereço do restaurante é Av. Conde Valbom, 71A. É importante ressaltar que o trânsito em algumas áreas de Lisboa pode ser intenso e que a procura pelo restaurante pode ser alta, então é recomendável fazer uma reserva com antecedência.

Laurentina

O Solar dos Presuntos é uma das mais famosas marisqueiras de Lisboa, conhecida não apenas por seus frutos do mar, mas também por seus excelentes pratos com bacalhau, como o Bacalhau à Lagareiro e o Bacalhau à Portuguesa, com cebola, tomate, pimentão e ovo. O restaurante está localizado na Rua Portas de Santo Antão 150, em Lisboa, e pode ser facilmente alcançado através de transporte público ou táxi.

Onde comer bacalhau no Porto

A Adega Escondida é um dos restaurantes mais tradicionais da região, sendo conhecido especialmente pelo delicioso Bacalhau com Broa. Os clientes frequentemente elogiam o excelente atendimento e os pratos saborosos servidos no local. Para chegar lá, é possível utilizar transporte público ou táxi a partir de diversos pontos da cidade. O endereço é rua de Costa e Almeida, 255.

Adega Escondida

O Rápido é uma tasca tradicional do Porto, localizada próxima à Estação de São Bento. O cardápio inclui pratos com bacalhau, como o Bacalhau à Espanhola às segundas-feiras, Bacalhau à Gomes de Sá às quintas-feiras e Bacalhau à João do Grão e Bacalhau à Rápido às sextas-feiras (verifique o cardápio atualizado no site do restaurante). O endereço é Rua da Madeira, 194.

O Rápido

Outra opção de refeições no Porto é a Adega de São Nicolau, que fica próxima ao Cais da Ribeira, com vista para o Rio Douro e Vila Nova de Gaia

Para chegar ao local, você pode seguir as seguintes instruções: se estiver vindo de transporte público, desça na estação de metro São Bento e caminhe por cerca de 10 minutos até chegar à Adega São Nicolau.

Se estiver de carro, é possível estacionar nas proximidades da Ribeira e caminhar até o restaurante. Alternativamente, há um estacionamento pago próximo à Adega São Nicolau.

Ao chegar à Adega São Nicolau, você poderá desfrutar de seus pratos tradicionais, especialmente o famoso bolinho de bacalhau e o Bacalhau à Lagareiro, enquanto aprecia a bela vista do Douro e Vila Nova de Gaia.

Adega de São Nicolau

Na Taberna D’Avó, experimentamos o Bacalhau à Zé do Pipo e foi, sem dúvida, o melhor bacalhau que tivemos em Portugal. O prato foi generosamente servido e extremamente saboroso, acompanhado por um purê de batatas suave e maionese.

É altamente recomendável fazer uma reserva antecipada, especialmente durante a alta temporada, para garantir uma mesa no restaurante. O endereço é Rua São Bento da Vitória, nº48.

Taberna d’Avó

Por último, temos a Taberninha do Manel: à margem do Douro, em Vila Nova de Gaia, o restaurante disponibiliza mesas junto à calçada, com belas vistas para o Porto, a ponte D. Luís I e também para o movimento do cais da ribeira de Gaia. O endereço é Av. de Diogo Leite, 308.

O cardápio por lá é bastante variado (adoramos a alheira e os rissóis), mas um dos mais pedidos é o Bacalhau com Natas. Este aqui da foto:

Por que se come tanto bacalhau em Portugal?

A relação dos portugueses com o bacalhau remonta ao final do século 14, quando a Marinha portuguesa descobriu que o peixe salgado e seco conservava-se muito bem durante as longas viagens marítimas.

No século seguinte, durante suas explorações pelos mares do mundo, os navegadores portugueses encontraram águas repletas de bacalhau perto do Canadá e da Groenlândia.

Foi então que se iniciou a pesca do bacalhau pelos portugueses, que foram eventualmente expulsos da região no século 16 por franceses e ingleses.

Bacalhau à venda no Mercado do Bolhão, no Porto

Apesar disso, somente no século 20 é que o bacalhau se tornou verdadeiramente popular nas mesas portuguesas. Durante a ditadura de Salazar, houve uma “campanha do bacalhau” que tentou reacender a indústria pesqueira e usou o bacalhau como símbolo nacional. Muitos portugueses morreram nesta difícil tarefa de buscar o peixe em alto-mar.

Manter no mar a frota do bacalhau durante a II Guerra Mundial foi uma das mais temerárias decisões de Salazar. As consequências foram dramáticas, com a morte de dezenas de pescadores bombardeados por submarinos nazis. Foto e fonte: jornal Expresso

Hoje em dia, aproximadamente 70% do bacalhau consumido em Portugal provém da Noruega. De acordo com as estimativas do Conselho Norueguês dos Produtos do Mar (NSC) para Portugal, o país consome anualmente cerca de 70 mil toneladas do peixe, sendo que cinco mil toneladas são consumidas apenas no período natalino.

Bacalhau é um único peixe?

Existem cinco tipos de peixes marinhos que podem ser comercializados com o nome de bacalhau. O mais valorizado de todos, conhecido como “o legítimo bacalhau”, é o Gadus morhua, também chamado de Bacalhau do Porto.

Olha o bacalhau aí, gente! Foto de Hans Hillewaert

As outras espécies vendidas como bacalhau são: Molva molva (Ling), que é mais estreita e tem a carne mais clara; Pollachius virens (Saithe), que tem carne mais escura e um sabor bastante forte; Brosme brosme (Zarbo), bastante consumida no mercado brasileiro, é mais utilizada desfiada; e Gadus macrocephalus (Bacalhau do Pacífico), que se assemelha ao Bacalhau do Porto, mas é mais barata.

Veja também: 18 comidas “estranhas” para experimentar em Portugal

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *