Os 10 pratos da cozinha portuguesa que tem de experimentar (com as receitas)

A culinária portuguesa é surpreendentemente rica e diversa, considerando o tamanho do país. É difícil acreditar que uma nação tão pequena possa ter uma variedade tão ampla de pratos deliciosos.

Experimentar cada um deles seria uma tarefa que levaria uma vida inteira, mas podemos destacar dez sugestões para que você comece a se aventurar na gastronomia portuguesa.

A culinária portuguesa apresenta pratos de carne suculentos, frutos do mar maravilhosos, incluindo o melhor marisco do mundo, segundo o chef Ferran Adriá, um cozinheiro espanhol considerado um dos melhores chefs do mundo.

Além disso, o famoso bacalhau pode ser preparado de inúmeras formas diferentes. E, para finalizar, não deixe de experimentar uma sobremesa deliciosa, como uma fruta fresca ou uma receita conventual com mais de cem anos de tradição.

Se você quer provar o melhor da culinária portuguesa, confira a nossa seleção dos dez pratos que não podem faltar em sua lista.

Cozinha portuguesa: Entradas

Caldo Verde

O caldo verde é um prato típico da culinária portuguesa que consiste em uma sopa com uma base de batata e couve-galega picada. Para dar sabor, são adicionados alho e sal, e no final, são acrescentadas uma ou duas rodelas de chouriço.

É um prato popular em Portugal, especialmente durante os Santos Populares, uma celebração que acontece no mês de junho em honra a Santo Antônio, São Pedro e São João.

O caldo verde é uma sopa que tem um sabor agradável e reconfortante, sendo muito apreciada pelos portugueses e turistas que visitam o país.

É fácil de encontrar em restaurantes e tascas por todo o país, mas é particularmente popular nas regiões do norte e centro de Portugal. É um prato versátil que pode ser consumido tanto como entrada quanto como prato principal, acompanhado por pão fresco ou broa de milho.

A receita original do caldo verde remonta aos tempos antigos em que a sopa era feita com couve-galega cultivada localmente e comuns nas hortas portuguesas.

Com o tempo, a sopa foi se popularizando e se tornou um símbolo da culinária portuguesa. Hoje, existem diversas variações da receita, mas a base continua sendo a mesma: batata, couve-galega, alho e sal.

Para os amantes da gastronomia, experimentar o caldo verde é uma obrigação durante uma viagem a Portugal. É uma oportunidade para provar um dos pratos mais tradicionais do país e apreciar a sua simplicidade e sabor delicioso.

Receita do caldo verde

O caldo verde é um prato típico português, muito popular especialmente no inverno. É uma sopa cremosa com pedaços de batata e couve-galega, temperada com alho e servida com fatias de chouriço. Aqui está uma receita simples para prepará-lo em casa:

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 4 batatas médias
  • 1 cebola média
  • 3 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1/2 couve-galega
  • 1 chouriço
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque e corte as batatas em cubos pequenos e reserve.
  2. Em uma panela, refogue a cebola picada e o alho picado em um pouco de azeite até ficarem macios e dourados.
  3. Adicione a água, a folha de louro e as batatas cortadas. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar até as batatas estarem macias.
  4. Retire a folha de louro e bata a sopa com um mixer ou liquidificador até ficar cremosa.
  5. Corte a couve-galega em tiras finas e adicione à sopa. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos até que a couve esteja macia.
  6. Corte o chouriço em fatias e frite em uma frigideira por alguns minutos até ficar crocante.
  7. Sirva o caldo verde em tigelas individuais, adicionando algumas fatias de chouriço por cima. Regue com um fio de azeite a gosto.

Peixinhos da Horta

Os “peixinhos da horta” são uma iguaria típica portuguesa que consiste em tiras de feijão-verde envoltas em uma massa de ovo e pão ralado, que são fritas em óleo quente até ficarem douradas e crocantes.

O nome do prato pode parecer enganador, já que não contém peixe, mas sim, o feijão-verde que é cortado em forma de pequenos filetes.

Este prato é bastante popular em Portugal, especialmente durante o verão, quando o feijão-verde está em época e é colhido fresco.

Além disso, ele também tem uma curiosa história de origem, já que se diz que os missionários portugueses introduziram esta iguaria no Japão no século 16, e que deu origem ao famoso prato de tempura japonês.

Os peixinhos da horta são uma ótima opção para quem busca uma refeição leve e saborosa, ideal para ser servida como entrada em um almoço ou jantar, acompanhada de um molho de sua preferência.

Eles podem ser encontrados em restaurantes por todo o país, mas também é possível prepará-los em casa seguindo uma receita simples e fácil.

NOTA: o feijão verde pode ser traduzido para o português do Brasil como “feijão-vagem” ou simplesmente “vagem”. Essa é a denominação comum utilizada para se referir à variedade de feijão cujas vagens são colhidas ainda jovens e são consumidas inteiras, juntamente com as sementes. É uma leguminosa bastante popular na culinária brasileira, sendo utilizada em diversas preparações, como saladas, refogados, sopas, entre outros pratos.

Receita de Peixinhos da Horta

Ingredientes

  • 400g de feijão-verde
  • 2 ovos
  • 100g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 dente de alho picado
  • 1/2 colher de chá de sal
  • Óleo para fritar

Modo de preparo

  1. Lave bem o feijão-verde e corte as pontas e as fibras laterais. Corte-o em tiras finas.
  2. Coloque água para ferver em uma panela. Adicione o feijão-verde e cozinhe por cerca de 5 minutos, até ficar macio. Escorra bem.
  3. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento em pó, o alho e o sal. Adicione os ovos e mexa bem até formar uma massa homogênea.
  4. Adicione o feijão-verde à massa e misture bem para que fiquem cobertos com a massa.
  5. Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio-alto. Com uma colher, vá colocando a mistura de feijão-verde na panela, uma por uma, e frite até ficarem dourados e crocantes.
  6. Escorra os peixinhos da horta em papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
  7. Sirva quente como petisco ou acompanhamento.

Ameijoas à Bulhão Pato

As ameijoas à Bulhão Pato são um prato típico da culinária portuguesa, muito apreciado por sua simplicidade e sabor. O molho que acompanha as amêijoas é feito com ingredientes simples, mas que combinados resultam em um sabor delicioso.

O alho e os coentros conferem um aroma e sabor marcantes, enquanto o vinho branco e o azeite dão o toque de acidez e suavidade. É um prato ideal para ser servido como entrada e deve ser acompanhado com pedaços de pão para aproveitar todo o molho.

Além disso, um vinho branco fresco é a escolha perfeita para harmonizar com as ameijoas. O nome deste prato é uma homenagem ao poeta Raimundo Bulhão Pato, que mencionou a receita em um de seus poemas.

Receita de Ameijoas à Bulhão Pato

Ingredientes

  • 1kg de amêijoas
  • 1/2 xícara de azeite
  • 6 dentes de alho picados
  • 1/2 xícara de coentros frescos picados
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • Pimenta preta moída a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Lave bem as amêijoas em água fria e deixe-as de molho em água salgada por cerca de 1 hora.
  2. Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio-alto. Adicione o alho e cozinhe por cerca de 1 minuto até ficar levemente dourado.
  3. Adicione as amêijoas e o vinho branco na panela. Mexa delicadamente e tampe a panela.
  4. Cozinhe por cerca de 5-7 minutos ou até que todas as amêijoas estejam abertas. Se algumas não abrirem, descarte-as.
  5. Adicione os coentros e a pimenta preta e misture bem.
  6. Sirva as amêijoas quentes com o molho por cima e acompanhadas de pedaços de pão fresco para molhar no molho.

Peixe grelhado

Cherne grelhado

O peixe é um alimento muito importante na alimentação dos portugueses. Com uma costa extensa e rica em fauna marinha, é fácil encontrar uma grande variedade de peixes frescos nas lotas e nos restaurantes.

Douradas, robalos, linguados, corvina, cherne, peixe-espada e pregados são apenas algumas das opções disponíveis. É essencial que o peixe seja fresco, pescado no dia, para que o seu sabor característico seja aproveitado ao máximo.

No preparo, a simplicidade é a chave. O peixe grelhado no carvão é uma excelente forma de realçar o sabor do peixe. Para acompanhar, uma seleção de legumes cozidos e, se possível, com vista para o mar, tornam a refeição ainda mais agradável.

Receita de Sardinha Grelhada

Sardinhas grelhadas

Uma receita clássica de peixe grelhado à moda portuguesa é a sardinha grelhada. Para prepará-la, você vai precisar de:

Ingredientes

  • Sardinhas frescas (calcule 3 a 4 sardinhas por pessoa)
  • Sal grosso
  • Azeite

Modo de preparo

  1. Lave as sardinhas em água corrente e retire as tripas e as cabeças. Deixe os peixes inteiros e com as escamas.
  2. Tempere as sardinhas com sal grosso, esfregando-o bem em ambos os lados do peixe.
  3. Pré-aqueça uma churrasqueira em fogo médio-alto. Quando a grelha estiver quente, unte-a com um pouco de azeite.
  4. Coloque as sardinhas na grelha, com a pele virada para baixo. Deixe grelhar por cerca de 5 minutos, até que a pele fique crocante e dourada. Vire os peixes e deixe grelhar por mais 3-5 minutos, até que estejam cozidos por completo.
  5. Sirva as sardinhas em um prato, regadas com um pouco de azeite.

Os portugueses têm uma tradição de grelhar peixes em churrasqueiras, muitas vezes na frente dos restaurantes ou em barracas de comida de rua.

A técnica é simples: o peixe é temperado com sal grosso e grelhado em uma grelha quente, muitas vezes em carvão, para obter um sabor defumado e agradável.

A sardinha grelhada é um exemplo clássico de peixe grelhado à moda portuguesa, mas outros peixes como robalo, dourada e linguado também são populares. Acompanhamentos típicos incluem batatas cozidas, saladas e pão fresco.

Cozido à Portuguesa

O cozido à portuguesa é um prato que tem uma longa história na gastronomia portuguesa. É considerado um prato tradicional e é muito apreciado pela população local e pelos turistas que visitam Portugal.

A sua origem remonta à Idade Média, quando os camponeses cozinhavam os alimentos que tinham disponíveis de uma forma simples, numa única panela, para aproveitar ao máximo todos os seus nutrientes.

Ao longo dos anos, o prato foi evoluindo e tornou-se uma refeição completa e sofisticada, com uma variedade de ingredientes e técnicas de preparação que variam de região para região.

Alguns dos ingredientes mais comuns incluem carnes de porco, vaca e frango, enchidos como chouriço e morcela, e uma grande variedade de legumes como couve, batata, cenoura, cebola e nabo.

O cozido à portuguesa é geralmente servido num único prato, onde os ingredientes são dispostos em camadas, criando um visual colorido e apetitoso. É uma refeição muito satisfatória e ideal para os dias mais frios, já que é bastante reconfortante.

Receita de Cozido à Portuguesa

Aqui está uma receita de cozido à portuguesa:

Ingredientes

  • 500g de carne de vaca para cozer
  • 500g de carne de porco para cozer
  • 1 chouriço de carne
  • 1 chouriço de sangue
  • 1 morcela
  • 2 cenouras
  • 1 couve portuguesa
  • 1 nabo
  • 1 cebola grande
  • 3 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.

Modo de preparo

  1. Coloque as carnes numa panela grande, cubra com água fria e leve ao lume.
  2. Quando a água começar a ferver, retire a espuma com uma escumadeira e junte a cebola descascada, os dentes de alho, a folha de louro e sal a gosto. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 1 hora.
  3. Entretanto, descasque as cenouras, o nabo e corte em pedaços.
  4. Quando a carne estiver quase cozida, junte as cenouras, o nabo e os enchidos e deixe cozinhar por mais 20 minutos.
  5. Corte a couve em pedaços, lave e junte ao tacho. Deixe cozinhar por mais 10 minutos.
  6. Retire os enchidos, as carnes e a couve e coloque-os numa travessa. Sirva com as cenouras e o nabo. Sirva o caldo do cozido à parte.

A história do cozido à portuguesa remonta à época dos Descobrimentos, quando os portugueses exploraram novos territórios e entraram em contacto com novos ingredientes e receitas.

Os legumes e as carnes eram cozidos em panelas de barro sobre um fogão a lenha, juntamente com enchidos locais, criando um prato completo e nutritivo que se tornou popular em toda a região.

Ao longo dos anos, o cozido à portuguesa foi adaptado às diferentes regiões de Portugal, resultando em variações regionais com ingredientes e temperos específicos. Hoje, é um prato tradicional que é apreciado em todo o país e é considerado um símbolo da gastronomia portuguesa.

Cabrito assado no forno

O cabrito assado no forno é um prato tradicional e muito apreciado na cozinha portuguesa, sendo especialmente consumido durante a época da Páscoa.

É importante que a carne seja temperada com antecedência, deixando-a marinar por um dia em uma mistura de ervas, especiarias, alho, vinho e azeite para que adquira um sabor especial.

O segredo para um cabrito suculento é assá-lo lentamente, preferencialmente em um forno a lenha. Normalmente é servido com batatas, mas no norte de Portugal é comum acompanhá-lo com um arroz feito no mesmo forno.

Receita de Cabrito Assado no Forno

Segue abaixo a receita de cabrito assado no forno à moda portuguesa:

Ingredientes

  • 1 cabrito de cerca de 4 kg;
  • 6 dentes de alho;
  • 1 copo de vinho branco;
  • 1 ramo de alecrim;
  • 1 ramo de tomilho;
  • 1 folha de louro;
  • 1 colher de sopa de massa de pimentão;
  • 1/2 xícara de azeite;
  • 1 kg de batatas pequenas;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

  1. No dia anterior, prepare a marinada para o cabrito. Descasque e pique os alhos e misture com o vinho branco, o alecrim, o tomilho, a folha de louro, a massa de pimentão, o azeite, sal e pimenta a gosto.
  2. Corte o cabrito em pedaços e coloque-os numa tigela grande. Despeje a marinada sobre o cabrito e misture bem. Cubra com um pano e deixe marinar na geladeira durante a noite.
  3. No dia seguinte, retire o cabrito da marinada e coloque-o numa assadeira grande. Disponha as batatas ao redor da carne.
  4. Pré-aqueça o forno a 180°C. Leve a assadeira ao forno e deixe assar por cerca de 2 horas, regando o cabrito de vez em quando com o molho da marinada e virando as batatas para que fiquem douradas por igual.
  5. Verifique se a carne está macia e suculenta e retire do forno. Deixe descansar por alguns minutos antes de servir.

O cabrito assado no forno é um prato tradicional na cozinha portuguesa e é especialmente popular durante a Páscoa.

Os portugueses costumam assar a carne lentamente no forno de lenha, o que confere um sabor especial ao prato. Além disso, as batatas assadas ao redor do cabrito são o acompanhamento perfeito para o prato.

Cozinha portuguesa: Sobremesas

Sericaia

A sericaia é uma sobremesa tradicional do Alentejo que desperta a curiosidade sobre sua origem. Alguns acreditam que seja de origem conventual, enquanto outros acreditam que é uma adaptação de uma receita trazida da Índia.

A sobremesa é feita com leite, ovos (sendo as gemas e claras adicionadas separadamente) e uma generosa quantidade de canela. Para completar, é comum servir a sericaia com ameixas da região de Elvas.

Receita de Sericaia

Aqui está uma receita de sericaia para você:

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 8 ovos
  • 400g de açúcar
  • 150g de farinha de trigo
  • 1 pau de canela
  • 1 casca de limão
  • Canela em pó
  • Ameixas pretas

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 200°C.
  2. Num tacho, misture o leite com o pau de canela e a casca de limão e leve ao fogo até ferver.
  3. Enquanto o leite aquece, bata as claras em castelo e reserve.
  4. Noutro recipiente, misture as gemas com o açúcar e bata até obter um creme fofo e esbranquiçado.
  5. Adicione a farinha aos poucos ao creme de gemas e misture bem.
  6. Junte o leite fervido em fio e misture até obter uma mistura homogênea.
  7. Incorpore as claras em castelo à mistura anterior, envolvendo delicadamente.
  8. Unte uma forma de forno com manteiga e despeje a massa.
  9. Leve ao forno durante cerca de 40-45 minutos, até ficar dourada.
  10. Quando estiver pronta, retire do forno e deixe esfriar.
  11. Sirva a sericaia polvilhada com canela em pó e acompanhada de ameixas pretas.

Arroz doce

O arroz doce é uma sobremesa típica portuguesa que remonta à época medieval, quando o arroz era um ingrediente exótico trazido pelos árabes para a Península Ibérica.

Com o passar do tempo, o arroz tornou-se um alimento básico na culinária portuguesa e o arroz doce ganhou um lugar de destaque nas sobremesas do país.

A receita tradicional do arroz doce inclui arroz, leite, açúcar, casca de limão, canela e gemas de ovos. Esta mistura é cozida lentamente em fogo baixo até que o arroz fique macio e o leite engrosse.

O resultado é um prato cremoso e doce que é muitas vezes servido em ocasiões festivas e comemorativas, como o Natal e a Páscoa.

O arroz doce é uma sobremesa que está presente em toda a Portugal, mas cada região tem a sua própria variação da receita.

Alguns acrescentam amêndoas, outros preferem um toque de vinho do Porto, mas todos concordam que é uma sobremesa deliciosa e muito apreciada pelos portugueses.

Uma receita de arroz doce típica e diferenciada é a “Arroz Doce de Coimbra”, originária da região central de Portugal. Essa receita é feita com arroz carolino, açúcar, casca de limão, pau de canela e leite, mas o diferencial está na adição de gemas de ovos no final do cozimento, o que confere um sabor e textura únicos.

Após cozido, o arroz doce é servido em tacinhas individuais e polvilhado com canela em pó. É uma sobremesa deliciosa e tradicional da cidade de Coimbra, conhecida por seus doces conventuais.

Receita do Arroz-doce de Coimbra

Ingredientes

  • 1 litro de leite gordo
  • 1 pau de canela
  • 1 casca de limão
  • 200g de arroz carolino
  • 250g de açúcar
  • 6 gemas de ovo
  • Canela em pó q.b.

Modo de preparo

  1. Coloque o leite numa panela, junte o pau de canela e a casca de limão e deixe ferver. Retire do fogo e reserve.
  2. Numa panela à parte, coloque o arroz, cubra com água e deixe ferver. Quando começar a ferver, retire a água e adicione o leite reservado.
  3. Deixe cozinhar em fogo médio, mexendo frequentemente, até o arroz estar macio.
  4. Adicione o açúcar e mexa bem até dissolver completamente.
  5. Numa taça à parte, misture as gemas e um pouco do arroz doce até ficar homogêneo. Adicione à panela do arroz doce e mexa rapidamente para as gemas não coalharem.
  6. Cozinhe por mais alguns minutos até engrossar.
  7. Coloque o arroz doce em taças individuais e deixe esfriar. Polvilhe com canela em pó antes de servir.

Este arroz doce de Coimbra é conhecido pela sua textura cremosa e pelo sabor único conferido pela canela e pela casca de limão. É uma sobremesa típica da região de Coimbra e é muitas vezes servido em ocasiões especiais como casamentos, batizados e festas de Natal.

Ovos Moles de Aveiro

Os ovos moles de Aveiro são uma sobremesa típica da cidade de Aveiro, no centro de Portugal, e têm uma longa história que remonta ao século 16.

Acredita-se que tenha sido criada por freiras dos conventos locais que, ao usarem muitas gemas de ovos nas suas sobremesas, tiveram a ideia de aproveitar as claras para fazer hóstias e os restos das gemas para fazer um doce.

Inicialmente, a sobremesa era apenas consumida por membros da igreja, mas com o tempo, tornou-se popular entre os habitantes da cidade e, eventualmente, em todo o país.

A sua produção foi formalmente regulamentada em 1929, com a criação da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, com o objetivo de preservar a tradição e a qualidade da sobremesa.

Os ovos moles de Aveiro são tradicionalmente servidos em conchas de vieira, uma homenagem à ligação histórica da cidade com o mar. A forma distintiva dos doces é alcançada através do uso de formas de madeira com formas variadas, que são cuidadosamente moldadas à mão por doceiras experientes.

A sobremesa é feita com gemas de ovos, açúcar e água, e o seu sabor delicado e textura suave fazem dela uma iguaria muito apreciada em todo o país.

Receitas dos Ovos Moles de Aveiro

Segue abaixo uma receita típica de ovos moles de Aveiro:

Ingredientes

  • 12 gemas de ovos
  • 250g de açúcar
  • 125ml de água
  • 1 casca de limão
  • 1 pitada de sal
  • Hóstias em formato de concha

Modo de preparo

  1. Misture as gemas em uma tigela e reserve.
  2. Em uma panela, misture o açúcar, a água, a casca de limão e a pitada de sal. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até o açúcar se dissolver completamente.
  3. Aumente o fogo e deixe a mistura ferver, sem mexer, até obter o ponto de fio (quando você pegar um pouco da calda entre os dedos, ela deve formar um fio).
  4. Com cuidado, retire a casca de limão e despeje a calda aos poucos sobre as gemas, mexendo sempre para não cozinhar os ovos.
  5. Leve a mistura de volta à panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sem parar com uma colher de pau, até obter um creme espesso.
  6. Retire do fogo e deixe esfriar.
  7. Coloque o creme dentro de um saco de confeitar e preencha as hóstias.
  8. Sirva em temperatura ambiente.

Os ovos moles de Aveiro são uma iguaria muito apreciada em Portugal, especialmente na região de Aveiro, onde são produzidos desde o século 18.

A receita original é um segredo bem guardado por alguns poucos fabricantes locais, que mantêm as técnicas artesanais de produção passadas de geração em geração.

O sabor suave e delicado dos ovos moles de Aveiro é resultado da combinação cuidadosa de gemas de ovos frescos, açúcar e água, que resulta em um creme liso e aveludado, perfeito para ser consumido como sobremesa ou como acompanhamento de outros pratos.

Além de deliciosos, os ovos moles de Aveiro são um símbolo cultural da região e um patrimônio gastronômico português.

A culinária portuguesa

A culinária portuguesa é uma das mais ricas e variadas do mundo, oferecendo uma mistura única de sabores, tradições e histórias que a tornam uma experiência culinária única.

Ao provar a culinária portuguesa, é possível mergulhar em uma cultura rica em influências do mar e dos campos, com pratos que variam desde peixes e mariscos frescos até carnes, enchidos e sobremesas deliciosas.

A culinária portuguesa também é marcada pela tradição e pelo cuidado na escolha dos ingredientes e na preparação dos pratos.

Muitas receitas foram transmitidas de geração em geração, com técnicas e segredos que foram aprimorados ao longo dos anos. Por isso, provar a culinária portuguesa é uma maneira de apreciar a história e a cultura do país.

Além disso, a culinária portuguesa tem uma forte presença em todo o mundo, especialmente em países com forte influência portuguesa, como Brasil, Angola e Moçambique.

Por isso, é possível experimentar pratos portugueses autênticos em diversos lugares, tornando a culinária portuguesa uma experiência global.

Se você estiver viajando para Portugal, provar a culinária portuguesa é uma oportunidade única de experimentar sabores únicos, mergulhar na cultura e história do país e desfrutar de uma experiência culinária que é apreciada em todo o mundo.

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Veja também: 18 comidas estranhas para provar em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *