Roteiro de 5 dias por quatro cidades do Alentejo

O Alentejo é a maior e mais autêntica região de Portugal, localizada ao sul de Lisboa e se estendendo do litoral até a fronteira com a Espanha. A cidade mais populosa é Évora, que fica a apenas 1 hora e meia de carro da capital portuguesa.

Se você está procurando um destino para uma escapada durante sua visita a Portugal, o Alentejo é uma escolha perfeita. A região é conhecida por sua cultura rica, patrimônio histórico e experiências inesquecíveis.

É uma oportunidade única de explorar a natureza, desfrutar de gastronomia deliciosa e conhecer a hospitalidade dos habitantes locais.

Portanto, embarque em uma viagem para o Alentejo e descubra todas as maravilhas que essa região tem a oferecer.

Desde a beleza natural de suas paisagens, incluindo as planícies douradas e as montanhas imponentes, até os encantos de suas cidades históricas, como Évora, Beja, Elvas e outras.

Prepare-se para desfrutar de deliciosos vinhos, pratos típicos e experimentar a cultura autêntica do Alentejo. Com certeza, você voltará para casa com memórias inesquecíveis dessa experiência única.

1º dia – Évora

No primeiro dia da viagem ao Alentejo, o destino escolhido é Évora, uma cidade histórica que encanta seus visitantes com sua arquitetura preservada e patrimônio cultural.

Após se acomodar no hotel, a sugestão é começar a explorar a cidade pelo centro histórico, que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O passeio pode começar pelo cartão postal da cidade, o Templo Romano de Évora, uma imponente estrutura construída no século I d.C., em homenagem ao imperador Augusto.

Em seguida, a sugestão é visitar a Catedral de Évora, que oferece uma vista incrível da cidade do topo de sua torre. O passeio pode continuar pelo Museu de Évora, que abriga uma rica coleção de arte e objetos históricos.

Uma excelente opção para o almoço é o Café Alentejo, que serve pratos deliciosos da gastronomia local. Na rua 5 de Outubro, é possível encontrar diversas lojas de artesanato alentejano, uma oportunidade única de adquirir lembranças autênticas da região.

À tarde, uma das principais atrações de Évora é a Capela dos Ossos, uma capela decorada com ossos humanos que atrai turistas de todo o mundo. É uma experiência um pouco sinistra, mas vale a pena conhecer.

Para encerrar o dia, o destino oferece diversas opções para todos os gostos. Para aqueles que querem saborear a culinária local, o emblemático Restaurante Fialho é uma excelente escolha.

Mas, se preferir uma opção mais acessível, não faltam outras alternativas igualmente saborosas. Para quem quer curtir a noite, Évora tem bares e pubs com ambiente animado e muita diversão.

Entrada da sinistra Capela dos Ossos.

2º dia – Évora e Monsaraz

No segundo dia da sua viagem pelo Alentejo, o roteiro começa com uma parada na Enoteca Cartuxa, onde os amantes do vinho podem saborear os melhores vinhos da adega e experimentar a gastronomia local em uma experiência completa.

Depois disso, é hora de seguir viagem para a charmosa vila medieval de Monsaraz.

Ao chegar, é possível caminhar pelas ruas de pedra e casinhas brancas, e apreciar a vista deslumbrante do Castelo de Monsaraz, que remonta ao século 14 e oferece uma vista panorâmica dos campos e do maior lago artificial da Europa, o Alqueva.

O pôr do sol visto do castelo é uma experiência imperdível.

Mas a beleza de Monsaraz não para por aí. A região recebeu a certificação Starlight, que reconhece sua qualidade para a observação de estrelas, e o Observatório do Lago Alqueva é um lugar ideal para contemplar a beleza do céu noturno em um ambiente protegido da poluição luminosa das grandes cidades.

É possível explorar o universo acompanhado de um bom vinho alentejano e vivenciar uma experiência única.

Após um dia cheio de descobertas e beleza, é possível relaxar em um dos hotéis aconchegantes de Monsaraz e recarregar as energias para o próximo dia de aventuras pelo Alentejo.

Casario branco de Monsaraz

3º dia – Monsaraz

No terceiro dia da sua viagem pelo Alentejo, uma experiência incrível espera por você: voar em um balão de ar quente ao amanhecer. É uma oportunidade única de ver do alto as planícies e paisagens locais, proporcionando uma vista deslumbrante e inesquecível.

Depois dessa aventura, é hora de continuar a exploração do mundo dos vinhos no Alentejo.

A Herdade do Esporão é uma das vinícolas mais populares entre os brasileiros, e oferece um passeio completo que inclui visita guiada, degustação e refeições harmonizadas com os melhores vinhos da adega.

Uma das atrações mais interessantes é caminhar pelos vinhedos da propriedade, cercados por uma paisagem verdejante e deslumbrante.

Além disso, Monsaraz tem muito a oferecer. Com suas ruas de pedra e casinhas brancas, é um convite para caminhar e explorar as suas histórias. Aproveite para experimentar a culinária local em um dos restaurantes da vila, que servem pratos tradicionais e deliciosos.

À noite, desfrute de uma das vistas mais deslumbrantes do Alentejo: o céu noturno. A região é certificada pela Starlight, o que garante a qualidade da observação das estrelas.

O Observatório do Lago Alqueva é um excelente lugar para descobrir e explorar o universo de uma forma única, acompanhado de um bom vinho alentejano.

Vista do Lago do Alqueva

4º dia – Elvas e Estremoz

O quarto dia do roteiro pelo Alentejo começa com uma visita à cidade de Elvas, um lugar que impressiona viajantes de todas as partes do mundo.

Além de ser um importante destino turístico em Portugal, Elvas é famosa por sua impressionante estrutura militar: é a maior fortificação abaluartada do mundo.

Construída no século 17, a cidade foi cercada por muralhas em forma de estrela, que tornavam a cidade praticamente inexpugnável.

Uma das principais atrações de Elvas é o Forte de Nossa Senhora da Graça, que levou quase 30 anos, 6 mil homens, 4 mil animais e 120 mil moedas de ouro para ser construído.

O forte é uma verdadeira obra-prima da arquitetura militar e uma das construções mais impressionantes do Alentejo. Não é à toa que Elvas recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.

Após conhecer o Forte de Nossa Senhora da Graça, é hora de seguir para Estremoz, uma charmosa cidade a apenas 20 minutos de distância. Estremoz é conhecida por seus excelentes restaurantes que oferecem pratos típicos da região e uma ótima seleção de vinhos alentejanos.

Para o jantar, a sugestão é a Mercearia Gadanha, um restaurante comandado pela chef brasileira Michelle Marques, que oferece uma culinária sofisticada e deliciosa.

Em Estremoz, é possível encontrar ainda outras atrações turísticas, como o Castelo de Estremoz e a famosa Torre das Três Coroas, que é um dos principais símbolos da cidade.

A Torre das Três Coroas é uma construção medieval que fica no topo de uma colina, de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade e da paisagem alentejana.

Elvas

5º dia – Estremoz

No quinto dia do roteiro, é hora de partir para Estremoz, uma cidade que é conhecida pela sua relação com o mármore e pela beleza encantadora que oferece aos visitantes.

A cidade é dividida em duas partes distintas: uma dentro das muralhas centenárias, onde se encontram o Castelo de Estremoz e várias casinhas medievais, e outra fora das muralhas, onde se encontra a parte mais moderna da cidade.

Castelo de Estremoz

O passeio começa pelo centro histórico, onde é possível ver de perto o castelo e a Torre das Três Coroas, que é feita em mármore branco e tem 27 metros de altura.

Além dessas atrações, outros pontos turísticos que valem a visita são o Convento de São Francisco e o Convento dos Congregados.

Para os amantes de história e arquitetura, o Convento de São Francisco é um destino imperdível. O convento foi construído no século 17 e é conhecido por sua beleza e pela riqueza de seus detalhes arquitetônicos.

Já o Convento dos Congregados, que foi construído no século 18, é outro ponto turístico importante da cidade, e é conhecido pela sua impressionante fachada barroca.

Além de suas atrações históricas e arquitetônicas, Estremoz também oferece uma série de lojas, restaurantes e bares, onde os turistas podem apreciar a culinária local e os melhores vinhos alentejanos.

A cidade é conhecida por seus restaurantes que oferecem pratos típicos, preparados com ingredientes locais e harmonizados com os melhores vinhos da região.

Por que você deve visitar o Alentejo

Castelo de Marvão, no Alentejo

O Alentejo é uma das regiões mais bonitas e autênticas de Portugal. Com suas planícies douradas, vinhedos, olivais e cidades históricas, é um destino imperdível para quem busca tranquilidade, contato com a natureza, história e cultura.

A gastronomia é outro ponto forte, com pratos típicos que têm como base os ingredientes da terra e os sabores intensos dos vinhos locais.

O Alentejo é uma região que agrada a todos os tipos de viajantes: os que buscam relaxar em meio à natureza, os que querem conhecer mais sobre a história e a arquitetura da região, os que são apaixonados por vinhos e gastronomia, e até mesmo os que desejam se aventurar em atividades mais radicais, como passeios de balão.

Além disso, o Alentejo é um destino que combina perfeitamente com outras regiões de Portugal, como o Algarve e Lisboa. Com uma estrutura turística cada vez mais preparada, é possível montar roteiros incríveis e aproveitar o melhor que o país tem a oferecer.

Veja também: 18 cidades incríveis para conhecer no Alentejo

Veja também: 15 atrações imperdíveis em Évora, capital do Alentejo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *