Os 18 lugares mais incríveis da Área Metropolitana de Lisboa

Venha descobrir o melhor que a Área Metropolitana de Lisboa tem a oferecer: são 18 municípios repletos de atrações que valem a pena conhecer.

Se você for visitar Lisboa durante o verão, este roteiro pode ser exatamente o que você estava esperando para conhecer melhor a Área Metropolitana de Lisboa.

Fizemos uma busca por atrações e pontos turísticos em cada um dos 18 municípios que fazem parte da Área Metropolitana de Lisboa: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Acompanhe-nos nessa viagem e divirta-se com em um fim de semana diferente explorando essa imensa região de Lisboa, que tem tanto a oferecer para descobrir e desfrutar.

A Área Metropolitana de Lisboa

1. Alcochete

Praia dos Moinhos

Alcochete, essa encantadora terra à beira do Tejo, reserva muito mais para visitar do que você imagina. Das salinas às praias fluviais, passando por uma série de igrejas seculares, há uma riqueza de atrativos esperando por você.

Em Alcochete, nossa primeira sugestão é aproveitar a praia, e a Praia dos Moinhos é um dos lugares mais procurados na vila nos dias quentes. Seu nome é derivado dos antigos moinhos de vento que existiam próximos à praia, Nos últimos anos, a praia ganhou popularidade entre os praticantes de esportes como o kitesurf.

Além disso, o município de Alcochete abriga a Praia Fluvial do Samouco, um local encantador com uma variedade de atrações. Lá, você encontrará um circuito pedestre para desfrutar de uma caminhada tranquila, um parque infantil para entreter as crianças e uma área de piquenique para aproveitar uma refeição ao ar livre.

Praia Fluvial do Samouco, uma praia banhada pelo rio Tejo

Essas praias fluviais oferecem um refúgio perfeito para relaxar e aproveitar a natureza à beira-rio. Você pode se refrescar nas águas calmas, fazer um piquenique com a família, caminhar ao longo do circuito pedestre ou simplesmente relaxar enquanto as crianças se divertem no parque infantil.

Portanto, quando estiver em Alcochete, não deixe de conhecer essas maravilhosas praias fluviais, que proporcionam momentos de lazer e diversão para todas as idades. Desfrute do sol, da areia e da tranquilidade desse ambiente natural único na região.

Para chegar a Alcochete, existem diversas opções de transporte disponíveis. Se estiver em Lisboa, você pode pegar um barco no Terreiro do Paço ou no Cais do Sodré que atravessa o rio Tejo até Alcochete. Essa é uma maneira bem legal de chegar à cidade, aproveitando a vista panorâmica do rio durante o trajeto. Além disso, é possível chegar até Alcochete de carro, seguindo pela Ponte Vasco da Gama ou pela Ponte 25 de Abril.

Veja também: 10 lugares que você precisa conhecer em Alcochete, na Grande Lisboa

2. Almada

Cristo-Rei, monumento em Almada, com vista panorâmica para Lisboa e a ponte 25 de Abril

Almada é um destino facilmente acessível, seja de barco, trem ou carro. Ao chegar lá, você encontrará uma variedade de atrações para conhecer, incluindo alguns segredos bem guardados.

Com o majestoso rio Tejo sempre à vista, sugerimos começar sua visita pelo Cais do Ginjal, localizado na margem sul do rio. Apesar da degradação de alguns edifícios, o Cais do Ginjal tem um dos passeios mais interessantes do concelho de Almada, sempre acompanhando o curso do rio.

Não deixe de fazer uma parada nos restaurantes “Atira-te ao Rio” e “Ponto Final”, onde você poderá desfrutar de uma refeição deliciosa ou saborear uma bebida refrescante. Esses estabelecimentos são paradas obrigatórias para aproveitar a atmosfera única e desfrutar da vista deslumbrante do rio Tejo.

Além disso, Almada oferece outras atrações notáveis, como o Cristo Rei, um monumento imponente que tem vistas panorâmicas incríveis  de Lisboa. Você também pode conhecer as praias da Costa da Caparica, famosas por suas extensas areias douradas e mergulhos refrescantes.

Para chegar a Almada, você pode pegar a balsa, partindo do Cais do Sodré, em Lisboa, e atravessar o rio Tejo. Também é possível chegar de trem, utilizando a linha do Sul a partir da estação de trens de Lisboa. Caso prefira ir de carro, basta atravessar a Ponte 25 de Abril.

3. Amadora

A Amadora, apesar de ser uma área densamente povoada em Lisboa, oferece uma ótima opção para diversão ao ar livre no Parque das Artes e do Desporto. Este novo parque abrange uma extensão de 9 hectares, com abundante espaço verde e uma série de atividades para pessoas de todas as idades.

Ao visitar o Parque das Artes e do Desporto, você irá se deparar com 1552 árvores plantadas, o que proporciona um ambiente tranquilo no meio da natureza. Além disso, o parque possui 3 campos poli-esportivos, 2 campos de tênis, 2 campos de padel, 1 campo de disc golf, um circuito de caminhada e uma variedade de equipamentos recreativos para crianças, incluindo equipamentos inclusivos para garantir a diversão de todos.

Para chegar à Amadora, você pode utilizar diferentes meios de transporte. Caso esteja em Lisboa, pode optar por pegar o metrô ou o trem até a estação da Amadora, que está bem conectada com o sistema de transporte público da região. Além disso, a Amadora também é acessível por ônibus, com várias linhas que passam pela cidade.

4. Barreiro

Praia Fluvial de Alburrica, um pequeno paraíso no Barreiro

Barreiro, um dos municípios mais conhecidos da Área Metropolitana de Lisboa, possui diversos locais de interesse que merecem uma visita mais prolongada. No entanto, se você está em busca de uma experiência de praia neste verão, temos uma sugestão especial para você.

A Praia da Alburrica, com suas areias finas e brancas, é a nossa melhor recomendação. Essa praia faz parte da nossa lista das 10 melhores praias fluviais próximas a Lisboa e possui um charme único. Ao visitar a Praia da Alburrica, você será imediatamente atraído pelos três moinhos tradicionais de vento que pontuam a paisagem. Esses moinhos, chamados moinho de vento Gigante, moinho de vento Nascente e moinho de vento Poente, são testemunhas do passado moageiro dessa região do Barreiro.

Moinhos de vento na praia da Alburrica

Além de sua beleza natural, a Praia da Alburrica é conhecida por sua limpeza e infraestrutura. Você encontrará chuveiros para se refrescar, um circuito de manutenção para atividades físicas, uma quadra de voleibol, uma área de lazer para as crianças brincarem e um amplo estacionamento nas proximidades.

Para chegar ao Barreiro, você pode utilizar diferentes meios de transporte. Uma opção é pegar a balsa no Cais do Sodré, em Lisboa, que atravessa o rio Tejo e chega ao Barreiro em poucos minutos. Essa é uma maneira agradável de chegar ao município, apreciando a vista do rio durante a travessia. Além disso, o Barreiro é bem servido por ônibus e trens, com várias linhas que o conectam a outras partes da região.

Portanto, se você está em busca de uma praia próxima a Lisboa, a Praia da Alburrica no Barreiro é uma excelente escolha. Descubra a beleza natural, relaxe ao sol e aproveite os momentos de lazer à beira-rio nesse destino encantador da Área Metropolitana de Lisboa.

5. Cascais

Praia da Poça

Cascais é um destino repleto de lugares imperdíveis para visitar e conhecer. Há uma infinidade de atrações para conhecer nessa encantadora cidade à beira-mar. Entre tantos pontos interessantes, há um local que sempre recomendamos visitar: a Casa das Histórias Paula Rego.

A Casa das Histórias Paula Rego, projetada pelo renomado arquiteto Eduardo Souto de Moura, é um local que merece destaque. Desde a sua inauguração em 2009, esse edifício tem sido uma referência para aqueles que desejam conhecer mais sobre a vida e a obra da talentosa pintora portuguesa Paula Rego.

Casa das Histórias Paula Rego

Além da exposição permanente, que apresenta uma seleção cuidadosa de suas obras de arte, a Casa das Histórias Paula Rego também recebe exposições temporárias que trazem uma variedade de perspectivas artísticas. Além disso, o serviço educativo promove uma série de atividades envolventes, como workshops, palestras e programas educacionais, para ampliar a compreensão e apreciação da arte de Paula Rego.

No entanto, Cascais tem muito mais coisas para se ver além da Casa das Histórias Paula Rego. Ao visitar Cascais, você encontrará belas praias de areias douradas e águas cristalinas, perfeitas para um mergulho refrescante. Você pode desfrutar de um passeio descontraído pela encantadora marina, repleta de barcos e iates luxuosos, ou visitar o centro histórico, com suas ruas de paralelepípedos e arquitetura com influências Art Nouveau.

Em seguida, é impossível deixar de mencionar as famosas praias ao longo da linha de Cascais, cada uma com seu próprio encanto e atmosfera única. Se você está em busca de uma praia cosmopolita e animada, não pode deixar de visitar a Praia do Tamariz, localizada na costa do Estoril, bairro de Cascais. Com seu extenso areal e a proximidade de diversos estabelecimentos comerciais e restaurantes, essa praia atrai uma mistura de turistas e moradores locais.

Praia do Tamariz

Se você prefere uma praia mais movimentada e popular, a Praia de Carcavelos é a escolha ideal. Com seu extenso areal dourado e águas convidativas, essa praia é conhecida por sua atmosfera animada e oferece uma ampla variedade de infraestruturas, como restaurantes, bares e escolas de surf. É o destino perfeito para desfrutar de um dia de praia com amigos e familiares.

Agora, se você está em busca de uma praia mais tranquila e acolhedora, não deixe de visitar a Praia da Torre. Situada em Oeiras, essa praia oferece um ambiente sereno e relaxante, com um belo farol como pano de fundo. É o local perfeito para relaxar na areia, mergulhar nas águas calmas e desfrutar de momentos de tranquilidade à beira-mar.

Se você não gosta de praia, mas prefere uma jogatina, no Estoril se encontra o cassino que inspirou o escritor Ian Fleming a criar o seu famoso romance Casino Royale.

O Estoril é famoso pelo seu clima ameno, pelas suas praias deslumbrantes, pelo Casino Estoril (considerado o maior cassino da Europa) e pelos luxuosos hotéis e resorts que atraem visitantes de todo o mundo. É um destino popular para turistas e residentes locais que desejam desfrutar de um estilo de vida tranquilo e sofisticado, com uma variedade de opções de lazer, como golfe, ténis, esportes aquáticos e eventos culturais.

O Estoril também é conhecido pela sua história, incluindo o exílio de membros da realeza e figuras importantes durante a II Guerra Mundial. Com a sua localização privilegiada e infraestrutura desenvolvida, o Estoril oferece uma experiência única para quem visita ou reside na região de Cascais.

Para chegar a Cascais, você tem várias opções de transporte disponíveis. Se estiver em Lisboa, pode optar por pegar o trem na estação de comboios do Cais do Sodré, que oferece uma agradável viagem ao longo da costa, com vistas deslumbrantes do Oceano Atlântico. Outra opção é utilizar o transporte público, como ônibus ou táxi, que fornecem uma conexão entre Lisboa e Cascais. Se preferir dirigir, há uma estrada costeira encantadora, conhecida como a Estrada Marginal, que liga as duas cidades e tem uma bela vista panorâmica durante a viagem.

Veja também: As 10 melhores coisas para fazer em Cascais, Portugal

6. Lisboa

Vista geral de Lisboa

Lisboa é uma cidade rica em história, cultura e beleza arquitetônica, com uma infinidade de atrações que cativam os visitantes de todo o mundo. Como a capital de Portugal e uma das cidades mais antigas da Europa, Lisboa possui um patrimônio impressionante que conta a história fascinante do país.

Um dos locais mais emblemáticos de Lisboa é o bairro de Alfama, conhecido por suas ruas estreitas e sinuosas, casas multicolores a imponente Sé de Lisboa. Perder-se nas ruelas de Alfama é como voltar no tempo, com vistas deslumbrantes sobre o rio Tejo e uma atmosfera encantadora.

O tradicional bairro de Alfama, junto ao Castelo de São Jorge

A Torre de Belém é outra atração imperdível em Lisboa. Localizada às margens do Tejo, essa torre histórica é um símbolo da era dos Descobrimentos Portugueses. Construída no século 16, a Torre de Belém possui uma arquitetura única, que mistura elementos góticos e manuelinos, e tem uma vista panorâmica incrível da cidade.

Torre de Belém

Para os amantes da arte e da cultura, Lisboa também é repleta de vários museus notáveis. O Museu Nacional do Azulejo apresenta uma coleção fascinante de azulejos, destacando a importância dessa forma de arte na cultura portuguesa. O Museu Nacional de Arte Antiga abriga uma vasta coleção de pinturas, esculturas e artefatos, incluindo obras-primas de artistas como Hieronymus Bosch e Albrecht Dürer.

Outro ponto de destaque é o famoso bairro de Belém, onde se encontram o Mosteiro dos Jerônimos e o Padrão dos Descobrimentos. O Mosteiro dos Jerônimos é um exemplo magnífico da arquitetura manuelina e um dos mais importantes monumentos de Portugal. Já o Padrão dos Descobrimentos é uma homenagem aos navegadores portugueses, com uma escultura imponente que retrata as figuras históricas envolvidas nas navegações.

Padrão dos Descobrimentos

Além disso, Lisboa é conhecida pela sua gastronomia deliciosa, com pratos tradicionais como o bacalhau à Brás, os pastéis de Belém e o famoso vinho do Porto. Percorrer os mercados e os restaurantes da cidade é uma experiência imperdível para os amantes da culinária.

7. Loures

Retrosaria Bijou em Sacavém, bairro de Loures

Loures, embora não seja considerado um destino turístico convencional, reserva muitas surpresas e atrações interessantes que valem a pena ser exploradas.

Ao embarcar em um roteiro por Loures, há uma série lugares imperdíveis para visitar nessa localidade. No entanto, uma das atividades que mais apreciamos é passear pelo Parque Adão Barata, um encantador espaço verde com mais de quatro hectares.

O Parque Adão Barata é um dos mais agradáveis e tranquilos espaços ao ar livre da cidade de Loures. Além de proporcionar uma atmosfera serena e relaxante, o parque abriga a Galeria Municipal Vieira da Silva, que está localizada no antigo Pavilhão de Macau da Expo 98. Essa galeria de arte é um espaço cultural que exibe exposições de renomados artistas e promove eventos relacionados à arte e à cultura.

Parque Adão Barata

Além disso, o Parque Adão Barata conta com duas áreas de parque infantil, onde as crianças podem brincar e se divertir em segurança. Para aqueles que desejam desfrutar de um piquenique ao ar livre, há zonas de merendas disponíveis, proporcionando o cenário perfeito para compartilhar uma refeição em meio à natureza. Para os adeptos de atividades físicas, o parque tem um circuito de manutenção, permitindo que os visitantes se exercitem enquanto desfrutam do ambiente tranquilo. Além disso, o pavilhão poliesportivo é ideal para a prática de esportes diversos.

Para chegar a Loures, a partir de Lisboa, você pode utilizar o transporte público, como o metrô e os ônibus, que oferecem conexões seguras e rápidas entre as duas cidades. Também é possível chegar a Loures de carro, seguindo as principais vias de acesso que ligam as duas localidades.

8. Mafra

Palácio Nacional e Convento de Mafra

Mafra é, sem dúvida, um destino encantador que possui uma variedade de atrações fascinantes para conhecer. Além de ser famoso pelo imponente Palácio Nacional e Convento de Mafra, que é uma obra-prima do barroco português, a cidade também é conhecida pela sua rica história e cultura.

Começando pelo Palácio Nacional e Convento de Mafra, este majestoso edifício é um dos maiores palácios do estilo barroco na Europa. Com seus impressionantes salões, biblioteca, igreja e claustros, o palácio oferece aos visitantes uma verdadeira viagem ao passado. Não deixe de conhecer os seus jardins bem cuidados, que proporcionam um ambiente tranquilo e relaxante para passear.

Além do palácio, Mafra também tem uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, a Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra. Com mais de 36 mil livros raros e preciosos, essa biblioteca impressiona os amantes da literatura e da história com sua magnificência e riqueza cultural.

Para uma experiência autêntica, recomendamos uma visita à Aldeia Típica José Franco. Localizada a cerca de 30 minutos de Lisboa, esta encantadora aldeia retrata a vida rural portuguesa do século 20. Com casas tradicionais, oficinas de artesanato e miniaturas de diferentes ofícios, os visitantes têm a oportunidade de conhecer as tradições e o modo de vida da região.

Aldeia Típica José Franco

Outra opção é uma incursão até à Aldeia da Mata Pequena, também localizada a cerca de 30 minutos de Lisboa. Essa aldeia preserva a atmosfera rural e autêntica, com casas de pedra tradicionais e uma paisagem deslumbrante. Nesse lugar, você pode desfrutar de uma atmosfera tranquila, dar um passeio pelas ruelas pitorescas e apreciar a beleza natural ao redor.

Para chegar a Mafra a partir de Lisboa, você pode utilizar o transporte público, como ônibus ou trem, que oferecem conexões diretas entre as duas cidades. Se preferir ir de carro, basta seguir pela rodovia A8, que liga Lisboa a Mafra, numa viagem bem rápida e tranquila.

9. Moita

Centro Histórico da Moita

Localizada a pouco mais de meia hora de Lisboa, a Moita é uma localidade encantadora que merece ser visitada. Com uma variedade de atrações e atividades interessantes, um passeio até a margem sul do Tejo é uma excelente escolha para explorar essa região.

Um ponto de destaque em Moita é o Cais da Moita, que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da vila. Hoje em dia, o cais é considerado um dos cartões-postais do concelho, com seus barcos coloridos navegando pelas águas tranquilas do rio Tejo. É a partir deste ponto que partem as viagens turísticas a bordo do varino “O Boa Viagem”, uma embarcação típica que proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer a região a partir de uma perspectiva única.

Ao embarcar em uma viagem a bordo do varino “O Boa Viagem”, os visitantes podem desfrutar de um passeio tranquilo pelas águas do Tejo, apreciando a paisagem deslumbrante e aprendendo sobre a história e cultura local. Durante o percurso, é possível observar as belas paisagens ribeirinhas, os barcos tradicionais e desfrutar de momentos de tranquilidade em contato com a natureza.

Varino O Boa Viagem

Para chegar à Moita a partir de Lisboa, você pode utilizar o transporte público, como ônibus ou trem, que oferecem conexões diretas entre as duas cidades. Também é possível chegar à Moita de carro, seguindo as principais vias de acesso que ligam as duas localidades.

Ao visitar a Moita, aproveite para explorar além do Cais da Moita. Descubra os encantos do centro histórico, desfrute da gastronomia local e mergulhe na cultura da região. Além disso, não deixe de conferir a programação de eventos e festivais que acontecem na cidade, como as tradicionais festas populares e os espetáculos culturais sempre gratuito.

De referir que, em Portugal, são as prefeituras que patrocinam a maior parcela dos shows de artistas nacionais, e são sempre gratuitos.

A Moita é uma localidade cheia de charme e oferece uma experiência autêntica aos visitantes. Desfrute da tranquilidade, do ambiente ribeirinho e das atividades turísticas oferecidas pela região. Com sua localização privilegiada às margens do rio Tejo, a Moita é um destino ideal para quem busca uma escapada relaxante e cultural perto de Lisboa.

Veja também: 11 lugares que você precisa conhecer na Moita, bem pertinho de Lisboa

10. Montijo

Para ir ao Montijo é preciso atravessa a ponte Vasco da Gama, a mais longa da Europa

Montijo, um município com uma história profundamente ligada ao rio Tejo, é um destino repleto de encantos e atrativos que valem a pena conhecer. Assim que você atravessa a imponente Ponte Vasco da Gama e chega ao Montijo, você irá se deparar com uma cidade moderna e dinâmica, repleta de lugares fascinantes para descobrir.

Um dos destaques do Montijo é o seu vasto patrimônio natural, que se estende ao longo da Frente Ribeirinha e do Parque Municipal. A Frente Ribeirinha é um espaço à beira-rio que tem uma vista deslumbrante do Tejo, com um passeio marítimo bem bacana e áreas de lazer para curtir numa boa. Neste local, você pode passear tranquilamente, apreciando a beleza do rio, observando os barcos e aproveitando a atmosfera serena do local.

Frente Ribeirinha

O Parque Municipal é outro tesouro natural do Montijo. Com vastas áreas verdes, trilhas para caminhadas e espaços para piquenique, é o local ideal para desfrutar de momentos de tranquilidade em meio à natureza. .

Para chegar ao Montijo, a partir de Lisboa, você pode utilizar o transporte público, como ônibus ou trem, que oferecem conexões diretas entre as duas cidades. Se preferir ir de carro, basta seguir pela Ponte Vasco da Gama, que liga Lisboa ao Montijo, numa viagem rápida e fácil.

Ao visitar o Montijo, não deixe de conhecer além da Frente Ribeirinha e do Parque Municipal. Descubra o charme do centro histórico, visite os museus e galerias de arte, experimente a gastronomia local e aproveite para conhecer as festas tradicionais que acontecem na região. O Montijo é uma cidade vibrante, cheia de vida e com uma energia contagiante.

11. Odivelas

Mosteiro de São Dinis

Odivelas é um município que reúne um rico patrimônio histórico-cultural, que proporciona aos visitantes a oportunidade de conhecer diversos monumentos e locais de interesse. Um dos principais destaques é o Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, uma impressionante construção religiosa que remonta ao século 16. Com a sua arquitetura imponente e rica história, o mosteiro é um testemunho da importância religiosa e cultural da região ao longo dos séculos.

Além do mosteiro, Odivelas possui várias igrejas e capelas de valor histórico, que refletem a devoção religiosa e a influência do cristianismo na região. Os moinhos tradicionais, o aqueduto e as fontes de Caneças também são pontos de interesse que merecem uma visita, eque proporcionam uma perspectiva única sobre o passado e o modo de vida da comunidade.

Núcleo Museológico do Moinho da Laureana

Outro destaque de Odivelas é a famosa Marmelada branca de Odivelas, uma iguaria local que encanta os paladares dos visitantes. Feita com marmelos e açúcar, essa doce delícia é uma verdadeira especialidade da região e uma parada obrigatória para os amantes da gastronomia.

Para chegar a Odivelas a partir de Lisboa, você pode utilizar o transporte público, como ônibus ou trem. Além disso, Odivelas está bem servida de vias rodoviárias, permitindo fácil acesso de carro.

Ao visitar Odivelas, aproveite para explorar além do seu patrimônio histórico-cultural. Descubra a vida local, visite os mercados tradicionais, experimente a gastronomia típica e participe nas festividades locais. Odivelas é uma cidade acolhedora e cheia de autenticidade.

12. Oeiras

As avenidas marginais de Oeiras são o local perfeito para aquela corrida

Oeiras é um município que tem uma variedade de atividades e locais interessantes para conhecer e visitar na Área Metropolitana de Lisboa. Localizada em uma frente ribeirinha do estuário do Tejo, Oeiras possui uma rica história e belas paisagens à beira-mar.

Uma das principais atrações em Oeiras são as suas longas marginais, perfeitas para desfrutar de caminhadas, corridas ou simplesmente passear em meio à natureza.

Além das marginais, não deixe de visitar o Parque dos Poetas, um dos jardins mais encantadores da região. Este parque oferece um ambiente tranquilo e sereno, com espaços ajardinados, esculturas e poesias que homenageiam alguns dos grandes poetas portugueses. É o local perfeito para uma pausa agradável, onde você pode apreciar a natureza, ler um livro ou simplesmente contemplar a arte presente no parque.

Parque dos Poetas

Para chegar a Oeiras a partir de Lisboa, você pode utilizar o transporte público, como o trem ou ônibus. Se preferir ir de carro, siga pelas principais vias de acesso que ligam as duas localidades.

Ao visitar Oeiras, aproveite para conhecer além das marginais e do Parque dos Poetas. Descubra o charme do centro histórico, visite os museus e galerias de arte, experimente a gastronomia local e participe nas festividades que acontecem na região. Oeiras é uma cidade acolhedora, cheia de história e com uma vibrante vida cultural.

13. Palmela

Reserva Natural do Estuário do sado

Palmela, o mais extenso concelho da Área Metropolitana de Lisboa, está situado numa localização privilegiada, no coração da Península de Setúbal. A região é abençoada com a proximidade de três importantes áreas protegidas: o Parque Natural da Arrábida, a Reserva Natural do Estuário do Sado e a Reserva Natural do Estuário do Tejo.

A Serra da Arrábida é um dos tesouros naturais de Palmela. Com a sua paisagem deslumbrante, repleta de vegetação exuberante e formações rochosas únicas, a serra possui uma infinidade de trilhas e caminhadas incríveis. Desfrute de vistas deslumbrantes sobre o mar, explore as grutas e enseadas escondidas e maravilhe-se com a biodiversidade desta área protegida.

Serra da Arrábida

Além disso, Palmela também tem uma variedade de praias encantadoras. Uma das mais recomendadas é a Praia dos Galapinhos, que recebeu o título de um dos melhores areais da Europa pelo jornal britânico The Guardian em 2019. Com águas cristalinas e cercada pela beleza natural da Serra da Arrábida, esta praia é um verdadeiro paraíso para os amantes do sol, mar e tranquilidade.

O jornal britânico The Guardian diz que Galapinhos é uma das melhores praias da Europa

Para chegar a Palmela a partir de Lisboa, você pode utilizar o transporte público, como ônibus ou trem.. Também é possível chegar de carro, seguindo as principais vias rodoviárias que ligam as duas localidades.

Ao visitar Palmela, além de explorar a natureza deslumbrante da Serra da Arrábida e das suas praias, não deixe de conhecer o Castelo de Palmela. Situado no topo de uma colina, o castelo oferece vistas panorâmicas magníficas sobre a região circundante. Descubra a rica história do castelo, percorra suas muralhas e aprecie a atmosfera medieval que permeia o local.

Castelo de Palmela

Não se esqueça de saborear a gastronomia local, com destaque para os vinhos da região, especialmente o famoso vinho de Palmela. Visite as adegas locais, participe em degustações de vinhos e conheça a cultura vinícola da região.

Palmela é um destino encantador, onde a natureza exuberante se encontra com o patrimônio histórico e a gastronomia saborosa. Desfrute de todos os encantos que esta região tem para oferecer, mergulhando na sua beleza natural, história e cultura.

Veja também: As 10 melhores praias da Arrábida

14. Seixal

Centro Histórico do Seixal

O Seixal, um concelho com uma forte tradição de pesca e com uma ligação íntima ao rio, desempenhou um papel vital no transporte de diversos produtos para Lisboa e até mesmo para além das fronteiras de Portugal. Era através do rio Coina, um afluente do Tejo que atravessa o Seixal, que produtos como peixe, cereais, sal, azeite, vinho, frutas e outras matérias-primas eram escoados.

Uma visita imperdível no Seixal é o Moinho de Corroios, que remonta a 1403, construído por ordem de Nuno Álvares Pereira, proprietário da maior parte das terras próximas ao rio Coina. Após a reconstrução após o terremoto de 1755, o moinho começou a perder importância a partir dos anos 70 do século passado. No entanto, a prefeitura do Seixal transformou-o em um ecomuseu, que porporciona uma experiência encantadora para visitantes de todas as idades. Atualmente, é um dos poucos exemplos de moinhos de maré em funcionamento abertos ao público, tornando-se uma atração única no mundo.

Moinho de maré de Corroios

Para chegar ao Seixal a partir de Lisboa, existem várias opções de transporte. Você pode optar por utilizar o transporte público, como o trem ou a balsa. Além disso, também é possível chegar de carro, seguindo as principais estradas e pontes que ligam as duas margens do rio Tejo.

Há muitas maneiras de ir até o Seixal

Ao conhecer o Seixal, aproveite para descobrir a sua história rica e a sua ligação com o rio. Passeie ao longo da margem, aprecie a paisagem deslumbrante e saboreie a gastronomia local, especialmente os pratos de peixe fresco. Visite o centro histórico, onde poderá encontrar edifícios encantadores e igrejas seculares, mergulhando na atmosfera autêntica desta região.

Não deixe de visitar também outros pontos de interesse no Seixal, como o Núcleo Naval do Seixal, o Parque Urbano do Seixal, onde poderá desfrutar de áreas verdes e praticar esporte ao ar livre, e o Núcleo de Arte Sacra do Seixal, onde poderá apreciar uma coleção de arte religiosa.

O Seixal é um destino encantador que oferece uma combinação única de história, cultura e paisagens deslumbrantes. Descubra as maravilhas deste município ribeirinho e aproveite uma experiência memorável junto ao rio Tejo.

15. Sesimbra

Praia do Ribeiro do Cavalo

Sesimbra é um destino irresistível quando se fala em praias deslumbrantes. As suas paisagens litorâneas são verdadeiramente espetaculares, com destaque para a Praia do Ribeiro do Cavalo, conhecida como a praia mais “secreta” da região. Com águas cristalinas e envolvida por falésias impressionantes, esta praia é um verdadeiro tesouro escondido que vale a pena descobrir. Outra opção é a Praia do Meco, famosa por ser uma das praias nudistas mais conhecidas, mas também frequentada por famílias em busca de momentos relaxantes à beira-mar.

Para chegar a Sesimbra a partir de Lisboa, existem diferentes opções de transporte. Se preferir utilizar o transporte público, pode optar por ônibus que partem da capital em direção a Sesimbra. A viagem é confortável e é uma boa oportunidade de apreciar a paisagem ao longo do percurso. Outra opção é utilizar o seu próprio carro, seguindo a rota pela Ponte 25 de Abril ou pela Ponte Vasco da Gama, dependendo da sua localização em Lisboa. O percurso é relativamente curto e proporciona uma bela experiência de condução, permitindo-lhe desfrutar da vista panorâmica do estuário do Tejo ao chegar a Sesimbra.

Para chegar a Sesimbra você pode atravessar a ponte 25 de Abril, a mais alta da Europa

Além das praias deslumbrantes, Sesimbra também tem outras atrações notáveis. Explore o centro histórico da vila, com as suas ruas pitorescas e edifícios tradicionais. Visite o Castelo de Sesimbra, que remonta ao século 19 e oferece vistas panorâmicas deslumbrantes sobre a vila e o oceano. Delicie-se com a gastronomia local, especialmente os pratos de peixe e marisco frescos, que são uma verdadeira especialidade da região. Também vale a pena conhecer as tradições culturais ligadas ao mar, os monumentos históricos e até mesmo a arte urbana que se espalhou pela vila nos últimos anos.

Veja também: As 10 melhores (e mais secretas) praias em Sesimbra

16. Setúbal

No centro histórico, você encontrará muitas lojinhas de lembranças e restaurantes no centro da cidade, que é a parte mais antiga e possui vestígios de antigas civilizações fenícias e romanas. Nessa área de Setúbal, também está localizada a estátua em homenagem ao poeta português Bocage, na Praça do Bocage.

Setúbal é uma cidade encantadora que vale a pena visitar, especialmente por estar tão próxima de Lisboa. Com uma localização privilegiada entre o mar e a terra, Setúbal proporciona uma combinação perfeita de natureza deslumbrante e ambiente urbano, além de uma rica tradição cultural.

Quem visita a cidade de Setúbal não pode deixar de passar por um dos pontos turísticos mais relevantes: a Fortaleza de São Filipe.

Esse local foi um dos mais importantes baluartes de defesa da capital do rio Sado contra piratas vindos do norte da Europa e da África, sendo também conhecido como Castelo de São Filipe. A partir de suas muralhas, é possível apreciar vistas panorâmicas espetaculares de Setúbal e da baía.

Fortaleza de São Felipe

O Forte de Santa Maria e o Forte de Santiago do Outão são outros pontos que você pode visitar, pois também foram fortes defensivos da bandeira portuguesa contra ataques à nação.

Outro destaque de Setúbal é a sua gastronomia. A cidade é famosa pelos seus pratos de peixe fresco, sendo o choco frito uma verdadeira iguaria local. Se você não tiver a oportunidade de ir até Setúbal, uma opção é experimentar o choco frito em um dos restaurantes especializados em Lisboa, como o Choco Frrito, localizado na Penha de França. Lá, você pode desfrutar dessa deliciosa especialidade gastronômica.

Choco frito, a não perder

Setúbal e Palmela são dois municípios vizinhos que compartilham muitos lugares em comum, localizados na região da Península de Setúbal, em Portugal. Ambas as cidades têm uma rica história, paisagens deslumbrantes e uma cultura rica em tradições.

Uma das principais características compartilhadas por Setúbal e Palmela é a sua proximidade com o Parque Natural da Arrábida. Essa área protegida é um verdadeiro tesouro natural, com uma paisagem exuberante de montanhas, enseadas e praias de tirar o fôlego. A Praia de Galapinhos, por exemplo, uma das praias mais bonitas de Portugal, está situada nessa região e é um ponto de destaque tanto para Setúbal quanto para Palmela.

Parque Nacional da Arrábida, um paraíso português

Para chegar a Setúbal a partir de Lisboa, é só atravessar a ponte 25 de Abril ou a ponte Vasco da Gama, dependendo da sua localização em Lisboa. O percurso é rápido e permite que você desfrute de belas paisagens durante a viagem.

Veja também: Portugal: 10 atrações que você precisa conhecer em Setúbal

17. Sintra

Sintra é um lugar verdadeiramente encantador, repleto de história, mistério e beleza. A vila de Sintra é como um conto de fadas, com palácios deslumbrantes, jardins exuberantes e uma atmosfera mágica que cativa os visitantes.

Palácio Nacional da Pena

Um dos destaques de Sintra é o Palácio Nacional da Pena, uma obra-prima arquitetônica localizada nos Parques de Sintra, que lembra muito os palácios da Disney. Este palácio é conhecido pela sua fachada colorida, que combina elementos góticos, renascentistas e manuelinos. O interior do palácio é igualmente impressionante, com salões ricamente decorados, móveis históricos e vistas deslumbrantes sobre a paisagem circundante.

Além do Palácio da Pena, Sintra abriga muitas outras atrações imperdíveis. O Palácio Nacional de Sintra, situado no centro histórico da vila, é outro tesouro arquitetônico que remonta aos tempos medievais. Os seus interiores deslumbrantes, com azulejos tradicionais e tetos ornamentados, transportam os visitantes para uma época passada.

Palácio Nacional de Sintra

Os Parques de Sintra são uma verdadeira maravilha da natureza. O Parque da Pena e o Parque de Monserrate possuem jardins exuberantes, trilhas encantadoras e vistas deslumbrantes sobre a paisagem circundante. É possível passar horas explorando esses parques, descobrindo recantos escondidos, fontes mágicas e vegetação exótica.

Parque e Palácio de Monserrate

Outra atração que você não pode perder é o Castelo dos Mouros. É uma das atrações mais icônicas da região de Sintra. O castelo está situado no topo de uma colina e possui vistas panorâmicas incríveis, incluindo o Palácio Nacional de Sintra e a Serra de Sintra. O Castelo dos Mouros remonta ao período medieval e é um marco histórico e cultural importante, atraindo milhares de visitantes todos os anos.

Castelo dos Mouros, com vista para o Palácio da Pena

Para chegar a Sintra a partir de Lisboa, você pode optar por utilizar o trem que parte da estação de Rossio ou da estação do Oriente. A viagem de trem é rápida e confortável, e permite que você desfrute de belas paisagens durante o percurso. Outra opção é ir de carro até Sintra, seguindo pela estrada A16 ou A37 até Sintra. No entanto, é importante lembrar que o estacionamento em Sintra pode ser limitado, especialmente nos períodos de maior movimento turístico.

Veja também: 16 lugares imperdíveis em Sintra

17. Vila Franca de Xira

Com seus azulejos, a estação ferroviária de Vila Franca de Xira é uma atração por si só

Vila Franca de Xira é um município que combina características urbanas e rurais, oferecendo uma variedade de atrações para visitar. Ao longo do concelho, você encontrará belos caminhos pedonais e áreas naturais, sempre acompanhados pelo rio Tejo. Além disso, há palácios, edifícios de arquitetura moderna e uma forte presença da cultura tauromáquica, tornando Vila Franca de Xira um lugar fascinante para descobrir.

Se você nunca viu uma tourada e gostaria de presenciar, Vila Franca de Xira fica a um pulinho de Lisboa

Uma das principais sugestões que temos para você é conhecer os “Passadiços do Tejo”, como são popularmente chamados. Esses passadiços fazem parte de uma extensa rede de caminhos pedonais, com um total de 5.627 metros, divididos em quatro percursos diferentes. O primeiro percurso leva você ao Parque Urbano, onde você encontrará o núcleo museológico “A Póvoa e o Rio”, uma cafetaria e um parque infantil. É um ótimo local para desfrutar da natureza e aprender mais sobre a história local.

Os passadiços do Tejo são uma das grandes atrações de Vila Franca de Xira

O Parque Linear Ribeirinho/Trilho do Tejo é outra opção interessante, levando você até à Praia dos Pescadores, localizada no Forte da Casa, e suas áreas circundantes, como o parque de merendas e o centro de interpretação ambiental. Essa rota oferece belas paisagens ribeirinhas e a oportunidade de desfrutar do ambiente natural.

O Parque Linear Ribeirinho/Trilho do Tejo é um refúgio perfeito para caminhadas

Além desses dois percursos, há também o Trilho do Forte da Casa e o Trilho da Verdelha, que proporcionam diferentes experiências e perspectivas do concelho de Vila Franca de Xira.

Para chegar a Vila Franca de Xira a partir de Lisboa, você pode ir de trem, que parte da estação de Santa Apolónia ou da estação do Oriente. A viagem é rápida e tranquila, permitindo que você desfrute das paisagens durante o percurso. Também é possível chegar a Vila Franca de Xira de carro, seguindo pela autoestrada A1.

Ao visitar Vila Franca de Xira, aproveite para conhecer outros pontos de interesse, como o Museu do Neo-Realismo, o Museu Municipal e a Igreja Matriz. Delicie-se com a gastronomia local, especialmente pratos tradicionais como o “sável frito” e o “torricado de bacalhau”. Aprecie a atmosfera única desta região e descubra a sua riqueza cultural e natural.

Veja também: 10 atrações que você não pode deixar de conhecer em Vila Franca de Xira

Conhecer a Área Metropolitana de Lisboa é uma experiência enriquecedora, repleta de diversidade, beleza e história. Ao longo deste guia, destacamos os 18 municípios que compõem essa região, cada um com suas próprias atrações e peculiaridades. Desde praias deslumbrantes até patrimônio histórico, parques naturais e eventos culturais, há algo para todos os gostos.

Atravessar o Tejo para descobrir lugares como Sesimbra, Setúbal e Palmela revela a magia do mar, das falésias e das paisagens deslumbrantes. Explorar Cascais, Sintra e Oeiras nos transporta para um cenário encantador, onde a natureza e a história se fundem em harmonia. Conhecer Almada, Loures e Mafra nos leva a descobrir tesouros escondidos e momentos memoráveis.

Essa viagem pela Área Metropolitana de Lisboa não seria completa sem mencionar a rica gastronomia local, onde pratos como o choco frito, o peixe fresco e os doces tradicionais encantam o paladar.

Seja através das praias deslumbrantes, dos monumentos históricos, dos parques naturais ou da animada vida urbana, essa região oferece uma variedade de experiências únicas que irão encantar qualquer viajante.

Portanto, pegue o seu mapa, planeje a sua rota e embarque nessa jornada pela Área Metropolitana de Lisboa. Deixe-se surpreender pelas suas belezas naturais e arquitetônicas, mergulhe na sua cultura e desfrute de momentos inesquecíveis. Essa é uma região que certamente cativará o seu coração e fará você querer voltar sempre.

Veja também: A melhor comida portuguesa: mais de 50 pratos típicos para comer em Portugal

Veja também: 10 lembranças de Portugal para levar para casa e dar de presente à família e amigos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *