As 10 melhores (e mais secretas) praias em Sesimbra

Localizada a aproximadamente uma hora de Lisboa, Sesimbra é um verdadeiro paraíso de praias, oferecendo opções incríveis para todos os gostos.

Desde as praias mais secretas, escondidas na deslumbrante Serra da Arrábida, até as praias mais urbanas, localizadas no coração da vila, passando pelos extensos areais do Meco e pela acolhedora Lagoa de Albufeira, há uma variedade de praias para explorar em Sesimbra.

Às vezes, a difícil tarefa é escolher qual praia visitar, por isso selecionamos uma dezena de praias que você não pode deixar de conhecer. Confira a nossa lista e escolha aquelas que mais combinam com você. Tenha ótimos mergulhos!

Para chegar a Sesimbra a partir de Lisboa, você tem algumas opções de transporte disponíveis.

Se estiver de carro, a maneira mais conveniente é pegar a A2 ou a A33 em direção ao sul, em direção a Setúbal. Siga as placas indicativas para Sesimbra e a viagem levará cerca de uma hora, dependendo do tráfego.

Caso prefira utilizar o transporte público, você pode ir até a estação de ônibus ou de trem mais próxima em Lisboa e pegar um ônibus ou trem com destino a Sesimbra. É recomendado verificar os horários e a disponibilidade com antecedência.

1. Praia do Ribeiro do Cavalo

Uma das praias que merece destaque é a Praia do Ribeiro do Cavalo, localizada próxima ao Cabo Espichel.

Durante muitos anos, essa praia era considerada quase selvagem, atraindo principalmente os mais aventureiros e curiosos, dispostos a encarar o desafiante acesso até lá, seja caminhando ou de barco.

O grande diferencial da Praia do Ribeiro do Cavalo é a ausência de intervenção humana, não há vigilantes ou quiosques de sorvetes (o que é muito apreciado pelos amantes da natureza).

A praia conta com uma extensa faixa de areia e oferece cenários impressionantes, daqueles que fazem sucesso nas redes sociais. É um lugar onde se pode desfrutar de uma atmosfera mais intocada e em comunhão com a natureza.

Para chegar à Praia do Ribeiro do Cavalo, existem duas opções principais: a trilha a pé ou o acesso por barco.

A trilha a pé é a opção preferida por muitos aventureiros. Para iniciar a trilha, você pode estacionar seu carro próximo ao Cabo Espichel e seguir a trilha marcada que leva à praia.

É importante ressaltar que a trilha é considerada desafiadora, com terrenos irregulares e íngremes, exigindo um bom condicionamento físico e calçados adequados. Recomenda-se levar água, protetor solar e um lanche, já que não há infraestrutura de apoio no local.

A segunda opção é acessar a Praia do Ribeiro do Cavalo de barco. Você pode contratar serviços de táxi aquático ou passeios de barco que levam os visitantes diretamente à praia.

Essa opção oferece mais comodidade e evita a trilha íngreme, sendo uma alternativa para aqueles que preferem uma experiência mais tranquila.

2. Praia do Penedo ou do Inferno

A Praia do Penedo, também conhecida como Praia do Inferno, é um lugar de difícil acesso, o que a torna especialmente procurada por pescadores, nudistas e aqueles que buscam uma experiência de total tranquilidade. Apesar de ter uma faixa de areia reduzida, a praia é predominantemente formada por seixos e pedras.

As águas na Praia do Penedo são conhecidas por sua clareza cristalina, porém, ocasionalmente, podem estar um pouco agitadas. É um local que proporciona uma atmosfera serena, longe do movimento e da agitação das praias mais populares.

Os visitantes desfrutam da beleza natural e da sensação de privacidade que essa praia oferece. É um refúgio perfeito para aqueles que apreciam a calma e a natureza intocada.

Para chegar à Praia do Penedo a partir de Sesimbra, você precisará percorrer uma trilha a pé, pois não há acesso direto por estradas.

A partir do centro de Sesimbra, você pode seguir em direção à área do Porto de Abrigo. Ao chegar lá, procure pelas placas indicativas ou pergunte aos moradores locais para encontrar o início da trilha que leva à Praia do Penedo.

A trilha pode ser um pouco desafiadora, com terrenos irregulares e íngremes em alguns trechos. Certifique-se de usar calçados adequados, como tênis de trilha, e leve água, lanches e protetor solar.

Siga as marcações da trilha e esteja atento às orientações para não se perder. A trilha oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da costa e da paisagem circundante, tornando a caminhada uma experiência agradável.

Ao final da trilha, você chegará à Praia do Penedo, onde poderá desfrutar das águas cristalinas e do ambiente tranquilo.

É importante mencionar que, devido à localização remota e ao acesso difícil, é recomendado realizar essa trilha com condições climáticas favoráveis e estar preparado fisicamente para a caminhada.

3. Praia da Cova da Mijona

A Praia da Cova da Mijona, também conhecida como praia do Ilhau, é um local de acesso desafiador localizado no coração da Serra da Arrábida.

Para chegar à praia, é necessário percorrer uma trilha íngreme escavada ao longo da ravina. Essa trilha, embora desafiadora, recompensa os visitantes com um visual deslumbrante da natureza circundante.

Ao final da trilha, você chegará a um areal praticamente deserto, onde se destaca uma curiosa casa que costumava servir de abrigo para os pescadores. Essa estrutura acrescenta um toque de interesse histórico ao ambiente da praia.

Devido à natureza acidentada da trilha e ao acesso complicado, é importante estar preparado fisicamente e usar calçados adequados, como tênis de trilha, para garantir uma caminhada segura. Leve água, lanches e protetor solar, já que não há infraestrutura disponível na praia.

A Praia da Cova da Mijona é um verdadeiro refúgio para aqueles que procuram uma praia isolada, cercada pela natureza deslumbrante da Serra da Arrábida.

4. Praia do Moinho de Baixo (ou do Meco)

A Praia do Moinho de Baixo, também conhecida como Praia do Meco, está localizada próxima à Aldeia do Meco e é uma das praias mais populares do concelho de Sesimbra.

Essa praia atrai não apenas pela extensa faixa de areia, mas também pelos acessos e estacionamento relativamente fáceis. No entanto, é importante ressaltar que o mar nessa praia costuma apresentar ondas fortes.

Essa praia ganhou destaque por ser uma das primeiras praias do país a obter licença para a prática do naturismo. O naturismo é principalmente praticado em áreas mais afastadas, como a Praia do Rio da Prata, que fica nas proximidades.

Para chegar à Praia do Moinho de Baixo a partir de Sesimbra, você pode seguir pela Estrada Nacional N378 em direção à Aldeia do Meco. Ao chegar lá, siga as indicações para a praia e você encontrará estacionamentos disponíveis.

A Praia do Moinho de Baixo oferece uma atmosfera descontraída, com uma mistura de naturistas e banhistas convencionais desfrutando das águas e do ambiente natural.

Lembre-se de respeitar as regras e os outros frequentadores da praia, mantendo um ambiente de harmonia e tolerância.

Aproveite a oportunidade para desfrutar das ondas do mar e relaxar na areia enquanto aprecia a beleza da Praia do Moinho de Baixo.

5. Praia do Rio da Prata

A Praia do Rio da Prata, localizada no extremo sul da Praia do Meco, é uma praia semi-deserta e bastante procurada por naturistas. O acesso a essa praia é feito por meio de um caminho que atravessa uma mata de pinheiros.

Ao seguir o caminho no meio do pinhal, os visitantes chegam à Praia do Rio da Prata, onde podem desfrutar de uma atmosfera tranquila e isolada. A praia é conhecida por atrair naturistas que apreciam a liberdade de se banhar e tomar sol em meio à natureza.

Além disso, a Praia do Rio da Prata também oferece um benefício adicional aos banhistas: as falésias próximas contêm argilas que podem ser utilizadas para tratamentos naturais de pele.

Muitos banhistas aproveitam essa oportunidade para aplicar a argila em seus corpos, aproveitando seus possíveis benefícios terapêuticos.

Para chegar à Praia do Rio da Prata a partir de Sesimbra, siga pela Estrada Nacional N378 em direção à Aldeia do Meco. Chegando lá, procure por indicações ou peça orientações aos moradores locais para encontrar o caminho que leva à praia.

Ao visitar a Praia do Rio da Prata, é importante respeitar a privacidade dos naturistas e a beleza natural do local. Lembre-se de não deixar lixo para trás e aproveite a tranquilidade e a serenidade dessa praia semi-deserta.

6. Praia das Bicas

A Praia das Bicas está localizada próxima ao Parque de Campismo Campimeco, na região da Aldeia do Meco, ao sul da praia do Moinho de Baixo. Essa praia é conhecida por suas ondas fortes, o que a torna um destino popular entre praticantes de surf e bodyboard.

Para chegar à Praia das Bicas a partir de Sesimbra, você pode seguir pela estrada em direção à Aldeia do Meco. Ao chegar na região, procure por indicações ou peça orientações aos moradores locais para encontrar o caminho até a praia.

Ao chegar à Praia das Bicas, você será recebido por um extenso areal e águas límpidas. É um local perfeito para os amantes de esportes aquáticos que desejam desafiar as ondas e aproveitar a adrenalina. Certifique-se de estar preparado com o equipamento adequado e seguir as medidas de segurança ao praticar surf ou bodyboard.

Além das atividades esportivas, você pode simplesmente apreciar a beleza natural da praia, caminhar pela areia, mergulhar nas águas límpidas ou relaxar sob o sol. Aproveite para observar os surfistas em ação e sentir a energia contagiante do local.

Lembre-se de respeitar as regras de segurança, tanto na água quanto na praia, e seguir as orientações dos salva-vidas, se disponíveis.

A Praia das Bicas oferece um cenário deslumbrante para os amantes do mar e esportes aquáticos, proporcionando momentos de diversão e conexão com a natureza.

7. Praia da Foz

A Praia da Foz é um verdadeiro tesouro escondido, pouco conhecido pela maioria das pessoas, o que a torna perfeita para aqueles que desejam escapar das multidões e desfrutar de momentos de tranquilidade.

Embora o areal da praia seja relativamente pequeno, o mar na Praia da Foz é conhecido por ser agitado e apresentar algumas correntes traiçoeiras. É importante estar ciente dessas condições e tomar precauções ao entrar na água.

Para chegar à Praia da Foz a partir de Sesimbra, você pode seguir pela estrada em direção à Serra da Arrábida.

Ao chegar à região da Serra da Arrábida, procure por indicações ou pergunte aos moradores locais para encontrar o acesso à praia. A estrada pode ser estreita e sinuosa, mas a paisagem deslumbrante ao longo do caminho vale a pena.

Ao chegar à Praia da Foz, você será recebido por uma atmosfera serena e um ambiente naturalmente preservado. Aproveite para relaxar na areia, ouvir o som das ondas e contemplar a beleza da paisagem.

A Praia da Foz é um refúgio tranquilo, perfeito para quem busca um momento de paz longe das multidões e uma conexão íntima com a natureza selvagem do local.

8. Praia da Lagoa de Albufeira

A Praia da Lagoa de Albufeira é um destino popular tanto para famílias quanto para amantes de esportes aquáticos, oferecendo duas opções distintas: a zona da lagoa, com suas águas tranquilas, e a praia de mar, com extensos areais e ondas maiores, atrativa para praticantes de esportes de ondas.

Para chegar à Praia da Lagoa de Albufeira a partir de Sesimbra, você pode seguir pela estrada em direção à Lagoa de Albufeira. Ao chegar na região, haverá placas indicativas para a praia. O acesso é relativamente fácil e há estacionamentos disponíveis nas proximidades.

A zona da lagoa é especialmente apreciada pelas famílias, pois suas águas são calmas e seguras para banho. É um local ideal para crianças e para relaxar na água.

Por outro lado, a praia de mar atrai praticantes de esportes de ondas, como surfistas e bodyboarders, que buscam as maiores ondulações para suas atividades esportivas.

Independentemente da área escolhida, a Praia da Lagoa de Albufeira oferece um belo cenário natural, com paisagens encantadoras e uma atmosfera descontraída. Aproveite para desfrutar do sol, nadar nas águas calmas da lagoa ou surfar nas ondas do mar.

9. Praia dos Lagosteiros

A Praia dos Lagosteiros é um verdadeiro tesouro escondido, localizada próxima ao Santuário do Cabo Espichel. Essa praia possui um acesso um tanto desafiador, situada em uma enseada no fundo de grandes falésias.

Ao chegar à Praia dos Lagosteiros, você notará que há mais pedras do que areia. No entanto, o cenário é absolutamente deslumbrante, cercado por falésias imponentes. É um lugar onde a natureza bruta se encontra com a tranquilidade do mar.

Além da beleza natural, a Praia dos Lagosteiros guarda um segredo fascinante: nas encostas próximas, há trilhas de pegadas e rastros de cauda de dinossauros. Essa descoberta arqueológica torna a praia ainda mais especial, adicionando um toque de mistério e história à sua visita.

Para chegar à Praia dos Lagosteiros a partir de Sesimbra, é necessário seguir pela estrada em direção ao Santuário do Cabo Espichel. Ao chegar lá, procure por trilhas ou caminhos que levem à praia.

Tenha em mente que o acesso pode ser desafiador, com terrenos acidentados e trilhas íngremes, então esteja preparado com calçados adequados para caminhada.

Ao visitar a Praia dos Lagosteiros, aprecie a grandiosidade das falésias, sinta a brisa do mar e tente encontrar os rastros dos antigos habitantes pré-históricos.

10. Praia do Ouro e da Califórnia

As praias do Ouro e da Califórnia são duas praias urbanas localizadas lado a lado, ao longo da marginal de Sesimbra. Essas praias são muito populares entre as famílias com crianças, devido às águas calmas e com pouca inclinação.

Ambas as praias têm recebido a Bandeira Azul por muitos anos, o que certifica a qualidade das suas águas e serviços. Além disso, mais recentemente, também conquistaram a Bandeira de Praia Acessível, reconhecendo as áreas balneares que são adequadas para pessoas com mobilidade reduzida.

Para chegar às praias do Ouro e da Califórnia a partir de Sesimbra, basta seguir a marginal ao longo da costa. Ambas estão localizadas na área central de Sesimbra e são facilmente acessíveis a pé, de bicicleta ou de carro. Existem opções de estacionamento disponíveis nas proximidades das praias.

Ao desfrutar dessas praias, aproveite as águas tranquilas para nadar e brincar com as crianças. Também é possível alugar guarda-sóis e espreguiçadeiras para relaxar à beira-mar. Aproveite as comodidades e serviços oferecidos nessas praias premiadas, tornando sua visita ainda mais agradável.

Conforme chegamos ao fim deste guia das melhores praias de Sesimbra, é evidente que esta vila costeira oferece uma variedade de opções paradisíacas à beira-mar. Desde praias secretas e selvagens até praias urbanas e familiares, Sesimbra cativa com suas opções diversificadas para todos os gostos.

As águas cristalinas e os extensos trechos de areia tornam cada praia única e especial. Durante nossa jornada, descobrimos a beleza intocada da Praia do Ribeiro do Cavalo, o charme escondido da Praia do Penedo, a serenidade da Praia da Cova da Mijona e a natureza selvagem da Praia do Rio da Prata.

Além disso, conhecemos as populares Praia do Moinho de Baixo, Praia da Lagoa de Albufeira, Praia dos Lagosteiros e Praia do Ouro e da Califórnia, cada uma com suas próprias características e atrações únicas.

Enquanto desfrutamos dessas deslumbrantes paisagens litorâneas, é importante lembrar da necessidade de respeitar e preservar a natureza que nos cerca. Devemos recolher nosso lixo, seguir as regras locais e tratar as praias com o devido cuidado, garantindo que futuras gerações possam desfrutar desses tesouros naturais.

Sesimbra é verdadeiramente uma joia na costa portuguesa, onde a cultura marítima, a gastronomia rica em peixe e marisco e as praias deslumbrantes se encontram.

Esta vila encantadora oferece uma experiência única aos visitantes, que têm a oportunidade de vivenciar não apenas praias, mas também tradições culturais, monumentos e a arte urbana que enriquece suas ruas.

Convidamos você a mergulhar nas águas refrescantes, sentir a areia sob os pés e apreciar as vistas panorâmicas que Sesimbra tem a oferecer. Independentemente da praia que você escolher, certamente encontrará momentos de relaxamento, aventura e conexão com a natureza.

Encerramos este guia, na esperança de que essa jornada pelas melhores praias de Sesimbra tenha despertado em você o desejo de desfrutar dessa costa encantadora. Até a próxima visita à deslumbrante costa de Sesimbra!

Veja também: As 15 melhores praias da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano

Veja também: 10 picos imperdíveis de surf em Portugal

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *