Os 11 pratos de bacalhau mais famosos de Portugal

Explicar como um peixe nórdico se tornou o Rei da Cozinha Portuguesa pode parecer um tanto peculiar. É como se os noruegueses tivessem mil maneiras de cozinhar sardinhas!

No entanto, o que conquistou os portugueses em relação ao bacalhau, além de seu sabor, foi sua incrível capacidade de conservação.

Diferente de outros peixes, o bacalhau conseguia resistir às longas viagens marítimas, tornando-se um alimento indispensável para os marinheiros em suas expedições.

Essa resistência e durabilidade permitiram que o bacalhau se tornasse uma fonte confiável de alimento durante os períodos de exploração marítima, contribuindo para sua popularização em Portugal.

Hoje em dia, é difícil encontrar um bom restaurante português que não sirva bacalhau em seu cardápio. No entanto, com tantas receitas e preparações disponíveis, pode ser desafiador saber qual é qual.

Por isso, apresentamos um guia prático para ajudá-lo a escolher rapidamente e evitar ficar perdido em meio a tantas opções de pratos de bacalhau. Com esse guia, você poderá desfrutar das delícias da culinária portuguesa, sabendo exatamente o que está escolhendo.

Assim, mesmo diante de uma variedade de receitas de bacalhau, você estará preparado para fazer uma escolha consciente e não ficar “em águas de bacalhau”, ou seja, sem saber o que escolher.

Através desse guia, você poderá aproveitar ao máximo as maravilhas gastronômicas que o bacalhau proporciona, mergulhando em uma experiência culinária única e saborosa.

Os 11 pratos de bacalhau mais famosos de Portugal

1. Bacalhau à Brás: o Famoso

O Bacalhau à Brás é uma das receitas mais conhecidas e adoradas pelos amantes da gastronomia portuguesa. É considerado um prato clássico, presente em praticamente todos os restaurantes e tascas do país.

Nesta deliciosa preparação, o bacalhau é desfiado e refogado juntamente com batata palha, cebola e ovos mexidos. A combinação desses ingredientes cria uma mistura de sabores irresistível, que agrada tanto aos paladares mais exigentes como aos iniciantes na culinária portuguesa.

O toque final do prato é dado pelas azeitonas pretas e pela salsa picada, que conferem um contraste de texturas e um sabor ainda mais especial. A presença desses ingredientes é uma característica marcante do Bacalhau à Brás, tornando-o reconhecível e apetitoso.

Além de sua popularidade, o Bacalhau à Brás também é conhecido por sua simplicidade de preparo. Com ingredientes facilmente encontrados e uma receita descomplicada, é uma opção acessível para aqueles que desejam experimentar um prato tradicional português em casa.

Portanto, se você está em busca de uma experiência gastronômica autêntica e saborosa, não deixe de experimentar o Bacalhau à Brás.

Sua combinação de bacalhau, batatas, ovos e temperos torna esse prato um verdadeiro clássico da culinária portuguesa, capaz de conquistar até mesmo os paladares mais exigentes.

2 – Bacalhau com Natas: o Guloso

O Bacalhau com Natas é uma opção irresistível para os amantes de pratos cremosos e reconfortantes. Nesta receita, o bacalhau se destaca ao ser combinado com um delicioso molho bechamel e ingredientes que resultam em uma mistura de sabores e texturas irresistíveis.

O preparo do Bacalhau com Natas envolve refogar cebolas até que fiquem douradas e macias, acrescentando em seguida o bacalhau desfiado. Em seguida, adicionam-se as batatas cozidas e cortadas em rodelas, que se misturam perfeitamente com o bacalhau e a cebola.

A estrela desse prato é o molho bechamel, feito a partir de uma base de leite e farinha, que confere uma textura cremosa e um sabor rico a toda a preparação. A combinação do bacalhau com o molho bechamel cria uma harmonia perfeita de sabores, tornando cada garfada uma experiência prazerosa.

Para finalizar, o Bacalhau com Natas é gratinado com queijo, que proporciona um toque de sabor adicional e uma camada dourada e crocante por cima. Esse gratinado é um verdadeiro bônus para os amantes de queijo, que torna o prato ainda mais irresistível.

Com sua cremosidade e riqueza de sabores, o Bacalhau com Natas é uma opção perfeita para aqueles momentos em que buscamos um prato indulgente e reconfortante.

Seu equilíbrio entre o bacalhau, as batatas, o molho bechamel e o queijo gratinado fazem dele um verdadeiro sucesso gastronômico, capaz de agradar a todos os paladares gulosos.

3. À Gomes de Sá: o Caseiro

O Bacalhau à Gomes de Sá é uma verdadeira homenagem ao sabor tradicional e caseiro. Criado no Porto pelo cozinheiro José Luís Gomes de Sá, este prato ganhou reconhecimento e tornou-se uma referência na gastronomia portuguesa.

A preparação do Bacalhau à Gomes de Sá é bastante simples, mas requer atenção aos detalhes para alcançar a perfeição. O bacalhau é previamente demolhado e depois cozido em leite, o que ajuda a amaciar as lascas e a intensificar o seu sabor.

Uma vez cozido, o bacalhau é desfiado em pequenas lascas, que são então combinadas com batatas cozidas e cortadas em rodelas. A mistura de bacalhau e batatas é refogada com cebola e alho em azeite, conferindo um sabor irresistível e aromático ao prato.

O toque final do Bacalhau à Gomes de Sá é dado pelos ingredientes complementares, que trazem ainda mais sabor e textura à preparação. O prato é decorado com ovos cozidos cortados em rodelas, azeitonas pretas e salsa picada, proporcionando um contraste de cores e sabores.

O resultado final é um prato reconfortante e cheio de personalidade, que nos remete a sabores tradicionais e a momentos de convívio familiar.

O Bacalhau à Gomes de Sá é a expressão máxima da cozinha caseira portuguesa, levando consigo a história e a tradição de uma receita que encanta os paladares há gerações.

É uma opção perfeita para aqueles que buscam uma refeição simples, porém repleta de sabor e autenticidade.

4 – Bacalhau Espiritual: o Poupado

O Bacalhau Espiritual é um prato que encanta os apreciadores da culinária portuguesa pela sua simplicidade e sabor reconfortante.

Com uma lista de ingredientes mais acessíveis, este prato é uma excelente opção para quem deseja desfrutar de uma refeição saborosa sem gastar muito.

A base do Bacalhau Espiritual é o bacalhau desfiado, que é combinado com batata palha, cenoura cozida e desfiada, e um molho cremoso feito com leite, ovos e farinha. Essa combinação de ingredientes resulta em uma textura macia e um sabor suave e reconfortante.

Após ser montado em um recipiente, o Bacalhau Espiritual é levado ao forno para gratinar. Durante esse processo, o prato adquire uma camada dourada e crocante na superfície, enquanto o interior continua cremoso e delicioso.

Para finalizar, é polvilhado com queijo, que derrete e se funde com os demais ingredientes, acrescentando um toque de sabor e um visual apetitoso.

O Bacalhau Espiritual é um prato versátil e pode ser servido como prato principal em uma refeição completa ou como acompanhamento em um almoço ou jantar. É uma opção econômica que não compromete o sabor e agrada a todos os paladares.

Mesmo sendo considerado “poupado” em relação aos ingredientes utilizados, o Bacalhau Espiritual é capaz de proporcionar uma experiência gastronômica gratificante e deliciosa, deixando-nos encantados com a sua simplicidade e sabor caseiro.

5. À Lagareiro: o Escorregadio

O Bacalhau à Lagareiro é um prato que faz jus à tradição gastronômica portuguesa, sendo um verdadeiro deleite para os amantes do azeite de qualidade. Com origens ligadas às regiões rurais do país, esta receita destaca-se pela simplicidade e pelos sabores intensos.

A estrela do prato é o bacalhau, que é assado no forno com generosas doses de azeite extra virgem. O peixe fica suculento por dentro e com uma pele dourada e crocante por fora.

Acompanhado por batatas a murro, que são batatas cozidas e depois esmagadas para criar uma textura macia por dentro e uma casca levemente crocante, o Bacalhau à Lagareiro é um verdadeiro prazer para o paladar.

Mas o segredo deste prato está na qualidade do azeite utilizado. O azeite extra virgem de oliva português, conhecido pela sua excelência, é o protagonista, conferindo um sabor único e aromático ao bacalhau.

O azeite penetra nas camadas do peixe, realçando o seu sabor e conferindo-lhe uma textura suave e escorregadia, daí a expressão “O Escorregadio”.

Para finalizar, o Bacalhau à Lagareiro é temperado com alho cru, que adiciona um toque picante e aromático ao prato, complementando os sabores e criando um contraste delicioso.

Este prato é uma verdadeira homenagem à tradição culinária portuguesa, destacando os ingredientes simples e de qualidade que fazem parte da dieta mediterrânea.

O Bacalhau à Lagareiro é uma refeição que agrada aos verdadeiros apreciadores da boa comida, sendo uma experiência gastronômica memorável e irresistível.

6. À Zé do Pipo: o Empadão

 

O Bacalhau à Zé do Pipo é uma criação culinária que se destaca pelo seu irresistível sabor e pela sua apresentação gratinada, lembrando um delicioso empadão.

Com origens no Porto e datando da década de 1940, esta receita tornou-se um clássico intemporal da gastronomia portuguesa.

A estrela deste prato é o bacalhau, que é cozido e desfiado, sendo então colocado num tabuleiro de forno. Por cima do bacalhau, é adicionada uma generosa camada de puré de batata, que é amaciado com leite e manteiga, conferindo-lhe uma textura cremosa e suave.

Para dar um toque de cor e sabor, é adicionado pimentão, que é previamente assado e cortado em tiras finas, criando um contraste visual e um sabor levemente adocicado.

Uma característica distintiva do Bacalhau à Zé do Pipo é a cobertura de maionese, que é espalhada sobre o puré de batata.

Esta camada de maionese gratina no forno, criando uma deliciosa crosta dourada e cremosa por cima do prato. O resultado é um contraste perfeito entre a cremosidade do puré, a suculência do bacalhau e a crocância da maionese gratinada.

Para finalizar, o prato é decorado com azeitonas e folhas de louro, conferindo-lhe um toque visual apelativo e um aroma irresistível.

O Bacalhau à Zé do Pipo é servido bem quente, diretamente do forno para a mesa, proporcionando uma experiência gastronômica reconfortante e deliciosa.

Este prato de autor, apesar de ter sido criado há décadas, continua a ser apreciado e a encantar os paladares dos apreciadores de bacalhau.

O Bacalhau à Zé do Pipo é um verdadeiro clássico da gastronomia portuguesa que conquistou um lugar cativo nos menus dos restaurantes, mantendo-se sempre atual e apreciado pelos comensais.

7. À Minhota: o Dourado

Originário da região do Minho, o Bacalhau à Minhota é um prato que se destaca pelo seu sabor intenso e pelos seus ingredientes frescos e aromáticos. É uma verdadeira celebração dos sabores da região e é perfeito para ser apreciado em grandes porções.

A estrela deste prato é o bacalhau, que é cuidadosamente selecionado e preparado. As postas de bacalhau são fritas em azeite, conferindo-lhes uma textura dourada e crocante por fora, enquanto o interior mantém a suculência e o sabor característicos deste peixe.

Para realçar ainda mais o sabor do bacalhau, é adicionado pimentão doce, que acrescenta um toque de doçura e um aroma envolvente ao prato. A salsa picada é utilizada como um tempero fresco e aromático, complementando o conjunto de sabores.

NOTA: o pimentão doce, também conhecido como páprica, é uma especiaria feita a partir do pimentão vermelho (Capsicum annuum) que passa por um processo de secagem e moagem. Ao contrário do pimentão picante, o pimentão doce não possui o componente capsaicina, responsável pela sensação de ardência.

Além do bacalhau, o Bacalhau à Minhota é acompanhado por uma combinação de ingredientes que acrescentam ainda mais sabor e textura ao prato.

Pimentões coloridos são grelhados e cortados em tiras, proporcionando um contraste visual e um sabor vibrante.

As azeitonas acrescentam um toque salgado e uma textura macia, enquanto as batatas fritas às rodelas completam a refeição, oferecendo um elemento crocante e reconfortante.

O Bacalhau à Minhota é um prato generoso, ideal para ser compartilhado em momentos de convívio e celebração. É uma experiência gastronômica que nos transporta até à região do Minho, onde os sabores autênticos e a hospitalidade são uma tradição.

Este prato é um verdadeiro reflexo da riqueza culinária do Minho, capturando os sabores e os ingredientes que caracterizam esta região de Portugal.

O Bacalhau à Minhota é um prato que encanta os paladares e enche a mesa de cor e sabor, sendo uma escolha irresistível para os amantes de bacalhau e da gastronomia tradicional portuguesa.

8. Bacalhau Assado: o Tradicional

O Bacalhau Assado é uma verdadeira homenagem à tradição culinária portuguesa. Este prato é apreciado pelos puristas que preferem saborear o bacalhau sem molhos ou ingredientes adicionais, permitindo que os sabores naturais do peixe se destaquem.

O processo de assar o bacalhau pode ser realizado de duas formas: na brasa ou no forno. Ambas as técnicas garantem que o peixe fique suculento por dentro e com uma pele dourada e crocante por fora.

As postas de bacalhau são cuidadosamente selecionadas e preparadas, garantindo a qualidade e frescura do peixe. O bacalhau é então assado, mantendo a sua textura firme e sabor característico.

Para acompanhar o bacalhau, as batatas assadas são um elemento indispensável. Elas são cortadas em pedaços e assadas no forno, resultando em batatas macias por dentro e com uma casca crocante.

O azeite é o protagonista deste prato, regando tanto o bacalhau como as batatas, conferindo-lhes um sabor rico e aromático.

O Bacalhau Assado é uma opção simples e autêntica, que remonta às origens da culinária portuguesa. Este prato representa a simplicidade e a honestidade dos sabores tradicionais, onde o bacalhau é o protagonista absoluto.

É a escolha perfeita para quem deseja apreciar o sabor autêntico e inconfundível deste peixe tão apreciado em Portugal.

O Bacalhau Assado é um prato que evoca memórias de refeições familiares e momentos especiais à volta da mesa. É uma experiência gastronômica que nos conecta com as nossas raízes e nos permite desfrutar de uma das iguarias mais emblemáticas da cozinha portuguesa.

9. Bacalhau Cozido: o Familiar

O Bacalhau Cozido ou Com Todos é uma tradição familiar que não pode faltar na mesa durante o Natal. É conhecido como o Rei da Consoada, uma das refeições mais importantes da época festiva em Portugal.

Neste prato, o bacalhau é cuidadosamente cozido juntamente com ovos, grão-de-bico e couve, resultando numa combinação de sabores que é verdadeiramente especial.

O processo de preparação exige antecipação e dedicação, já que o bacalhau deve ser previamente dessalgado em água e a couve deve ser cortada em pedaços generosos.

O Bacalhau Cozido é um prato que representa a união familiar e a celebração da tradição. É servido com todo o cuidado e acompanhado de batatas cozidas e regado com um fio de azeite de qualidade.

Cada garfada desse prato é uma explosão de sabores, trazendo à mente memórias afetuosas e aconchegantes.

É o prato mais especial de todos, pois carrega consigo não apenas o sabor único do bacalhau, mas também os laços familiares e a atmosfera festiva do Natal. É uma verdadeira festa para o paladar e para a alma, tornando-se uma tradição que passa de geração em geração.

10. Pastéis de Bacalhau: o Mata-bicho

Os Pastéis de Bacalhau são uma verdadeira tentação em forma de bolinho salgado. No Brasil, também são conhecidos como bolinho de bacalhau.

Essa delícia é perfeita para aqueles momentos em que não se tem tempo para uma refeição completa. Encontrados em pastelarias e tascas, são um verdadeiro sucesso, especialmente nas manhãs, antes que se esgotem.

Esses bolinhos de bacalhau e batata são uma verdadeira explosão de sabores e texturas. Eles são crocantes por fora e macios por dentro, proporcionando uma experiência única para o paladar.

A combinação do bacalhau dessalgado e desfiado com a batata, temperada com salsa, cebola e outros condimentos, resulta em um sabor irresistível.

Os Pastéis de Bacalhau são tão deliciosos que até mesmo aqueles que não são fãs de peixe acabam rendendo-se a essa iguaria.

Eles são perfeitos para serem apreciados como petiscos ou como acompanhamento em uma refeição. Seja como um lanche rápido ou como uma entrada em uma festa, esses bolinhos salgados sempre fazem sucesso.

Seja qual for o nome que se dê a eles, os Pastéis de Bacalhau ou bolinhos de bacalhau são uma verdadeira tradição gastronômica que conquista paladares ao redor do mundo.

É difícil resistir a essa combinação perfeita de ingredientes, que proporciona uma explosão de sabores a cada mordida.

11. Pastéis de bacalhau com papo-seco – o Sanduíche

Uma maneira muito comum de saborear os Pastéis de Bacalhau em Portugal é acompanhá-los com um pão chamado “papo seco”. O papo seco é um tipo de pão tradicional português, caracterizado por sua textura macia por dentro e casca crocante por fora.

Ele é um pão simples, feito com farinha, água, fermento, sal e um pouco de azeite. Seu formato é geralmente redondo e achatado, perfeito para ser recheado com os Pastéis de Bacalhau.

No Brasil, o pão conhecido como “papo seco” é chamado de “pão francês” ou simplesmente “pão”. Esse tipo de pão é bastante popular em todo o país e é consumido diariamente por muitas pessoas.

O pão francês tem uma textura macia por dentro e uma casca crocante por fora, similar ao papo seco português. É um pão versátil e pode ser utilizado para fazer sanduíches, acompanhar refeições ou simplesmente ser saboreado puro.

No café da manhã, uma boa pedida é um papo-seco com 2 pasteis de bacalhau

Quando servidos juntos, os Pastéis de Bacalhau e o papo seco formam uma combinação irresistível. O pão macio contrasta com a crocância dos bolinhos, proporcionando uma experiência única ao paladar.

Além disso, o sabor leve e neutro do papo seco complementa perfeitamente o sabor marcante do bacalhau.

Essa tradição de saborear os Pastéis de Bacalhau com papo seco está enraizada na cultura portuguesa e é uma forma apreciada de desfrutar dessa especialidade culinária.

É comum encontrar pastelarias e cafés em Portugal que oferecem essa deliciosa combinação como opção de lanche ou refeição rápida.

Portanto, se você tiver a oportunidade de experimentar os Pastéis de Bacalhau em Portugal, não deixe de pedir um papo seco para acompanhar.

Essa dupla é uma verdadeira explosão de sabores e uma experiência gastronômica autêntica que certamente encantará seu paladar.

Veja também: Santarém, a capital do gótico em Portugal

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *