10 aldeias fora do circuito turístico que você deve conhecer no Norte de Portugal

Descubra 10 encantadoras aldeias no Norte de Portugal que você não pode deixar de visitar! Conheça o charme e a beleza desses tesouros escondidos! Portugal possui um patrimônio encantador e é um destino especialmente fascinante devido à sua beleza natural. De norte a sul do país, você encontrará várias construções que revelam o valor do patrimônio nacional.

No Norte de Portugal, há aldeias e vilas que revelam muito sobre a história local. O Turismo Portugal selecionou uma série de destinos imperdíveis, que devem ser conhecidos por todos os turistas brasileiros. Venha descobrir a riqueza singular de algumas das aldeias rurais mais fascinantes do norte de Portugal!

Uma das características mais encantadoras dessas aldeias do Norte de Portugal é o fato de não serem destinos turísticos amplamente conhecidos. Ao visitá-las, os viajantes têm a oportunidade de explorar lugares autênticos, fora do circuito turístico tradicional, e descobrir verdadeiros tesouros escondidos.

Castelo de Sistelo

Essas aldeias preservaram sua autenticidade e charme originais, mantendo-se afastadas do turismo de massa. Isso significa que os visitantes podem desfrutar de uma atmosfera tranquila e genuína, longe das multidões e do ritmo acelerado das cidades.

Ao explorar essas aldeias menos conhecidas, os viajantes têm a oportunidade de interagir com os moradores locais, conhecer suas histórias e tradições, e vivenciar a vida rural de uma forma autêntica. É uma chance de se desconectar do mundo moderno e se reconectar com a simplicidade da vida no campo.

Além disso, a ausência de um grande fluxo turístico permite que as paisagens naturais e os monumentos históricos sejam apreciados em sua essência, sem interferências ou aglomerações. Cada recanto dessas aldeias revela uma beleza intocada, proporcionando uma experiência mais íntima e pessoal aos visitantes.

10 aldeias incríveis no norte de Portugal

1. Soajo, Arcos de Valdevez

Os espigueiros de Soajo

Descubra a encantadora aldeia de Soajo em Arcos de Valdevez, uma das 10 aldeias de visita obrigatória no Norte de Portugal! Esta aldeia rural é um verdadeiro tesouro escondido que cativa todos os visitantes. Ao conhecer Soajo, você ficará maravilhado com as pequenas casas que se destacam em um cenário encantador, construídas com blocos de granito.

As ruas de pedra de Soajo servem como um guia, levando os visitantes a descobrir as maravilhas da aldeia. Elas conduzem até o largo onde está localizado o pelourinho, um monumento nacional desde 1910. O pelourinho recebe os recém-chegados, dando-lhes as boas-vindas com sua presença imponente.

Um dos pontos de interesse imperdíveis em Soajo é a eira comum. A aldeia é famosa por abrigar um conjunto impressionante de 24 espigueiros, construções de pedra onde a comunidade costumava armazenar cereais. Muitos desses espigueiros ainda são utilizados até hoje, preservando sua utilidade histórica.

Ao visitar Soajo, você terá a oportunidade de vivenciar o charme autêntico de uma aldeia rural e explorar as maravilhas arquitetônicas que contam a história dessa comunidade. Não deixe de conhecer essa joia do Norte de Portugal durante a sua viagem.

Nota: a eira comum é uma estrutura tradicional encontrada em algumas aldeias rurais de Portugal, especialmente no Norte do país. Trata-se de um espaço ao ar livre onde os moradores locais costumavam realizar várias atividades relacionadas à agricultura e ao processamento de alimentos.

A eira comum era utilizada principalmente para secar e debulhar cereais, como trigo, cevada e milho. Após a colheita, os cereais eram espalhados na eira para que o sol e o vento pudessem secá-los adequadamente. Os agricultores também usavam ferramentas, como foices e gadanhas, para debulhar as espigas e separar os grãos das palhas.

Como chegar lá

Para chegar a Soajo em Arcos de Valdevez a partir de Lisboa, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Siga pela A1 em direção ao Norte.
  2. Na saída 7, pegue a A3 em direção a Braga/Porto.
  3. Continue na A3 até chegar à saída 12 para a A27 em direção a Viana do Castelo/Valença.
  4. Na A27, pegue a saída 22 para a N101 em direção a Ponte de Lima/Barcelos.
  5. Siga na N101 até chegar a Ponte de Lima.
  6. Em Ponte de Lima, pegue a N203 em direção a Arcos de Valdevez.
  7. Em Arcos de Valdevez, siga as indicações para Soajo.

Para chegar a Soajo a partir do Porto, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Pegue a A3 em direção a Braga/Valença.
  2. Continue na A3 até chegar à saída 12 para a A27 em direção a Viana do Castelo/Valença.
  3. Na A27, pegue a saída 22 para a N101 em direção a Ponte de Lima/Barcelos.
  4. Siga na N101 até chegar a Ponte de Lima.
  5. Em Ponte de Lima, pegue a N203 em direção a Arcos de Valdevez.
  6. Em Arcos de Valdevez, siga as indicações para Soajo.

Quanto à localização GPS de Soajo, você pode utilizar as seguintes coordenadas:

Latitude: 41.877285 Longitude: -8.333889

2. Vale de Poldros, Monção

Descubra a encantadora aldeia de Vale de Poldros em Monção, uma das 10 aldeias de visita obrigatória no Norte de Portugal! Situada a 1200 metros de altitude, esta aldeia deslumbrante está localizada nas proximidades do popular Parque Nacional da Peneda Gerês.

Vale de Poldros oferece uma experiência imperdível em um local privilegiado. Ao visitar esta aldeia, você terá a oportunidade de contemplar uma paisagem absolutamente deslumbrante, com vistas magníficas da imponente Serra da Peneda.

O cenário é simplesmente arrebatador. Além das vistas deslumbrantes, a aldeia de Vale de Poldros apresenta um conjunto arquitetônico interessante, com um valor patrimonial inestimável.

Muitas das construções nesta aldeia estão intimamente ligadas às atividades agrícolas, desempenhando um papel relevante tanto economicamente quanto do ponto de vista turístico. Essas construções são altamente valorizadas devido ao seu significado cultural e social.

Vale de Poldros é um destino fantástico e memorável, servindo como um exemplo perfeito de um povoado de transumância. Atualmente, apenas um homem chamado Fernando Gonçalves habita a aldeia. Ele deu uma nova vida a esse lugar ao abrir um restaurante, oferecendo uma experiência gastronômica única para os visitantes.

Ao visitar Vale de Poldros, você terá a oportunidade de apreciar a natureza deslumbrante, explorar a arquitetura local e desfrutar da hospitalidade única de Fernando Gonçalves em seu restaurante. Essa aldeia é um verdadeiro tesouro escondido que vale a pena descobrir durante a sua visita ao Norte de Portugal.

Como chegar lá

Para chegar a Vale de Poldros em Monção a partir de Lisboa, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Siga pela A1 em direção ao Norte.
  2. Na saída 7, pegue a A3 em direção a Braga/Porto.
  3. Continue na A3 até chegar à saída 12 para a A27 em direção a Viana do Castelo/Valença.
  4. Na A27, pegue a saída 27 para a N202 em direção a Monção/Melgaço.
  5. Siga na N202 até chegar a Monção.
  6. Em Monção, siga as indicações para Vale de Poldros.

Para chegar a Vale de Poldros a partir do Porto, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Pegue a A3 em direção a Braga/Valença.
  2. Continue na A3 até chegar à saída 12 para a A27 em direção a Viana do Castelo/Valença.
  3. Na A27, pegue a saída 27 para a N202 em direção a Monção/Melgaço.
  4. Siga na N202 até chegar a Monção.
  5. Em Monção, siga as indicações para Vale de Poldros.

Quanto à localização GPS de Vale de Poldros, você pode utilizar as seguintes coordenadas:

Latitude: 42.0936° N Longitude: 8.4327° W

3. Castro Laboreiro, Melgaço

Descubra a encantadora aldeia de Castro Laboreiro em Melgaço, uma das 10 aldeias de visita obrigatória no Norte de Portugal!

Localizada em uma região de grande beleza, essa aldeia é parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês e é serpenteada pelo rio Laboreiro, oferecendo paisagens encantadoras com suas diversas pontes históricas que remontam às épocas romana e medieval.

Castro Laboreiro é um destino imperdível, com um dos patrimônios pré-históricos mais ricos de Portugal. No local, você encontrará gravuras e pinturas rupestres, além de impressionantes 120 dólmenes e cistas, testemunhos ancestrais da história da região.

Além disso, a aldeia apresenta outras atrações fascinantes. Suas construções castrejas são pontos de interesse do patrimônio histórico e arquitetônico de valor inestimável. O Castelo de Castro Laboreiro é o destaque da aldeia, sendo classificado como monumento nacional.

Não deixe de visitar o Núcleo Museológico de Castro Laboreiro, um espaço que merece uma visita. Lá, você poderá conhecer os hábitos, costumes e tradições dessa comunidade, um patrimônio estimado pelos habitantes locais.

Ao visitar Castro Laboreiro, você será transportado para uma atmosfera única, onde história, natureza e cultura se entrelaçam. Aproveite essa oportunidade para desvendar os segredos e encantos dessa aldeia fascinante no Norte de Portugal.

O que são dólmenes e cistas

Os dólmenes e as cistas são estruturas megalíticas que remontam à pré-história. Ambos são exemplos de sepultamentos antigos encontrados em várias regiões do mundo.

Os dólmenes são monumentos megalíticos caracterizados por grandes pedras horizontais sustentadas por pedras verticais, formando uma espécie de câmara. Geralmente, são construídos com pedras de tamanho considerável, empilhadas sem o uso de argamassa.

Estas estruturas eram utilizadas como locais de sepultamento coletivo, onde os corpos dos falecidos eram colocados dentro da câmara. Muitas vezes, são encontrados em conjunto com outras estruturas megalíticas, como os menires.

Já as cistas são sepultamentos individuais feitos em estruturas retangulares ou quadradas, formadas por pedras fincadas verticalmente no solo, delimitando um espaço para o corpo do falecido.

As cistas eram revestidas com lajes de pedra, formando uma espécie de caixa de sepultamento. Essas estruturas podem ser encontradas isoladamente ou agrupadas em necrópoles, indicando a existência de um cemitério pré-histórico.

Tanto os dólmenes quanto as cistas são importantes vestígios arqueológicos que revelam informações valiosas sobre as práticas funerárias e a cultura das comunidades pré-históricas.

São considerados marcos históricos e patrimônios culturais, sendo preservados e estudados pelos arqueólogos para melhor compreender a história e o desenvolvimento das sociedades antigas.

Como chegar lá

Para chegar a Castro Laboreiro em Melgaço a partir de Lisboa, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Siga pela A1 em direção ao Norte.
  2. Na saída 7, pegue a A3 em direção a Braga/Porto.
  3. Continue na A3 até chegar à saída 11 para a A7 em direção a Vila Pouca de Aguiar/Mesão Frio.
  4. Na A7, siga até chegar à saída 20 para a N103 em direção a Melgaço/Valença.
  5. Continue na N103 seguindo as indicações para Melgaço.
  6. Em Melgaço, siga as indicações para Castro Laboreiro.

Para chegar a Castro Laboreiro a partir do Porto, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Pegue a A3 em direção a Valença/Viana do Castelo.
  2. Continue na A3 até chegar à saída 11 para a A7 em direção a Vila Pouca de Aguiar/Mesão Frio.
  3. Na A7, siga até chegar à saída 20 para a N103 em direção a Melgaço/Valença.
  4. Continue na N103 seguindo as indicações para Melgaço.
  5. Em Melgaço, siga as indicações para Castro Laboreiro.

Quanto à localização GPS de Castro Laboreiro, você pode utilizar as seguintes coordenadas:

Latitude: 42.0180° N Longitude: 8.1966° W

4. Quintadona

Quintandona, uma encantadora aldeia no Norte, oferece uma das melhores experiências que você pode vivenciar na região. Visitar este pitoresco destino rural é surpreendentemente agradável, revelando diversas qualidades que encantam os visitantes.

Quintandona é repleta de encantos e é um destino de visita obrigatória para quem está na região. A aldeia surpreende todas as pessoas que a visitam, com suas belas construções em pedra de lousa e xisto. Passear pelas ruas e ruelas de Quintandona é testemunhar a beleza única dessas construções tradicionais.

A aldeia está situada em um território de grande beleza natural, aproveitando ao máximo o privilegiado espaço em que se encontra. Ao redor deste destino rural, você poderá apreciar uma deslumbrante paisagem agrícola e florestal.

O cenário é verdadeiramente maravilhoso, tornando a aldeia pitoresca e até mesmo inspiradora, graças à presença da paisagem envolvente.

Quintandona é o local perfeito para se perder em suas ruas encantadoras, apreciar a arquitetura tradicional e se encantar com a natureza circundante.

Uma visita a esta aldeia certamente proporcionará momentos memoráveis e uma conexão especial com a cultura e a beleza do Norte de Portugal.

Como chegar lá

Para chegar a Quintandona a partir de Lisboa, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Siga pela A1 em direção ao Norte.
  2. Na saída 9, pegue a A41 em direção a Valongo/Maia.
  3. Continue na A41 até chegar à saída 13 para a A4 em direção a Vila Real/Amarante.
  4. Continue na A4 até chegar à saída 16 para a N101 em direção a Penafiel/Sobreira.
  5. Siga na N101 até chegar a Quintandona.

Para chegar a Quintandona a partir do Porto, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Pegue a A4 em direção a Vila Real/Amarante.
  2. Continue na A4 até chegar à saída 16 para a N101 em direção a Penafiel/Sobreira.
  3. Siga na N101 até chegar a Quintandona.

Quanto à localização GPS de Quintandona, você pode utilizar as seguintes coordenadas:

Latitude: 41.1702° N Longitude: 8.4411° W

5. Ponte de Mouro, Monção

Descubra a encantadora aldeia de Ponte de Mouro em Monção, uma das 10 aldeias de visita obrigatória no Norte de Portugal!

Este destino rural é simplesmente imperdível e está localizado na freguesia de Barbeita. Ponte de Mouro possui uma série de atrações encantadoras, mas é a paisagem que se destaca, parecendo saída diretamente de um filme.

Situada nas margens do rio Mouro, a aldeia oferece uma experiência única durante os meses de verão: dar um mergulho nas águas do rio. Esses momentos refrescantes certamente ficarão gravados em sua memória, proporcionando lembranças inesquecíveis.

Uma das principais atrações de Ponte de Mouro é a Ponte Medieval, que atravessa o rio Mouro.

Essa encantadora construção é classificada como um imóvel de interesse público e tem origem no século 144. Apesar de sua longa história, a Ponte Medieval passou por uma remodelação em 1627, mantendo seu charme histórico.

Além de desfrutar das águas do rio e da beleza da Ponte Medieval, Ponte de Mouro oferece um ambiente tranquilo e pitoresco, com paisagens naturais deslumbrantes ao seu redor. Explore a aldeia, caminhe por suas ruas encantadoras e desfrute da hospitalidade acolhedora dos habitantes locais.

Ao visitar Ponte de Mouro, você terá a oportunidade de se conectar com a história, a natureza exuberante e a cultura autêntica do Norte de Portugal. Não deixe de incluir essa encantadora aldeia em seu roteiro e desfrute de uma experiência memorável.

Como chegar lá

Para chegar a Ponte de Mouro em Monção a partir de Lisboa, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Siga pela A1 em direção ao Norte.
  2. Na saída 9, pegue a A41 em direção a Valongo/Maia.
  3. Continue na A41 até chegar à saída 13 para a A4 em direção a Vila Real/Amarante.
  4. Continue na A4 até chegar à saída 19 para a N101 em direção a Monção.
  5. Siga na N101 até chegar a Ponte de Mouro.

Para chegar a Ponte de Mouro a partir do Porto, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Pegue a A3 em direção a Valença/Viana do Castelo.
  2. Continue na A3 até chegar à saída 9 para a N203 em direção a Monção.
  3. Siga na N203 até chegar a Ponte de Mouro.

Quanto à localização GPS de Ponte de Mouro, você pode utilizar as seguintes coordenadas:

Latitude: 42.0847° N Longitude: 8.4567° W

6. São Xisto, São João da Pesqueira

São Xisto é uma aldeia encantadora localizada em uma das regiões mais belas do Douro. Com vistas únicas e deslumbrantes para o rio, esta povoação pitoresca tem sido alvo de um processo de recuperação nos últimos anos, que está quase concluído.

As casas típicas em xisto são o coração da aldeia e uma das principais razões para justificar uma visita a este destino rural encantador, que tem muito para mostrar. Essas habitações estão situadas em um ambiente quase inóspito e selvagem, onde a natureza se revela em toda a sua beleza.

Além das habitações, há outras atrações na aldeia, como a singela Capela de São Xisto, que possui um encanto especial e uma atmosfera cativante. A Fonte Centenária é outra atração interessante da aldeia, um elemento com história que conta um pouco sobre o passado da região.

Outro ponto de interesse deste local é o Mirante Anjo Arrependido. Ao visitar esse mirante, é possível apreciar a beleza da paisagem local e desfrutar de vistas panorâmicas fantásticas. Um destaque especial desse lugar incrível é a estátua do Anjo Arrependido, que se tornou um elemento icônico da aldeia.

São Xisto está situada em um dos trechos mais belos da região duriense. Com suas vistas únicas e deslumbrantes para o rio Douro, esta aldeia pitoresca oferece uma experiência memorável. A recuperação do destino rural está praticamente concluída, o que permite vivenciar toda a sua beleza e encanto.

Como chegar lá

Para chegar a São Xisto, em São João da Pesqueira, a partir de Lisboa, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Siga pela A1 em direção ao Norte.
  2. Na saída 19, pegue a A25 em direção a Viseu/Guarda.
  3. Continue na A25 até chegar à saída 22 para a IP2 em direção a Vila Nova de Foz Côa.
  4. Siga na IP2 até chegar a São João da Pesqueira.
  5. Em São João da Pesqueira, siga as indicações para São Xisto.

Para chegar a São Xisto a partir do Porto, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Pegue a A4 em direção a Vila Real.
  2. Na saída 22, pegue a IP2 em direção a Vila Nova de Foz Côa.
  3. Siga na IP2 até chegar a São João da Pesqueira.
  4. Em São João da Pesqueira, siga as indicações para São Xisto.

Quanto à localização GPS de São Xisto, você pode utilizar as seguintes coordenadas:

Latitude: 41.1804° N Longitude: 7.5782° W

7. Rio de Onor, Bragança

Rio de Onor, em Bragança, é um destino imperdível e um local fantástico para uma escapadinha. Esta encantadora aldeia oferece uma experiência singular, proporcionando toda a tranquilidade que as famílias precisam, sendo um destino perfeito para aqueles que desejam fugir da agitação das grandes cidades.

Situada em um espaço de grande beleza, no Parque Natural de Montesinho, Rio de Onor é uma aldeia fronteiriça localizada no concelho de Bragança. É frequentemente mencionada como “uma aldeia, dois países” devido ao fato de ser atravessada pela fronteira com a Espanha. Assim, do lado português encontra-se Rio de Onor, enquanto do lado espanhol está Rihonor de Castilla.

Essa peculiaridade torna a visita a Rio de Onor ainda mais interessante, pois você pode caminhar entre os dois países e explorar a cultura e as tradições de ambos os lados da fronteira. A aldeia é conhecida por preservar suas tradições ancestrais, onde os moradores seguem um sistema comunitário de propriedade e organização social chamado “comuna”.

Ao passear pelas ruas de Rio de Onor, você encontrará belas casas de granito, ruas de paralelepípedos e uma atmosfera autêntica. A paisagem ao redor é deslumbrante, com colinas verdejantes, riachos serenos e trilhas para explorar. A aldeia é um verdadeiro refúgio, oferecendo aos visitantes uma oportunidade de se conectar com a natureza e desfrutar da calma do ambiente rural.

Além de apreciar a beleza natural e a arquitetura tradicional, você pode visitar o Centro de Interpretação de Rio de Onor, onde poderá aprender mais sobre a história e as tradições da aldeia. Também é possível desfrutar da gastronomia local, experimentando pratos tradicionais preparados com produtos frescos da região.

Como chegar lá

Para chegar a Rio de Onor, em Bragança, a partir de Lisboa, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Siga pela A1 em direção ao Norte.
  2. Na saída 6, pegue a A23 em direção a Abrantes/Castelo Branco.
  3. Continue na A23 até chegar à saída 19 para a IP2 em direção a Bragança.
  4. Siga na IP2 até chegar a Bragança.
  5. Em Bragança, siga as indicações para Rio de Onor.

Para chegar a Rio de Onor a partir do Porto, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Pegue a A4 em direção a Bragança.
  2. Continue na A4 até chegar à saída 6 para a N103 em direção a Macedo de Cavaleiros.
  3. Siga na N103 até chegar a Bragança.
  4. Em Bragança, siga as indicações para Rio de Onor.

Quanto à localização GPS de Rio de Onor, você pode utilizar as seguintes coordenadas:

Latitude: 41.8572° N Longitude: 6.9849° W

8. Branda da Aveleira

Branda da Aveleira, situada na entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, é um destino encantador localizado na freguesia de Gave, no concelho de Melgaço.

A tradição da transumância foi respeitada ao longo dos séculos nesta região. Consistia em uma mudança periódica de local, na qual os rebanhos, principalmente ovinos, eram deslocados pelos pastores.

Assim, pessoas e animais encontravam-se entre dois lares: a “branda”, utilizada no verão, e a “inverneira”, usada durante os invernos.

No verão, os rebanhos eram levados pelos vales e planícies, onde os pastos escasseavam, e depois eram conduzidos às altas pastagens das montanhas, em um movimento de transumância ascendente.

No início do inverno, ocorria a deslocação das montanhas, como a Serra da Peneda, onde a neve tornava a alimentação dos animais escassa. Assim, os animais eram mobilizados para as áreas mais baixas, em uma transumância descendente, onde os pastos reapareciam.

A aldeia de Branda da Aveleira representa essa forma de vida. Suas encantadoras casas rústicas, conhecidas como cardenhas, fazem parte de seu charme. Essas habitações foram restauradas, respeitando sua arquitetura original, e foram decoradas com mobiliário rústico, mantendo o estilo local.

Ao visitar Branda da Aveleira, você terá a oportunidade de vivenciar essa tradição antiga, explorar as belas paisagens das montanhas e apreciar a autenticidade das casas de cardenhas.

A aldeia oferece um refúgio tranquilo, onde você pode se conectar com a natureza e desfrutar de uma experiência única na região do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Como chegar lá

A partir de Lisboa, você pode seguir a seguinte rota geral:

  1. Siga pela A1 em direção ao Norte.
  2. Na saída apropriada, pegue a rodovia que leva a Braga.
  3. De Braga, siga em direção a Melgaço, passando por diferentes estradas regionais.
  4. Consulte um mapa atualizado ou um sistema de navegação para obter instruções precisas sobre como chegar a Branda da Aveleira dentro do concelho de Melgaço.

A partir do Porto, você pode seguir uma rota semelhante:

  1. Pegue a A3 ou a A4 em direção a Braga.
  2. De Braga, siga em direção a Melgaço, novamente utilizando estradas regionais.
  3. Verifique um mapa atualizado ou um sistema de navegação para obter direções precisas até Branda da Aveleira.

A localização GPS de Melgaço, em Portugal, é aproximadamente:

Latitude: 42.1133° N Longitude: -8.2594° W

Para chegar a Branda da Aveleira a partir de Melgaço, você pode seguir estas orientações gerais:

  1. Saindo do centro de Melgaço, siga em direção ao noroeste na direção da N202.
  2. Continue na N202 até encontrar a Rua de Covas, onde você deverá virar à esquerda.
  3. Siga pela Rua de Covas até chegar à Rua de Gave.
  4. Vire à direita na Rua de Gave e continue na estrada.
  5. A estrada o levará até Branda da Aveleira.

Recomenda-se utilizar um mapa atualizado ou um sistema de navegação por GPS para obter instruções precisas e atualizadas, pois podem existir diferentes rotas e estradas secundárias que podem levá-lo a Branda da Aveleira a partir de Melgaço.

Certifique-se de estar atento às sinalizações ao longo do caminho e esteja preparado para conduzir em estradas estreitas e sinuosas, típicas das áreas rurais do norte de Portugal.

Em caso de dúvidas ou para informações atualizadas, é sempre recomendável entrar em contato com os órgãos de turismo local ou provedores de serviços de hospedagem em Melgaço.

9. Trebilhadouro

Trebilhadouro, um destino rural no norte do país, oferece uma experiência singular. Esta aldeia é um verdadeiro segredo bem guardado.

Situada em um cenário maravilhoso, revela os deslumbrantes socalcos da Serra da Freita. Trebilhadouro está localizado no concelho de Vale de Cambra.

Em tempos passados, esse lugar estava desabitado. No entanto, foi revitalizado para o turismo rural. Agora, Trebilhadouro se destaca como um destino rural que proporciona uma experiência incrivelmente agradável.

A aldeia possui várias atrações, como os espigueiros (ou canastros), estruturas tradicionais para armazenar cereais. Também encontramos outros elementos interessantes que nos transportam para o passado, como eiras (locais de debulha de cereais) e um tanque. A Igreja Matriz de São Salvador é o destaque local.

Aqueles que apreciam explorar a riqueza natural encontrarão uma ótima experiência aqui. O trilho PR4 começa na aldeia e nos leva a percorrer caminhos onde a natureza se revela de maneira maravilhosa.

Ao visitar Trebilhadouro, você terá a oportunidade de desfrutar da serenidade do campo, explorar os encantos da arquitetura tradicional e se maravilhar com a exuberância da natureza circundante. A aldeia oferece um refúgio tranquilo para se reconectar com a natureza e mergulhar na autenticidade do ambiente rural.

Como chegar lá

Para chegar a Trebilhadouro a partir de Lisboa, você pode seguir a seguinte rota de carro:

  1. Siga pela autoestrada A1 em direção ao norte.
  2. Continue na A1 até chegar à cidade de Aveiro.
  3. Em Aveiro, pegue a saída apropriada para a A25 em direção a Viseu.
  4. Continue na A25 até chegar à saída para Vale de Cambra.
  5. Siga as indicações para Vale de Cambra e, em seguida, para Trebilhadouro.

Já a partir do Porto, você pode seguir esta rota de carro:

  1. Pegue a autoestrada A1 em direção ao sul.
  2. Na saída 13, pegue a A41 em direção a Valongo.
  3. Continue na A41 até chegar à A32.
  4. Siga na A32 em direção a São João da Madeira/A32.
  5. Na saída 11, pegue a N1 em direção a Oliveira de Azeméis/Feira.
  6. Continue na N1 até chegar a Vale de Cambra.
  7. Siga as indicações para Vale de Cambra e, em seguida, para Trebilhadouro.

A localização GPS aproximada de Vale de Cambra, em Portugal, é:

Latitude: 40.8431° N Longitude: -8.3723° W

Para chegar a Trebilhadouro a partir de Vale de Cambra, você pode seguir estas orientações:

  1. Saindo de Vale de Cambra, siga em direção ao norte na direção da N224.
  2. Continue na N224 até chegar à localidade de Rôge.
  3. Em Rôge, vire à direita na estrada que leva a Trebilhadouro.
  4. Siga as indicações e as placas ao longo do caminho para chegar a Trebilhadouro.

10. Sistelo, Arcos de Valdevez

Sistelo, situada no coração do Parque Nacional Peneda-Gerês, é uma aldeia memorável em Arcos de Valdevez. Esta povoação encantadora é facilmente uma das aldeias mais charmosas de Portugal, e sua popularidade é facilmente justificada.

Além de estar localizada em uma paisagem deslumbrante, onde a natureza atinge seu esplendor máximo, Sistelo também possui um patrimônio singular e belo.

As paisagens encontradas nesta aldeia são de tirar o fôlego, tão impressionantes que são capazes de nos deixar maravilhados. Este paraíso rural é conhecido como “O pequeno Tibete Português”. Além disso, Sistelo abriga uma série de atrações notáveis. O Castelo de Sistelo é um dos destaques da aldeia.

O cruzeiro, o fontanário e a igreja paroquial são outros pontos de interesse da aldeia. O jazigo do visconde de Sistelo e a ponte de Sistelo também encantam os visitantes.

As casas em Sistelo são encantadoras, a maioria delas construídas em granito, contribuindo para o sucesso turístico da região.

O parque de merendas da aldeia é outra atração que propicia momentos de convívio. A experiência de fazer um piquenique é bastante agradável. Nesse local, os visitantes podem recarregar as energias após realizar caminhadas e explorar a região.

Como chegar lá

A partir de Lisboa, você pode seguir uma rota geral até Arcos de Valdevez, onde Sistelo está localizado. Siga as seguintes etapas:

  1. Pegue a autoestrada A1 em direção ao norte.
  2. Continue na A1 até chegar à cidade de Porto.
  3. Em Porto, pegue a saída apropriada para a A3 em direção a Braga/Valença.
  4. Continue na A3 até chegar à saída para Arcos de Valdevez.
  5. Siga as indicações para Arcos de Valdevez e, em seguida, procure por sinalizações adicionais para Sistelo.

Já a partir do Porto, você pode seguir esta rota geral:

  1. Pegue a autoestrada A3 em direção ao norte.
  2. Continue na A3 até chegar à saída para Arcos de Valdevez.
  3. Siga as indicações para Arcos de Valdevez e, em seguida, procure por sinalizações adicionais para Sistelo.

A localização GPS aproximada de Arcos de Valdevez, em Portugal, é:

Latitude: 41.8476° N Longitude: -8.4367° W

A partir de Arcos de Valdevez, você pode seguir estas orientações para chegar a Sistelo:

  1. Saindo de Arcos de Valdevez, siga pela N202 em direção a Soajo.
  2. Continue na N202 até chegar à vila de Ermelo.
  3. Em Ermelo, siga as placas indicativas para Sistelo.
  4. Siga a estrada sinuosa até chegar a Sistelo.

Um mundo desconhecido dos turistas

Rio de Onor

Explorar as 10 aldeias encantadoras do Norte de Portugal revela um tesouro escondido para os amantes da beleza natural e da riqueza cultural. De Soajo a Sistelo, de Ponte de Mouro a Branda da Aveleira, cada destino rural cativa com seu charme peculiar e oferece uma experiência única.

Nessas aldeias, encontramos um patrimônio arquitetônico singular, desde casas em granito e xisto até igrejas históricas e pontes medievais. As paisagens deslumbrantes e os cenários pitorescos nos transportam para um conto de fadas, onde a natureza se apresenta em todo o seu esplendor.

Além disso, cada aldeia conta sua própria história, revelando tradições antigas e lendas fascinantes. Através dos espigueiros, das eiras comuns e dos monumentos icônicos, podemos compreender um pouco mais sobre a vida rural e a identidade cultural dessas comunidades.

Seja explorando as paisagens majestosas de Trebilhadouro ou desfrutando das águas refrescantes do rio Mouro em Ponte de Mouro, cada aldeia oferece uma experiência autêntica e memorável.

Os mirantes panorâmicos e os trilhos naturais convidam a longas caminhadas, permitindo-nos desfrutar de vistas deslumbrantes e conectar-nos com a natureza exuberante da região.

No Norte de Portugal, encontramos um conjunto de destinos rurais que são verdadeiros tesouros escondidos, convidando-nos a explorar seu charme e sua beleza.

As 10 aldeias mencionadas são Roteiro para visitar as Aldeias de Xisto mais bonitas de Portugalapenas uma pequena amostra dessa riqueza. Cada uma delas reserva surpresas encantadoras e experiências inesquecíveis.

Portanto, se você está em busca de um refúgio tranquilo, onde a história, a natureza e a cultura se entrelaçam, não deixe de visitar essas aldeias do Norte de Portugal.

Permita-se mergulhar na magia desses tesouros escondidos e descobrir a autenticidade e o encanto que permeiam cada uma delas. Uma jornada inesquecível aguarda aqueles que se aventuram por essas terras pitorescas do Norte de Portugal.

Veja também: Roteiro para visitar as Aldeias de Xisto mais bonitas de Portugal

Veja também: As 12 Aldeias Históricas de Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *